Vous êtes sur la page 1sur 19

NR-15

ATIVIDADES E OPERAES INSALUBRES


Anexos 7 Radiaes No-Ionizantes 8 Vibraes 9 Frio 10 - Umidade

ANEXO 7

RADIAO So ondas eletromagnticas ou partculas que se propagam com uma determinada velocidade. Podem ser geradas por fontes naturais ou por dispositivos construdos pelo homem. Possuem energia varivel desde valores pequenos at muito elevados.

Dependendo da quantidade de energia, uma radiao pode ser descrita como no ionizante ou ionizante.

RADIAO IONIZANTE

Altos nveis de energia, radiaes ionizantes, so originadas do ncleo de tomos, Podem alterar o estado fsico de um tomo e causar a perda de eltrons, tornando-os eletricamente carregados. Elas no alteram o tomo mas ainda assim, algumas, podem causar problemas de sade

SINTOMAS

Pode danificar nossas clulas e afetar o material gentico (DNA), causando doenas graves (por exemplo: cncer), levando at a morte.

RADIAO IONIZANTE

Consiste na utilizao da radiao gama, raios X ou feixes de elctrons para o tratamento de tumores, eliminando clulas cancergenas e impedindo o seu crescimento. O tratamento consiste na aplicao programada de doses elevadas de radiao, com a finalidade de atingir as clulas cancergenas, causando o menor dano possvel aos tecidos sos intermedirios ou adjacentes.

RADIAO NO-IONIZANTE

Possuem relativamente baixa energia. Ondas eletromagnticas como a luz, calor e ondas de rdio so formas comuns de radiaes no ionizantes. Sem radiaes no ionizantes, ns no poderamos apreciar um programa de TV em nossos lares ou cozinhar em nosso forno de microondas.

ANEXO 8

VIBRAES

Um agente nocivo presente em vrias atividades laborativas do nosso cotidiano. As atividades de minerao e florestal, a indstria qumica, de mveis, da carne, automotiva e tantas outras submetem os trabalhadores s vibraes localizadas (tambm denominadas de vibrao de mos e braos ou de extremidades) e vibraes de corpo inteiro.

VIBRAES
Cada parte do corpo humano vibra numa freqncia caracterstica Quando uma vibrao externa de mesma freqncia atinge aquela parte, ocorre o fenmeno da ressonncia (amplificao da vibrao).

As vibraes localizadas so transmitidas aos membros superiores (e menos comumente aos membros inferiores) atravs, do uso de ferramentas, tais como motoserras, furadeiras, serras, politrizes, britadeiras e martelos pneumticos.

As vibraes de corpo inteiro so caractersticas em plataformas industriais, veculos pesados, tratores, retroescavadeiras e at mesmo no trabalho em embarcaes martimas e fluviais e trens.

VIBRAES
Segundo estimativas, h mais de 2 milhes de trabalhadores expostos aos riscos das vibraes de mos e braos nos Estados Unidos e Este nmero maior no resto do mundo.

SINTOMAS SNDROME DA VIBRAO DE MOS E BRAOS


o

Os sintomas iniciais incluem: branqueamento local, em um ou mais dedos de quaisquer ou ambas as mos expostas vibrao, dor, paralisia, formigamento, perda da coordenao, falta de delicadeza e inabilidade para realizar tarefas intrincadas. A sndrome tambm implica em danos na percepo cutnea e prejuzo na destreza manipulativa, como dificuldade em pegar uma moeda numa superfcie plana, abotoar uma camisa ou virar uma pgina de jornal. A severidade dos sintomas so diretamente proporcionais dose das vibraes, funo de sua intensidade e durao da exposio cotidiana..

ESTAGIO FINAL
o

O estgio final da sndrome da vibrao de mos e braos sempre fora os trabalhadores a deixarem sua ocupao e alguns, face ameaa de gangrena nos dedos, resultado da perda do suprimento de sangue, com possibilidade de amputao do membro. Infelizmente, deixar o trabalho depois da ocorrncia de mltiplos ataques de branqueamento no a soluo, eis que virtualmente, em todos os casos, a sndrome aparece em razo do frio.

LIMITES DE TOLERNCIA AS VIBRAES NO ANEXO N 8 DA NR-15 DA PORTARIA N 3.214/78

O anexo no estabelece limites de tolerncia, direcionando (no caso de vibraes de extremidades) para a norma ISO 5349 ou sua substituta.
Atualmente, a ISO 5349 em sua reviso de 2001, tambm no apresenta limite de tolerncia, mas sim um modelo de predio, em anos, para o aparecimento de dedos brancos em 10% da populao exposta.

Vrios estudos contrariam os nmeros da ISO 5349, afirmando que os dados no so conservadores e que em menor tempo que o previsto na norma, os trabalhadores j apresentam sinais de dedos brancos.

Para fins de elaborao do PPRA, respeitando-se o contido no item 9.3.5.1.c. da NR-9, uma vez que no h limites estabelecidos no anexo n 8 da NR-15, tampouco pela norma ISO 5349, a soluo a utilizao dos limites da ACGIH.

ANEXO N 9

FRIO
o

A partir do laudo de inspeo, ser considerado insalubres as atividades executadas no interior de cmaras frigorficas (ou similares), que exponham os trabalhadores ao frio sem proteo adequada.

ATIVIDADES

EPIS

ANEXO 10
UMIDADE Esclarece que atividades ou operaes executadas em locais encharcados ou alagados, capazes de causar danos sade do trabalhador, s sero consideradas insalubres, mediante laudo de inspeo realizada no local de trabalho.

Vous aimerez peut-être aussi