Vous êtes sur la page 1sur 7

Informtica Industrial

Professor: Gustavo Peloi da Silva

Livro Texto
Controladores Lgicos Programveis Sistemas Discretos (Claiton Moro Franchi e Valter Luis Arlindo de Camargo)

Perspectiva histrica
Revoluo Industrial, no final do sculo XIX. pequena vida til. dcada de 1920 rels e contatores Desde ento, os rels tm sido empregados em um grande nmero de sistemas de controle em todo o mundo. O desenvolvimento da tecnologia dos Circuitos Integrados (CIs) possibilitou uma nova gerao de sistemas de controle. Em comparao com os rels, os CIs baseados nas tecnologias TTL ou CMOS so muito menores, mais rpidos e possuem uma vida til muito maior.

dcada de 1970 Computadores


controladores em sistemas de controle de grande porte

Perspectiva histrica
O Programmable Logic Controller(PLC) ou Controlador Lgico Programvel (CLP) foi desenvolvido a partir de uma demanda existente na indstria automobilstica norte-americana. Para aplicao industrial era necessrio um controlador com as seguintes caractersticas:

Facilidade de programao e reprogramao, preferivelmente na planta, para ser possvel alterar a sequncia de operaes na linha de montagem;
Possibilidade de manuteno e reparo, com blocos de entrada e sada modulares; Confiabilidade, para que possa ser utilizado em um ambiente industrial;

Reduo de tamanho em comparao ao sistema tradicional que utilizava rels;

Perspectiva histrica
Ser competitivo em custo com relao a painis de rels e eletrnicos equivalentes; Possibilitar entradas em 115 V e sadas com 115 V e com capacidade mnima de 2 A para operar com vlvulas solenoides e contatores; Possibilitar expanses sem grandes alteraes no sistema; Memria programvel com no mnimo 4 KBytes e possibilidade de expanso; Estaes de operao com interface mais amigvel; Possibilidade de integrao dos dados de processo do CLP em bancos de dados gerenciais, para tornar disponveis informaes sobre o cho de fbrica para os departamentos envolvidos com o planejamento da produo.

Perspectiva histrica

Controladores lgicos programveis


Um Controlador Lgico Programvel definido pelo IEC (International Electrotechnical Commission)como: "Sistema eletrnico operando digitalmente, projetado para uso em um ambiente industrial, que usa uma memria programvel para a armazenagem interna de instrues orientadas para o usurio para implementar funes especficas, tais como lgica, sequencial, temporizao, contagem e aritmtica, para controlar, atravs de entradas e sadas digitais ou analgicas, vrios tipos de mquinas ou processos. O controlador programvel e seus perifricos associados so projetados para serem facilmente integrveis em um sistema de controle industrial e facilmente usados em todas suas funes previstas."

Vous aimerez peut-être aussi