Vous êtes sur la page 1sur 33

Compressores

compressores alternativos, compressores centrfugos, compressores axiais

Compressores

Contedo

1. 1.1 1.2 1.3 1.4


2. 2.1 2.2 2.3 2.4 3. 3.1 3.2 3.3 3.4 3.5 4. 4.1 4.2 4.3 4.4

Introduo Introduo Classificao dos compressores Aplicao e escolha dos compressores Tipos de compressores
Compressores alternativos Principais tipos e funcionamento Clculo termodinmico e de potncia Circuito de controle de capacidade Circuito de lubrificao Compressores centrfugos Principais tipos e funcionamento Clculo termodinmico e de potncia Sistemas auxiliares Circuitos auxiliares Operao Compressores axiais Principais tipos e funcionamento Clculo termodinmico e de potncia Circuito de controle de capacidade Circuito de lubrificao

Introduo
1.1 Introduo Compressores consistem em mquinas operatrizes (transformam o trabalho mecnico em energia trmica) responsvel por elevar a energia dos fluidos (gs ou escoamento gasoso), pelo aumento de sua presso. Nos processos industriais, a elevao de presso requerida pode variar desde cerca de 1,0 atm at centenas ou milhares de atmosferas. O termo "sopradores" utilizado para designar as mquinas que operam com elevao de presso muito pequena porm superior aos limites usuais dos ventiladores. O comportamento de um compressor influenciado pelas caractersticas do processo (ou sistema) no qual est inserido, ou seja, pelos parmetros: Presso de suco (P1): presso do gs na entrada do compressor; Temperatura de suco (T1): temperatura do gs na entrada do compressor;

Natureza molecular do gs (composio): composio do gs, massa molecular;


Presso de descarga (P2): presso do gs na sada do compressor. O desempenho dos compressores obtido em funo das grandezas:

Vazo de operao (volumtrica ou mssica): o volume requerido para ser deslocado, entre a suco e a descarga. Potncia de compresso (N): Temperatura de descarga (T2): F(Tsuco, Pdescarga, Psuco, Coef. Politrpico).

Eficincia politrpica (eficincia da compresso): a relao entre a energia especfica til e a energia especfica cedida (h) pelo compressor ao gs.
Intensidade dos esforos. Os parmetros que diferem os tipos de compressores so:

Vazo de operao (Qo); Razo de compresso (P2 / P1); Composio do gs; Presso de descarga.

Introduo
1.2 - Classificao dos compressores Os compressores apresentam formas diferentes e so subdivididos em dois grupos principais baseados no modo de compresso do fluido: intermitente ou contnuo, conforme mostra a Figura 1 (Brown, 2005).

O modo de compresso intermitente de natureza cclica, ou seja, uma quantia especfica de gas succionada pelo compressor, comprimida e depois ejetada, finalizando assim um ciclo. Esses tipos de compressores so referidos como compressores de deslocamento positivo, podendo ser: alternativos ou rotativos.
No modo de compresso contnua o gs movido continuamente para dentro do compressor, submetido a compresso e descarregado sem interrupo do escoamento em qualquer ponto do processo. Esses compressores tambm so classificados em: dinmicos e ejetores, sendo que o ltimo no usa ao mecnica.

Figura 1 Quadro dos tipos de compressores (Brown, 2005)

Introduo
1.3 Aplicao e escolha dos compressores A escolha do tipo de compressor depende das caractersticas previstas para o processo de compresso. Compressores centrfugos so empregados para comprimir grandes volumes de presso, enquanto compressores alternativos para compresso de baixos volumes. Os compressores axiais no so utilizados para compresso direta do gs, mas equipam as turbinas a gs dos turbocompressores e turbogeradores, onde comprimem o ar com fluido motriz do ciclo termodinmico. Os parmetros que traduzem as restries impostas a cada tipo de compressor. Esses parmetros so apresentados Tabela 1 abaixo. Compressor Alternativo Centrfugo Axiais Vazo aspirada (m/min) At 250 50-2.800 1.500-25.000 P2 mx (kPa) 250.000 ou + 70.000 1.000 P2/P1 mx 4,0 (por cilindro) 10,0 (por carcaa de mltiplos estgios) 6,0 (por carcaa de mltiplos estgios)

A faixa tpica de aplicao de cada compressor apresentada na Figura 2 abaixo.

Figura 2 Faixa de aplicao tpica dos compressores (Brown, 2005)

Introduo
1.4 Tipos de compressores Compressor de palhetas: compressor volumtrico com rotor excntrico que gira no interior do estator. O rotor apresenta ranhuras com palhetas, conforme mostra a Figura 3, e ao girar mantm as mesmas em contato com a superfcie interna do estator.

Figura 3 Vista em corte do compressor de palhetas (Silva,?). O princpio de funcionamento consiste na admisso do gs a volume maior constitudo de duas palhetas consecutivas. Conforme o roto gira, este volume progressivamente reduzido, aumentando assim, a presso do gs, esse processo apresentado na Figura 4. A razo de compresso dos compressores rotativos funo do projeto do compressor e no pelo sistema.

Figura 4 Seo transversal do compressor de palhetas com funcionamento(Silva,?). A lubrificao nos compressores de palheta ocorre por injeo de leo lubrificante diretamente na corrente de ar no interior do estator. Essa lubrificao essencial visto que permite os compressores operarem a razes de compresso maiores, com rotaes mais elevadas e maior vazo, resultando em maior eficincia volumtrica. A principal vantagem dos compressores no lubrificados a no contaminao dos gases comprimidos.

Introduo
1.4 Tipos de compressores Compressor de lbulos: consiste em uma mquina de deslocamento positivo com dois lbulos encaixados uma ao outro sincronizados por duas engrenagens, motriz e movida. Na Figura 5 apresentada a seo transversal do compressor de lbulos.

