Vous êtes sur la page 1sur 35

Avaliao psicolgica em contextos jurdicos.

Relao entre Psicologia e o Direito Viso Histrica.

Final do sc. XIX Psicologia do Testemunho = verificar, atravs do estudo experimental dos processos psquicos, a fidedignidade do relato do sujeito. Fortemente marcada pelos iderios positivistas

Segundo a psicloga e psicanalista Rauter (1994) Pareceres e exames preconceituosos, estigmatizantes e nada possuam de cientfico.

Verani (1994) instrumentos oferecidos pela psicologia favorecia o controle social.

1945 Manual de Psicologia Jurdica, Mira Y Lopes. Defensor da cientificidade da psicologia / Papel da Psicologia / Conhecimentos acerca do comportamento humano.

Grande repercusso no ensino e na prtica profissional.

Atualmente

A psicologia avana no sentido de tornar-se uma profisso a servio da sade mental e de maior expresso da singularidade. No Brasil: maiores debates e novos posicionamentos impulsionados a partir do ECA (1990). Novas modalidades: informar, apoiar, acompanhar e dar orientao pertinente a cada caso atendido nos diversos mbitos do sistema judicirio.

Importncia da atuao do psiclogo: repousa na possibilidade desse profissional abordar as questes da subjetividade humana, as particularidades dos sujeitos e das relaes nos problemas psicossociais, (...), com o contexto social e poltico que as definem (Bernardi 1999: 108).

Anterior dcada de 90: Modelo de Subordinao Popolo (1996). Popolo (1996) sugere a Complementaridade como forma de relao. Formao de equipes interdisciplinares.

Ramificaes da Psicologia Jurdica


Psicologia Jurdica

Psicologia Forense Psicologia Criminal

Psicologia Judiciria

Como se tornar um psiclogo jurdico?

Graduao em Psicologia. Estar regularizado no CRP. Ter conhecimentos tcnicos e cientficos especfcos.

Conhecimentos para a prtica do psiclogo jurdico

Direitos humanos e institucionais; direitos da criana e do adolescente (especialmente daqueles em situao de risco).

Instituies penais: legislao e atuao em comisses tcnicas de classificao. Varas cveis, criminais, justia do trabalho e da famlia.

Sobre violncia: Contra a mulher. Contra crianas e adolescentes. Crimes sexuais. Elaborao de laudos e percias psicolgicas.

Aconselhamento psicolgico e tcnicas psicoterpicas como alternativa s prticas periciais.

reas de atuao

Psicologia Jurdica pode ser subdividida em setores: da Infncia e Juventude; Direito de Famlia; Direito Cvel; Trabalho; Direito Penal; do Testemunho; Penitenciria; Policial e das Foras Armadas; Vitimologia. Outros setores de atuao do psiclogo apresentados pela autora so: Direitos Humanos; Magistrados; Proteo a testemunhas; entre outros.

Atuaes do psiclogo.
Infncia e Juventude. Questes relacionadas a violncia contra criana e adolescente, conselho tutelar, superviso dos casos atendidos na Vara da Infncia e Juventude, adoo, crianas e adolescentes desaparecidos, interveno junto a crianas abrigadas, trabalho com pais, adolescentes com prtica infratora, infrao e medidas scio-educativas, preveno e atendimento teraputico, atuao na Vara Especial e estudos sobre adolescentes com prtica infratora.

Direito de Famlia So abordados assuntos como: separao, disputa de guarda, paternidade, regulamentao e acompanhamento de visitas e destituio do ptrio poder. Direito Cvel So casos de interdio e indenizaes entre outras questes cveis.questes referentes a acidentes de trabalho.

Trabalho Atuao em relao a acidentes de trabalho e indenizaes relacionadas ao mbito ocupacional. Direito Penal So feitos exames de insanidade mental e estudo sobre crimes. Testemunho estudada a veracidade dos depoimentos em processos criminais, de acidentes ou acontecimentos cotidianos, identificando possveis falsas memrias.

Psicologia Penitenciria. So realizados estudos sobre reeducao, intervenes junto aos reclusos, preveno de doenas como AIDS, trabalho com agentes de segurana, trabalho com egressos, execuo das penas restritivas de liberdade e restritivas de direito e penas alternativas.

Psicologia Policial e das Foras Armadas Este setor est relacionado a seleo e formao geral ou especifica de policias civis, militar e do exercito, alem disso conta com avaliao pericial em instituio militar e implantao de cursos sobre Direitos Humanos para policiais e militares.

Vitimologia Focaliza-se a atuao na vitima intervindo no processo de vitimizao, criando medidas preventivas e ateno integrada nos mbitos psico-socio-juridicos. Novos setores: Magistrado: abrange variao de penalidade, tomada de decises dos juzes e seleo de magistrado. Proteo a Testemunhas: envolve o trabalho num multidisciplinar programa de Apoio e Proteo a Testemunhas, Vtimas da Violncia e seus Familiares.

