Vous êtes sur la page 1sur 35

Comportamento nas Organizaes

Mdulo IV - Comunicao Interpessoal e Organizacional

Objetivos de Aprendizagem
Seja capaz de: Descrever o impacto da tecnologia da informao na comunicao interpessoal nas organizaes. Explicar como a comunicao no verbal pode ser usada para melhorar a comunicao. Detalhar viso atual dos diversos canais de comunicao nas organizaes. Resumir os obstculos comunicao eficaz e como super-los. Explique como superar problemas de comunicao transversal de gnero e transcultural. Reconhecer os princpios bsicos para se tornar um comunicador mais orientado ao poder.

O Processo de Comunicao
Componentes da Comunicao Fonte (remetente) - pessoa que envia uma mensagem para outra pessoa. Autoridade e experincia do remetente pode chamar a ateno para a mensagem. Mensagem - um propsito ou ideia a ser transmitida. Clareza, complexidade, durao, organizao podem afetar a recepo da mensagem. Canal (meio) - como e por que meio de comunicao mensagem transmitida para o receptor. Receptor - a parte a quem a mensagem enviada deve obter e entender corretamente a mensagem para que ocorra a comunicao.

O Processo de Comunicao
. Feedback - reaes do receptor que indicam que a mensagem foi recebida e entendida corretamente. . Ambiente - fatores como cultura organizacional afetam o modo como s mensagens so transmitidas e compreendidas. . Rudos - distraes - rudos fsicos e humanos, elementos e ocorrncias no ambiente que podem perturbar o processo de comunicao.

Comunicao e Tecnologia da Informao


E-mail Dois grandes impactos sobre a comunicao interpessoal: - Mensagens escritas substituram as conversas telefnicas e pessoais. O volume de mensagens que cada gerente recebe aumentou. E-mail - Caractersticas - No afetado pela distncia e pelo tempo. - Melhora a democracia industrial, ligando trabalhadores e dirigentes. - Encoraja envio indiscriminado de informao trivial.

Comunicao e Tecnologia da Informao


Uma combinao de prticas de trabalho no tradicionais, configuraes e locais que suplementa o escritrio tradicional. Teletrabalho telecomutao. Um acordo com os empregados usa computadores para realizar suas responsabilidades de trabalho regulares em casa ou em um escritrio satlite. Tem uma forte dependncia de e-mail. Carece das interaes sociais do trabalho.

Comunicao
Sistemas de reconhecimento de voz Uso de comunicao no verbal gestual e movimentao expressiva Cinsica, proxmica Semitica

Canais de Comunicao Organizacional


Canais de comunicao Formal So oficialmente definidos caminhos para o envio de informaes dentro e fora da organizao. Organogramas ilustram os canais a serem seguidos. Organizao em rede Tem uma estrutura esfrica que pode ir da auto-gesto de equipes a outros recursos em torno de uma base comum de conhecimentos. Tem canais de comunicao que no seguem os padres formais de organizaes hierrquicas. Pode entrar em alianas estratgicas temporrias com outras empresas para capitalizar a combinao de talentos e competncias.

Vias de comunicao numa organizao hierrquica e numa esfrica

Canais de Comunicao
Canais Informais de Comunicao Rede no-oficial que complementa os canais formais. o maior canal informal nas organizaes. Pode distorcer informaes em seus caminhos entrelaados. Usado para espalhar rumores negativos e fofocas. Utilizado para divulgar informaes ao longo das linhas informais. Combater os rumores nas organizaes: Desconfie de comunicaes vagas. Promover saudveis comunicaes precisas. Evite esconder ms notcias. Corrija comunicaes erradas prontamente.

Canais de Comunicao
Direes de Comunicao Comunicao descendente: Fluxo de mensagens de um superior para um nvel mais baixo na organizao. Perigo reside na falta de resposta do nvel inferior. Comunicao ascendente: Transmisso de mensagens de nvel inferior aos nveis mais elevados em uma organizao. Melhorar as comunicaes ascendentes: uso do MBWAfalar regularmente com os empregados: poltica de portas abertas.