Figura 5 seo transversal do compressor de lbulos (Silva,?) O diferencial de presso gerado por esse tipo de compressor pequeno comparado aos outros tipos de compressores. O resfriamento do compressor ocorre atravs do prprio fluido que entra a temperatura baixa no compressor. Nesse tipo de compressor a lubrificao s ocorre nos mancais e engrenagens do compressor Compressor de parafusos: tambm uma mquina de deslocamento positivo com dois rotores que giram parafusos engrenados um ao outro. O parafuso cncavo chamado de fmea, enquanto o convexo de macho. Os compressores de parafuso podem ser no sincronizados quando um dos rotores utilizado para acionamento enquanto movido por contato direto entre os lbulos, ou sincronizados, quando so acionados por engrenagens.

Figura 6 seo transversal do compressor de parafusos (Silva,?)

Introduo
1.4 Tipos de compressores Compressor de diafragma: consiste em uma mquina alternativa de deslocamento positivo que utiliza um pisto para deslocar um fluido hidrulico que por sua vez acionar o diafragma. O conjunto de fora dos compressores de diafragma contm eixos manivelas, bielas, pisto hidrulico, vlvulas admisso e descarga e vlvula de segurana. O princpio de funcionamento desse tipo de compressor explicado atravs da Figura 7.

Figura 7 Vista em corte do compressor de diafragma (HowItWorks,?) O pisto 1 se desloca com movimento alternado, gerando uma vazo pulsante de fluido hidrulico que atua no cabeote B e aciona o diafragma do conjunto 8.

O emprego de materiais de alta resistncia permite a utilizao desse compressor com de gases quentes e a elevadas razes de compresso (20:1), sendo recomendado para compresso de gases txicos, corrosivos, inflamveis, inclusive oxignio.
Outra caracterstica desse tipo de compressor que no exige a lubrificao para as vedaes do pisto e da haste, permitindo aplicaes que requerem elevados nveis de pureza do gs. Observao: em sistemas de alto desempenho, o diafragma apresenta lminas triplas com sensores de vazamento a fim de evitar a contaminao do gs com o fluido hidrulico.

Introduo
1.4 Tipos de compressores Compressor de pisto: consiste em uma mquina alternativa de deslocamento positivo que utiliza um sistema biela-manivela a fim de deslocar um pisto para produzir presso. O deslocamento do pisto juntamente com as vlvulas de admisso e escape permite que uma quantidade de gs entre no cilindro seja comprimido e depois descarregado. A ao das vlvulas so sincronizadas de forma a evitar o refluxo da linha de descarga para dentro do compressor durante a admisso do ciclo seguinte. Quanto a ao do pisto, os compressores podem ser de simples ao, somente uma face do pisto executa a compresso, ou dupla ao, quando a compresso ocorre em ambas as faces do pisto. Dependendo da razo total de compresso, o compressor pode apresentar mais de um estgio. Algumas caractersticas dos compressores alternativos de pisto so: Baixa rotao (300-1800 rpm); Elevadas amplitudes de vibrao (lateral, torsional e acstica); Observao: Para diminuir a vibrao, o conjunto rotativo deve ser balanceado e possuir alta rigidez, elevando as frequncias naturais de vibrao torsional. A vibrao acstica minimizadas atravs da instalao de vasos amortecedores de pulsao de presso de admisso e descarga. Outra medida de segurana consiste em fazer a fundao com elevada rigidez e a base com grande massa de forma que o sistema apresente baixa a amplitude e elevada a frequncia natural de vibrao.

Figura 9 Vista em corte do compressor de pisto (Brown,2005)

Introduo
1.4 Tipos de compressores Compressor dinmico: engloba todos os tipos de compressores que no utilizam a reduo do volume como forma de aumentar a presso. Observao: os ventiladores no so compressores dinmicos pois realizam trabalho apenas de deslocamento da massa de gs de uma regio de baixa presso para outra um pouco mais elevada (Silva,?). O compressor admite o gs pelo olho do rotor e transfere energia ao gs atravs do movimento das ps que giram com elevada velocidade colidindo com gs e por sua vez aumentando a presso do gs. Ao passar pelo difusor, o gs perde velocidade e parte dessa energia cintica transferida ao gs. Devido a caracterstica dinmica do compressor, a densidade do gs e o peso molecular so fatores de influncia na quantidade de presso que o compressor pode gerar (Brown, 2005). Os compressores dinmicos apresentam ampla aplicao nos processos industriais sendo contudo aplicados em sistemas que requerem alta vazo e baixa razo de compresso. Quando utilizados em vrios estgios, o gs comprimido desviado para resfriador a fim de reduzir seu volume especfico, retornando ao estgio seguinte. Um exemplo de compressor centrfugo apresentado na Figura 9.

Figura 9 Vista em corte do compressor centrfugo (UERJ,?)

Compressores Alternativos
2 - Compressores alternativos: Comparado com os compressores centrfugos, os compressores alternativos apresentam elevado custo de manuteno e baixa capacidade. Recapitulando, os compressores alternativos so mquinas de deslocamento positivo e escoamento intermitente que opera a volume fixo em sua configurao de base. Uma caracterstica nica do compressor alternativo a possibilidade de mltiplos servios em um quadro de compressor. O resfriamento geralmente efetuado simultaneamente a compresso, atravs da gua que escoa pela camisa que envolve o cilindro. Em compressores pequenos, o cilindro pode ser projeto para resfriamento a ar. 2.1 Principais tipos e funcionamento: a) Compressor de pisto: Os compressores de pisto so constitudos de um sistema biela-manivela que desloca um pisto, ou mbolo, em movimentos retilneos alternados. A cada rotao do acionador, o pisto executa um percurso de ida e volta, estabelecendo um ciclo de operao. O funcionamento de um compressor alternativo est intimamente associado ao comportamento das vlvulas. Atravs das vlvulas que o gs entra e sai dentro do cilindro. Quanto a classificao, tais compressores podem ser divididos em simples efeito (compresso em apenas um lado) ou duplo efeito (compresso em ambos os lados); um estgio (uma cmara de compresso) ou mais estgios (o gs passa por sucessivos processos de compresso); de um ou mais cilindros (assim como os motores a combusto interna); nvel de presso obtido (baixa, mdia ou alta) ou ainda pelo tipo de resfriamento (a ar ou a gua). Os principais componentes que constituem os compressores alternativos so: eixo manivela, biela, cilindro, pisto (ou mbolo), cabeote (ou tampa do cilindro), vlvula de admisso e descarga.

