Vous êtes sur la page 1sur 27

Introduo

Os fluidos a base de leo comearam a ser utilizados na dcada de 20, utilizando-se leo cru como fluido de perfurao.
As principais vantagens deste tipo de fluido compreendem: ausncia de hidratao e inchamento das argilas; Alta estabilidade do poo; Minimizao dos danos formao em reservatrios contendo folhelhos; Os problemas da perfurao de formaes salinas reduzido; Alta lubricidade; Maior resistncia corroso.

Introduo
No entanto, algumas desvantagens imediatas so verificadas neste tipo de fluido:

Inflamabilidade; Presena de compostos que podem diminuir a eficincia de O-rings, BOP e outros equipamentos, devido ao ataque do fluido a peas e junes polimricas; Dificuldade no controle reolgico; Componentes muitas vezes so txicos; Alta solubilidade de gases (gs natural, H2S, CO2); Devido baixa densidade, sobem superfcie podendo migrar para longas distncias.

Introduo
A fim de minimizar tanto os custos da utilizao de fluidos a base de leo e os problemas associados, uma alternativa desenvolvida foi a utilizao de emulses de fase inversa ao invs de leos puros.

Em 1960 foi desenvolvido o primeiro fluido de perfurao como emulso de fase inversa, pela empresa Baroid. Este fluido continha 40% de gua emulsificada em diesel.

Introduo

Atualmente os fluidos a base de leo correspondem a emulses de leo diesel, leo mineral ou leos sintticos como fases contnuas com salmouras ou gua como fases dispersas.

Emulso de fase inversa: gotculas de gua dispersas em leo

Emulses

Definio de emulso -As emulses so sistemas coloidais de misturas de dois ou mais lquidos imiscveis, ou seja, um sistema heterogneo, onde um est disperso na forma de gotculas (fase dispersa) em uma fase denominada de dispersante ou contnua.

Classificao das emulses


- Baseado na fase dispersa

Emulses

Classificao das emulses - Baseado no tamanho das gotas do lquido 0.2 - 50 mm - macroemulses (cineticamente estvel). 0.01 - 0.2 mm - microemulses (Termodinamicamente estvel).

- Emulso um sistema instvel porque h uma tendncia natural de um sistema lquido/lquido separar e reduzir a sua rea interfacial e, portanto, sua energia interfacial.

Estabilidade das emulses


Surfactantes naturais??? Asfaltenos, resinas, porfirinas, cidos, ...
Compostos poliaromticos; Alto peso molecular; Acredita-se que existem no petrleo como uma suspenso coloidal.

Formam agregados parecidos com


micelas inversas.

Fsico-qumica das emulses


Interface
Propriedades termodinmicas

cte
Entropia Interfacial

cte Composio

uniforme Propriedades termodinmicas uniforme Fig. 2 - Linha divisria de Gibbs.

Interface curva

r1=r2=r

Gotas esfricas

Emulses

Quanto maior a tenso superficial de dois lquidos misturados menor ser sua superfcie de contato e, portanto, menor ser a tendncia de se misturarem.

Tenso superficial: fora que procura reduzir ao mximo a superfcie de um lquido em contato com outro lquido no miscvel, gs ou slido.

Agentes emulsificantes (tensoativos)


Compostos naturais ou sintticos, caracterizados estruturalmente pela presena de uma poro hidroflica ou polar e de uma poro hidrofbica ou apolar (compostos anfiflicos).

HLB
O balano hidroflico/lipoflico (HLB) dos emulsificantes um fator determinante no tipo e estabilidade das emulses formadas. Quanto maior o HLB do emulsificante, maior sua solubilidade em gua.

De uma maneira geral, temos que:

HLB (10-12) formam-se emulses do tipo leo em gua HLB (3-5) formam-se emulses do tipo gua em leo

Estabilidade de Emulses

Toda emulso termodinamicamente instvel. No entanto,


existe uma srie de parmetros que podem ser ajustados de modo a garantir uma reduo na velocidade de coalescncia das gotculas.

Estabilidade de Emulses Inversas


Influncia da Razo gua/leo

Quanto menor o teor de gua, mais estvel ser a emulso, pois o contato entre as gotculas ser menor, retardando a coalescncia.

