Vous êtes sur la page 1sur 26

AS DITADURAS FASCISTAS: ESPANHA E PORTUGAL

Grupo: Brendon Corra Kemelly Rangel Renan Melo Raphael Oliveira Pedro Godoy Higor Franco Caio Bastos

AS DITADURAS FASCISTAS NA ESPANHA

Franquismo

O franquismo foi um regime poltico baseado no fascismo e no nacional-socialismo (nazismo) aplicado na Espanha entre 1939 e 1975, durante a ditadura de Francisco Franco. Ideologicamente, o franquismo baseado no fascismo, adaptado para a Espanha pelo movimento falangista. As bases do regime franquista foram definidas pela unidade nacional espanhola (nacionalismo de estado), pelo catolicismo e pelo anti-comunismo. Apesar de o regime ter-se autodefinido como democracia orgnica com fins propagandsticos, no pode ser considerado de forma alguma como democrtico, em comparao s democracias parlamentaristas contemporneas. mais adequado defini-lo como ditadura ou regime totalitrio.

Na dcada de 1930, a Espanha passou por uma guerra civil muito intensa. Estima-se que aproximadamente um milho de pessoas tenha morrido durante os conflitos da ocasio. Os combates no territrio espanhol chegaram ao fim no ano de 1939, marcando a vitria de um grupo nacionalista que colocou no poder o general Francisco Franco. Assim que se encerrou a guerra civil em territrio espanhol, teve incio o maior conflito internacional do sculo XX, a Segunda Guerra Mundial. Francisco Franco, que recebeu apoio de Itlia e da Alemanha durante a Guerra Civil Espanhola, tratou de retribuir a ajuda apoiando esses regimes fascistas que integravam um dos grupos durante a guerra.

O Franquismo se manteve vivo e forte na Espanha mesmo com a derrota de outros pases fascistas na Segunda Guerra Mundial, caso de Itlia e Alemanha. O Franquismo chegou a ser condenado nos tribunais que julgaram as ditaduras aps o trmino do conflito internacional, mas manteve-se de p atravs do poderio de Francisco Franco. A partir da, foram dcadas de dominao do regime Franquista na Espanha.

O Franquismo era baseado na ditadura do lder que dava nome ao regime e tinha como caracterstica uma forte represso aos opositores do sistema. As bases do regime eram definidas pelo catolicismo e o anticomunismo. Mas apesar da afinidade com o capitalismo e o plo ideolgico liderado pelos Estados Unidos aps a Segunda Guerra Mundial, o que marcou a Guerra Fria, a poltica econmica e a incompetncia governamental do ditador Francisco Franco fizeram com que a Espanha parasse de crescer. O regime era mantido por efeito da fora radical e eliminadora de adversrios que o governo desfrutava. O governo personalista do Franquismo era apoiado ainda pela Igreja Catlica e pelo Exrcito. Com isso, a ditadura comandava os poderes Executivo, Legislativo e Judicirio. Estes poderes eram mantidos somente para dar um indcio de que se praticava uma democracia na Espanha, o que era creditado por algumas pessoas.

Os Estados Unidos com sua poltica ideolgica da Guerra Fria investiram milhes de dlares na Espanha, o que elevou a qualidade de vida da populao e ofereceu outra mscara para o regime ditatorial. Em troca, Francisco Franco permitiu que os estadunidenses estabelecessem bases militares no territrio espanhol. O Franquismo s chegou ao fim, como regime poltico, com a morte do ditador Francisco Franco em 1975, o que abriu espao para a transio para uma democracia parlamentar. Em 2006, as Cortes Espanholas e o Parlamento Europeu condenaram o Franquismo com a justificava de que h provas suficientes para demonstrar que os direitos humanos foram violados durante o perodo de governo do ditador. Mas, mesmo assim, h ainda muitos seguidores e nostlgicos da ideologia Franquista na Espanha. Suas manifestaes s no so mais visveis porque foram proibidas em 2006 tambm.

DITADURAS FASCISTAS EM PORTUGAL

Ditadura Nacional e Estado Novo

Ditadura Nacional foi a denominao do regime portugus sado da eleio por sufrgio universal do presidente da Repblica scar Carmona em 1928. Durou at 1933, ao ser referendada uma nova Constituio, que deu origem ao Estado Novo. Foi antecedida pela Ditadura Militar(1926-1928). O regime sado do golpe de Estado de 28 de Maio de 1926 tornou-se uma Ditadura Militar ao suspender a Constituio de 1911. Na perspectiva dos militares, porm, uma Ditadura Militar no era um Regime, sendo necessrio instituir um novo regime republicano com uma nova Constituio. Na eleio direta do presidente da Repblica, encontraram a "legitimidade nacional" para elaborar a nova Constituio que foi submetida a referendo em 1933 - a Constituio do Estado Novo. Causas: Havia grande instabilidade poltica, aproveitada pela Oposio, a par de uma crise econmica e financeira que tinha estado na origem da contestao, o que mostrava a inoperncia dos governos republicanos. Esta situao agravou-se com a participao de Portugal na 1 Grande Guerra. A permanente interferncia do Congresso na atividade governativa tornava ineficaz a ao dos governos. Os constantes desentendimentos entre os partidos com assento parlamentar geravam impasses irresolveis e que, facilmente, por questes secundrias, faziam cair governos e presidentes.