O princpio de funcionamento resume em um ciclo de quatro etapas, sendo elas: admisso; compresso; expanso e descarga.
Na etapa de admisso o pisto se movimenta em sentido contrrio ao cabeote, fazendo com que haja uma depresso no interior do cilindro que propicia a abertura da vlvula de suco. O gs ento aspirado.

Compressores Alternativos
2 - Compressores alternativos: O ciclo de funcionamento do compressor apresentado na Figura 10 e a etapa de admisso consiste no processo 4-1. Quando o compressor fica totalmente cheio de gs (ponto 1) o mesmo apresenta presso P1 (presso de admisso).

Figura 10 Ciclo do compressor de pisto e processos no compressor (Silva,?).


No ponto 1, a vlvula de admisso fecha e o movimento do pisto inverte, indo agora em direo ao cabeote. Essa etapa de compresso ocorrer at que a presso interna do cilindro seja suficiente para promover a abertura da vlvula de descarga (P2 presso de descarga). Quando a vlvula de descarga se abre (ponto 2), a movimentao do pisto faz com que o gs seja expulso do interior do cilindro. Essa situao corresponde etapa de descarga e dura at que o pisto encerre o seu movimento no sentido do cabeote. Observao: nem todo o gs anteriormente comprimido expulso do cilindro, deixando um espao morto ou volume morto, compreendido entre o cabeote e o pisto no seu ponto final do deslocamento. Esse volume morto superior (ponto 3) evita que a presso no interior do cilindro caia instantaneamente quando se inicia o curso de retorno. Quando o pisto chega em seu ponto final, a vlvula de descarga se fecha e o pisto passa pelo processo de expanso at que a presso interna permita a abertura da vlvula de admisso para o incio de um novo ciclo.

Compressores Alternativos
2 - Compressores alternativos: Podemos concluir ento que, devido ao funcionamento automtico das vlvulas, o compressor alternativo aspira e descarrega o gs respectivamente nas presses instantaneamente reinantes na tubulao de admisso e na tubulao de descarga. Observao: em termos reais, h naturalmente uma certa diferena entre as presses interna e externa ao cilindro durante a aspirao e a descarga, em funo da perda de carga no escoamento. 2.2 Clculo termodinmico e de potncia: a) Ciclo ideal de compresso O ciclo ideal de compresso foi apresentado na Figura 10. A modelo matemtica tem como premissas: um gs ideal comprimido por um compressor de pisto, monocilndrico com um estgio de compresso de simples efeito e sem atrito mecnico. Processo 1-2: Compresso adiabtica e reversvel ( = ) a compresso isentrpica e a temperatura do gs elevada de forma isentrpica de T1 para T2. Processo 2-3: Descarga isobrica e isotrmica nesse processo considerase que o gs no sofre nenhuma transformao que altere seu equilbrio termodinmico, ou seja, 2 = 3 = e 3 = 2 = . A variao de volume observada consiste no volume de gs descarregado, = 2 3. O volume 3 o volume morto e designado por 0 . Processo 3-4: Expanso adiabtica e reversvel considerando que o gs seja ideal e durante a expanso no ocorra troca de calor, ento 34 = 0 e 3 4 de forma isentrpica. Processo 4-1: Admisso isobrica e isotrmica considerando que a resistncia da vlvula de admisso ao escoamento do gs seja desprezvel e que no exista troca de calor, ento, 4 = 1 = e 4 = 1 = . O volume de gs admitido nesse processo = 1 4 .

Compressores Alternativos
2 - Compressores alternativos: 2.2 Clculo termodinmico e de potncia: b) Volume deslocado Para entender o clculo do volume deslocado considere o compressor de duplo efeito da Figura 11.

) = 4 2 2 ) = 4 2

c) Volume morto O volume morto tem como objetivo acomodar as dilataes de origem trmica do cilindro e de suma importncia no desempenho do compressor de pisto. Nos cilindros de simples efeitos somente o volume morto no lado do cabeote tem influncia no desempenho, enquanto no de duplo efeito a influncia ocorre nos dois lados. O projeto do volume morto tem tambm a finalidade de ajustar a vazo ou a capacidade do compressor. Clearance a razo entre o volume morto e o volume percentual.

= 100
d) Eficincia volumtrica terica

A eficincia volumtrica terica mede o nvel de enchimento do cilindro. A eficincia volumtrica terica no considera os vazamentos que ocorrem nas vlvulas (admisso e descarga) e pelas vedaes (pisto e haste), tais imperfeies so corrigidas por fatores de ajuste. Eficincia volumtrica terica medida na admisso (+ comum) O gs retido no interior do volume morto impede que o cilindro seja totalmente cheio pelo gs oriundo da admisso. Esta perda de vazo define-se a eficincia volumtrica terica .

