Vous êtes sur la page 1sur 26

A Epstola aos Romanos

Texto bblico: Romanos 11 No estudo de hoje, o ltimo captulo especfico ao povo de Israel

O captulo 11 expe mais uma vez a situao do futuro do povo judeu em face do Evangelho, terminando com um hino de adorao, para explicar as aparentes contradies desta histria ao nosso ver.

profundidade das riquezas, tanto da sabedoria, como da cincia de Deus! Quo insondveis so os teus juzos, e quo inescrutveis os seus caminhos! Pois quem jamais conheceu a mente do Senhor? Ou quem se fez seu conselheiro? Ou quem lhe deu primeiro a ele para que lhe seja recompensado? Porque dele, e por ele, e para ele so todas as coisas; glria, pois, a ele eternamente. Amm!

O captulo 12 ele se volta para todos os crentes, judeus e gentios e os desafia a uma vida de consagrao, no cultivo dos dons e talentos espirituais e na prtica de diversas atitudes que evidenciem o verdadeiro carter do cristo.

O desafio vale para ns hoje!

Vamos dividir o texto do captulo 11 de forma a melhor compreendermos a argumentao do apstolo para o seu povo. Mais uma vez, estamos diante de alguns textos complexos em razo de estar ele comparando realidades que so mui diferentes (o ser judeu X o ser cristo), sendo que por nossa distncia cultural no temos como entender tudo.

PERGUNTAS
1. VOC CONSIDERA QUE HOJE O POVO JUDEU CONTINUA A SER O POVO DE DEUS? POR QU? 2. QUE DIFERENA FAZ SE DEUS REJEITOU A ISRAEL? Veja 1 Samuel 12:22; Salmo 94:14

Captulo 11 1.Uma graa confirmada 11.1-8 2.Uma fronteira rompida 11.9-14 3.Um enxerto espiritual 11.15-24 4.Uma verdade imutvel 11.25-32 5. Diante de tais realidades um hino de louvor ao Senhor 11.33-36 (O texto ureo j lido)

1. Uma graa confirmada 11.1-8 - Paulo ratifica mais uma vez o amor de Deus para com seu povo (v.1) - Comprova isto com uma resposta do AT (v.2-4) - E confirma que um remanescente ficou at o seu tempo, mas que boa parte deste povo vai se perder por no aceitar a graa (v.5-8)

Concluso
Muitos judeus procuravam ter retido diante de Deus, mas atravs do cumprimento de rituais religiosos, privilgio racial e auto-esforo.
Deus endurece como julgamento, e no arbitrariamente A orao para que a verdade e a justia prevaleam implica necessariamente no castigo dos rebeldes persistentes

O plano de Deus de incluir os gentios serve a dois propsitos: (1) a redeno de toda a humanidade por Deus; e (2) a restaurao por Deus de um remanescente de Israel arrependido e com f pessoal.

PERGUNTA
VOC TEM PRESENCIADO O AGIR DE DEUS EM SUA VIDA ANTECIPANDO-SE AOS PROBLEMAS DE FORMA QUE QUANDO VOC O BUSCA, ELE J TEM A SOLUO PRONTA?

2.Uma fronteira rompida 11.9-15 - Voltando ao AT lembra que Davi profetizou a este respeito (v.9,10); - Para a seguir evidenticar que havia no plano divino uma razo objetiva para isto (v.11-15); - Sim, com a graa concedida aos gentios tambm, os judeus no gostariam de ficar fora do plano do Senhor!

3.Um enxerto espiritual 11.16-24 Traz ento um exemplo ilustrado da salvao ofertada aos gentios com os termos da botnica (v.16-24), onde evidencia que o povo judeu recebeu a raiz da oliveira frondosa que veio a ser o povo de Deus, recebendo esta oliveira enxertos do zambujeiro (os gentios).

Ento ..
Os gentios no devem ser arrogantes A raiz (os patriarcas judeus) sustenta-os (11:18) Cada ramo permanece na oliveira pela f (11:1922) Deve levar ao temor, no presuno Deus pode facilmente podar os gentios por incredulidade como fez com os judeus.

