Vous êtes sur la page 1sur 32

Higiene e segurana no trabalho

Higiene e segurana no trabalho


Definio de trabalho

Podemos definir trabalho como qualquer atividade fsica ou intelectual, realizada por ser humano, cujo objetivo fazer, transformar ou obter algo.
O trabalho na vida do homem O trabalho sempre fez parte da vida dos seres humanos. Foi atravs dele que as civilizaes conseguiram se desenvolver e alcanar o nvel atual. O trabalho gera conhecimentos, riquezas materiais, satisfao pessoal e desenvolvimento econmico. Por isso sempre foi muito valorizado em todas as sociedades. Diferena entre trabalho e emprego A diferena entre trabalho e emprego: Enquanto o primeiro envolve a atividade executada em si, o segundo refere-se ao cargo ou ocupao de um indivduo numa empresa ou rgo pblico. Definio de sade no trabalho

a sade e a segurana no trabalho englobam o bem-estar social, mental e fsico dos trabalhadores, ou seja, da pessoa no seu todo.

O trabalho e a sade
acidente de trabalho: o que ocorre pelo exerccio do trabalho a servio da empresa ou pelo exerccio do trabalho provocando leso corporal ou perturbao funcional que cause a morte ou a perda ou reduo, permanente ou temporria, da capacidade para o trabalho". Doena profissional aquela que resulta directamente das condies de trabalho, consta da Lista de Doenas e causa incapacidade para o exerccio da profisso ou morte.

LISTA DE DOENAS RELACIONADAS AO TRABALHO


Angiossarcoma do fgado Neoplasia maligna dos brnquios e do pulmo Outras neoplasias malignas da pele Polineuropatia devido a outros agentes txicos Encefalopatia Txica Aguda Blefarite Conjuntivite Queratite e Queratoconjuntivite Arritmias cardacas Rinite Crnica Ulcerao ou Necrose do Septo Nasal Bronquiolite Obliterante Crnica, Enfisema Crnico Difuso ou Fibrose Pulmonar Crnica Estomatite Ulcerativa Crnica Gastroenterite e Colites txicas Hipertenso Portal Dermatite de Contato por Irritantes Outras formas de hiperpigmentao pela melanina: Melanodermia Leucodermia, no classificada em outra parte (Inclui Vitiligo Ocupacional) Ceratose Palmar e Plantar Adquirida

Retrato Estatstico Acidentes registados em 2009

QUADRO DE ESTATISTICAS DE DOENAS PROFISSIONAIS 2008

Fonte: Relatrio de Dados Estatsticos do CNPRP/ 2008

Os jovens e a Higiene, Segurana e Sade no Trabalho


os jovens dos 18 aos 24 anos de idade tm, pelo menos, mais 50% de probabilidades de sofrerem leses no local de trabalho do que os trabalhadores mais experientes. Factores de risco para os jovens. no possuir ainda a maturidade fsica e psicolgica necessria no possuir conhecimentos e formao suficientes no conhecer os deveres da entidade patronal e os seus prprios deveres e direitos no se sentir confiantes para falar sempre que houver um problema.

A misso da Organizao Internacional do Trabalho.


A OIT uma agncia tripartida da Organizao das Naes Unidas (ONU) que tem por misso promover oportunidades para que todos os trabalhadores (homens e mulheres) possam ter acesso a um trabalho digno e produtivo, em condies de liberdade, equidade, segurana e dignidade. a sua atividade a OIT atribui importncia especial ao desenvolvimento e aplicao de uma cultura de preveno em matria de segurana e sade nos locais de trabalho em todo o mundo, atentos os elevados nmeros de sinistralidade laboral e atenta a necessidade de se combater a falta de conscincia, de conhecimento e de informao de grande parte das pessoas envolvidas no mundo laboral.

Fatores de risco assoiados a :


Locais de trabalho Geralmente, os locais de trabalho so compostos por postos de trabalho, que a zona na qual os trabalhadores desenvolvem o seu trabalho, zonas de passagem e zonas de armazenamento. O trabalhador, apesar de permanecer grande parte do dia no seu posto de trabalho, tem necessidade de se deslocar pelas outras zonas, partilhando o espao com materiais, empilhadores, porta-paletas, mquinas de produo, assim como com outros trabalhadores. A sua segurana depender, em grande medida, da adequao correcta do local de trabalho. Vejamos a seguir uma srie de normativas e recomendaes. Entende-se por locais de trabalho as reas do centro de trabalho, edificadas ou no, nas quais os trabalhadores devem permanecer ou s quais podem aceder em virtude do seu Trabalho

Fatores de riscos associados a:


