Vous êtes sur la page 1sur 20

Igreja Evanglica Assembleia de Deus Rio Branco - Acre

Curso de Aperfeioamento para Obreiros

Disciplina: Teologia do Obreiro


Pr. Valrio Oliveira

Teologia do obreiro seguintes aspectos:


A chamada ministerial; A vida pessoal; A vida social; A famlia; A igreja; O plpito; E a tica do obreiro.

envolve

os

Particularidades do ministrio cristo:


O ministrio dado pelo Senhor e no pelo homem (Nm 18.7; Ef 4.11). Ministrio no hereditrio. Ministrio no profisso secular. Ministrio o instrumento dado pelo Senhor para aperfeioar a Igreja (Ef 4.11, 14). Ministrio o exerccio de se oferecer em favor da igreja (At 20.24).

Aspectos da chamada divina:

A palavra hebraica qara, significa chamar, convocar, invocar, declarar formalmente. A palavra grega kaleo, significa chamar algum, convidar, convocar. Cristo chama primeiramente para uma comunho com Ele (Mc 1.17; Lc 6.12, 13). A chamada uma iniciativa divina e no humana (Rm 1.1; 1 Co 1.1).

A chamada um convite de Deus para influenciar positivamente, como fez Abrao (Gn 12.1-3). s vezes o homem no entende a chamada divina (Ex 4.1, 10; Jr 1.1-6). A chamada um apelo de Deus para uma misso especfica, como fez a Moiss (Ex 3.10) e a Isaias (Is 6.1-8). A chamada marcada por experincias espirituais (Moiss, Ex cap. 3; Isaias, Is 6.1-8; Jeremias, Jr cap. 1; Ezequiel, Ez cap. 1; 2.1-3; Paulo, At 9.1-31).

Por si s (Jz 9.1-6)

Trs maneiras de o obreiro entrar no ministrio:

Posto por amigos ou parentes

Posto por Deus 1 Co 9.16, 17)

Os dons ministeriais (Ef 4.11)


Apstolo (gr. apo de e stello enviar). Cristo fez dos discpulos apstolos e chamou-os para estarem com Ele; depois os enviou a pregar, curar e expulsar demnios (Mc 3.13-15). Profeta (gr. prophetes). Homens de aptido elevada que se distinguiam dos pregadores normais. No h indcios de que dependiam de forma consagratria. Evangelista (gr. euangelistes. Mensageiro de boas novas, At 21.8). Continua em evidncia hoje.

Pastor (gr. poimen). Aquele que conduz um rebanho ao pasto, sustentador. Mestre (gr. didskalos). Um ensinador, doutor, algum apto para ensinar Outros ministrios:

Dicono (gr. diakonos), servente, servidor, servo (At 6.1-4). Presbtero ou ancio (gr. presbuteros). Literalmente, o mais velho. Lder da igreja no Novo Testamento. Bispo (gr. epi, por cima de e skopeo, olhar, vigiar; literalmente supervisor). No Novo Testamento, o mesmo que presbtero e pastor.

Designaes dadas aos obreiros:


Ministro (gr. huperetes), auxiliar, algum que presta servio a outra pessoa (Lc 4.20; 1 Co 4.1). Servo (gr. doulos), escravo, submisso). Despenseiro (gr. oikonomos), mordomo, um escravo de confiana encarregado de todos os negcios do lar (1 Co 4.1). Testemunha (gr. marturia), algum que, com ousadia, anuncia os feitos de Jesus (At 1.8). Pescador de homens (Mt 4.18, 19). Semeador (Sl 126.5, 6; Mt 13.1-23).

Anjo da igreja (Ap 1.20; 2.1). Aquele que transmite a mensagem de Deus ao rebanho sob sua responsabilidade. Defensor da f (Fp 1.7, 16, 17). No um explorador, mas um defensor do evangelho e do rebanho (At 20.28). Estrela (Ap 1.20). Isto indica que o obreiro precisa brilhar nesse mundo tenebroso (Mt 5.14; Fp 2.15). Embaixador (gr. presbeuo), categoria hierarquicamente mais importante de representante diplomtico de um estado junto a outro.

