Vous êtes sur la page 1sur 25

Partes e Procuradores

Partes
Conceito
todo aquele que demanda em juzo em nome prprio e tambm aquele contra quem se demanda. Obs. O juiz no parte, sujeito do processo. -Ministrio Pblico: parte / interveniente(fiscal da lei) -Substituto processual parte. -Os auxiliares da justia (perito, oficial) no so partes

Denominao
Tipo Dissdio individual Dissdio coletivo Mandado de segurana e habeas corpus Inqurito para apurao de falta grave (Autor) Reclamante Suscitante Impetrante (Ru) Reclamado Suscitado Impetrado

Requerente

Requerido

Recursos

Recorrente, agravante, embargante, etc.


Exequente/credor Liquidante Excipiente

Recorrido, agravado, embargado, etc.


Executado/devedor Liquidado Exceto ou excepto

Execuo Liquidao de sentena Exceo

Capacidade

De ser parte:
a possibilidade de a pessoa se apresentar em juzo como autor ou ru ocupando um dos plos do processo. Exige personalidade civil.
Pessoa fsica, pessoa jurdica e entes despersonalizados.

Processual:
a capacidade de estar em juzo por si s.
Art. 7 Toda pessoa que se acha no exerccio dos seus direitos tem capacidade para estar em juzo.

Todo aquele que possui capacidade civil plena tem capacidade de estar em juzo. No mbito trabalhista o empregado possui capacidade civil plena aos 18 podendo estar em juzo sem representao 792 da CLT

ATENO
O menor de 16 anos no poder trabalhar, salvo na condio de aprendiz a partir do 14 anos. lcito ao menor firmar recibo de pagamento dos salrios O menor de 18 no poder, sem assistncia dos responsveis legais dar quitao ao empregado pelo recebimento da indenizao que lhe for devida em decorrncia da resciso do contrato de trabalho. Contra o menor no corre prescrio 440 da CLT Caso o menor seja emancipado no necessitar da assistncia dos responsveis para a resciso e correr contra ele a prescrio.* Mesmo emancipado as normas de proteo ao trabalho do menor devero ser respeitadas posto que de ordem pblica. Proibio de trabalho noturno, perigoso ou insalubre, trabalho em locais prejudiciais sua formao, desenvolvimento fsico, psquico, moral e social.

Postulatria ou jus postulandi


a capacidade de postular ou se manifestar em juzo, em causa prpria ou defendendo terceiros. Em regra s quem a possui o Advogado devidamente inscrito na OAB. Excepcionalmente se admite postular sem advogado: Juizado especial e Justia do Trabalho.

Art. 791 empregadores pessoalmente Trabalho e

Os

empregados e os podero reclamar perante a Justia do acompanhar as suas

Enunciado 67 (1a Jornada) JUS POSTULANDI. ART. 791 DA CLT. RELACAO DE TRABALHO. POSSIBILIDADE. A faculdade de as partes reclamarem, pessoalmente, seus direitos perante a Justica do Trabalho e de acompanharem suas reclamacoes ate o final, contida no artigo 791 da CLT, deve ser aplicada as lides decorrentes da relacao de trabalho. SUM-425 JUS POSTULANDI NA JUSTIA DO TRABALHO. ALCANCE - O jus postulandi das partes, estabelecido no art. 791 da CLT, limita-se s Varas do Trabalho e aos Tribunais Regionais do Trabalho, no alcanando a ao rescisria, a ao cautelar, o mandado de segurana e os recursos de competncia do Tribunal Superior do

O jus postulandi da parte permanece com relao ao habeas corpus mesmo perante o TST. Aps a EC 45/2004, o jus postulandi continuou restrito s aes que envolvam relao de emprego, no se aplicando s demandas referentes relao de trabalho distintas da relao empregatcia. (arts. 791 e 839, a da CLT)

Da Representao e Assistncia Na representao o representante age em nome alheio defendendo interesse alheio. Ocorre quando algum vem a juzo, autorizado por lei, a postular em juzo em nome de outrem, defendendo em nome alheio interesse de outrem.
Representao empregador: voluntria do empregado e

Art. 791 - Os empregados e os empregadores podero reclamar pessoalmente perante a Justia do Trabalho e acompanhar as suas reclamaes at o final. 1 - Nos dissdios individuais os empregados e empregadores podero fazer-se representar por intermdio do sindicato, advogado, solicitador, ou provisionado, inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil.

