Vous êtes sur la page 1sur 22

Liderana e Motivao

Os lderes no nascem lderes, eles se fazem lderes.

Liderana a capacidade adquirida e exercida para influenciar pessoas. No a influncia de poder baseada na desigualdade entre quem manda e quem obedece. Mas sim, a influncia entre os que so e se sentem iguais. A liderana se baseia em exemplos. Sempre se soube que a melhor maneira de educar algum atravs de exemplos.

Lder formal

algum que foi oficialmente institudo de autoridade e poder organizacional.


Lder informal No tem ttulo de liderana oficial, mas exerce uma funo de liderana. Sem autoridade formal, designao de poder, posio ou at mesmo responsabilidade, pode pelo mrito de um atributo pessoal ou desempenho superior influenciar pessoas.

Tipos de Poder:
Poder legtimo. o poder inerente estrutura organizacional. Esse Poder atribudo a um indivduo que ocupa uma posio especfica dentro da empresa. Caso o indivduo deixe o cargo, o poder continua a existir na posio e no pode seguir o indivduo. Poder de recompensa. Tambm inerente a estrutura organizacional. o poder que o lder tem para influenciar pessoas com recompensas pelo desempenho ou atuao.

Tipos de Poder:
Poder coercitivo. Relacionado habilidade do lder em punir um funcionrio. Punio ou ameaa de punio no promove o desempenho desejado, apenas inibe as aes indesejveis. Poder de especializao. Deriva de talentos especiais, do conhecimento, das habilidades e das experincias. Esses talentos concedem poder, pois a empresa precisa deles.

Tipos de Poder:
Poder de referncia. Muitas vezes chamado de carisma pessoal. o poder de influenciar um outro por sua fora de carter. Caractersticas pessoais especficas.

Poder de informao. Deriva da posse de informaes importantes em um momento em que estas so necessrias para o funcionamento da organizao.

Poder Poder Poder Poder Poder Poder

legtimo de recompensa coercitivo de especializao de referncia de informao

Objetivos de um Lder:

Dar suporte para a qualificao e o desenvolvimento dos profissionais que esto sob sua responsabilidade.
Criar um clima de proatividade, inspirar a superao pessoal e os saltos de performance. Oferecer transparncia e desafios constantes.

Fazer com que a contribuio dos colaboradores seja de fato reconhecida, por meio de promoes, aes de capacitao e outras maneiras.
Manter a motivao e o comprometimento da equipe em alta. Formar novos lderes.

Lderes excepcionais tm viso. Conduzem pessoas e organizaes em direes que sozinhas no seguiriam. Podem lanar empreendimentos, formar culturas, ganhar guerras ou mudar o curso dos eventos. So estrategistas que agarram oportunidades que outros deixam de perceber, so detalhistas apaixonados atenciosos s pequenas realidades fundamentais para a realizao de grandes planos.

3 requisitos fundamentais:

Ter a atitude certa:

O gestor precisa sempre dar o exemplo, sobretudo por meio de suas aes. Em outras palavras, no ter um discurso diferente da prtica.

A comunicao de duas vias:

Seja verbal ou no, mais do que transmitir orientaes, o gestor deve colocar-se disposio para ouvir e entender o ponto de vista do outro. Isso implica em dedicar tempo a equipe (em grupo e individualmente) e estabelecer dilogos sinceros.

Capacidade de detectar tendncias: Visualizar o futuro no um dom misterioso. O gestor deve estar antenado, deve buscar informaes incessantemente sobre diversos assuntos, alm de refletir o tempo todo sobre os rumos da empresa, do mercado, dos clientes, dos concorrentes e da equipe.

Lderes eficientes facilitam o desempenho fornecendo as coisas que as pessoas precisam para desempenhar suas funes. Oferecem treinamentos, ferramentas e equipamentos necessrios, oramentos apropriados, pessoal de apoio, autoridade e informao suficientes para que o pessoal faa um bom trabalho. Sem esses elementos, at mesmo as pessoas altamente motivadas no tero um bom desempenho.

O trabalho uma atividade tipicamente grupal; o operrio no reage como indivduo isolado; os lderes devem ser capazes de compreender, comunicar e influenciar a atividade pessoal, que essencialmente motivada pelo trabalho em equipe.

Quem responsvel pela motivao das pessoas dentro de um ambiente organizacional?

Deve ser a prpria pessoa que deve se auto-abastecer de motivao pessoal ou a motivao uma funo gerencial?

motivao o desejo de exercer altos nveis de esforo em direo a determinados objetivos...

Chiavenato - 1999

A MOTIVAO refere-se as foras que energizam, dirigem e sustentam os esforos de uma pessoa.
Todo comportamento motivado.

Diz um velho ditado: pode-se levar o cavalo gua, mas no se pode lev-lo a beber.
As necessidades e desejos de um indivduo so a mquina propulsora para a ao. Duas necessidades bsicas de todo trabalhador: ESTIMA e AUTO-REALIZAO

A motivao est contida na prpria pessoa e pode ser amplamente influenciada por fontes externas.
funo do lder motivar pessoas, lembrando que os indivduos tm necessidades diferentes e por isso no devem ser tratados da mesma forma.

Motivao o resultado da interao entre o indivduo e a situao. O nvel de motivao varia tanto entre indivduos quanto para indivduos em tempos diferentes.

Problemas sobre MOTIVAO:


Difcil identificas as causas de um comportamento motivado. No se sabe se o comportamento causado por fatores internos ou externos aos grupos e indivduos. As diferenas pessoas dificultam os padres de motivao. H sempre componente subjetivos na motivao.

Para motivar a equipe o gestor deve:

A pessoa se sente motivada por:

Oportunidades de desenvolvimento Feedbacks colaborativos Desafios Conquistas Reconhecimento

A pessoa se sente motivada por:

Afeto Amizade Um sorriso Um abrao Poder participar e sentir-se includa Poder ajudar

Vous aimerez peut-être aussi