Vous êtes sur la page 1sur 10

Colheita, Extrao E Armazenamento Do Mel

A colheita do mel tambm uma atividade muito importante da apicultura. Se for realizada de forma inadequada, poder prejudicar a qualidade do mel. O mel possui a melhor qualidade enquanto est dentro dos favos, ainda no interior da colmia. A extrao e o processamento do mel devem ser realizados de forma a proporcionar as melhores condies para preservar sua qualidade e evitar sua contaminao com agentes qumicos, fsicos e biolgicos.

Providncias a Tomar Antes Da Colheita, Extrao E Estocagem Do Mel


Limpar a casa do mel e principalmente a sala de extrao; Lavar e enxugar bem todos os equipamentos e utenslios que sero utilizados na extrao do mel; Providenciar toalhas limpas, preferencialmente de papel descartvel, para as mos e, se possvel, guarda-p limpo e gorro para toda a equipe que for trabalhar na extrao do mel; Providenciar embalagens para o armazenamento do mel (baldes ou tamboretes limpos e secos) e sacos de plstico atxicos, prprios para alimentos, para o revestimento interno das embalagens; Lavar a carroceria do veculo transportador para evitar cheiros estranhos; Providenciar lonas ou plsticos limpos para forrao e cobertura do veculo; Providenciar os utenslios necessrios colheita do mel: Sobreninhos ou melgueiras vazios. Serviro para receber os favos com mel e transport-los com segurana at a casa do mel. Duas tampas. Uma servir como fundo e a outra como tampa do sobreninho vazio para no expor os favos de mel a sujeiras e abelhas pilhadoras durante a colheita. Sacos de plstico com capacidade para 100 litros, para embrulhar os sobreninhos com os favos de mel, para garantir a higiene e a proteo contra abelhas pilhadoras durante o transporte.

A Colheita Do Mel
Seleo dos favos. Mel verde - Os favos com mel desoperculado no devero ser colhidos pois o mel fermentar por excesso de umidade. Mel maduro - o mel que se encontra depositado nos favos totalmente operculados, est com umidade em torno dos 18%. Esse favo de mel est pronto para ser colhido. Como retirar os favos com o mel da colmia. O mel, mesmo dentro do favo operculado, absorve facilmente cheiros estranhos. Portanto, ao abrir a colmia aplicar fumaa somente na parte superior dos quadros, no sentido horizontal. Deve-se evitar que a fumaa atinja a superfcie dos favos que esto na posio vertical. Neste caso, quando o operador estiver levantando um quadro, o fumigador deve ser direcionado para o outro lado. Depois de sacudir as abelhas, guardar o favo no sobreninho receptor. Para evitar que o fumigador jogue cinzas sobre os favos de mel, reabastec-lo no intervalo entre a colheita de uma colmia, antes de passar para outra. Quando o sobreninho receptor estiver completo com favos de mel, dever ser embrulhado com o saco-plstico e posicionado de lado, para evitar furos provocados por pedras ou gravetos.

Transporte Dos Favos De Mel


Os favos sero transportados at a casa do mel dentro dos sobre ninhos ou melgueiras, embrulhadas em saco-plstico. Cobrir com lona, o carregamento dos sobreninhos ou melgueiras com o mel colhido, para reforar a proteo contra poeira, chuva e pilhagem. Quando a estrada de acesso ao apirio tiver muitos buracos, trafegar em baixa velocidade a fim de evitar a quebra dos favos. Descarregar os sobre ninhos ou melgueiras com os favos na sala de recepo da casa do mel, sobre uma lona ou plstico, para preservar a higiene.

Extrao Do Mel
Recomendaes de higiene Antes de iniciar os trabalhos de extrao do mel, toda a equipe dever lavar bem as mos e enxug-las bem em toalha limpa ou toalha de papel descartvel. O mel fermenta com facilidade quando em contato com gotas de gua; A equipe de extrao do mel dever tambm usar guarda-p, de preferncia branco e gorro ou bon para evitar presena de fios de cabelo no mel; Pessoas com problemas de sade no devero participar da extrao do mel; No consumir qualquer tipo de alimentos ou lquidos dentro da sala de extrao de mel;

Desoperculao Dos Favos


Desoperculao do favo a extrao dos oprculos que lacram os alvolos com mel em seu interior. Este procedimento vai permitir a extrao do mel a partir da centrifugao, sem o rompimento dos favos. Para que a extrao do mel seja bem feita, necessrio que todos os oprculos sejam extrados. O mel escorrido dos oprculos no deve ser misturado com o mel centrifugado, pois pode conter gosto de fumaa e cinzas do fumigador.

Centrifugao Dos Favos


Os quadros com os favos desoperculados devem ser encaixados na armao interna da centrfuga, para que no venham a se soltar durante a centrifugao. A carga da centrfuga dever ser bem distribuda. Os favos maiores e mais espessos devem ser colocados em posio oposta uns com os outros. Da mesma maneira, colocar os favos menores. No incio da centrifugao, a rotao da centrifuga deve ser moderada, para no romper os favos mais cheios de mel. A velocidade dever ser aumentada aos poucos. Quando a centrifuga estiver girando mais leve e se perceber que no h mais mel respingando em suas paredes, parar e substituir os favos vazios pelos recm desoperculados. importante passar o mel que sai da centrfuga por um pr-filtro pois normalmente apresenta boa quantidade de impurezas, principalmente flocos de oprculos. Os favos centrifugados devem ser devolvidos s colmias ou, em fins de safra, guardados em depsito.

Decantao Do Mel
Decantao o processo que, pela ao da fora da gravidade, permite a separao das impurezas do mel. Deve ser feita logo aps a extrao pois o mel ainda est quente e menos viscoso.
No decantador o mel deve ficar em torno de 48 horas, perodo em que as impurezas mais leves que o mel, e tambm a espuma, sobem para a superfcie e as mais pesadas descem, para o fundo, abaixo da torneira. Em perodo superior a uma semana no decantador o mel pode cristalizar e no sair pela torneira. Para preservar a qualidade sanitria do mel, o decantador dever permanecer sempre fechado.

Envase Do Mel
Na embalagem de estocagem (baldes, tamboretes ou tambores), aconselhase revestir o seu interior com um sacoplstico, prprio para alimentos. Ao encher a embalagem, amarrar bem a extremidade do saco-plstico, para evitar escorrimento de mel. Nas embalagens sem o saco-plstico, o volume de mel deve ficar 2 cm abaixo da tampa, para no haver muito ar no espao vazio e nem permitir que o mel encoste-se tampa. Quando as embalagens com mel estiverem no local definitivo de armazenamento, abri-las novamente e limpar bem as tampas, para depois fechar definitivamente. Isso evitar que gotas de mel oxidado pinguem da tampa para o volume da massa.

Armazenamento Do Mel
O mel deve ser depositado dentro das embalagens apropriadas, em local limpo, arejado, protegido do acesso de insetos e outros animais e sem a presena de outros produtos que possam contaminar o ambiente com cheiros estranhos. As embalagens devem ser colocadas sobre estrados e cobertas com lona. Esta providncia, alm da boa apresentao do ambiente, protege as embalagens da poeira e de possvel umidade vinda do piso.

Vous aimerez peut-être aussi