Art. 12 - Sero representados em juzo, ativa e passivamente: I - a Unio, os Estados, o Distrito Federal e os Territrios, por seus procuradores; II - o Municpio, por seu Prefeito ou procurador; III - a massa falida, pelo sndico; IV - a herana jacente ou vacante, por seu curador; V - o esplio, pelo inventariante; VI - as pessoas jurdicas, por quem os respectivos estatutos designarem, ou, no os designando, por seus diretores; VII - as sociedades sem personalidade jurdica, pela pessoa a quem couber a administrao dos seus bens; VIII - a pessoa jurdica estrangeira, pelo gerente, representante ou administrador de sua filial, agncia ou sucursal aberta ou instalada no Brasil (Art. 88, pargrafo nico);

Empregado menor de 18 anos:


Art. 793. A reclamao trabalhista do menor de 18 anos ser feita por seus representantes legais e, na falta destes, pela Procuradoria da Justia do Trabalho, pelo sindicato, pelo Ministrio Pblico estadual ou curador nomeado em juzo. representao ou assistncia? Interveno do Ministrio Pblico Gradao

Assistncia, por sua vez, a modificao subjetiva dos plos da demanda em virtude da natureza da obrigao, da vontade das partes ou determinao legal.

A assistncia judiciria
Ser prestada pelo sindicato da categoria exclusivamente ao trabalhador que receber salrio igual ou inferior ao dobro do mnimo legal, ficando assegurado igual benefcio ao trabalhador de maior salrio, uma vez provado que sua situao econmica no lhe permite demandar, sem prejuzo do sustento prprio ou da famlia.
A assistncia judiciria poder ser concedida tanto para o empregado quanto para o empregador. Em regra tem sido deferida apenas para o empregado, entretanto em situaes excepcionais, tal benefcio poder ser estendido ao empregador empregado=declarao empregador=declarao+comprovao. A parte contrria pode impugnar o pedido de assistncia judiciria (pea apartada).

Substituio Processual extraordinria)

(legitimidade

a possibilidade de algum vir a juzo postular em nome prprio direito alheio. a transferncia da titularidade do direito de ao. Ateno: no se confunde com representao, pois o substituto age em nome prprio. Requer autorizao legal. O substituto pode praticar todos os atos processuais, EXCETO: transigir, renunciar e reconhecer o pedido, salvo anuncia do substitudo. A legitimidade do substitudo concorrente. Pode integrar a lide na qualidade de assistente litisconsorcial.

Substituio Processual pelo sindicato


Art. 8 da CF - livre a associao profissional ou sindical, observado o seguinte:
III - ao sindicato cabe a defesa dos direitos e interesses coletivos ou individuais da categoria, inclusive em questes judiciais ou administrativas;

O STF e o TST reconhecem hoje a possibilidade de substituio processual ampla do sindicato nos interesses dos seus representados. Smula 310 do TST foi cancelada.
Substituio dos associados e no associados, na defesa dos interesses individuais homogneos OBS: para a defesa dos interesses coletivos e difusos o entendimento de legitimao autnoma.

ROL DOS SUBSTITUDOS:


obrigatrio? Smula 310 - V - Em qualquer ao proposta pelo sindicato como substituto processual, todos os substitudos sero individualizados na petio inicial e, para o incio da execuo, devidamente identificados, pelo nmero da Carteira de Trabalho e Previdncia Social ou de qualquer documento de identidade. Sindicato como substituto processual no precisa

Individualizao

quando

da

liquidao

Enunciado 77 (1 Jornada) . ACAO CIVIL PUBLICA. INTERESSES INDIVIDUAIS HOMOGENEOS. LEGITIMACAO DOS SINDICATOS. DESNECESSIDADE DE APRESENTACAO DE ROL DOS SUBSTITUIDOS. I Os sindicatos, nos termos do art. 8o, III, da CF, possuem legitimidade extraordinaria para a defesa dos direitos e interesses individuais e metaindividuais da categoria respectiva em sede de acao civil publica ou outra acao coletiva, sendo desnecessaria a autorizacao e indicacao nominal dos substituidos. II Cabe aos sindicatos a defesa dos interesses e direitos metaindividuais (difusos, coletivos e individuais homogeneos) da categoria, tanto judicialmente quanto extrajudicialmente. III Na ausencia de sindicato, e da federacao respectiva a legitimidade extraordinaria para a defesa dos direitos e interesses da categoria e, na falta de ambos, da confederacao. IV O art. 16 da Lei da acao civil publica contraria toda a filosofia e sistematica das acoes coletivas. A decisao proferida nas acoes coletivas deve ter alcance, abrangencia e eficacia em toda area geografica afetada, seja em todo o territorio nacional (ambito nacional) ou em apenas parte dele (ambito supraregional), conforme a extensao do ato ilicito e/ou do dano causado ou a ser reparado.