Continuando
Deus pode facilmente tornar a enxertar o judeu se ele cessa sua incredulidade (11:23-24) Realmente, pode-se imaginar que seja mais fcil reenxertar um ramo natural do que enxertar um ramo que veio de uma oliveira selvagem Mostra que a salvao, para os judeus, envolve enxertar cada ramo de volta na oliveira, quando cessa sua incredulidade.

PERGUNTAS

1. COMO EST O SEU COMPROMISSO COM O SENHOR? 2. A SEIVA QUE VEM DA RAIZ EST ENCHENDO VOC COMPLETAMENTE, SEM NENHUMA BARREIRA, E LEVANDO VOC A DAR FRUTOS? 3. VOC TEM APRENDIDO COM SEUS ERROS DO PASSADO DE FORMA A MANTER UMA COMUNHO CADA VEZ MAIS INTENSA COM DEUS? COMO?

4.Uma verdade imutvel 11.25-32 O apstolo ento faz uma constatao lgica sobre o amor de Deus distribudo igualmente tanto ao judeu quanto ao gentio (v.25-28) Ambos foram desobedientes, mas ambos alcanaram igualmente a mesma misericrdia divina. (v.29-32)

5. Diante de tais realidades um hino de louvor ao Senhor 11.33-36

Como para evidenciar que est tratando de algo realmente difcil de ser entendido totalmente pela mente humana, ele declama um hino de adorao e louvor ao Deus eterno e perfeito. (O texto ureo j lido)

REFLEtInDo..

FAA UMA ORAO DE LOUVOR A DEUS PELA SUA SALVAO. GLORIFIQUE O NOME DO SENHOR PORQUE ELE PERMITIU CONHECER OS SEUS MISTRIOS E ESTES MISTRIOS SE REVELAM COMO BENOS PARA CADA UM DE NS. ELE QUER QUE VOC SAIBA E RECEBA TUDO O QUE ELE TEM PARA LHE DAR.

Captulo 12 Tendo aparentemente esgotado toda a argumentao que desejava fazer sobre a lei e a graa de Deus, e seu entendimento para judeus e gentios ele passa a escrever agora sobre algo que vai identificar o povo de Deus (um s agora), desta poca em diante.

Esta sua palavra no captulo 12, se presta para evidenciar trs caractersticas essenciais deste povo de Deus: 1.Vida consagrada (12.1,2) 2.Posse de dons espirituais (12.3-8) 3.Atitudes virtuosas (12.9-21)

1. Vida consagrada (12.1,2) O texto diz tudo:

Rogo-vos pois, irmos, pela compaixo de Deus, que apresenteis os vossos corpos como um sacrifcio vivo, santo e agradvel a Deus, que o vosso culto racional.
Pureza de vida Santidade Consagrao!

1. Vida consagrada (12.1,2) Continuando:

E no vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovao da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradvel e perfeita vontade de Deus.
Comunho com o Senhor!

2.Posse de dons espirituais (12.3-8) Cada crente tem a possibilidade de ser portador de um dom ou talento espiritual dado por Deus (v.3-8): 1- Profecia; 2- Ministrio; 3- Ensino; 4- Exortao; 5- Compartilhar; 6- Presidir; 7- Contribuir.

3.Atitudes virtuosas (12.9-21) E tambm de, por suas atitudes, melhorar o mundo ao redor. Com um ou mais dos sete possveis dons, o crente pode ajudar a melhorar o mundo ao redor com 13 atitudes virtuosas que faro dele uma bno onde quer que esteja.

3.Atitudes virtuosas (12.9-21) E tambm de por suas atitudes melhorar o mundo ao redor: 1.Amar; 2.Evitar o mal; 3.Zelar; 4.Vida espiritual 5.Alegria; 6.Pacincia; 7.Vida de orao; 8.Solidariedade; 9.Sendo bno; 10.Somando; 11.Humildade; 12.Dignidade; 13.Pacficos.

CONCLUSES 1.Voc faz parte do povo de Deus. Voc se sente feliz e orgulhoso? 2.Voc aceita conviver com alguns mistrios da ao divina? 3. Voc vive uma vida separada? 4. Voc possui algum dom. Voc o usa? 5. Em qual das atitudes virtuosas do crente voc est falhando?

Vous aimerez peut-être aussi