= 100

Compressores Alternativos
2 - Compressores alternativos: 2.2 Clculo termodinmico e de potncia: d) Eficincia volumtrica terica Eficincia volumtrica terica medida na admisso (+ comum) Os volumes podem ser relacionados conforme mostra a equao:

4 = 0 2 1

= 0 3 4

A eficincia volumtrica terica medida na admisso em funo da clearance, da razo de compresso e do expoente adiabtico do gs.

= 1

Observao: quanto maior o clearance e/ou a razo de compresso, menor a eficincia volumtrica. Quanto maior o expoente adiabtico do gs, maior a eficincia volumtrica. Eficincia volumtrica terica medida na descarga

= 100

ou

Sendo o termo entre colchetes negativo e com o aumento do clearance a eficincia volumtrica se reduz. A eficincia volumtrica mxima em 1 . Observao: a eficincia volumtrica medida na descarga importante para avaliar o desempenho das vlvulas de descarga, pois ela mede o percentual do curso do pisto em que estas permanecem abertas para descarregar o gs. e) Razo de compresso o quociente entre as presses absolutas de descarga p2 e a de admisso p1, medidas no interior do cilindro.

1 =

Compressores Alternativos
2 - Compressores alternativos: 2.2 Clculo termodinmico e de potncia: f) Razo de compresso mxima A eficincia volumtrica terica medida na admisso (ou na descarga) diminui medida que a razo de compresso aumenta de forma que a razo de compresso mxima aquela na qual a eficincia volumtrica nula.

= + 1
g) Trabalho e potncia de compresso Trabalho adiabtico reversvel de compresso

O trabalho adiabtico reversvel de compresso est representado pela rea interna A1-2-3-4, conforme mostra a Figura 12. O trabalho adiabtico reversvel lquido de compresso por ciclo, Wk, executado pelo compressor.

= 1234
2 4

=
1

+
3

Durante o processo de compresso, a massa contida no interior do cilindro igual soma da massa do gs que ficou retida no interior do volume morto V0, no ciclo anterior, mais a massa de gs que foi admitida:

Figura 12 Diagrama ideal do ciclo de compresso.

= +

mc massa de gs cujo volume comprimido no processo 1-2. me massa de gs cujo volume se expande no processo 3-4. ma- massa de gs cujo volume admitido no processo 4-1.

A massa descarregada deve ser igual a massa admitida, ou seja: =

Compressores Alternativos
2 - Compressores alternativos: 2.2 Clculo termodinmico e de potncia: g) Trabalho e potncia de compresso Considerando que o gs se comporte como um gs ideal nos processos de compresso e expanso tem-se que a razo entre as equaes de Clayperon : nc nmero de moles do gs ideal no = processo de compresso. ne nmero de moles do gs ideal no processo de expanso. Atravs da Figura 12 observa-se que as presses nos processos de expanso e compresso so iguais e consequentemente, os volumes especfico na compresso e expanso tambm so iguais. = 2 2

=
1

=
1

Como foi admitido que o gs comprimido se comporta como ideal, e que o processo de compresso adiabtico e reversvel:

= 1 1

1/

Substituindo a equao do volume na equao do trabalho tem-se:

= 1 1 1

2 1

1/

Conclui-se portanto que o trabalho adiabtico reversvel de compresso por ciclo depende da massa admitida, m, das caractersticas do gs: expoente adiabtico ( k), seu peso molecular (PM), da temperatura do gs na admisso (Ta) e da razo de compresso (pd/pa). Potncia adiabtica reversvel de compresso A potncia adiabtica de compresso a taxa de variao do trabalho adiabtico com o tempo.

= 1

1/

Compressores Alternativos
2 - Compressores alternativos: 2.2 Clculo termodinmico e de potncia: h) Vazo ou capacidade do compressor Os termos vazo e capacidade expresso a produo do compressor. A notao N indica que a vazo volumtrica est sendo medida nas Condies Normais de Temperatura e Presso (CNTP). Vazo mssica A vazo mssica calculada atravs da multiplicao da massa aspirada por ciclo pelo nmero de ciclos, que na maioria dos projetos igual rotao do eixo de manivelas do compressor. Vdt e Vdh volume deslocados do lado da tampa e da haste. = + dt e dh eficincia volumtrica medidas na admisso do lado da tampa e da haste. Observao: essa equao permite calcular a vazo mssica de um gs ideal para um compressor com apenas um cilindro no 1 estgio. Para compressores com mais cilindros, a vazo ser a soma algbrica das vazes de cada cilindro.

= +

Vazo volumtrica A vazo volumtrica pode ser calculada aplicando a equao geral de estado nas Condies Normais de Temperatura e Presso (CNTP).

0 0

i) Temperatura isentrpica de descarga Considerando que a compresso seja adiabtica e reversvel e que o gs se comporta como ideal.

1/

Observao: a presso e a temperatura devem se medidas em escalas absolutas.

Compressores Alternativos
2 - Compressores alternativos: 2.2 Clculo termodinmico e de potncia: j) Correes do ciclo ideal ou terico para real Na tentativa de corrigir os afastamentos do ciclo real do ciclo ideal necessrio introduzir alguns fatores para compensar a no idealidade do gs, as perdas devido eficincia das vlvulas de admisso e descarga e a eficincia mecnica do compressor. Correo para a no idealidade do gs Introduz-se o fator de compressibilidade mdio do gs para a correo do clculo da potncia.

+ = 2

Zm fator de compressibilidade mdio do gs. Za fator de compressibilidade do gs na admisso. Zd fator de compressibilidade do gs na descarga.

Eficincia termodinmica da compresso A eficincia termodinmica de compresso th a medida do afastamento do trabalho adiabtico reversvel de compresso em relao ao trabalho realmente consumido. A rea A0 representa o trabalho adiabtico de compresso, e as reas A1 e A2 representam as perdas devido ao atrito do gs ao escoar atravs das vlvulas de admisso e descarga.

