Vous êtes sur la page 1sur 19

Evoluo da Reflexo sobre a Condio Humana

Ana Beatriz - Dayse Nara Daniela Dilnai - Jssica Oliveira Lase Ruama Noemy - Tauana

Mitos
Inicialmente, nossos ancestrais procuravam uma forma de narrar a origem e a condio humana, atravs de uma linguagem fabulosa e metafrica, que hoje entendemos como MITO. A funo do mito acomodar e tranquilizar o ser humano em um mundo assustador. Temos como exemplo o mito de Pandora, que conta a origem dos males. Pandora enviada por Zeus a fim de punir o tit Prometeu, que roubara o fogo dos cus para d-lo aos seres humanos. Pandora leva consigo uma caixa, que abre por curiosidade, deixando escapar todos os males que nos afligem, mas consegue fech-la a tempo de reter a esperana, nica forma de suportamos as dores e os sofrimentos da vida.

Assista... Pandora!

Os Gregos
Os Gregos deram origem a grande parte da nossa cultura. Foram ele os primeiros a falar propriamente em Reflexo Filosfica. Os primeiros filsofos viveram por volta dos sculos VI e V a.C. e mais tarde foram classificados como pr-socrticos, quando a diviso da filosofia grega se centralizou na figura de Scrates. Os gregos deram continuidade aos mitos em sua reflexo filosfica, porm enquanto o mito uma narrativa cujo o contedo no se questiona, a filosofia problematiza e, portanto, convida a discusso.

Sofistas
Primeiros pensadores a se ocuparem com questes: " Como conhecemos ". Eram professores ambulantes que ensinava o cidado a exercer uma funo crtica. Para os sofistas, jamais se pode estar seguro de que se conhece alguma coisa, pois onde buscar os critrios para saber se algo est certo ou errado, falso ou verdadeiro, mau ou bom?

Scrates
muitas vezes confundido com os sofistas. Acreditava que um nico tipo de conhecimento podia ser obtido: o do prprio eu. A pedagogia de Scrates busca do dilogo crtico procurar descobrir a verdadeira essncia das coisas. Dedicava-se educao da juventude.

Plato
Foi o mais ilustre aluno de Scrates e tambm seu intrprete. Acreditava, como este, que o conhecimento que nos vem dos sentidos imperfeito. Explica que a alma antes de se encarnar contemplou o mundo das idias, mas, ao unirse ao corpo esqueceu-se delas, pois o corpo obstculo ao conhecimento.

Alegoria da Caverna
A Alegoria da Caverna o texto mais conhecido de Plato, que levanta muitas questes sobre a realidade, conhecimento, etc. Na histria, dois homens prisioneiros esto acorrentados numa caverna, virados de costas para a abertura, por onde entra a luz solar. Para Plato, as coisas que nos chegam atravs dos sentidos,so apenas as sombras das idias.

Aristteles
considerado o pai da lgica, ferramenta bsica do raciocnio. Segundo ele, a finalidade primordial das cincias seria desvendar a constituio essencial dos seres, procurando defini-la em termos reais. O movimento e a mudana das coisas se resume na passagem da potncia ao ato. Exemplo: uma semente potencialmente uma rvore, pois a plantando, podemos com o tempo v-la crescer e frutificar.

Medieval
Perodo influenciado pelo pensamento socrtico e platnico. Ocupou-se em discutir e problematizar Questes Universais. nesse perodo que o pensamento cristo firma-se como "Filosofia Crist", que mais tarde se torna Teologia. A tecnologia das grandes navegaes permitiria, em sculos futuros, a descoberta de novas espcies de animais e plantas, alm de novas formaes geolgicas e climticas. Mas a herana mais importante do perodo provavelmente foi o nascimento e multiplicao das universidades.

St. Agostinho
Tem um importante papel nos postulados do Direito Natural absoluto. Ele considerava o governo, o direito, a propriedade, a civilizao toda como produto do pecado, e a Igreja, como guardi da Lei Eterna de Deus, poderia intervir nestas instituies quando julgasse oportuno. Para ele, se as leis terrenas (Lex temporalis) contm disposies claramente contrrias Lei de Deus, estas normas no tm vigncia e no devem ser obedecidas.

So Toms de Aquino
Mostra em maior grau a necessidade da realidade mostrada atravs do conceito de Direito Natural relativo expressar os ideais cristos : "As opinies de So TOMAS DE AQUINO sobre questes jurdicas e polticas mostram especialmente a influncia do pensamento aristotlico adaptado s doutrinas do Evangelho e dos Padres da Igreja integrado em um importante sistema de pensamento".

Moderno
A era moderna apresenta desde seu surgimento uma reflexo permanente sobre seu prprio projeto e resulta na cientificizao e racionalizao de todos seus componentes. O fim da sua trajetria exatamente o momento da sua mais completa realizao; na materializao plena da vida , na identificao da terra ,na percepo da prpria existncia , explicar o infinito. Existe a questo do termino antes de sua realizao mais o que realmente termina no fim do sculo dezenove o que comeou a exploso das bombas atmicas em Hiroshima e Nagasaki .

Renascena
Em tempos medievais explora no apenas todos os pensamentos e comportamentos humanos, mas tambm, edifcios e moda foram influenciados por Deus e religio. aparece na relao como um "despertar do mundo terreno. A caracterstica principal deste movimento foi a liberdade e a "leveza" no pensamento humano. Mostrou-se no estilo de vida, em outros campos da cultura, tais como arquitetura, moda, literatura, artes plsticas e arte escultural. As pessoas no estavam apenas em busca de Deus, mas tambm tentando descobrir seus lados internos.

Humanistas
Filosofia moral que coloca os humanos como primordiais, numa escala de importncia. uma perspectiva comum a uma grande variedade de posturas ticas que atribuem a maior importncia dignidade, aspiraes e capacidades humanas, particularmente a racionalidade. Embora a palavra possa ter diversos sentidos, o significado filosfico essencial destaca-se por contraposio ao apelo ao sobrenatural ou a uma autoridade superior.

Empirismo
A teoria dos empiristas muito contribuiu para a compreenso do ser humano hoje, numa realidade em que o homem no se contenta somente com aquilo que determinado, como na concepo do inatismo. Ao contrrio, o homem busca conhecer, a medida que conhece, este conhecimento adquirido ainda no o suficiente para ele, pois deseja sempre algo mais. Se o homem ficasse preso na concepo cartesiana do inatismo, ele se aniquilaria, porque seu conhecimento seria limitado. No haveria, assim, uma abrangncia no seu ato de conhecer.

Racionalismo
O racionalismo baseado nos princpios da busca da certeza e da demonstrao, sustentados por um conhecimento que no vm da experincia e so elaborados somente pela razo. At ento os filsofos se caracterizavam pela atitude realista, no colocavam em xeque a realidade do mundo. Agora invertido o plo de ateno, ao centralizar no sujeito a questo do conhecimento.

Ren Descartes
O pai da filosofia moderna. O filsofo tem como ponto de partida a busca de uma verdade clara e distinta que no possa ser posta em duvida, por isso converte a dvida em mtodo. Ele s interrompe a cadeia de dvida diante do seu prprio ser que duvida . Se duvido, penso; se penso, existo: Cogito, ergo sum.

Referncias Bibliogrficas
Filosofando Introduo a filosofia/ Aranha, Maria Lcia de Arruda - Martins, Maria Helena Pires. 3 edio revista. Animao: http://www.youtube.com/watch?v=aTybefyQ6FY

Vous aimerez peut-être aussi