Quanto vida moral, a Bblia diz que o obreiro deve ser:

Irrepreensvel (gr. anepilemptos), um homem que ningum possa culpar de nada (2 Tm 3.2). Marido de uma s mulher (1 Tm 3.2; Tt 1.6). Vigilante (gr. neflios), mente pura e equilibrada (2 Tm 3.2). Sbrio (gr. sophron), autocontrolado; comedido no comer e no beber (1 Tm 3.1). Modesto (gr. kosmios), decente, metdico, ordenado, sistemtico (1 Tm 3.2).

Hospitaleiro. Ter o corao aberto para receber as pessoas em sua casa (Tt 1.8). Apto para ensinar (1 Tm 3.2). Ter amor ao estudo das Escrituras e a dedicao para ensinar (2 Tm 2.15) gr. orthotomeo, cortar uma linha reta, cortar uma estrada reta. No irascvel (gr. orgilon, para ira), inteno de tomar vingana (Tt 1.7). No violento (gr. plektes), soco, aoite, ferida. O obreiro no pode perder facilmente o controle sobre si mesmo (1 Tm 3.3; Tt.17).

Caractersticas obreiro:

negativas

de

um

Turista. Quer ser bno na igreja dos outros, o que no difcil. Migrante. Muda de igreja facilmente. No leva em conta nenhum aspecto de amor pela igreja que o recebeu. Melindrado. Qualquer coisa o fere. Sua maior alegao a falta de amor, quando na verdade ele mesmo no possui esta virtude (1 Co 13.4-8). O perfeccionista. Para ele tudo est errado.

Habilidades obreiro:

que

engrandecem

Humor (Pv 15.13). O sorriso remdio tanto para quem o exprime como para quem o recebe. Pacincia. demonstrada em saber suportar os outros e administrar as provas. Amizade. O nmero de amigos revela o tipo de relacionamento que cultivamos. Tato e diplomacia (1 Pe 5.2, 3). Habilidade para lidar com as pessoas, levando em conta o temperamento e a personalidade de cada.

Deus

Prioridades na vida do obreiro

Ministrio

Famlia

Perigos no ministrio:

Acomodao. O desnimo priva o obreiro de crescer ministerialmente e desenvolver um trabalho de qualidade. Conformismo. Atitude de quem se contenta com todas as coisas. Tentao do sexo oposto. O pecado de adultrio e fornicao tem derrubado muitos homens e mulheres que desenvolvem a obra de Cristo. As principais causas so:
Relaxamento na autodisciplina;

Mal relacionamento com a esposa; Conversao prolongada e confidncias conjugais com pessoas do sexo oposto.

Tentao do dinheiro. O dinheiro tem derrubado mais obreiros do que qualquer outra coisa. As principais causas:
Inveja daqueles que no so obreiros e prosperam; Achar que o obreiro no precisa contribuir; Administrar mal os recursos da igreja.

Tentao de plpito. O plpito tem sido o lugar da runa de muitos. As causas mais comuns:
Autoexaltao. Pensar que os seus dotes e sua sabedoria sobrepujam aos demais; Autossuficincia. Acha que no depende dos outros, inclusive de Cristo. Desabafo. Usar o plpito para descarregar a ira.

Referncias Bibliogrficas
BBLIA. Portugus. Edio revista e corrigida. Rio de Janeiro: CPAD, 1995. HOUAISS, Antonio. Dicionrio da lngua portuguesa houaiss. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001. LIMA, Luiz Gonzaga de. O perfil do homem chamado por deus. Rio Branco: GRAF-SET, 2007. OLIVEIRA, Joo de. S tu uma bno. 3.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 1982. RIENECKER, Fritz; ROGERS, Cleon. Chave lingstica do novo testamento grego. So Paulo: Vida Nova, 1995.

Obrigado!!!

Vous aimerez peut-être aussi