=
Figura 13 Ciclo de compresso real.

0 = 0 + 1 + 2

A eficincia termodinmica de um compressor alternativo funo de diversos parmetros construtivos, de operao e do processo, quais sejam: Projeto e nmero de vlvulas de admisso e descarga. Rotao do eixo de manivelas e do compressor. Composio e massa especfica do gs. Razo de compresso (temperatura).

Compressores Alternativos
2 - Compressores alternativos: 2.2 Clculo termodinmico e de potncia: j) Correes do ciclo ideal ou terico para real Eficincia termodinmica da compresso Observao: de acordo com a literatura tcnica especializada, a eficincia termodinmica da compresso varia de 75 a 88%, dependendo do projeto do compressor, sendo mais usual para clculos de projetos conceituais o valor de 83%. Eficincia termodinmica da compresso O compressor alternativo apresenta diversos componentes mecnicos que resultam em perdas de energia por atrito mecnico, os componentes que mais contribuem para essas perdas so: mancais do eixo de manivelas, mancais e buchas da biela, pistas de cruzeta. A eficincia mecnica definida como a razo entre o trabalho real, Wreal, e o trabalho efetivamente necessrio para acionar o compressor Wa.

Observao 1: a eficincia mecnica de um compressor de grande porte varia de 92 a 98% e depende da rotao e potncia da mquina, para a literatura tcnica admite-se o valor de 95%. Observao 2: o consumo especfico de energia ser maior quanto menor for a potncia utilizada, ou seja, o compressor operando em cargas parciais apresenta menor eficincia energtica. Variao de vazo e potncia com a razo de compresso A vazo mssica e potncia de acionamento em funo da razo de compresso pode ser observada atravs dos grficos da Figura 14.

Figura 14 Variao da vazo e potncia de acionamento com a variao da razo de compresso.

Compressores Alternativos
2 - Compressores alternativos: 2.2 Clculo termodinmico e de potncia: j) Correes do ciclo ideal ou terico para real Variao de vazo e potncia com a razo de compresso Na Figura 14.a, a variao da razo de compresso foi obtida pela variao da presso de descarga pd, mantendo-se constante a presso de admisso pa. Na Figura 14.b a variao da razo de compresso foi obtida com a variao da presso de admisso, enquanto a presso de descarga foi mantida constante. Correes para eficincia volumtrica terica

A resistncia das vlvulas de admisso e descarga ao escoamento, a no idealidade do gs e os vazamentos atravs das vedaes favorecem a formao de desvios da expectativa terica.

= 0,97

As correes apresentadas na equao acima referem-se a: O nmero 1 da equao de eficincia volumtrica foi reduzido em 3% a fim de compensar as perdas devido s restries impostas pelas vlvulas de admisso e descarga ao escoamento do gs. Os fatores de compressibilidade visam corrigir a no idealidade do gs. O fator f para considerar os vazamentos atravs das vedaes do pisto e das vlvulas de admisso e descarga. f=rc/100 para cilindros lubrificados e f=rc/50 para cilindros no lubrificados. O ltimo termo da equao, raiz a quinta, utilizado para compensar a fuga de gs atravs da vedao da haste e do pisto durante a admisso. Correes para eficincia volumtrica terica A temperatura real do gs na descarga do compressor poder apresentar valores superiores ou inferiores, dependendo da eficincia do sistema de uniformizao e refrigerao do cilindro. A equao abaixo permiti corrigir a temperatura de compresso do gs real, desde que a eficincia isentrpica seja conhecida.

1/

+ 1

Compressores Alternativos
2 - Compressores alternativos: 2.2 Clculo termodinmico e de potncia: k) Razo de compresso na compresso de mltiplos estgios O clculo da razo de compresso para uma compresso de mltiplos estgios balanceada (razo de compresso igual para todos os estgios) pode ser estimada da seguinte forma:

1 = 1

Considerando-se que as perdas de presso sejam desprezveis, conclui-se que a presso de descarga do estgio anterior igual a presso de admisso do estgio seguinte.

1 = 2= = (+1)

Como a razo de compresso igual para todos os estgios possvel obter o i-simo estgio de compresso atravs da equao:

A perdas de presso devido ao atrito do gs, resfriadores, acessrios e etc compensada com um fator de 5% para a correo da razo de compresso:

= 1,05

l) Presses intermedirias no balanceadas As cargas as quais as hastes so submetidas (presso do gs+inrcia dos componentes) podem conduzir ao desbalanceamento das foras e momentos. A minimizao desse desbalanceamento pode ocasionar razes de compresso diferentes para cada estgio. Para que a modelagem matemtica se adeque ao processo faz-se necessrio que o compressor esteja conforme as caractersticas: O gs ao sair de cada estgio passa por um resfriador a fim de que as temperaturas de admisso sejam conhecidas a partir do 2 estgio; Durante a compresso, a velocidade de escoamento e o arrefecimento devem garantir que a mudana de fase do gs seja desprezvel; As perdas de massa sejam desprezveis; No ocorre circulao do estgio de maior presso para menor.

Compressores Alternativos
2 - Compressores alternativos: 2.2 Clculo termodinmico e de potncia: l) Presses intermedirias no balanceadas A Figura 15 mostra o compressor utilizado para modelagem matemtica. Todos os cilindros so de duplo efeito e possui haste passante, sendo S o curso do pisto, Dc o dimetro do cilindro, Dh o dimetro da haste e Dhp o dimetro da haste passante.

Figura 15 Compresso em mltiplos estgios com resfriamentos intermedirios.

