Vous êtes sur la page 1sur 31

Prof. Esp.

Paulo Danilo Bezerra Da Silva

Uma infra-estrutura organizada de cabos e conexes para atender a redes de comunicao. Suporte fsico para transmisso de sistemas de dados, voz e imagem, no ambiente de um edifcio ou conjunto de edifcios num campus Uma estrutura no proprietria

Um sistema de cabeamento est dividido basicamente nos seguintes subsistemas:


rea de trabalho cabeamento horizontal sala ou armrio de telecomunicaes cabeamento vertical sala de equipamentos entrada do edifcio

REA DE TRABALHO

o local ocupado pelo usurio e onde so necessrios pontos de sada para conexo dos equipamentos de trabalho Neste local so colocadas as tomadas padro RJ45, Cabos adaptadores entre o equipamento e a tomada Cada ponto de sada deve ter, no mnimo, duas tomadas RJ45

o conjunto de cabos que liga as tomadas at os painis distribuidores colocados no Armrio de Telecomunicaes. (Rack). cabeamento horizontal formado por: Tubulaes, eletrocalhas, leitos e demais acessrios para suporte dos cabos Estrutura Cabos de cobre, com 4 pares tranados, sem blindagem (cabos UTP - Unshielded Twisted Pair) Cabos de fibra ptica

o local onde so colocados os painis distribuidores bem como equipamentos Neste local feita a conexo cruzada entre painis distribuidores com equipamentos O armrio de telecomunicaes uma das extremidades do cabeamento horizontal Pode ser uma sala, um armrio, ou mesmo um gabinete fechado padro 19, dependendo do tamanho do edifcio. O armrio de telecomunicaes faz a integrao entre o cabeamento horizontal e o vertical.

Os painis distribuidores de cabos metlicos podem ser de dois tipos: patch panel com portas RJ45 Nos patch panels cada porta representa uma tomada de um ponto de sada. Os patch panels utilizam o padro RJ45, o que os torna mais fceis de usar, pois as portas so idnticas s tomadas e s sadas dos hubs e switches.

Equipamentos ativos (hubs, switches, som, etc) Painis distribuidores: patch panel Cordes de manobra (patch cords) de cobre (cabos UTP) ou em fibra ptica Distribuidores pticos Suportes para painis e equipamentos (racks)

o cabeamento que interliga os diversos armrios de Telecomunicaes entre si e com a Sala de Equipamentos, at a Entrada do edifcio. Em instalaes industriais ou em campus, o Cabeamento Vertical interliga os diversos prdios. tambm chamado de backbone e sua topologia variada.

Cabos tipo UTP de 25 pares (em instalaes internas). Cabos de fibra ptica (em instalaes internas e externas). Tubulaes subterrneas, leitos para cabos, eletrocalhas, estruturas areas, etc.

Na Sala de Equipamentos esto colocados os equipamentos principais de uma rede, ou os de maior complexidade. A partir da Sala de Equipamentos feito o controle e gerenciamento das instalaes de comunicao de uma instalao.

Equipamentos ativos principais - hubs, switches. Painis distribuidores de cobre e de fibra, bem como suportes tipo rack. Servidores. Centrais de TV e de som. Centrais de controle.

Ponto de acesso de comunicao externa da edificao. Meio pelo qual chegam e saem as informaes da instalao. Fazem parte da entrada os acessos de telefonia vindos da concessionria, acessos de televiso, cabos externos, entradas de rdio digital, etc. Faz parte da entrada uma rea mnima em parede ou uma sala para instalao dos equipamentos e acessrios de montagem.

Cabo

Coaxial

Normalmente utilizado para transmisso de sinais de udio ou de vdeo. Tambm utilizado para a transmisso de dados. Oferece grande imunidade a rudos externos graas sua malha externa de proteo.

CABO COAXIAL

CABO COAXIAL

CONECTORES DO CABO COAXIAL

Mtodo de conexo

Cabo de par tranado Construdo atravs do agrupamento de um ou mais pares de fios de cobre tranados, o meio fsico de menor custo entre todos, principalmente em funo da sua simplicidade de construo

O par metlico possui caractersticas eletromecnicas que afetam o comportamento do cabo na transmisso de dados. Entre as principais esto comprimento do cabo, passo (nmero de voltas por metro), espessura do condutor (bitola), nmero de pares por cabo, alm do material utilizado.

Nos cabos tipo STP (Shield Twisted Pair), a proteo reforada por uma blindagem externa constituda de material condutor.

O cabo UTP (Unshield Twisted Pair), no possui esta blindagem.

SSTP (Shielded Screened Twisted Pair)

A norma EIA/TIA 568.


Categoria 1 Cabos fora de especificao para LAN (voz ainda pode usar) Categoria 2 Cabos fora de especificao para LAN (voz ainda pode usar) Categoria 3 - cabo par tranado com impedncia caracterstica de 100 ohms, para freq. de at 16 MHz Categoria 4 - idem at 20 MHz - 10 mbps Categoria 5 - idem at 100 MHz- 100 mbps Categoria 5 - blindado at 300 MHz - 100 mbps Categoria 5e- (enhanced) avanado idem at 100 MHz - 1 Gbps

Categoria 6 - idem at 200 MHz - 1 Gbps.

Categoria 7 - idem at 200 Mhz (ainda no normatizado) com reduo da taxa de interferncias eletromagnticas

Os condutores TIP so identificados com listras de cores correspondentes ao RING do par. uma estratgia dos fabricantes para evitar confuses entre diferentes pares.

Defina o cabo coaxial. Defina o cabo par tranado. Qual a distancia mxima que um cabo de par tranado pode alcanar? Qual a categoria de cabo mais utilizado nos dias atuais? Qual a diferena entre cabeamento horizontal e cabeamento vertical?

Vous aimerez peut-être aussi