Posto de Trabalho O trabalhador deve dispor de uma espao livre de trabalho que lhe permita movimentar-se com comodidade. Os postos de trabalho tm que estar claramente delimitados. A utilizao de sinalizao horizontal (linhas no solo) adverte do perigo. Por outro lado, a existncia de maquinaria mvel (empilhadores, porta-paletas, etc.) torna recomendvel a montagem de elementos de proteco (barreiras de proteco ou outro elemento similar) volta do posto de trabalho. Se bem que a organizao do trabalho da responsabilidade da empresa, procure que as proteces que delimitam o posto de trabalho se mantenham em boas condies para assegurar a sua eficcia. No caso de detectar qualquer anomalia, informe o seu superior e solicite a sua reparao. A SUA SEGURANA DEPENDE DA SUA EFICCIA.

Fatores de riscos associados a:


Mquinas e equipamentos de trabalho. Os principais risco associados a ao uso de maquinas e equipamentos de trabalho depende sobretudo da maneira que usado e a sua perigosidade. Umas das frequentes razes de acidentes com maquinaria e equipamento o seu desgaste a falta de proteo e sobre tudo a falta de ateno por parte de quem os usa.

Fatores de riscos associados a:


Electricidade: A electricidade a fonte de energia mais utilizada na actividade profissional Os tipos de acidentes de trabalho resultantes do contacto com a corrente elctrica so: Choques; Electrocusso (acidente com electricidade que seja morta) ;Incndios (podem ocorrer quando h um curto-circuito, desenvolvendo-se, nessa situao um calor intenso.

Fatores de riscos associados a:


Incndio: O risco de incndio esta presente em praticamente quase todos os contextos de trabalho estes ocorrem sempre pela falta de limpeza, organizao e negligencia no local de trabalho Exploso: o risco de exploso em locais de trabalho s ocorre caso este seja um trabalho que envolva combustveis ; substancias qumicas ou perigosas.

Fatores de riscos associados a:


Ruido: Causas. O rudo pode ser definido como um conjunto de sons desagradveis e frequentemente irritantes. Ao ultrapassar um determinado nvel torna-se incmodo, sendo um obstculo comunicao e contribuindo para o aumento da fadiga, podendo provocar alteraes no sistema nervoso e mesmo traumatismos auditivos. Efeitos. Quando os sons so demasiado fortes, e principalmente se a exposio ao rudo for prolongada e no se utilizar a devida proteo, as clulas sensoriais constituintes do ouvido interno podem sofrer danos que implicaro uma surdez irreversvel. O perigo apresenta-se perante a exposio a rudos que ultrapassem os 87 dB(A). Preveno. Sempre que a exposio ao rudo nos postos de trabalho for passvel de originar efeitos adversos, devero ser tomadas medidas que visem proteger os trabalhadores expostos e, simultaneamente monitorizar a efetividade do processo de interveno. De um modo geral, este plano de preveno dever incidir sobre as seguintes medidas: Auditorias iniciais e anuais aos procedimentos utilizados; Avaliao do rudo ocupacional; Medidas de controlo tcnico e administrativo das exposies ao rudo; Avaliao e monitorizao da funo auditiva dos trabalhadores; Fornecimento de proteo auditiva para exposies iguais ou superiores a 80 dB(A). Utilizao de proteo individual auditiva para exposies superiores ou iguais a 85 dB(A), independentemente da durao da exposio; Formao e motivao dos trabalhadores; Arquivo dos registos.

Fatores de riscos associados a:


Iluimnao. A iluminao constitui um factor que influencia directamente o conforto, a produtividade e a sade dos profissionais no local de trabalho, podendo provocar efeitos nocivos, seja por deficincia, seja por excesso. Na obteno de um bom ambiente de trabalho importante garantir a existncia de uma iluminao adequada, caso contrrio aumenta a probabilidade de ocorrncia de atrasos na execuo das tarefas, bem como de aparecimento de stress, dores de cabea ou fadiga fsica e nervosa, tendo como principal consequncia o absentismo.

Fatores de risco associados a:


ambientes trmicos. prende-se com a homeotermia (manuteno da temperatura interna do corpo humano no intervalo 37,0 0,8 C), a qual assegura o bom funcionamento das principais funes do organismo e, em particular, do sistema nervoso central

Fatores de risco associados a:


Medidas de preveno: Ambientes Frios

Ambientes quentes

Fatores de risco associados a:


Ambientes quentes

Movimentao manual de cargas


tcnica correta para o levantamento de cargas (caixa, barra, saco, etc.). O joelho deve ficar adiantado em ngulo de 90 graus. Braos esticados entre as pernas. Dorso plano. Queixo no dirigido para baixo. Pernas distanciadas entre si lateralmente. Carga prxima ao eixo vertical do corpo. Tronco em mnima flexo.