= 1 = 2 = 3 = 4

= 1 1 = = 4 4

Conhecendo-se os valores iniciais das presses de descarga intermedirias possvel calcular a temperatura do gs na descarga de cada estgio e assim calcular o fator de compressibilidade e o expoente adiabtico. Atravs do clculo interativo, recalcula-se os novos valores para as presses intermedirias, at que o nvel de preciso desejado seja obtido. m) Necessidade da compresso em mltiplos estgios com arrefecimento O fato de que a temperatura isentrpica de descarga ser diretamente proporcional a razo de compresso consiste em uma limitao no desenvolvimento de compressores. Na maioria das aplicaes industriais a razo de compresso mxima em torno de 4, assegurando que a temperatura de descarga no ultrapasse 150C.

Compressores Alternativos
2 - Compressores alternativos: 2.2 Clculo termodinmico e de potncia: m) Necessidade da compresso em mltiplos estgios com arrefecimento As vantagens da compresso em mltiplos estgios e com arrefecimento intermedirio so: Materiais menos nobres na fabricao dos componentes do sistema de vedao (vlvulas, pisto, haste do pisto e do cilindro) e assim menor custo; Menor consumo especfico de energia; Menor esforo mecnico sobre os componentes do compressor devido uma razo de compresso menor;

Maior capacidade do compressor, pois a reduo de temperatura de admisso dos estgios aumenta a massa especfica do gs, e a reduo da razo de compresso aumenta a eficincia volumtrica;
Utiliza cilindros no lubrificados; Melhor lubrificao dos componentes das vedaes manuteno da temperatura em nveis mais baixos; mediante

Menor degradao das propriedades do lubrificante em funo das elevadas temperaturas de compresso.

so:

As limitaes dos compressores de mltiplos estgios com arrefecimento

Maior perda de presso devido o maior comprimento das tubulaes e dimenses dos resfriadores, vasos separadores e acessrios; Maior peso total do conjunto formado reduz a frequncia natural e aumenta amplitudes de vibrao; Custo de aquisio mais elevado. n) Comportamento real do fluxo de calor no cilindro refrigerado A Figura 16 mostra o fluxo real de troca de calor num cilindro refrigerado nos processos de compresso e expanso, lembrando que a temperatura se eleva media que a presso aumenta, a no ser que o cilindro receba um superarrefecimento. No ponto 1, o gs admitido tem temperatura menor do que a dos componentes internos do cilindro aquecidos pela compresso do gs no ciclo anterior. No incio do processo 1-2 de compresso, o fluxo de calor ser no sentido de aquecer o gs, tornando a compresso politrpica aquecida. Considerando que c ponto da curva em que ocorre equilbrio das temperaturas e o fluxo de calor nulo.

Compressores Alternativos
2 - Compressores alternativos: 2.2 Clculo termodinmico e de potncia: n) Comportamento real do fluxo de calor no cilindro refrigerado A partir do ponto c a temperatura do gs passa ser menor maior do que a dos componentes, assim, o fluxo de calor invertido e o gs cede calor para o sistema de refrigerao do cilindro. Figura 16 Comportamento real do fluxo de calor em compresso com arrefecimento. Durante o processo 3-4 de expanso, o gs retido no espao morto tem temperatura maior que os componentes do cilindro de forma que a curva 3-e seja uma expanso politrpica arrefecida. A temperatura do gs cai a medida que a expanso avana at o momento em que o fluxo de calor nulo. A curva e-4 ser uma expanso politrpica aquecida visto que o fluxo de calor inverte aps o ponto e. Para os processos reais de admisso e descarga tem-se no processo 4-1 o gs recebe calor dos componentes, enquanto no processo 2-3, o gs cede calor aos componentes de arrefecimento do cilindro. O resultado lquido da transferncia de calor por ciclo no sentido de resfriar o gs, pois em funo disto que os componentes do cilindro e o fluido de arrefecimento so aquecidos durante a operao do compressor. o) Reduo do consumo de energia na compresso em mltiplos estgios com arrefecimento A Figura 17 mostra uma compresso com trs estgios com arrefecimento do gs ao sair na descarga de cada estgio. As reas abaixo relacionadas representam o trabalho realizado por ciclo, ou ainda a energia consumida em cada estgio de compresso, ou seja: A1-2-3-4: trabalho adiabtico reversvel de compresso realizado em um nico estgio. A1-2t-3-4: trabalho isotrmico de compresso realizado em um nico estgio.

Compressores Alternativos
2 - Compressores alternativos: 2.2 Clculo termodinmico e de potncia: o) Reduo do consumo de energia na compresso em mltiplos estgios com arrefecimento A1-2a-4a-4: trabalho adiabtico reversvel de compresso realizado no 1 estgio. A2a-2b-4b-4a: trabalho adiabtico reversvel de compresso realizado pelo 2 estgio. A2b-2-2c-2b: reduo do trabalho adiabtico reversvel refrigerao do gs ao ser descarregado pelo 2 estgio. devido

A maior rea total representa o trabalho reversvel de compresso realizado em um nico estgio, sendo o processo de compresso que consome a maior quantidade de energia. A rea A1-2t-3-4 menor das reas totais o que indica que o processo de compresso isotrmica consome a menor quantidade de energia. Essa compresso isotrmica seria uma compresso com um nmero infinito de estgios, com razo de compresso em cada estgio de aproximadamente 1 e arrefecimento do gs entre cada estgio. As reas parciais A1-2a-4a-4, A2a-2b-4b-4a e A2b-2c-3-4b representam o trabalho adiabtico de compresso de cada um dos trs estgios, enquanto as demais reas representam a reduo do consumo de energia por ciclo.