Estabilidade de Emulses Inversas


Efeitos gerais do aumento do teor de gua

Aumento do tamanho das gotas; Aumento da probabilidade de coalescncia; Aumento da concentrao de emulsificante requerida para estabilizar a emulso; Aumento da viscosidade da emulso; Diminuio da estabilidade da emulso.

Estabilidade de Emulses Inversas


Estabilizao Eletrosttica Geralmente obtida atravs de surfactantes inicos, sendo bastante comum. Pode-se utilizar polieletrlitos tambm.

Baseia-se na interao repulsiva entre gotculas eletricamente carregadas devido carga do surfactante ou polieletrlito empregado.

Geralmente ocorre em emulses diretas, uma vez que as cabeas polares dos surfactantes ficam voltadas para o meio aquoso,possibilitando o mecanismo.

Estabilidade de Emulses Inversas


Estabilizao Estrica

A estabilizao estrica se d atravs da utilizao de surfactantes ou polmeros anfiflicos, onde uma cauda da molcula se prolonga para o meio dispersante.

Forma-se ento uma barreira fsica coalescncia das gotculas.

Estabilidade de Emulses Inversas

Mecanismo de funcionamento da estabilizao eletrosttica e da estabilizao estrica.

Estabilidade de Emulses Inversas


Estabilizao por partculas Partculas slidas podem ser utilizadas para estabilizar emulses. Para tal, as partculas devem pequenas em comparao com as gotculas da emulso, desde que apresentem caractersticas de molhamento adequadas.

Estabilizao por partculas em uma emulso do tipo O/W

Estabilidade de Emulses Inversas


Incorporao de slidos A incorporao de slidos pode ter resultados positivos ou negativos nos fluidos de perfurao de emulses inversas, dependendo da molhabilidade dos slidos. Se os slidos forem devidamente molhados pelo leo, e se para tal, no consumirem excessivamente os surfactantes do fluido, atuaram como estabilizantes das emulses formadas. No entanto, se forem molhados pela gua, favorecero a coalescncia das gotculas e precipitao dos slidos.

Estabilidade de Emulses Inversas


Molhabilidade A molhabilidade determinada atravs da medida do ngulo de contato formado entre cada lquido e a superfcie do slido.

Representao dos trs principais estados de molhamento que podem ocorrer em um sistema trifsico equivalente ao de fluidos de emulso inversa.

Estabilidade de Emulses Inversas


Surfactantes Os surfactantes so utilizados nos fluidos de perfurao de fase inversa tambm com a funo de alterar as propriedades de molhamento dos slidos incorporados ao fluido de perfurao Quando a condio de molhabilidade dos slidos pelo leo perturbada pela contaminao de gua, por exemplo, pode haver: Aderncia dos slidos nas peneiras na supefcie; Diminuio na estabilidade das emulses; Aumento de viscosidade; Deposio de barita; Aumento da perda de filtrado.

Fluidos de Base Sinttica

Dependendo da natureza da fase contnua, os fluidos a base de leo podem ser classificados como FLUIDOS DE BASE SINTTICA.

Os fluidos de base sinttica so sintetizados industrialmente, no obtidos diretamente como fraes do petrleo, como o diesel ou o leo mineral.

O desenvolvimento de novas bases sintticas para fluidos a base de leo foi devido s exigncias ambientais crescentes, uma vez que as bases geralmente utilizadas eram altamente txicas.

Instabilidade Fsica das Emulses Mecanismos

Mecanismos de instabilidade das emulses - Fonte: SHULZ (2005)

Sedimentao, ou creaming - resulta da diferena de densidade entre a fase dispersa e a fase contnua. Agregao, ou floculao, ou coagulao - quando duas ou mais espcies dispersas se acumulam, sem mudana na rea superficial total. Coalescncia - quando duas ou mais gotas, fundem-se formando outra maior, reduzindo a rea superficial total. Inverso de fase - transio da gua dispersa em leo ao leo disperso em gua, ou vice-versa. Envelhecimento de Ostwald - observado um aumento no tamanho das partculas maiores na suspenso, com reduo equivalente das partculas pequenas.

Esboo dos processos que ocorrem em uma emulso O/A instvel.

Xppm

Emulso original A/O

Homogeneizao

Emulses gua/leo recm-preparada e separada

Tubo para realizao do teste de garrafa

Vous aimerez peut-être aussi