Vous êtes sur la page 1sur 17

PRINCPIO DA RELATIVIDADE DOS EFEITOS DOS CONTRATOS

O contrato, como tpico instituto de direito pessoal, gera efeitos inter partes, em REGRA. Apesar de regra, possui excees que so descritas no Cdigo Civil. Assim podemos afirmar que o contrato tambm gera efeitos perante terceiros nas seguintes hipteses:

1. EXCEO ESTIPULAO EM FAVOR DE TERCEIRO artigos 436 a 438 do CC Ex.: contrato de seguro de vida. Em suma, nesse caso os efeitos so de dentro para fora do contrato, ou seja, EXGENOS.
2. EXCEO PROMESSA DE FATO DE TERCEIRO artigos 439 a 440 do CC Ex.: contrato artstico. Em suma, nesse caso os efeitos so de fora do contrato para dentro, ou seja, ENDGENOS, porque a conduta de um estranho ao contrato repercute para dentro deste.

PRINCPIO DA RELATIVIDADE DOS EFEITOS DOS CONTRATOS

3. EXCEO CONTRATO COM PESSOA A DECLARAR OU COM CLUSULA PRO AMICO ELIGENDO artigos 467 a 471 do CC Ex.: contrato preliminar. 4. EXCEO TUTELA EXTERNA DO CRDITO OU EFICCIA EXTERNA DA FUNO SOCIAL DO CONTRATO Enunciado CJF/STJ n. 21:

A funo social do contrato, prevista no artigo 421 do novo Cdigo Civil, constitui clusula geral, a impor a reviso do princpio da relatividade dos efeitos do contrato em relao a terceiros, implicando a tutela externa do crdito.

FORMAO DOS CONTRATOS PELO CDIGO CIVIL

FASE DE NEGCIAO PRELIMINARES OU DE PUNTUAO. FASE DE PROPOSTA, POLICITAO OU OBLAO. FASE DE CONTRATO PRELIMINAR. FASE DE CONTRATO DEFINITIVO OU DE CONCLUSO DO CONTRATO. 1 FASE DE NEGCIAO PRELIMINARES OU DE PUNTUAO. Trata-se da proposta no formalizada. Melhor dizendo, no se pode dizer que o debate prvio vincula as partes, como ocorre com a proposta, porm isso no quer dizer que no devam ser indenizados.

FORMAO DOS CONTRATOS PELO CDIGO CIVIL PABLO STOLZE GAGLIANO E RODOLFO PAMPLONA FILHO, dispe: Todavia, ao se dar incio a um procedimento negocitrio, preciso observar sempre se, a depender das circunstncias do caso concreto, j no se formou uma legtima expectativa de contratar. Dizer, portanto, que no h direito subjetivo de no contratar so significa dizer que os danos da decorrentes no devam ser indenizados, haja vista que, como vimos, independentemente da imperfeio da norma positivada, o princpio da boa-f objetiva tambm aplicvel a esta fase prcontratual, notadamente os deveres acessrios de lealdade e confiana recprocas. Enunciado n. 24 CJF/STJ: em virtude do princpio da boa-f, positivado no art. 422 do novo Cdigo Civil, a violao dos deveres anexos constitui espcie de inadimplemento, independentemente de culpa.

FORMAO DOS CONTRATOS PELO CDIGO CIVIL


2 FASE DE PROPOSTA, POLICITAO OU OBLAO. tambm denominada de oferta formalizada, que constitui a manifestao da vontade de contratar, por uma das partes, que solicita a concordncia da outra. Trata-se de uma declarao unilateral de vontade receptcia, ou seja, que s produz efeitos ao ser recebida pela outra parte (art. 427).

So partes da proposta: POLICITANTE, PROPONENTE OU SOLICITANTE: aquele que formula a proposta, estando a ela vinculado, em regra. POLICITADO, OBLATO OU SOLICITADO aquele que recebe a proposta e, se a acatar, torna-se aceitante, o que gera o aperfeioamento do contrato (encontro de vontades). O oblato poder formular uma contraproposta, situao em que os papis se invertem: o proponente passa a ser oblato e vice-versa.

FORMAO DOS CONTRATOS PELO CDIGO CIVIL

Sobre a manifestao da vontade na proposta e na aceitao, o Cdigo Civil exige que esteja revestida pelas seguintes caractersticas:
PROPOSTA (ou oferta): deve ser sria, clara, precisa e definitiva artigo 427. ACEITAO: deve ser pura e simples art. 431. PROPOSTA DEIXA DE SER OBRIGATRIA (artigo 428): I - se, feita sem prazo a pessoa presente, no foi imediatamente aceita. Considera-se tambm presente a pessoa que contrata por telefone ou por meio de comunicao semelhante; II - se, feita sem prazo a pessoa ausente, tiver decorrido tempo suficiente para chegar a resposta ao conhecimento do proponente; III - se, feita a pessoa ausente, no tiver sido expedida a resposta dentro do prazo dado; IV - se, antes dela, ou simultaneamente, chegar ao conhecimento da outra parte a retratao do proponente.

