Vous êtes sur la page 1sur 24

Histria do rdio no mundo

1863 Inglaterra - James Clerck Maxwell demonstrou teoricamente a provvel existncia das ondas eletromagnticas.

Guglielmo Marconi- fundou em Londres a primeira indstria de equipamentos de rdio. Em 1896 Marconi j havia mostrado o funcionamento do aparelho radiofnico na Inglaterra.

At o momento o rdio era exclusivamente 'telegrafia sem fio'. O que j era muito avanado para a poca. Tanto que outros estudiosos dedicaram-se a melhorar seu sistema. A voz s foi transmitida em 1914.

Mas, a patente da criao do rdio foi dada a Nikola Tesla pelo fato de Marconi ter usado 19 patentes de Tesla para criar o rdio.

Oliver Lodge (Inglaterra) e Ernest Branly (Frana), inventaram o 'Coheser', que melhorava a deteco de ondas. Nessa poca no era possvel transmitir mensagem falada atravs do espao.

Roberto Landell de Moura, nascido em 21 de janeiro de 1861, construiu diversos aparelhos importantes para a histria do rdio e que foram expostos ao pblico de So Paulo em 1893.

Padre Landell foi pioneiro na transmisso de voz no Brasil, em 1901. E depois nos Estados Unidos, em 1904.

O descaso

O brasileiros diziam que Landell era louco. Vrios vezes seu laboratrio e inventos foram destrudos. Em 1900 Landell decide doar seus inventos ao governo britnico.

Ainda com esperanas, Landell pediu ao governo brasileiro dois navios da esquedra de guerra para fazer uma demosntrao, o que foi negado.

Em 1897, Oliver Lodge inventou o circuito eltrico sintonizado, que possibilitava a mudana de sintonia selecionando a freqncia desejada

Lee Forest, desenvolveu a vlvula triodo. Von Lieben, da Alemanha e o americano Armstrong empregaram o triodo para amplificar e produzir ondas eletromagnticas de forma contnua

Nos Estados Unidos foram anos de pesquisas, tentativas e aprimoramentos at Lee Forest instalar a primeira "estao-estdio" de radiodifuso, em Nova Iorque, no ano de 1916; Surge ento o primeiro programa de rdio, que contava com msicas de cmara;

Tambm surgiu o primeiro registro de radiojornalismo, com a transmisso das apuraes eleitorais para a presidncia dos Estados Unidos.

A Era de ouro

A 'Era de ouro' do rdio no mundo tem incio em 1919. Mas o microfone surge apenas em 1920, criado por um engenheiro da Westinghouse

Westinghouse
Protagonista da radiodifuso. Ela fabricava aparelhos de rdio para as tropas da Primeira Guerra Mundial e com o trmino do conflito ficou com um grande estoque de aparelhos encalhados.

A soluo para evitar o prejuzo foi instalar uma grande antena no ptio da fbrica e transmitir msica para os habitantes do bairro. Os aparelhos encalhados foram ento comercializados

Para se ter uma idia de porque a poca ficou conhecida como a "Era do Rdio", nos EUA o rdio crescia surpreendentemente. Em 1921 eram 4 emissoras, mas no final de 1922, os americanos contavam 382 emissoras.

A chegada do rdio comercial no demorou. Logo as emissoras reivindicaram o direito de conseguir sobreviver com seus prprios recursos.

A pioneira no rdio comercial foi a WEAF de Nova Iorque, pertencente Telephone and Telegraf Co.. Ela irradiava anncios e cobrava dois dlares por 12 segundos de comercial e cem dlares por 10 minutos.

1923- feita a primeira transmisso de rdio em cadeia no mundo, envolvendo a WEAF e a WNAC, de Boston

1933 - O americano Edwing Armstrong demonstra o sistema FM para os executivos da RCA. 1936 - Em Londres inaugurada a estao de TV da BBC.

No dia das bruxas, a rdio americana CBS, apresenta o programa "A Guerra dos Mundos", com Orson Welles, que simula uma invaso de marcianos aos Estados Unidos. O realismo era tamanho que uma onda de pnico tomou conta do Pas. O locutor anunciava: "Ateno senhoras e senhores ouvintes... os marcianos esto invadindo a Terra...". A emissora teve que interromper a transmisso tamanha foi a confuso.

Cenas do prximo captulo...

O rdio no Brasil!

Vous aimerez peut-être aussi