Avaliao Psicolgica no contexto jurdico

Avaliao Psicolgica um processo de coleta de dados e interpretao, realizada por meio de instrumentos psicolgicos, tendo por finalidade o maior conhecimento do indivduo - Wechsler & Guzzo (1999). Independente de qual seja a atuao do psiclogo, a avaliao psicolgica est sempre presente! Apenas se diferenciam em relao na rea a qual sero realizadas.

Avaliao Psicolgica no mbito jurdico. Avaliao Psicolgica realizada na clnica. Adaptaes dos procedimentos s normas e ao contexto do trabalho forense. Especificidades das dimenses do processo de avaliao forense.

Dimenses

Objetivos da avaliao - responder a uma questo legal / eventos definidos / foco determinado.
Tipo de relacionamento com o cliente - relao intermediada por um agente jurdico / resistncia e nocooperativismo / relao dentro das normas ticas 'consentimento informado.

Caractersticas da metodologia - validade dos dados / procedimento mais padronizados = resultados mais objetivos / profissional - papel mais ativo na elaborao das entrevistas / testes psicolgicos - cuidados especiais e alguns problemas / informar todos os dados / reduo do tempo - fechamento do caso, e reconsideraes. Preparo do profissional para responder s demandas da rea jurdica - conhecimentos sobre o contexto jurdico / terminologias / tica - laudos sujeitos ao princpio jurdico do contraditrio e da ampla defesa

Procedimentos Utilizados.
Disputa de Guarda: Relaes parentais, personalidade do casal e dos filhos. Entrevistas. Testes: HTP, IEP, Rorschach, TAT, IFP. Adoo: Identificar motivos para a adoo; aspectos emocionais, cognitivos e da personalidade do candidato adoo; dinmica familiar opinio dos familiares. Entrevistas. Observao. Testes.

Parecer criminal: Avaliar caractersticas referentes personalidade e cognio. Entrevistas. Testes: HTP, DFH, Rorschach. Vitimologia ( abuso sexual infantil): Desestruturao do Self, identidade, relacionamento interpessoal, contedo mrbido, fala desestruturada e referncia a anatomia. Entrevista. Testes e inventrios: Rorschach, TEPT, Inventrio de Depresso Infantil (CDI), DSM-IV.

Documentos decorrentes de avaliao psicolgica

Descritivos. Natureza de comunicao oficial. Sustentado por princpios cientficos e formalizaes. Subsidia a tomada de decises de vrios profissionais.

Redao bem estruturada e definida. Linguagem profissional , clara e concisa. Baseado no Cdigo de tica do Profissional do Psiclogo. Dimenso de poder e carter sigiloso.

Escritos se baseando exclusivamente nos instrumentos tcnicos que se configuram como mtodos e tcnicas psicolgicas.

Parecer favorvel do CFP.


Modalidades: atestado psicolgico, declarao, relatrio psicolgico, parecer psicolgico e laudo psicolgico

A palavra laudo vem latim (do genitivo laud-is) e significa originalmente mrito, valor, glria. Como termo tcnico significa o relato sucinto, sistemtico, descritivo e interpretativo de um exame (ou diversos) que descreve ou interpreta dados. Instncias judiciais - nominado de laudo pericial.

Objetivo de apresentar diagnstico e/ou prognstico, visando fornecer orientaes, subsidiar decises ou encaminhamentos.

Na estrutura bsica, o laudo psicolgico deve conter a identificao, a descrio da demanda, os mtodos e tcnicas utilizadas, anlise e a concluso.

Concurso Pblico da Policia Militar


Entrevista minuciosa, uma dinmica de grupo, aplicao do teste psicolgico de Ateno Concentrada (AC) e PMK (Prova de expresso grfica que se prope explorar a personalidade, estudando sua frmula atitudinal mediante a anlise das tenses musculares involuntrias). Pode-se atravs do Teste PMK observar a agressividade, a emotividade, o tnus psicomotor, o predomnio tensional, a dimenso tensional, a reao vivencial, o nvel deomotor, a coerncia intrapsquica, as situaes conflitivas, a presso, a insegurana, a estrutura do sujeito, tremores e alteraes neurolgicas de um indivduo.

Abuso Sexual (Vitimiologia)

Testes: Rorschach Identificar desestruturao do SELF, falha na auto-percepo, relacionamento interpessoal.

Testes: TEPT, Inventrio de Depresso Infantil (CDI), DSM-IV. Identificar comorbidade com outros transtornos psicolgicos.

Disputa de guarda
Testes : HTP, Wisc, IEP, DFH. Entrevista em grupo e individual. Avaliar condies psicossociais e relacionamento. Testes: Rorschach, TAT, IFP, WAIS. Entrevista com outras pessoas relacionadas. Avaliar disposio para manter relacionamentos familiares.

Adoo
Entrevista direcionada. Entrevista semi-estruturada. Avaliar caractersticas psicossociais, dinmica familiar e motivos do requerimento. Raro uso de testes. Observao. Identificar aspectos culturais e familiares.

Vous aimerez peut-être aussi