Comunicao Ascendente
Costumam ser de menor nmero que as descendentes. Sua maior contribuio est em que melhoram a tomada de decises. Este tipo de comunicao tambm sofre filtragem que costuma ocorrer por vrios motivos, como o castigar socialmente a chegada com ms notcias ou a falta de confiana dos subordinados em relao aos seus superiores.
A comunicao ascendente pode ser melhorada mediante: - filtrar as mensagens ascedentes de modo a enviar gerncia apenas as importantes.

Comunicao Ascendente
- Criar um clima organizacional que estimule aos empregados para entregar suas mensagens tanto positivas como negativas. - Implementar procedimentos que permitan aos empregados apelar a uma instancia superior como medida de proteo ante possveis arbitrariedades de sua chefia imediata. - Reduzir as distncias entre os nveis hierrquicpos e as barreiras entre empregados de distintos nveis. - Usar os diferentes papis comunicacionais individuais dos empregados para obter uma informao mais precisa e oportuna. - Apoiar e retroalimentar ao pessoal para estimular a comunicao ascendente.

Comunicao Lateral
Normalmente uma comunicao de coordenao. Sua principal barreira so as diferenas entre subculturas. A comunicao lateral pode ser melhorada mediante:

- desenvolver habilidades interepessoais de comunicao intra e intergrupos, para criar um clima de confiana e abertura. - utilizar sistemas de recompensas que privilegiem a cooperao entre departamentos e minimizem a competio. - promover reunies interdepartamentais peridicas para compartilhar informao a respeito do que sucede em outros departamentos. - gerar mudanas no design organizacional para proporcionar mais oportunidades de contato entre as diferentes unidades e departamentos. - promover a comunicao horizontal na tomada de decises atravs de grupos, comits etc.

Canais de Comunicao
Direes de Comunicao Horizontais - mensagens enviadas para os outros de mesmo nvel na organizao. Diagonais - transmisso de mensagens a outros departamentos em nveis superiores e inferiores da organizao. Esfrica - Comunicao entre os membros de diferentes equipes na organizao em rede.

Canais Organizacionais de Comunicao


Barrreiras: Semntica; Filtragem de informaes negativas; Credibilidade do remetente; Sinais misturados; Diferentes padres de referncia; Julgamento de Valor; Sobrecarga de comunicao.

Resolvendo
Esclarea a ideia antes de enviar; Motive o receptor; Discuta as diferenas dos paradigmas; Encoraje a comunicaao informal; Comunique os sentimentos implcitos nos fatos; Cuide do comportamento no verbal; Obtenha feedback; Adapte-se ao estilo de comunicao do outro.

Superando a barreira cultural - Escuta eficaz


Audio ativa; Ouvir para compreender; Mente aberta; Ausncia de preconceito lingustico; Papel do interpretante.

Barreiras Interculturais
Seja sensvel ao fato de que elas existem. Demonstre respeito por elas. Use plano denotativo e fale claramente. Esteja atento a diferenas de costumes e comportamentos. Cuidado com os no-verbais.

Orientao para o Poder


Componentes de um estilo lingustico que do poder e autoridade para o remetente da mensagem: Escolha palavras que mostram convico "Estou convencido" ou "estou confiante". Use o pronome "eu" para receber mais crdito para as suas ideias. Enfatizar comunicao dirigida, ao invs de falar de modo indireto. Enquadrar os seus comentrios de uma forma que aumente a receptividade de seu ouvinte. Ser sensvel ao contexto, ao meio e ao momento.

Componentes de um estilo lingustico que d poder e autoridade ao remetente da mensagem:


Minimize o nmero de perguntas que voc faz? Voc pode revelar falta de informao sobre o tema. Descupe-se de modo breve: "Eu sinto muito." Respire fundo para projetar uma voz firme e com poder e convico.