FORMAO DOS CONTRATOS PELO CDIGO CIVIL

OFERTA DO PBLICO artigo 429; REVOGAO DA OFERTA AO PBLICO - NICO do artigo 429; OBEDINCIA A BOA-F artigo 430; ACEITAO TCITA artigo 432 Ex.: doao da incapaz. COMPETNCIA PARA PROPOSITURA DE AO art. 435 (observando a questo da contraproposta).

FORMAO DOS CONTRATOS PELO CDIGO CIVIL TEORIA DA AGNIO OU DA INFORMAO, extrado do artigo 434, caput: OS CONTRATOS ENTRE AUSENTES TORNAM-SE PERFEITOS DESDE QUE A ACEITAO EXPEDIDA. Porm, comporta excees (artigo 434, I, II e III cc. com o artigo 433): 1. Se antes da aceitao ou com ela chegar ao proponente a retratao do aceitante (ACEITAO INEXISTENTE); 2. Se o proponente se houver comprometido a esperar resposta (NESTE CASO A ADOO DA TEORIA DA RECEPO); 3. Se a resposta no chegar no prazo convencionado (OUTRA HIPTESE EM QUE HOUVE CONVENO ENTRE AS PARTES DE APLICAO DA TEORIA DA RECEPO).

FORMAO DOS CONTRATOS PELO CDIGO CIVIL

CONCLUSO REGRA TEORIA DA AGNIO OU DA INFORMAO EXCEO TEORIA DA RECEPO sendo que a doutrina conclui que tambm se aplica essa ltima a resposta por e-mail, conforme enunciado CFJ/STJ n. 173: A formao dos contratos realizados entre pessoas ausentes, por meio eletrnico, completa-se com a recepo da aceitao pelos proponentes.

3 FASE DE CONTRATO PRELIMINAR (artigos 462 a 466 do CC) No obrigatria tal fase, sendo dispensvel. REQUISITOS artigo 462;

FORMAO DOS CONTRATOS PELO CDIGO CIVIL TIPOS DE CONTRATO PRELIMINAR (mveis ou imveis):

A) COMPROMISSO UNILATERAL DE CONTRATO OU CONTRATO DE OPO: hiptese em que duas partes assume um dever, uma obrigao de fazer o contrato definitivo (art. 466). Ex.: ERA observada no contrato de arrendamento mercantil (leasing), uma vez que o arrendatrio do bem PODIA assumir a opo de compr-lo, ao final do contrato, mediante o pagamento do valor residual garantido VRG.
B) COMPROMISSO BILATERAL DE CONTRATO: as duas partes assinam o instrumento e as duas se obrigam na celebrao do definitivo. Para sua configurao no pode se convencionar CLUSULA DE ARREPENDIMENTO (artigo 463).

FORMAO DOS CONTRATOS PELO CDIGO CIVIL

DO REGISTRO (art. 463, nico) enunciado CFJ/STJ n. 30: A disposio do pargrafo nico do art. 463 do novo Cdigo Civil deve ser interpretada como fator de eficcia perante terceiros. Logo, o DEVE, merece ser interpretado como PODE. Pois se registrado o contrato teremos um direito real de aquisio do promitente comprador, com base no artigo 1225, VII, do CC, gerando uma obrigao de dar, ao invs de fazer. INADIMPLEMENTO artigos 464 e 465 do CC. 4 FASE DE CONTRATO DEFINITIVO OU DE CONCLUSO DO CONTRATO.

REVISO JUDICIAL DOS CONTRATOS POR FATO SUPERVENIENTE NO CDIGO CIVIL

PREVISO LEGAL:
Art. 317. Quando, por motivos imprevisveis, sobrevier desproporo manifesta entre o valor da prestao devida e o do momento de sua execuo, poder o juiz corrigi-lo, a pedido da parte, de modo que assegure, quanto possvel, o valor real da prestao. Art. 478. Nos contratos de execuo continuada ou diferida, se a prestao de uma das partes se tornar excessivamente onerosa, com extrema vantagem para a outra, em virtude de acontecimentos extraordinrios e imprevisveis, poder o devedor pedir a resoluo do contrato. Os efeitos da sentena que a decretar retroagiro data da citao.

