Vous êtes sur la page 1sur 21

HRNIA DE DISCO

SZINHO (2009), a hrnia de disco trata-se de

uma afeco que pode ocorrer em qualquer local da coluna vertebral. Devido as diferentes caractersticas anatmicas das regies cervical, torcica e lombar. A coluna lombar a regio mais frequente de hrnia de disco, ou seja, pode provocar quadros de lombalgia, lombociatalgia ou, mais raramente, sndrome da cauda equina.

A hrnia de disco uma -M postura ao carregar

patologia que esta se cargas. tornando cada vez mais -Quedas. comum na sociedade -Excesso de peso. devido: Afeta mais pessoas entre -idade. 25 45 anos. -Atividades profissionais e atravs de traumas.

Cada unidade funcional composta por duas

vertebras e um disco intervertebral e se divide em dois segmentos anterior e posterior. O disco intervertebral composto por um ncleo central pulposo e rodeado por um anel fibroso.

http://www.herniadedisco.com.br/doencas-da-coluna/hernia-de-disco

FUNES:
Disco: elasticidade e resistncia a tenso;

Segmento anterior: suporte, absoro de

choques e flexibilidade;

Segmento posterior: conter e proteger as

estruturas do SNC.

CLASSIFICAO
Protruso: O disco permanece contido no anel fibroso; - Extruso: O disco rompe o anel fibroso mas fica contido pelo ligamento longitudinal posterior; - Seqestro: O disco rompe o anel e o ligamento longitudinal, tornando-se um fragmento livre dentro do canal medular.
http://www.herniadedisco.com.br/doencas-da-coluna/hernia-de-disco

Caso clnico IDENTIFICAO


Nome: R. C. C. Idade: 50 anos. Profisso: Auxiliar administrativo. Diagnstico clnico: Hrnia de disco.

ANAMNESE
Q.P: Dificuldade de andar e realizar as AVDs (sic).
H.D.A:

foi atropelado por um carro onde foi arremessado a mais de 3m de distncia, sofreu fraturas nas costelas e piorou a hrnia de disco. H.D.P: apresentava dores lombares por trabalhar em atividades pesadas no interior do Par onde morava quando era mais novo. Usa medicamentos (framal 100mg/ paracetamol 300mg). H.F: me faleceu de cncer de colo de tero H.S: no bebe, no fuma, no realiza atividades fisicas.

EXAME FSICO
INSPEO: apresenta hipotrofia muscular de MIE.

PALPAO: Hipotnico.
TROFISMO MUSCULAR: hipotrofia. Obs: devido a uma leso d um nervo durante a

cirurgia, o paciente perdeu o movimento de dorsiflexo. TIPO DE DOR: crnica e ao movimento.

Especfico: mobilidade;
Ativa: paciente realiza os movimentos normais de

MMII, apenas no realiza dorsiflexo de MIE. Passiva: mobilizao normal. Goniometria: ADM de MMII normal. Cicatriz na regio lombar. Perimetria: triceps sural 39,5cm D/ 39cm E, quadricps 50,5cm D e 46cm E. Reflexos: patelar e Aquiles com hiporeflexia. Teste de sensibilidade: na parte anterior do MIE perda da sensibilidade da parte mais distal. Na parte lateral do MIE diminudo e a parte posterior normal.

Diagnstico cinesiolgico-funcional
Dficit de marcha. - Fraqueza muscular de MMII. - Perda de equilbrio sobre o MMII e na marcha. Objetivos do tratamento. - Fortalecimento muscular de MMII. - Melhorar Equilbrio. - Trabalhar treino de marcha.
-

Plano de tratamento
Exerccios ativos com carga: flexo e extenso

de joelho, dorsiflexo e flexo plantar com faixa elstica, flexo plantar com carga nos MMII, abduo e aduo de quadril com carga.
Obs:

Trabalhar os exerccios bilateralmente, dando preferncia ao MIE.

Conduta
Dia 11/09/2012, 12/09/2012. Paciente colaborativo, foram realizados alongamentos

ativos e passivos de MMII. Exerccios de flexo e extenso de joelho utilizando apenas o peso do MMII (3 x 15). Flexo e extenso de joelho com sustentao de 10' (3 x 10). Dorsiflexo e flexo plantar com faixa elstica (3 x 10).

Dia 17/09/2012

Paciente

colaborativo, foram realizados alongamentos ativos de MMII. Exerccios de flexo e extenso de joelho com carga de 1Kg (3 x 15). Flexo e extenso de joelho com sustentao de 10' e carga de 1Kg (3 x 10). Dorsiflexo e flexo plantar com faixa elstica (3 x 10). Flexo plantar na posio em p com os braos apoiados na parede (3 x 10).

Dia 18/09/2012, 19/09/2012 Paciente colaborativo, foram realizados exerccios de

flexo e extenso de joelho com carga de 2Kg e sustentao por 10' (3 x 15). Exerccios de flexo e extenso de joelho com carga de 2Kg (3 x 20). Treino de macha com correo da postura. Treino de equilbrio com apoio unilateral do MIE.

Dia 20/09/2012.
No

foi realizado atendimento devido ns acadmicos estarmos realizando uma ao na UBS com orientaes sobre hipertenso. Dia 24/09/2012, 25/09/2012. Paciente colaborativo, foram realizados exerccios de flexo e extenso de joelho com carga de 2 Kg com sustentao por 10' (3 x 20), exerccios de fortalecimento de triceps sural (3 x 20), treino de correo de marcha, treino de equilbrio.

Dia 26/09/2012 Paciente colaborativo, foram realizados exerccios

de flexo e extenso de joelho com carga de 2Kg e sustentado por 10'' (3 x 25), fortalecimento de triceps sural (3 x 25), treino de equilbrio e correo de marcha. Dia 27/09/2012 No foi realizado atendimento, foi realizado uma ao na faculdade IMMES com todos os grupos de estgios, acadmicos e supervisores de estgio.

Dia 27/09/2012 No foi realizado atendimento, foi realizado uma

ao na faculdade IMMES com todos os grupos de estgios, acadmicos e supervisores de estgio. Se realizou uma caminhada da frente da faculdade at a praa Floriano Peixoto, chegando l foi realizado uma dinmica juntamente com alguns pacientes que participaram da ao. Dia 01/10/2012 Paciente colaborativo, foram realizados exerccios de flexo e extenso de joelho com carga 2Kg e sustentao por 10' (3 x 25). Treino de equilbrio e treino de correo de marcha.

Dia 02/10/2012

Paciente

colaborativo, foram realizados exerccios de flexo e extenso de joelhos com carga de 2Kg com sustentao 10' (3 x 25), treino de equilbrio sobre um membro, treino de correo de marcha.

Concluso
Ao final das dez sesses de fisioterapia, o

paciente obteve ganho de fora muscular, equilbrio, confiana ao se apoiar sobre os MMII e apresentou melhora significativa de marcha e de suas AVDs.

Vous aimerez peut-être aussi