Movimentao manual de cargas


Movimentao manual de cargas tcnica indicada para a movimentao lateral de carga (no caso, um barril) a seguinte: posio dos ps em ngulo de 90 graus, para evitar a toro do tronco. No outro croqui, em que o modelo carrega uma caixa, o porte da carga feito com os braos retos (esticados), de modo a obter menor tenso nos msculos dos mesmos.

Movimentao manual de cargas


Movimentao manual de cargas.

Movimentao manual de cargas


Recomendaes gerais para o transporte manual de cargas Evitar manejo de cargas no adequadas ao biotipo, forma, tamanho e posio; Usar tcnica adequada em funo do tipo de carga; Procurar no se curvar; a coluna deve servir como suporte; Quando estiver com o peso, evite rir, espirrar ou tossir; Evitar movimentos de toro em torno do corpo; Manter a carga na posio mais prxima do eixo vertical do corpo; Procurar distribuir simetricamente a carga; Transportar a carga na posio ereta; Movimentar cargas por rolamento, sempre que possvel; Posicionar os braos junto ao corpo; Usar sempre o peso do corpo, de forma a favorecer o manejo da ca

Postura a ter quando se trabalha com ecrs

Stress no trabalho
O stress pode causar dores de cabea, problemas de memria, mau humor, insnias, fadiga e tiques nervosos, alm de diminuir consideravelmente a sua produtividade. Os fatores que provocam esse estado so os mais variveis - dvidas, excesso de tarefas, sobrecarga emocional, crises financeiras, etc. Para ser um profissional mais competente e no adoecer, essencial evitar e combater o stress.

Preveno de riscos profissionais


Local de trabalho Fazer com que local de trabalho seja confortvel; Ter muito cuidado e seguir todas as regras de segurana na realizao de actividades mais perigosas; Organizar o local de trabalho ou o posto de trabalho, no deixar objectos fora dos seus lugares ou mal arrumados. Se tudo estiver no seu lugar no precisa de improvisar perante imprevistos e isso reduz os acidentes; Saber quais os riscos e cuidados que deve ter na actividade que desenvolve e quais as formas de proteco para reduzir esses riscos; Participar sempre nas aces ou cursos de preveno de acidentes que a empresa lhe proporcionar; Aplicar as medidas e dispositivos de preveno de acidentes que so facultados, designadamente o uso de vesturio de proteco adequado, como as proteces auriculares para o rudo, culos, capacetes e dispositivos anti-queda, e equipamento de proteco respiratria, entre outras; No receie sugerir empresa onde trabalha a realizao de palestras, seminrios e aces de formao sobre preveno de acidentes.

Proteco Colectiva e Individual


Equipamento de proteo coletiva em altura. Cintos tipo paraquedista e talabartes; Trava-quedas retrteis; Equipamentos para acesso e resgate em espao confinado; Equipamentos para resgate; Ancoragens; Mosquetes; Linhas de vida horizontal e vertical: temporria; permanente

Equipamentos de proteco colectiva para o utilizao de maquinas.


Sistema de exausto: elimina gases, vapores ou poeiras contaminantes. Insonorizao: insonorizao da mquina barulhenta para eliminar barulho excessivo. Comando exterior: mantm as mos fora da zona de perigo durante o perodo de trabalho de uma mquina. Grelha segurana: para conter equipamentos sujeitos a esforos, caso venham a soltaro

Equipamentos de proteo coletiva em ambientes perigosos


O uso de extintores Lava olhos estes equipamentos devem existir em locais de manuseio de produtos qumicos, em situaes de maior risco de projeo ou onde houver risco maior de queimaduras por calor.

Equipamentos de Proteco Individual (EPI):


Exemplos de equipamentos (EPI) Luvas- o uso de luvas essencial para o manuseamento de substancias perigosas Oculos de proteo para o uso de maquinas perigosas que possam soltar particulas potencialmente perigosas. Botas de biqueira de ao- sempre que se trabalhe com objectos pesados o uso destas essencial.

Plano de Emergncia
O plano de emergncia essencial para uma evacuao segura do local de trabalho. Exemplo de sinalizao de emergncia

Plano de emergencia
Evacuao: na evacuao necessaria uma planta de emergncia para se poder evacuar o local de trabalho em segurana Exemplo de uma planta de segurana

Preveo para eletricidade e eletronica


H vrios tipos de proteo e de providncias que podem ser usados fusveis e disjuntores Ligao h terra materiais isolantes Uso de luvas de borracha

Vous aimerez peut-être aussi