Vous êtes sur la page 1sur 25

ORGANIZAO, PROCESSOS E TOMADA DE DECISO

Professora Andressa Franco Unidade 4

LIDERANA E PROCESSO DECISRIO

Cartwright e Zander (apud MINICUCCI, 1997) afirmam que a liderana vista como a realizao de atos que auxiliam o grupo a atingir seus objetivos.

J Peter Drucker (1997) ressalta que em crise no h liderana partilhada. Quando o barco est afundando, o capito no pode convocar uma reunio para ouvir as pessoas; tem de dar ordens, agir imediatamente.

LIDERANA E PROCESSO DECISRIO

Esse o segredo da liderana partilhada: saber em que situaes deve agir como chefe e em que situaes agir como parceiro. A tarefa principal do lder desenvolver lderes, pois toda organizao necessita deles, ainda que muitas negligenciem o seu desenvolvimento.

AS DIVERSAS VISES APRESENTADAS


SOBRE LIDERANA CONFIRMAM QUE A AO DE LIDERAR DEMANDA A REALIZAO DE OBJETIVOS COM E POR MEIO DE PESSOAS. OS OBJETIVOS SOMENTE SERO EFETIVADOS SE AS AES FOREM ASSIMILADAS E

CORRESPONDIDAS PELOS MEMBROS DA EQUIPE; PORTANTO, REQUEREM A COOPERAO E A MOBILIZAO DAS PESSOAS.

CARACTERSTICAS DO LDER

De acordo com Bennis (1996), caractersticas dos lderes so:

as

principais

Viso sistmica: corresponde a ter muito claro o que se quer e aonde chegar, tanto no nvel profissional quanto no pessoal. Dessa forma, os lderes encontram foras para persistirem diante das dificuldades da vida e so capazes de estabelecer a misso organizacional para que as pessoas tenham clareza dos propsitos e dos objetivos da organizao de curto e de longo prazo. Paixo: todo lder ama o que faz, coloca em seus empreendimentos uma dedicao baseada na paixo pelo que est fazendo. Dessa forma, consegue estabelecer uma relao de esperana e inspirao que traduz um entusiasmo empolgante entre os colaboradores.

CARACTERSTICAS DO LDER

De acordo com Bennis (1996), as principais caractersticas dos lderes so:


Integridade: a essncia para haver a confiana e a habilidade fundamentais para que ocorra o engajamento e o comprometimento dos colaboradores. Curiosidade: o lder que procura o melhoramento contnuo, o aprimoramento, estar sempre disposto acorrer riscos, a experimentar e a tentar coisas novas. Gosta de aprender com as adversidades e faz disso um aprendizado. Audcia: todo lder precisa ser audacioso na gesto da organizao e em muitas ocasies pela audcia que se consegue o sucesso.

INVENTRIO LIDERANA VISIONRIA

Thompson (1993) desenvolveu um instrumento denominado Inventrio de Liderana Visionria (ILV), que avalia sete dimenses bsicas da liderana autenticamente eficaz:
Disposio aprendizagem: a paixo pela busca de novos conhecimentos para o aperfeioamento individual e coletivo. Autoconhecimento: forte senso de individualidade; tranquilidade diante das prprias virtudes e fraquezas. Base de valores: crena firme em valores humanistas; grande integridade pessoal. Viso: capacidade de enxergar, alm do que , o que poderia ser; forte senso de determinao.

INVENTRIO LIDERANA VISIONRIA

Thompson (1993) desenvolveu um instrumento denominado Inventrio de Liderana Visionria (ILV), que avalia sete dimenses bsicas da liderana autenticamente eficaz:
Transmisso da viso: o compromisso de unir a organizao em torno de uma viso do futuro que seja comum a todos. Transmisso de valores: o compromisso de estabelecer uma base de valores humanistas na organizao. Capacitao: f nas pessoas e em sua capacidade; o compromisso de extrair dos outros o que eles tm de melhor. Sensibilidade organizacional: compreenso do comportamento humano e de como influenciar as pessoas; diplomacia.

HABILIDADES E CONHECIMENTOS

O exerccio eficiente da funo gerencial de alto nvel exige habilidades e conhecimentos que podem ser aprendidos ou ensinados. Segundo Motta (2002), essas habilidades e conhecimentos so:

Estratgia: conhecer e desenvolver alternativas que respondam a demandas, a necessidades e a apoios comunitrios pblico e clientelas. Racionalidade administrativa: agir segundo as etapas de uma ao racional calculada.

HABILIDADES E CONHECIMENTOS

O exerccio eficiente da funo gerencial de alto nvel exige habilidades e conhecimentos que podem ser aprendidos ou ensinados. Segundo Motta (2002), essas habilidades e conhecimentos so:

Processo decisrio organizacional: tomar decises, interagir com grupos e indivduos, resolver problemas e conflitos medida que surgem. Liderana e habilidades interpessoais: reativar e reconstruir constantemente a ideia da misso e dos objetivos comuns, conduzindo as pessoas ao cooperativa desejada.

INFORMAO E PROCESSO DECISRIO

O processo decisrio est vinculado funo de planejamento inserido no corpo maior da cincia da Administrao. No ambiente das organizaes, duas variveis esto sempre presentes: a informao e a comunicao. O papel do executivo na organizao tomar decises sobre as atividades dirias que levem ao sucesso num futuro incerto. Essa sempre foi uma tarefa intimamente ligada informao. Poderamos dizer que o slogan do moderno administrador seria: Se pelo menos tivssemos mais dados.

IMPORTANTE DESTACARMOS QUE AS


INFORMAES PODEM ATENDER A DUAS FINALIDADES ESTRATGICAS: PARA CONHECIMENTO DOS AMBIENTES INTERNO E EXTERNO DE UMA ORGANIZAO E PARA ATUAO NESSES AMBIENTES (MORESI, 2000).