Sucesso Processual
a substituio subjetiva dos plos da demanda em decorrncia de ato inter vivos ou causa mortis.

A sucesso processual da parte pessoa fsica se d com a morte.


Falecendo o empregado ou empregador pessoa fsica no curso da Ao, sero sucedidos pelo esplio, representado pelo inventariante.

E quando no h bens, no caso do empregado?


Haver habilitao incidente no processo diretamente pelos dependentes habilitados perante a Previdncia Social; caso no haja dependentes inscritos, os sucessores sero habilitados.

E se houver bens?
No haver habilitao incidente imediata, devendo o processo laboral ser suspenso at a nomeao do inventariante.

Caso o empregado falea antes do ajuizamento da Ao???


No haver Sucesso processual, mas propositura da Ao diretamente pelos sucessores.

Em havendo morte do scio da empresa, no haver alterao do polo passivo.


Art. 483, 2. da CLT A morte do empregador pessoa fsica no importa, necessariamente, em extino do pacto laboral, tendo em vista que a atividade econmica pode continuar a ser desenvolvida pelos herdeiros, facultando ao empregado a permanncia no emprego ou mesmo a resilio do contrato.

Se falecer no curso do Processo o Empregador Pessoa fsica?


Dever o Juiz intimar o esplio, como sucessor da parte, que passar a ser representado pelo inventariante.

Se o Empregador for Pessoa Jurdica?


Haver Sucesso Processual nas hipteses dos arts. 10 e 448 da CLT (mudana na estrutura jurdica da empresa - Fuso, Incorporao, Transformao, etc), ou seja, o novo titular assume todos os direitos e deveres existentes.

O que Sucesso de empregadores?


a alterao subjetiva do contrato de trabalho (plo do empregador), com a transferncia da titularidade do negcio de um titular (sucedido) para outro (sucessor), assumindo o novo titular do empreendimento todos os direitos e deveres existentes. O contrato de trabalho em relao ao empregado intuitu personae, no

LITISCONSRCIO
1-Conceito: a autorizao legal para que mais de uma pessoa figure no polo ativo, no polo passivo ou em ambos os polos da relao jurdica processual.

2-Classificao: Quanto a posio/polos:


Ativo: mais de um litigante no polo atvo - 842 da CLT chamada reclamao plrima; Passivo: mais de um litigante no polo passivo Misto: mais de um litigante nos dois polos.

Quanto ao poder aglutinador das razes que conduzem sua formao/obrigatoriedade:


Necessrio: quando a lei exige a presena de mais de um litigante; Facultativo: quando a formao do litisconsrcio se d por opo.
ATENO
A limitao dos litisconsrcios multitudinrios s poder ocorrer em caso de litisconsrcio facultativo. O TST tem entendido que em se tratando de mesma causa de pedir, pedidos homogneos e a matria for unicamente de direito no h necessidade de se fazer a separao em vrios processos.

Quanto ao regime de tratamento dos litisconsortes


Unitrio
Quando a deciso da causa for, obrigatoriamente, uniforme para todos os litisconsortes.

Simples
Tambm chamado de comum, a deciso no ser necessariamente uniforme para todos os litisconsortes.

Quanto ao momento da sua formao


Inicial ou originrio Ulterior ou superveniente

Interveno de Terceiros
Assistncia
admitida no mbito trabalhista
SUM-82 ASSISTNCIA - A interveno assistencial, simples ou adesiva, s admissvel se demonstrado o interesse jurdico e no o meramente econmico.

Pode ser:
Simples ou adesiva Qualificada ou litisconsorcial (as partes tem um liame jurdico com quem ingressou com a ao art. 54 e 55 CPC)

Oposio
Existe dissenso doutrinrio sobre a possibilidade de oposio no processo do trabalho. Entre os que entendem no ser cabvel, usam o argumento de que o terceiro no integra a relao de emprego.