Compressores Alternativos
2 - Compressores alternativos: 2.2 Clculo termodinmico e de potncia: p) Mtodos de controle de capacidade Os compressores alternativos industriais apresentam uma boa capacidade de variao de vazo, mantendo a presso de descarga exigida pelo processo, sem que a sua capacidade e eficincia energtica sejam reduzidas significativamente. A capacidade do compressor alternativo pode ser controlada pelas formas abaixo: Partida e parada do compressor; Variao da rotao;

Reduo da presso de admisso;


Alvio das vlvulas de admisso; Variao do volume morto; Variao do nmero de cilindro no primeiro estgio; Variao do curso efetivo do pisto; Recirculao da vazo da descarga para a admisso; Emprego de um compressor booster para elevar a presso de admisso.

Partida e parada do compressor


Mtodo de fcil aplicao porm acelera o desgaste do compressor e o acionador. Os compressores cuja vida til depende de uma perfeita lubrificao so os mais atingidos. Se o acionador for feito por motores alternativos de combusto interna, esta opo se torna menos atrativa, pois tais mquinas tambm so muito sensveis s condies de partida e parada (dificuldade de assegurar uma boa lubrificao ou devido elevadas tenses trmicas). Se o acionamento for por motores eltricos, as partidas frequentes podem reduzir significativamente a vida til do enrolamento.

Outro componente do sistema bastante sacrificados so os acoplamentos que recebem elevadas sobrecarregados devido ao torque necessrio para vencer a inrcia do compressor.
Esse tipo de controle s tem sido aplicado para compressores de pequeno porte em aplicaes no industriais, onde a confiabilidade do compressor no um fator determinante para o sucesso do sistema de compresso.

Compressores Alternativos
2 - Compressores alternativos: 2.2 Clculo termodinmico e de potncia: p) Mtodos de controle de capacidade Variao de rotao O mtodo da variao de rotao do acionador muito empregado quando o acionamento feito por motores alternativos de combusto interna ou turbina. A variao de rotao torna a operao do compressor mais severa, pois os momentos exigidos nos perodos de acelerao so elevados e transmitidos para o acoplamento e a fundao. Os fatores limitantes para esse mtodo consiste na lubrificao, nas baixas frequncias de excitao das foras e dos momentos e na reduo do torque destes motores com a reduo da rotao. A limitao das baixas frequncia exigem que os vasos amortecedores de pulsao de presso e o arranjo geral de tubulaes sejam projetados a fim de que a frequncia natural de vibrao do conjunto seja mais elevada do que as demais frequncia excitadas pelo compressor. A limitao relacionada a reduo do torque est no fato d torque mdio para acionar os compressores alternativos no varia com a rotao o que dificulta o casamento das curvas de torque do compressor com as do motor alternativo de combusto interna. Porm, esta dificuldade superada especificando um motor alternativo com o torque na rotao nominal superior ao torque mdio requerido pelo compressor, de forma que, reduzindo a rotao do motor para o valor mnimo admissvel, o seu torque seja suficiente para vencer o torque requerido pelo compressor. Com acionador eltrico (motor), a aplicao s vivel para pequenas potncias, pois sistemas de grande porte utilizam necessitam de grandes inversores de frequncia para variar a rotao, tornando o sistema invivel economicamente. Reduo da presso de admisso Instala-se uma vlvula redutora de presso na tubulao de admisso, nas proximidades do compressor, que, ao restringir o fluxo de gs, reduz a presso de admisso, aumenta a razo de compresso, reduz a eficincia volumtrica e consequentemente a vazo. A reduo da presso de admisso resulta no aumento da temperatura do gs na descarga e aumento da potncia de compresso. Assim, para utilizar este mtodo de variao da capacidade faz necessrio verificar se o compressor e os resfriadores permitem trabalhar nesta nova condio. O emprego deste mtodo no tem sido muito recomendado devido o aumento do consumo de energia, pois, uma razo de compresso maior, significada tambm maior consumo de energia.

Compressores Alternativos
2 - Compressores alternativos: 2.2 Clculo termodinmico e de potncia: p) Mtodos de controle de capacidade Alvio das vlvulas de admisso O alvio das vlvulas de admisso tem sido um mtodo muito utilizado e consiste em manter as vlvulas de admisso abertas por meio de dispositivos mecnicos servoassistidos, para que no ocorra a compresso nos efeitos selecionados. Assim, durante a compresso parte do gs admitido retorna quando o pisto se desloca no processo de compresso. Este dispositivo mecnico conhecido como unloader, ou descarregador, que pode ter controle manual ou por CLP. Os descarregadores so instalados nas vlvulas de admisso dos cilindros do 1 estgio. Em casos onde a reduo da vazo do 1 estgio superdimensiona o 2 estgio, pode-se instalar este unloader no 2 estgio. Em casos onde os descarregadores so instalados em todos os efeitos e estgios a sua funo no controlar a capacidade do compressor, mas permitir que durante a partida todos os cilindros estejam despressurizados, minimizando o torque de partida. Este sistema muito utilizado em compressores de pequeno porte. Este sistema apresenta pouca flexibilidade na obteno de variao de capacidade do compressor. Nos processos industriais onde requer um controle preciso da vazo, sem variaes bruscas de presso, tem-se optado por sistemas combinados de descarregadores e recirculao parcial para a admisso. O controle primrio feito pela ao dos descarregadores e o ajuste final com uma pequena recirculao de vazo da descarga para admisso. Este sistema misto de controle de capacidade minimiza as perdas inerentes ao sistema de recirculao e reduz a variao da presso do processo. Variao do volume morto Consiste em instalar no cilindro uma cmara para variar a quantidade de gs que fica retida no seu interior, variando assim a eficincia volumtrica. Quanto maior o volume morto, maior o clearance, menor a eficincia volumtrica e a vazo. A introduo de um volume morto adicional pode ser: Instalar vasos de presso com volumes previamente calculados para aumentar o volume morto. Os vasos pode ser instalados no lado da tampa ou da haste, para o lado da haste necessrio que o projeto original tenha sido prevista uma abertura para sua instalao. Instalar um mbolo metlico acionado por um sistema rosqueado no lado da tampa.

