Vous êtes sur la page 1sur 17

RISCO E VULNERABILIDADE DO ADOLESCENTE PARA O HIV/AIDS

Jos Ricardo de C. M. Ayres Faculdade de Medicina - USP

Introduo

50% das novas infeces pelo HIV no mundo ocorrem em jovens 90% em paises no desenvolvidos 90% dos infectados no sabem de sua condio A preveno o melhor remdio

Teses

O enfoque de risco, base das estratgias preventivas, apresenta limites prticos A noo de vulnerabilidade pode ampliar nossa capacidade de conhecimento e controle da aids Os adolescentes tm aspectos relevantes e peculiares de vulnerabilidade ao HIV/aids

Desenvolvimento

Alcances e limites do enfoque de risco A proposta das anlises de vulnerabilidade Adolescncia e vulnerabilidade nos grandes centros urbanos brasileiros Os desafios da preveno

Risco

Um poderoso instrumento para a epidemiologia especulao causal e avaliao de efeitos Teoria e prtica: dos grupos de risco aos comportamentos de risco Comportamento de risco: suficiente para a preveno?

Uma histria real


Fim de tarde de um dia quente de incio de dezembro, numa favela da periferia oeste da cidade de So Paulo. Joyce, 14 anos, est debruada na frgil divisria de madeira que separa o barraco onde mora da ruela de barro que desce at a movimentada avenida de asfalto. No barraco de um cmodo, dentre os poucos mveis velhos, destacase a imagem sorridente de seu irmo mais novo, Pedro, fatalmente atropelado na avenida vizinha. O retrato pende da parede mais importante da casa, aquela onde tambm est apoiada a televiso. Do lado contrrio do cmodo a presena (triste? frgil? ameaadora?) do padrasto, bbado, deitado no cho feito do mesmo barro da rua, entretido em dizer-se coisas sem sentido.

Uma histria real (cont.)


Joyce est de costas para sua casa, de frente para a rua. De um lado, meio de longe, v o prdio pichado da escola pblica que chegou a freqentar por algum tempo. De outro, mais distante ainda, o horizonte recortado de prdios, onde, em algum lugar, estar sua me cuidando de outra casa, certamente maior e mais cheia de mveis. Entre os passantes, o olhar de Joyce encontra o de Joo, que desce para a avenida com a urgncia alegre dos que querem aproveitar o resto de dia que seu. Joo corresponde ao olhar sem diminuir os passos. Sorri. retribudo. O olhar insistente de Joyce o persegue, quase pedinte. Desacelera o passo. Percebe a respirao de Joyce suspender, segurando momentaneamente aquele sorriso bonito, que volta a se soltar quando resolve parar, dar meia volta e ir ao seu encontro.

Uma histria real (cont.)


Os dois conversam. Encontram muitas afinidades. O tempo parece parar. E logo j se tocam. Os lbios, o corpo de Joo fazem-na perceber o seu prprio como poucas vezes antes, at que Joyce despertada por gritos e insultos na voz trpega e embrulhada do padrasto. Aquela pouca vergonha ali devia parar. Joo quer reagir mas Joyce teme a conhecida violncia do padrasto. Os dois, ento, saem dali apressados. J no escuro da noite procuram a escola vizinha, o ptio atrs de suas paredes pichadas. Escola de pobre, qualquer um entra. Entram. Ali permanecero at quase o amanhecer. Transam quase a noite toda. Joyce acha que nem chegou a pensar em aids ou em camisinha.

Ampliando horizontes: do risco vulnerabilidade

Origens: anos 90 - Coalizo Global de Polticas contra a aids / UNAIDS Definio: conjunto de aspectos individuais e coletivos, relacionado a maior exposio de indivduos e populaes infeco e ao adoecimento pelo HIV e, de modo inseparvel, a maior ou menor disponibilidade de recursos de todas as ordens para se protegerem de ambos.

Anlises de vulnerabilidade

Componentes de vulnerabilidade

Individual: informao, valores, crenas, afetos, pulses, etc. Social: condies de vida e trabalho, cultura, situao econmica, ambiente, relaes de gnero, relaes de classe, relaes geracionais, etc. Programtico: acesso a servios, existncia e sustentao de programas, qualidade da ateno, etc.

Adolescncia e vulnerabilidade

H informao, mas pouca comunicao efetiva sobre o assunto H importantes barreiras ao livre acesso a meios de proteo, de ordem material e cultural H, especialmente entre as camadas mais pobres, marcante carncia de alternativas, isto , a distncia entre satisfazer necessidades fundamentais e correr riscos tem se estreitado.

Como reduzir a vulnerabilidade dos jovens? Objetivo


Resposta social
sujeitos e intersubjetividades favorveis:
indivduos capazes de buscar as informaes de que precisam para se proteger, de identificar as barreiras sociais para acessar e colocar em prtica essas informaes e de superar coletivamente essas barreiras

Como reduzir a vulnerabilidade dos jovens? Princpios

Sermos interlocutores, no doutrinadores Agir intersetorialmente Trabalhar em perspectivas de curto, mdio e longo prazo

Como reduzir a vulnerabilidade dos jovens? Estratgias


Ir onde o jovem est Associar a preveno vida e ao prazer, no morte e dor Vincular sempre informao a reflexo Possibilitar a educao entre pares Buscar dar o mximo suporte material e institucional s suas demandas concretas para se defender do HIV e da aids.

Reduzir a vulnerabilidade dos jovens ao HIV/aids: possvel?


Conforme nossa coragem ou nossa fadiga ns diremos que o mundo est comeado ou que ele est inacabado
Gaston Bachelard

Colaboradores:
Ivan Frana Jnior Gabriela Junqueira Calazans Haraldo Csar Saletti Filho Iara Zito Guerriero Angela Carvalho Freitas Marco Antnio Santos Silva

jrcayres@usp.br

Vous aimerez peut-être aussi