REVISO JUDICIAL DOS CONTRATOS POR FATO SUPERVENIENTE NO CDIGO CIVIL


ENUNCIADO N. 176 CJF/STJ: Em ateno ao princpio da conservao dos negcios jurdicos, o art. 478 do Cdigo Civil de 2002 dever conduzir, sempre que possvel, reviso judicial dos contratos e no resoluo contratual. TEORIAS SOBRE REVISO: 1. TEORIA DA IMPREVISO: Tida como majoritria e predomina na prtica a anlise do fato imprevisvel a possibilitar a reviso por fato superveniente. 2 TEORIA DA ONEROSIDADE EXCESSIVA: tambm aceita, porm, tida com no majoritria pela doutrina, sendo essa extrada do Cdigo Civil Italiano. Flvio Tartuce: apesar da definio da primeira como majoritria, no existe consenso, o que permite nos dizer que o Cdigo Civil consagra a reviso contratual por fato superveniente diante de uma imprevisibilidade SOMADA a uma onerosidade excessiva.

REVISO JUDICIAL DOS CONTRATOS POR FATO SUPERVENIENTE NO CDIGO CIVIL


Superada essa questo tcnica, vejamos os requisitos com fulcro nos artigos 317 e 478 do CC: 1. REQUISITO - Contrato deve ser bilateral. Todavia, com exceo disposta no artigo 480 do CC, que dispe: Se no contrato as obrigaes couberem a apenas uma das partes, poder ela pleitear que a sua prestao seja reduzida, ou alterado o modo de execut-la, a fim de evitar a onerosidade excessiva. 2. REQUISITO Contrato deve ser oneroso, para que a onerosidade excessiva esteja presente.

3. REQUISITO deve assumir o negcio a forma comutativa, tendo as partes envolvidas cincia quanto s prestaes. Logo, no se poder aplicar a reviso aos contratos aleatrios. Porm, devemos lembrar que existem contratos com parte comutativa e parte aleatria, como o caso do Seguro.

REVISO JUDICIAL DOS CONTRATOS POR FATO SUPERVENIENTE NO CDIGO CIVIL


4. REQUISITO O contrato deve ser execuo diferida ou de trato sucessivo, ou seja, deve ainda gerar efeitos no tempo (art. 478). Em regra, no possvel rever contrato instantneo, j celebrado e aperfeioado. No entanto, importante salientar o disposto na SMULA 286 DO STJ, segundo a qual a renegociao da dvida de negcio bancrio ou a confisso de dvida no afasta a possibilidade de reviso dos contratos extintos, se houver abusividade, tratando-se, portanto, de uma exceo. 5. REQUISITO Exige-se um motivo imprevisvel (art. 317) ou acontecimentos imprevisveis e extraordinrios (art. 478). Eis aqui o problema da teoria adotado pelo CC, pois poucos so os casos enquadrados como IMPREVISVEIS por nossos Tribunais, eis que a jurisprudncia nacional sempre considerou o fato imprevisto tendo como parmetro o mercado, o meio que envolve o contrato e no a parte contratante. Soluo da Doutrina: Enunciado 17 do CJF/STJ a interpretao da expresso motivos imprevisveis, constante do art. 317 do CC, deve abarcar tanto causas de desproporo no previsveis como tambm causas previsveis, mas de resultado imprevisveis.

REVISO JUDICIAL DOS CONTRATOS POR FATO SUPERVENIENTE NO CDIGO CIVIL


6. REQUISITO Para que a reviso judicial por fato imprevisto seja possvel, deve estar presente a onerosidade excessiva, situao desfavorvel a uma das partes da avena. Obs.1: Enunciado n. 365 do CJF/STJ: a extrema vantagem do art. 478 deve ser interpretada como elemento acidental da alterao de circunstncias, que comporta a incidncia da resoluo ou reviso do negcio por onerosidade excessiva, independentemente de sua demonstrao plena. Obs.2: Smula 380 do STJ: A simples propositura da ao de reviso de contrato no inibe a caracterizao da mora do autor. Em contrapartida, enunciado 354 do CFJ/STJ dispe o inverso.

REVISO JUDICIAL DOS CONTRATOS POR FATO SUPERVENIENTE NO CDIGO CIVIL Obs.3: Smula 382 do STJ: A estipulao de juros remuneratrios superiores a 12% ao ano, por si s, no indica abusividade. DIFERENCIAO ENTRE REVISO COM BASE NO CDIGO CIVIL E CDC. Extrai-se do artigo 6, inciso V, do CDC a grande diferena: Art. 6 So direitos bsicos do consumidor: V - a modificao das clusulas contratuais que estabeleam prestaes desproporcionais ou sua reviso em razo de fatos supervenientes que as tornem excessivamente onerosas;

Vous aimerez peut-être aussi