Compressores Alternativos
2 - Compressores alternativos: 2.2 Clculo termodinmico e de potncia: p) Mtodos de controle de capacidade Variao do volume morto A variao do volume morto um mtodo de controle de capacidade de baixa eficincia energtica, pois, parte do gs comprimido que retido volume morto se expande no ciclo seguinte e novamente comprimido com consequente elevao de temperatura e perda de energia. Variao do nmero de cilindros ativos no primeiro estgio Este mtodo s se aplica em compressores com mais de um cilindro no 1 estgio e podem consistir na remoo das vlvulas de admisso do cilindro ou at mesmo a remoo do cilindro. Quando apenas as vlvulas de admisso so removidas, necessrio manter a lubrificao do pisto e da haste. Na remoo do cilindro, um contrapeso deve ser corretamente dimensionado e instalado na cruzeta para compensar a perda de massa. Variao do curso efetivo do pisto Essa variao obtida por meio de um atuador hidrulico, semelhante aos descarregadores, mas que tem uma atuao proporcional demanda de vazo. Atravs de um CLP, o ponto do curso do pisto controlado atravs do fechamento da vlvula de admisso, conforme se deseja aumentar ou reduzir a vazo. O dispositivo controla a vazo de 0 a 100% da vazo nominal, sem variaes bruscas e com o compressor operando em rotao constante, alm de apresentar a vantagem de minimizar a vibrao da vlvula de admisso durante o impacto de fechamento e no afetar o ngulo de inverso do pino da cruzeta. Porm, este sistema apresenta um custo elevado em funo de sua complexidade. Recirculao da descarga para a admisso

Instala-se uma vlvula controladora de vazo (PCV) na linha de descarga final do compressor. Quando a presso de descarga atinge a presso ajustada, a vlvula controlador de presso abre, desviando a vazo excedente para a tubulao de admisso.
O gs da descarga deve passar por um resfriador antes da recirculao para a admisso, caso contrrio a sua temperatura ser elevada bruscamente, com perda de qualidade da lubrificao do cilindro e consequente reduo da vida til das vedaes, ou, at mesmo, falha prematura do compressor.

Compressores Alternativos
2 - Compressores alternativos: 2.2 Clculo termodinmico e de potncia: p) Mtodos de controle de capacidade Recirculao da descarga para a admisso Por ser o mtodo de menor eficincia energtica, o mesmo tem sido utilizado como controle de condies de segurana e no para controle de capacidade do compressor, a no ser que seja combinado com outros mtodos mais eficientes. Utilizao de compressor booster A insero de um booster tem a funo de elevar a presso de admisso do compressor, reduzindo a razo de compresso, aumentando a eficincia volumtrica e sua capacidade. Resumo: Todos os mtodos para variar a capacidade dos compressores devem ser bem avaliados, pois operar o compressor fora da sua capacidade nominal ser sempre um fator de reduo de sua eficincia energtica. A perfeita compreenso da termodinmica da compresso de gases em compressores alternativos uma das condies essenciais para selecionar, operar e manutenir de forma eficiente este ativo de produo de elevado valor econmico.

Compressores Centrifugos
O gs aspirado continuamente pela abertura central do impelidor e descarregado pela periferia do mesmo, num movimento provocado pela fora centrfuga que surge devido rotao, da a denominao do compressor. O fluido descarregado passa ento a descrever uma trajetria em forma espiral atravs do espao anular que envolve o impelidor e que recebe o nome de difusor radial ou difusor em anel. Esse movimento leva desacelerao do fluido e conseqente elevao de presso. Prosseguindo em seu deslocamento, o gs recolhido em uma caixa espiral denominada voluta e conduzido descarga do compressor. Nessa pea, as propriedades do escoamento mantm-se invariveis, ou pelo menos oque se pretende em termos de projeto. Antes de ser descarregado, o escoamento passa por um bocal divergente, o difusor da voluta, onde ocorre um processo de difuso. (Alguns compressores possuem um nico difusor, radial ou na voluta.) Operando em fluxo contnuo, 95 compressores centrfugos aspiram e descarregam o gs exatamente nas presses externas,ou seja, h uma permanente coincidncia entre a relao de compresso interna e a relao de compresso externa. O tipo de mquina descrita aqui incapaz de proporcionar grandes elevaes de presso, de modo que os compressores dessa espcie, normalmente utilizados em processos industriais, so de mltiplos estgios.

Compressores Axiais
Esse um tipo de turbo-compressor de projeto, construo e operao das mais sofisticadas que, no entanto, vem sendo utilizado vantajosamente em muitas aplicaes de processamento industrial, notadamente nas plantas mais modernas. Os compressores axiais so dotados de um tambor rotativo em cuja periferia so dispostas sries de palhetas em arranjos circulares igualmente. Quando o rotor posicionado na mquina, essas rodas de palhetas ficam intercaladas por arranjos semelhantes fixados circunferencialmente ao longo da carcaa. Cada par formado por um conjunto de palhetas mveis e outro de palhetas fixas se constitui num estgio de compresso. As palhetas mveis possuem uma conformao capaz de transmitir ao gs a energia proveniente do acionador, acarretando ganhos de velocidade e entalpia do escoamento. As palhetas fixas, por sua vez, so projetadas de modo a produzir uma deflexo no escoamento que forar a ocorrncia de um processo de difuso. Como a elevao de presso obtida num estgio axial, bastante pequena, os compressores dessa espcie so sempre dotados de vrios estgios. O escoamento desenvolve-se segundo uma trajetria axial que envolve o tambor, da o nome recebido por esse compressor.

Vous aimerez peut-être aussi