Componentes de um estilo lingustico que d poder e autoridade ao remetente da mensagem:


A comunicao um processo que implica um fluxo contnuo. Atravs desse processo as pessoas que trabalham numa organizao se transmitem informao e conseguem interpretar seus significados para persuadir-se para modificar comportamentos e atitudes. As funes primordiais da comunicao so:

Comunicao nas Organizaes

O sistema de comunicao interna, derivado do planejamento estratgico da organizao formado de trs grandes reas:

Comunicao

Modelo de Shannon e Weaver Berlo


So modelos que enfatizam a transmisso da informao, pelo que tem relao com a teoria da informao. Berlo agrega ao modelo a retroalimentao, tornando-o um modelo bidirecional. ESCOLA DE PALO ALTO V a comunicao a partir da teoria de sistemas e incorpora a anlise transacional. Entende a comunicao como processo interativo e o comportamento como manifestao observvel da comunicaao.

MATURANA, VARELA, FLORES, ONTOLOGIA DA LINGUAGEM


Defendem a linguagem como essncia do ser humano. A linguagem geradora: gera realidade. A Organizao uma rede de conversao e as organizaes so produto de conversas sobre o contexto em que vamos conversar.

Tipos de conversas nas Organizaes

Tipos de Conversas nas Organizaes


CONVERSAS de INFORMAO: se referem a observaes de fatos, dados e acontecimentos. Correspondem ao ato linguistico de afirmao. Sua responsabilidade proporcionar evidncia e testemunho. CONVERSAS de JULGAMENTO: em que nos referimos, dando conta disto ou no, quais so nossas possibilidades futuras a respeito do que est sendo julgado. Para fundamentar nosso julgamento devemos responder s perguntas: - Qual a ao que projetamos para o futuro, quando fazemos o julgamento? Quais so meus padres em relao ao futura projetada? Qual o domnio de observao em que emito o juzo? Que afirmaes posso fazer a respeito das aes passadas, relativas ao julgamento? Se apresentasse a opinio contrria, poderia fundament-la?

Tipos de Conversas nas Organizaes


CONVERSAS DE POSSIBILIDADES: relativo gerao de declaraes novas: 1 - interromper a rotina; 2 - definir o domnio da conversa; 3 - especular (questionar pressuposies, inventar, imaginar); 4 - definir alternativas possveis e as aes que estas requerem; 5 - eleger uma possibilidade. CONVERSAS DA AO: relativas aos pedidos, promessas e so as mais importantes dentro da organizao.

Sistema de Comunicao Interna

Sistema de Comunicao Interna


As redes de comunicao so formais e informais. H trs diferentes tipos de redes possveis numa organizao: Rede do sistema geral: compreende os padres de comunicao entre todos os membros de uma organizao. Panelinhas: subsistema cujos membros interagem principalmente entre eles mais que com quaisquer outras pessoas do sistema. Rede pessoal: indivduos que esto interconectados e unidos por fluxos definidos para cada um.

Papis dos Sujeitos nas Redes:

Tipos de Redes

Integrar os Empregados com os Objetivos da Empresa


Criar identificao com a empresa; Criar clima de compreenso entre os trabalhadores e a administrao; Ajudar na chegada e integrao de pessoal novo; Baixar ndices de rotatividade de pessoal; Elevar o nivel cultural dos trabalhadores; Motivar o pessoal;

Criar disposio favorvel da famlia para a empresa;


Servir de transportadora da cultura organizacional.

Meios de Comunicao Interna


Pesquisas de avaliao de clima; Publicao interna informativo televisivo; Dirios murais; Cartazes e volantes nos envelopes de pagamento; Programa integrao para pessoal novo; Programa de sugestes e opinies; Programa de reconhecimento ao pessoal pelos objetivos alcanados;

Programa de integrao da famlia do pessoal;


Sntese noticiosa para o pessoal da direo.

Vous aimerez peut-être aussi