Vous êtes sur la page 1sur 13

EXPRESSES IDIOMTICAS PORTUGUESAS

EXPRESSES IDIOMTICAS PORTUGUESAS

Expresses tpicas de uma lngua, ou seja, expresses idiomticas, existem em todas as lnguas e variam de pas para pas, de regio para regio. At h expresses que s so conhecidas em determinadas vilas ou cidades. Repare que o sentido da expresso idiomtica no o mesmo que o sentido literal.

EXPRESSES IDIOMTICAS PORTUGUESAS

Aqui esto algumas expresses tpicas que, provavelmente, so das mais utilizadas em Portugal: Acordou com os ps de fora. Est mal disposto. Anda com a cabea na lua. Anda distrado. Andas a arranjar lenha para te queimar! Vais sair prejudicado pelo que andas a fazer. Baixa a bola! / Baixa a bolinha! Acalma-te; aqui no mandas.

EXPRESSES IDIOMTICAS PORTUGUESAS

Chorou baba e ranho. Chorou imenso.


Correu s mil maravilhas. Decorreu extremamente bem. dor de cotovelo. inveja. preciso ter lata! mesmo descarado! um negcio da China. um negcio que d muito dinheiro.

um paz de alma. muito calmo.

uma cabea de alho chocho. uma pessoa esquecida.

EXPRESSES IDIOMTICAS PORTUGUESAS

como as obras de Santa Engrcia! Nunca mais tem fim. Est a fazer tijolo. Est morto. Est com os ps para a cova. Est em vias de morrer. Est de trombas. Est mal-humorado. Est sempre a bater na mesma tecla. Insiste em dizer o mesmo. Est feito ao bife! Est tramado.

EXPRESSES IDIOMTICAS PORTUGUESAS

Est a meter a foice em seara alheia. Est a intervir em assunto que no te diz respeito. Est meter o bico onde no s chamado. Est a intervir em assunto que no te diz respeito. Est tudo em banho Maria. Est tudo suspenso por tempo indeterminado. Entrou nos eixos. Acatou as normas.

Est a tirar gua do capote. Est a livrar-se de responsabilidades. Est fechado a sete chaves. Est muito bem guardado. .

EXPRESSES IDIOMTICAS PORTUGUESAS

Est nas sete quintas. Est vontade. Est-se nas tintas. No se rala; no se importa. Estalou o verniz. A relao formal deteriorou-se. Esticou o pernil. Morreu. Fao isso de olhos fechados. Fao sem dificuldade alguma. Fechou-se em copas. Recusou dar informao; no divulgou o que sabia.

EXPRESSES IDIOMTICAS PORTUGUESAS

Fez figura de urso Passou por uma situao ridcula. Fez orelhas moucas. No deu importncia ao que eu disse. Fez ouvidos de mercador. No deu importncia ao que eu disse. Fez uma tempestade num copo de gua. Transformou um assunto sem importncia em algo grave. Ficou sombra da bananeira. No fez nada. Ficou com a pulga atrs da orelha. Ficou desconfiado.

EXPRESSES IDIOMTICAS PORTUGUESAS

Ficou de p atrs. Desconfiou. Ficou feito num oito. Ficou em mau estado. Ficou para segundas npcias . Foi adiado para outra altura. Ficou tudo em guas de bacalhau. Ficou tudo suspenso por tempo indeterminado. Foi aos arames. Irritou-se. Foi desta para melhor. Morreu.

EXPRESSES IDIOMTICAS PORTUGUESAS

Foi para o olho da rua. Foi despedido.

Foi um balde de gua fria. Foi uma desiluso.

Isso no tem ps nem cabea. Isso no tem lgica. H coisas do arco da velha. H coisas para as quais no h explicao. Isso traz gua no bico Isso traz intenes no reveladas

Meteu gua A coisa no lhe saiu bem. Ia na esgalha. Ia depressa; ia com muita velocidade.

EXPRESSES IDIOMTICAS PORTUGUESAS

Meteu o rabo entre as pernas. Submeteu-se. No me aquece, nem me arrefece. -me indiferente. No mexeu uma palha. No trabalhou nada. No quis dar o brao a torcer. No se quis dar por enganado. Nem sabe para que lado que se h de virar. Tem tanto que fazer que nem sabe por onde comear.

EXPRESSES IDIOMTICAS PORTUGUESAS

Passei pelas brasas. Dormi um pouco. Passou as passas do Algarve. Passou por muito ms situaes. Passou-o a ferro. Atropelou-o. Passou-se dos carretos. Perdeu o juzo; enlouqueceu. Podes tirar o cavalinho da chuva! Desiste porque no vais conseguir o que queres; desengana-te. Prometeu mundos e fundos. Fez promessas falsas exageradas ou infundadas.

EXPRESSES IDIOMTICAS PORTUGUESAS

Ps tudo em pratos limpos. Esclareceu a situao.


Pus-me a pau. Tomei cautela. S l estavam meia dzia de gatos Havia l poucas pessoas. Tem pancada. doido; doida. Vai dar uma volta ao bilhar grande! Vai incomodar outro!

pingados.

Vous aimerez peut-être aussi