Vous êtes sur la page 1sur 11

Elison Souza Ghibert Leite Harlan Costa Jos Diego Tarciane Golalves Rubens Morais

Introduo
A caatinga, palavra originria do tupi-guarani, que significa mata branca, o nico sistema ambiental exclusivamente brasileiro. Possui extenso territorial de 734.478 de quilmetros quadrados, correspondendo a cerca de 10% do territrio nacional, est presente nos estados do Cear, Rio Grande do Norte, Paraba, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Bahia, Piau e norte de Minas Gerais. As temperaturas mdias anuais so elevadas, oscilam entre 25 C e 29 C. O clima semirido; e o solo, raso e pedregoso, composto por vrios tipos diferentes de rochas. A ao do homem j alterou 80% da cobertura original da caatinga, que atualmente tem menos de 1% de sua rea protegida em 36 unidades de conservao, que no permitem a explorao de recursos naturais. As secas so cclicas e prolongadas, interferindo de maneira direta na vida de uma populao de, aproximadamente, 25 milhes de habitantes. As chuvas ocorrem no incio do ano e o poder de recuperao do bioma muito rpido, surgem pequenas plantas e as rvores ficam cobertas de folhas.

A regio enfrenta tambm graves problemas sociais, entre eles os baixos nveis de renda e de escolaridade, a falta de saneamento ambiental e os altos ndices de mortalidade infantil. Desde o perodo imperial, tenta-se promover o desenvolvimento econmico na caatinga, porm, a dificuldade imensa em razo da aridez da terra e da instabilidade das precipitaes pluviomtricas. A principal atividade econmica desenvolvida na caatinga a agropecuria. A agricultura se destaca na regio atravs da irrigao artificial, possibilitada pela construo de canais e audes. Alguns projetos de irrigao para a agricultura comercial so desenvolvidos no mdio vale do So Francisco, o principal rio da regio, juntamente com o Parnaba.

Localizao

MAPA DO BRASIL

MAPA DA PARABA

Unidades de Conservao do Bioma:


Uma das formas de conservao da natureza a proteo legal de pores representativas de biomas. No Brasil, esse tipo de proteo conhecido como Unidades de Conservaes (UCs). Esses espaos territoriais e recursos ambientais, que possuem caractersticas naturais relevantes, so regulamentados h 12 anos pela Lei 9.985, que estabelece o Sistema Nacional de Unidades de Conservaes da Natureza (SNUC). Ele estabelece as diretrizes de criao, implantao e gesto das UCs. Classificadas em doze categorias, essas unidades se dividem em dois grupos, o de uso sustentvel e as de proteo integral. So poucas, espalhadas e cobrem uma pequena rea territorial, tornando a caatinga o bioma de menor rea protegida entre os biomas brasileiros. Atualmente existem cinqenta unidades de conservao dispersas neste bioma, distribudos em Parque Nacional, Reserva Biolgica, Estao Ecolgica, Floresta Nacional, rea de Proteo Ambiental, RIE, RPPN, Parque Estadual, Parque Botnico, Parque Ecolgico Estadual e Terra Indgena. Totalizando uma rea de 4.223.152,54m.

Clima
Clima Semi-rido Chuvas irregulares ndices pluviomtricos muito baixos Baixa umidade

Na estao seca a temperatura do solo pode chegar a 60C.

Flora
932 espcies registradas Perda das folhas da vegetao
rvores baixas e arbustos

Fauna
148 espcies de mamferos 510 espcies de aves 240 espcies de peixes 154 espcies de rpteis e anfbios

Concluso
A caatinga uma vegetao caracterizada pela ausncia de gua, se localiza principalmente em parte do Nordeste brasileiro e s existe no territrio brasileiro e por isso a grande parte de seu patrimnio biolgico no pode ser encontrado em outros locais. Seu nome foi escolhido graas a sua paisagem ser esbranquiada, isso porque a vegetao perde suas folhas e os troncos acabam ficando com essa aparncia seca. Sua flora tambm tpica e nica de regies semi-rida composta por perda de folhagens pela sua vegetao durante um perodo de estao seca e a fauna no possui uma grande variedade de animais, como acontece em outros biomas. Estudar este assunto para ns, futuros engenheiros ambientais, possibilitou um conhecimento mais aprofundado e preciso de um bioma que to caracterstico de nossa regio e nos ajudar a responder as perguntas que surgem no meio prtico e terico da nossa sociedade.

Bibliografia
www.conservation.org.br www.ibama.gov.br www.faunabrasil.com.br

Vous aimerez peut-être aussi