Vous êtes sur la page 1sur 14

Profa.Rosa Elane Antoria Lucas Prof.Departamento de Geografia Instituto de Cincias Humanas/UFPel Doutora em Cincias/UFPel. E-mail: rclucas.sul@terra.com.br Telefone: 53.99.83.80.

55

PESQUISA SOCIAL

Maria Ceclia de S. Minayo(Org.) Suely Ferreira Deslandes Otvio Cruz Neto Romeu Gomes

O objeto das Cincias Sociais essencialmente

qualitativo a realidade social o prprio dinamismo da vida individual e coletiva com toda riqueza de significados dela transbordante.[...]. Pesquisa a atividade bsica da Cincia na sua indagao e construo da realidade. Embora seja uma prtica terica, a pesquisa vincula pensamento e ao. Problema nada pode ser intelectualmente um problema, se no tiver sido, em primeiro lugar, um problema da vida prtica. Toda investigao se inicia por um problema com uma questo, com uma dvida ou com uma pergunta, articuladas a conhecimentos anteriores, mas que tambm podem demandar a criao de novos referenciais.

Proposies so declaraes afirmativas sobre fenmenos e/ou processos. Para alguns autores, a proposio uma hiptese comprovada. As proposies de uma teoria devem trs principais caractersticas: a) serem capazes de sugerir questes reais; b) serem inteligveis; c) representarem relaes abstratas entre coisas, fatos, fenmenos e/ou processos. Pesquisador aprofundar nas obras dos diferentes autores que trabalham os temas que nos preocupam, inclusive dos que trazem proposies com as quais ideologicamente no concordamos.

A PESQUISA QUALITATIVA A pesquisa qualitativa responde a questes muito particulares. Ela se preocupa, nas cincias sociais, com um nvel de realidade que no pode ser quantificado. Ou seja, ela trabalha com o universo de significados, motivos, aspiraes, crenas, valores e atitudes, o que corresponde a um espao mais profundo das relaes, dos processos e dos fenmenos que no podem ser reduzidos operacionalizao de variveis.

A diferena entre qualitativo - quantitativo de natureza. Enquanto cientistas sociais que trabalham com estatstica aprendem dos fenmenos apenas a regio visvel, ecolgica, morfolgica e concreta. A abordagem qualitativa aprofunda-se no mundo dos significados das Aes e relaes humanas, um lado no perceptvel e no captvel em equaes, mdias e estatsticas. Mtodo quantitativo implica em explicar a realidade social pela objetividade sem ser por instrumentos padronizados, pretensamente neutros.

A abordagem Dialtica ela se prope a abarcar o sistema de relaes que constri, o modo de conhecimento exterior ao sujeito, mas tambm as representaes sociais que traduzem o mundo dos significados. A Dialtica pensa a relao da quantidade como uma das qualidades dos fatos e fenmenos. Busca encontrar, na parte, a compreenso e a relao como o todo; e a interioridade e a exterioridade como constitutivas dos fenmenos. Sendo assim, considera que o fenmeno ou processo social tem que ser entendido nas suas determinaes e transformaes dadas pelos sujeitos.

CICLO DA PESQUISA A pesquisa um labor artesanal, que se no prescinde da criatividade, se realiza fundamentalmente por uma linguagem fundada em conceitos, proposies, mtodos e tcnicas, linguagem esta se constri com um ritmo prprio e particular. Fase exploratria da pesquisa tempo dedicado a interrogarnos preliminarmente sobre o objeto, os pressupostos, as teorias pertinentes, a metodologia apropriada e as questes operacionais para levar a cabo o trabalho de campo. Seu foco fundamental a construo do projeto de investigao. Trabalho de campo consiste no recorte emprico da construo terica elaborada no momento. Essa etapa combina entrevistas, observaes, levantamentos de material documental, bibliogrfico, instrucional etc.

A CONSTRUO DO PROJETO INTRODUO estamos definindo uma cartografia de escolhas para abordar a realidade ( o que pesquisar, como, por qu).

O QUE UM PROJETO DE PESQUISA? fazemos um projeto de pesquisa para mapear um caminho a ser seguido durante a INVESTIGAO. Os rumos dos estudos o que pesquisar, como, por quanto tempo etc.)

O PROJETO DE PESQUISA DEVE, FUNDAMENTALMENTE, RESPONDER AS SEGUINTES PERGUNTAS (Barros e Lehfeld, 1986; Rudio, 1986) O que pesquisar? (definio do problema, hiptese, base terica e conceitual); Por que pesquisar? (justificativa da escolha do problema); Para que pesquisar? ( propsitos do estudo, seus objetivos); Como pesquisa ( metodologia); Quando pesquisar? (cronograma de execuo); Com que recursos? (oramento); Pesquisado por quem? (equipe de trabalho, pesquisadores, coordenadores, orientadores).

As pesquisa podem ser: Pesquisa Bibliogrfica Pesquisa participante (Estudo de caso) Pesquisa-ao (Estudo de Caso) Investigao-ao (Estudo de Caso)

Procedimentos metodolgicos/Instrumentos de pesquisa. Coleta de dados: Entrevistas: entrevistas-semiestruturadas ou fechadas; Observaes Anlise documental Anlise dos dados: Anlise de contedo Cruzamento dos dados Consideraes/Concluso

OS ELEMENTOS CONSTITUTIVOS DE UM PROJETO DE PESQUISA.


A) Definio do tema B) Delimitao do tema C) Problema D)Formulao de hipteses ou questes norteadoras E)Referencial terico/aporte terico. F) Justificativa. G) Objetivos. H) Metodologia. I) Custos ou oramento. J) Cronograma. L) Referncias bibliogrficas.

Apresentao do trabalho de pesquisa Introduo Referencial terico estudado sobre o tema da pesquisa Metodologia da Pesquisa Resultados e Discusso/ Desenvolvimento Consideraes Finais

Vous aimerez peut-être aussi