Os governos continuavam a suceder-se e comeou a gerarse a ideia de que o exrcito era a nica fora que poderia pr ordem no pas. O golpe militar de 1926 derrubou a 1 Repblica, um regime republicano marcado pela instabilidade poltica, social e econmica. O governo da Ditadura, chefiado pelo Comandante Mendes Cabeadas, dissolveu imediatamente o parlamento (considerado o principal causador da instabilidade poltica), suspendeu a Constituio de 1911, e as liberdades polticas e individuais. No entanto, a nova ditadura continuou instvel porque o movimento militar no tinha projecto poltico consensual e no conseguia resolver os problemas econmicos-financeiros. Para resolver a situao, o novo regime, em 1928, convidou o professor Antnio de Oliveira Salazar para Ministro das Finanas e fez eleger o presidente da Repblica scar Carmona. Iniciava-se a "Ditadura Nacional", baseada na legitimidade da eleio presidencial directa de scar Carmona.

Estado Novo o nome do regime poltico autoritrio e corporativista de Estado que vigorou em Portugal durante 41 anos sem interrupo, desde 1933, com a aprovao de uma nova Constituio, at 1974, quando foi derrubado pela Revoluo do 25 de Abril. Ao Estado Novo alguns historiadores tambm chamam "II Repblica", embora tal designao jamais tenha sido assumida pelo prprio regime. A designao oficiosa "Estado Novo", criada sobretudo por razes ideolgicas e propagandsticas, quis assinalar a entrada numa nova era, aberta pela Revoluo Nacional de 28 de Maio de 1926, marcada por uma concepo antiparlamentar e antiliberal do Estado. Neste sentido, o Estado Novo encerrou o perodo do liberalismo em Portugal, abrangendo nele no s a Primeira Repblica, como tambm o Constitucionalismo monrquico.

Como regime poltico, o Estado Novo foi tambm chamado salazarismo, em referncia a Antnio de Oliveira Salazar, o seu fundador e lder. Salazar assumiu o cargo de Ministro das Finanas em 1928, tornou-se, nessa pasta, figura preponderante no governo da Ditadura Militar j em 1930 (o que lhe valeu o epteto de "Ditador das Finanas") e ascendeu a Presidente do Conselho de Ministros (primeiro-ministro) em Julho de 1932, posto que manteve at ao seu afastamento por doena em 1968. A designao salazarismo reflecte a circunstncia de o Estado Novo se ter centrado na figura do "Chefe" Salazar e ter sido muito marcado pelo seu estilo pessoal de governao

O Estado Novo, todavia, abrange igualmente o perodo em que o sucessor de Salazar, Marcello Caetano, chefiou o governo (1968-1974). Caetano assumiu-se como "continuador" de Salazar, mas vrios autores preferem autonomizar este perodo do Estado Novo e falar de Marcelismo Marcello Caetano ainda pretendeu rebatizar publicitariamente o regime ao design-lo por Estado Social, "mobilizando uma retrica poltica adequada aos parmetros desenvolvimentistas e simulando o resultado de um pacto social que, nos seus termos liberais, nunca existiu", mas a designao no se enraizou.

MARCELO CAETANO

ANTNIO DE OLIVEIRA SALAZAR

Ao Estado Novo tm sido atribudas as influncias do maurrasianismo, do Integralismo Lusitano, da doutrina social da Igreja, bem como de alguns aspectos da doutrina e prtica do Fascismo italiano, regime do qual adoptou o modelo do Partido nico e, at certo ponto, do Corporativismo de Estado. A Ditadura Nacional (1926-1933) e o Estado Novo de Salazar e Marcello Caetano (1933-1974) foram, conjuntamente, o mais longo regime autoritrio na Europa Ocidental durante o sc. XX, estendendo-se por 48 anos. O Estado novo teve como base as seguintes organizaes: Unio Nacional; Ato Colonial; Constituio de 1933; Estatuto de Trabalho Nacional; Legio Portuguesa e a Mocidade Portuguesa.