Nomeao autoria
Esta na posse de algo que no seu. possivel no processo do trabalho. Denunciao lide: as hipoteses do inciso I e II do art. 70, CPC no se aplicam ao processo do trabalho. Com o cancelamento da OJ 227, passou a ser discutvel a utilizao da denunciao da lide no mbito trabalhista, na hiptese do inciso III. Chamamento ao processo
Pode ocorrer no processo trabalhista no caso de responsabilidade solidria. Obs.: ente pblico responsabilidade subsidiria.

ATOS, TERMOS E PRAZOS Ato processual: tipo de ato jurdico que tem por objetivo a constituio, a conservao, o desenvolvimento, a modificao ou a extino da relao processual. Podem ser praticados pela partes, pelo juiz, pelos auxiliares da justia. Formalidades do ato: lei 8419/06, lei da informatizao do processo Formas de comunicao dos atos processuais: Citao ( o ato pelo qual se chama algum para comparecer em juzo e nele apresentar sua defesa nus e no obrigao) ausncia de contestao = revelia. (#de ausncia de defesa) No se aplica revelia: ausncia de documentos indispensveis; direitos indisponveis; Intimao ( o ato pelo qual se d conhecimento a algum de que algo no processo aconteceu e se espera dessa pessoa um fazer ou no fazer) Obs: normas gerais, especiais (adjetiva a norma geral) e excepcionais (nega a norma geral DEVE ser expressa, no pode vir de uma interpretao). Notificao No existe mais no processo civil mas usada indistintamente no processo de trabalho, tanto para citar como para intimar. Entre a notificao e a realizao da audincia deve ter mais de 5 dias QUINQUIDIO LEGAL. EDITAL = MNIMO DE 20 E MXIMO DE 60. deve respeitar o quinquidio aps transcorrido o prazo do edital. CLT art. 880, CLT (exceo em que a parte ser citada, com base na lei de execues fiscais); 852-B, II, citao por edital no permitida no rito sumarssimo. NO PROCESSO DO TRABALHO NO SE CONTA O PRAZO DO RETORNO DO MANDADO E SIM DO MOMENTO EM QUE RECEBE.

Smula 16, TST - PRESUME-SE recebida a notificao 48h aps sua expedio presuno relativa. No h formalidade com relao notificao trabalhista, qq funcionrio da empresa pode receb-la Atos processuais por fax: possvel, Lei 9800/99 Deve ser encaminhado por fax dentro do prazo. Expirado o prazo, tem um prazo de 5 dias para envio dos originais. H decises do TST que afastam a regra de feriado no incio ou fim do prazo, nesse caso. Ex.: o fax enviado na sexta, prossegue a contagem a partir do sbado, para envio dos originais. No pula o FDS para o prazo de envio dos originais. Deve existir a correspondncia entre o que vai por fax e o original, sob pena de m-f, multa do art. 18. Ato processual por correio eletrnico e-doc. Resoluo TST 132/05, IN 28 do TST e lei 11.280/06. vai acabar com a implantao do creta. A lei 11419/06 a lei da informatizao do processo. Previu o processo virtual.

TERMOS PROCESSUAIS a reduo escrita de um ato processual. Art. 771 a 773, CLT e 166 a 171 CPC PRAZO CLASSIFICAO Qto a origem d fixao: Legal Judicial Convencional Quanto a natureza: Dilatrios (pode ser alterado pelas partes e pelo juiz) Peremptorios (no pode ser modificado pela vontade das partes nem do juiz exceo: comarcas de difcil acesso) Quanto aos destinatrios: Prprios: destinados s partes Improprios: ao juiz e ao MP (custos legis) fredie diddier defende preclusao para juiz PROVA: Contagem de prazo Art. 774 e 775, CLT Na justia do trabalho o prazo comea com o recebimento e a contagem no til seguinte exclui o dia de incio e inclui o dia do fim. Pode ser notificado em FDS ou feriado mas a contagem so comea no dia til. Intempestividade praticar o ato fora do prazo (antes do incio ou depois) Dirio eletrnico de Justia; a publicao no corresponde ntimao. Ex.: prazo 5 dias: divulgao em 29/03, 30/03 publicao (primeiro dia til aps), prazo acaba dia 09/04

Vous aimerez peut-être aussi