A INFORMAO NO PD

A dinmica da informao e o seu valor para a administrao esto no fato de que conferem vantagens competitivas em relao ao mercado concorrencial. Estudiosos em gesto chegam a dizer que a informao uma arma indispensvel para ser usada nesse ambiente extremamente competitivo que circunda as organizaes. Embora isso possa ser uma perspectiva exageradamente dramtica sobre a informao, ela realmente indica o valor cada vez mais importante que lhe atribudo pelos gerentes contemporneos.

TECNOLOGIA DA INFORMAO E PD

Sistema de Processamento de Transaes (SPT), ou Sistema Transacional (ST): tem por objetivo principal aumentar a eficincia do trabalho, reduzindo os custos e o tempo de execuo de uma transao, alm de garantir controles mais precisos e mais confiveis no seu resultado final. As transaes podem ser processadas em lotes ou online. Transaes em lote so inseridas e processadas no sistema em intervalos regulares de tempo. Transaes online, por sua vez, so inseridas e processadas no mesmo momento em que vo acontecendo.

TECNOLOGIA DA INFORMAO E PD

Sistema de Informao Executiva (SIE): o SIE um tipo de Sistema de Apoio Deciso especializado que tem como objetivo auxiliar os executivos de alto nvel na tomada de deciso. Normalmente, contm uma ampla base de dados estratgicos oriundos de informaes provenientes dos ambientes: Inteligncia Competitiva e Prospeco de Cenrios. Tradicionalmente, o SIE era utilizado por altos executivos, mas atualmente utilizado por colaboradores de diversos nveis. Esse tipo de sistema desenvolvido sob medida para os usurios (inicialmente executivos, e atualmente profissionais de diversos nveis hierrquicos).

TECNOLOGIA DA INFORMAO E PD

Sistema Especialista (SE): o SE tem aplicaes baseadas em conhecimento de um ou mais especialistas com o objetivo de auxiliar a solucionar os problemas e de realizar tarefas como simular uma tomada de deciso. Segundo Keller (1981), o SE um sistema informatizado que utiliza amplamente o conhecimento baseado na experincia em um assunto para solucionar tpicos de maneira inteligente, da mesma forma que um especialista humano. Muitas vezes, esse sistema utiliza a tecnologia da Inteligncia Artificial.

TECNOLOGIA DA INFORMAO E PD

Sistema de Apoio Deciso (SAD): o SAD fornece aos executivos diversas ferramentas de modelagem e de anlise sobre informaes obtidas de diversas fontes de dados na organizao, com o objetivo de capacitar os usurios a solucionar problemas de forma integral.

A PRINCIPAL RAZO PARA QUALQUER TECNOLOGIA EXISTIR DEVERIA PRENDERSE A SUA UTILIDADE, OU SEJA, ELA SOMENTE BOA SE FOR TIL, SE TIVER UTILIDADE PARA AS PESSOAS. ESSE
CARTER UTILITRIO APARECE MEDIDA QUE AS PESSOAS ACEITAM A TECNOLOGIA E PASSAM A US-LA. QUALQUER TI DEVE DAR AO USURIO O CONTROLE EFETIVO DA INFORMAO, ALM DE SIMPLIFICAR A OPERACIONALIDADE DE SUA ATIVIDADE.

OUTRAS TCNICAS

Brainstorm, ou Brainstorming (Tempestade de Ideias): a tcnica usada para auxiliar um grupo a imaginar e/ou criar tantas ideias quanto possveis em torno de um assunto ou problema de forma criativa.

como vantagem, essa tcnica no pressupe a necessidade de especialistas; e como desvantagem, pode haver a inibio de alguns participantes.

Tcnica Delphi: tcnica de previso qualitativa que usa o Brainstorming com grupos de especialistas para chegar a um consenso e obter intuies sobre o futuro.

OUTRAS TCNICAS
Anlise por multicritrio: tcnica de previso qualitativa na qual um jri de especialistas avalia vrias alternativas, atribuindo valores numricos a critrios escolhidos pelo consenso. Diagrama de espinha de peixe: essa importante tcnica de suporte tomada de deciso nas organizaes possibilita ao gestor encaminhar com racionalidade e presteza soluo de situaes que precisam ser equacionadas em condies adversas organizao. Isso feito por meio da construo de um diagrama no qual as causas vo sendo cada vez mais discriminadas at chegar a sua origem.

OUTRAS TCNICAS

Tcnica nominal de grupo: um processo estruturado que tem como objetivo potencializar a tomada de deciso criativa dos grupos quando no h consenso ou quando os membros possuem uma especializao incompleta da natureza do problema. Essa tcnica tem como caracterstica relevante fazer com que os critrios individuais sejam o alimento-chave para posteriormente chegar a acordos em equipe, por meio das seguintes etapas:

gerao de ideias; registro de ideias; esclarecimento de ideias; e votao de ideias.

COMUNICAO E PD

A comunicao serve como funo de comando e controle, de ligao, de inculturao, de ligao interorganizacional, de apresentao organizacional, de ideacional, e ideolgica da comunicao.

COMUNICAO E PD

As organizaes tm dois sistemas de comunicao distintos, o formal e o informal. O sistema de comunicao formal uma parte da estrutura organizacional e inclui relaes de superviso, grupos de trabalho, comits permanentes e sistemas de informao da administrao. O sistema de comunicao informal surge na interao diria dos membros da organizao. Os laos da cadeia informal baseiam-se em proximidade, amizade, interesses comuns e benefcios polticos, mais do que em deveres formais do cargo. O sistema informal inclui a rdio peo e a difuso de boatos nas organizaes.

Vous aimerez peut-être aussi