Estado Novo era caracteristicamente: Antiliberal, Antidemocrtico e Antiparlamentar. O regime poltico-constitucional que vigorou durante o Estado Novo considerado antiparlamentar e antipartidrio, uma vez que o nico partido poltico aceite pela fora poltica, que na altura era responsvel pela apresentao de candidaturas aos rgos eletivos de poder, foi a Unio Nacional, sendo que os restantes foram ilegalizados, o mesmo aconteceu mais tarde com as associaes polticas. Eram permitidos em alguns atos eleitorais a apresentao de listas no afetas Unio Nacional, mas a sua existncia era apenas consentida momentaneamente e era impossvel a eleio de qualquer candidato destas listas, pois a fraude eleitoral ou a represso provocada pela poderosa polcia poltica (PIDE) provocava o esvaziamento de candidatos afetos a estas ou porque se encontravam presos ou porque desistiam por falta de condies.

- Conservador: valorizava os conceitos morais tradicionais (Deus, Ptria, Famlia, Autoridade, Paz Social, Hierarquia, Moralidade, Austeridade). O princpio da autoridade era a base daquele sistema que pretendia formar mentalidade prontas a obedecer e a servir. De forma a servir os interesses nacionais o Estado Novo: Consagrou a ruralidade como centro de todas as virtudes. Deu privilgio igreja catlica. Reduziu a mulher a um papel passivo a todos os nveis. Louvou e comemorou os heris e o passado glorioso Utilizou as escolas oficiais como meio de formar conscincias. Valorizou as produes culturais portuguesas.

Nacionalista: procurou organizar um original quadro institucional que conseguisse o apoio da Nao. Assim, a Unio Nacional encarnaria o esprito da Nao. Salazar considerava a Unio Nacional , a soluo poltica verdadeiramente nacional, que no partilhava nem dos ideais democrticos nem das experincias democrticas. Corporativo: era constitudo por organizaes representativas da Nao, onde se debatiam os interesses dos indivduos.

A funo da famlia era eleger as chamadas juntas de freguesia e a esta cabia o dever de eleger os municpios. As corporaes morais, culturais e econmicas incluam desde instituies de assistncia e caridade at Sindicatos Nacionais: Estes ltimos concorriam para a eleio de municpios e estavam representados na Cmara Corporativa (sede genuna da representao orgnica). O Estatuto do Trabalho Nacional teve por base a Carta do Trabalho italiana. O Estatuto do Trabalho Nacional defendia que os trabalhadores deviam se organizar em Sindicatos Nacionais de acordo com a profisso de cada um.

Autoritrio e dirigista: a valorizao do poder executivo refletia o autoritarismo do Estado Novo. Um dos objetivos de Salazar era devolver independncia, estabilidade, prestgio e fora ao poder executivo. Na Constituio de 1933 foi reconhecida a autoridade do Presidente da Repblica como o primeiro poder dentro do Estado. Por seu turno, o Presidente do Conselho de Ministros tinha funes vriadas: superintender, legislar, propor nomeaes e exoneraes, referendar os atos do Presidente da Repblica. A ditadura do poder executivo evidenciou-se atravs da subalternidade do poder legislativo. Neste perodo a Assembleia estava limitada discusso de propostas que o governo submetia sua aprovao.

O Estado Novo, alm de forte e autoritrio foi tambm intervencionista. Salazar defendia que o progresso econmico devia ser conduzido pelo governo. O Ato Colonial de 1930 definiu a poltica colonial do Estado Novo: Deu novo nimo misso histrica civilizadora dos Portugueses nos territrios ultramarinos; Escolheu a integrao poltica e econmica das colnias. A adoo do modelo fascista italiano

Deste modo, o Estado Novo: Monopolizou a vida poltica volta de um s partido Incluiu as atividades sociais, econmicas e culturais numa organizao corporativa; Instituiu um aparelho repressivo que atuava sobretudo atravs da censura e que possua um corpo policial poltico - Polcia Internacional e de Defesa do Estado (PIDE); Obrigava o funcionalismo pblico a repudiar o comunismo e todas as ideias subversivas; Possua um organismo estadual (Federao Nacional para a Alegria no Trabalho - FNAT) que tinha a funo de controlar os tempos livres dos trabalhadores;

Criou duas organizaes milicianas - a Legio Portuguesa e a Mocidade Portuguesa - com a finalidade de enquadrar as massas; Controlou o ensino atravs da adoo de um livro nico que transmitia os valores do Estado Novo; Garantiu uma orientao oficial cultura e s artes, Imps um poder poltico personalizado na figura do Chefe.

A ditadura militar que prevaleceu em Portugal desde 1933, termina a 25 de Abril de 1974 aps um golpe de estado por parte dos militares (Revoluo dos Cravos ).

...Fim

Vous aimerez peut-être aussi