Vous êtes sur la page 1sur 27

Captulo 23: Metais e Metalurgia

Iuri Tiago Martins Angelo 17084 EEL Lucas Lugatto Emerencio 17096 EEL Professor: Dr. lcio Rogrio Barrak
UNIFEI - Universidade Federal de Itajub

Introduo
Os metais tm tido um papel importante no desenvolvimento da civilizao, sendo utilizados na fabricao de mquinas, ferramentas e outros itens.
Neste seminrio sero discutidos: As formas qumicas nas quais os elementos metlicos ocorrem na natureza; Os meios pelos quais obtemos os metais a partir dessas fontes; A ligao nos slidos; Como metais e suas misturas so empregados na tecnologia moderna; Propriedades dos metais de transio.

Fbrica Volkswagen

UNIFEI - Universidade Federal de Itajub

02/27

Ocorrncia e Distribuio dos Metais


A litosfera fornece a maioria dos materiais que usamos; Temos acesso limitado a apenas uma pequena regio da superfcie do planeta; A distribuio dos metais geralmente ocorre em depsitos concentrados (jazidas); Minrios: depsitos que contm metais em quantidades economicamente explorveis ; Normalmente os compostos ou elementos que desejamos devem ser separados de materiais no desejados (refinamento).

Terra
UNIFEI - Universidade Federal de Itajub 03/27

Minerais
Metal Mineral Composio

Alumnio
Ferro Cobre Titnio

Bauxita
Hematita Calcopirita Rutilo

AlO
FeO CuFeS TiO

A maioria dos elementos metlicos encontrada na natureza em compostos inorgnicos slidos chamados minerais; As fontes mais importantes de metais so os xidos, sulfetos e carbonatos minerais;
Calcopirita
UNIFEI - Universidade Federal de Itajub

Rutilo
04/27

Metalurgia
a cincia e a tecnologia de extrao de metais a partir de suas fontes naturais e preparao delas para uso; Existem vrios tipos de processos metalrgicas sendo que cada um especfico para cada tipo de mineral.

Regio de explorao de minrio de ferro da Vale no Par

UNIFEI - Universidade Federal de Itajub

05/27

Etapas da Metalurgia
Minerao Concentrao do minrio Reduo do minrio

Processo de extrao do minerais.


O estgio de concentrao baseia-se nas diferenas das propriedades do mineral e no material no desejado que o acompanha, chamado ganga.

Etapa que consiste na obteno do metal livre.

Refinamento Mistura do metal com outros elementos

Retirada das impurezas presentes em um metal bruto a partir desse processo metalrgico.

Processo para modificar as propriedades do metal o que acaba produzindo uma liga, material metlico composto de 2 ou mais elementos.
UNIFEI - Universidade Federal de Itajub

06/27

Pirometalurgia
Processo metalrgico que consiste na utilizao de altas temperaturas para alterar o mineral quimicamente, reduzindo-o ao metal livre; A pirometalurgia dividida em 3 operaes: calcinao, ustulao e fuso; As operaes pirometalrgicas podem envolver no apenas a concentrao e reduo de um mineral, mas tambm o refinamento do metal.

ICAL - Indstria de Calcinao

UNIFEI - Universidade Federal de Itajub

07/27

Operaes da Pirometalurgia
Calcinao: o aquecimento de um minrio para realizar sua decomposio e a eliminao de um produto voltil, como CO ou HO, presentes em um minrio. Os carbonatos geralmente so calcinados para eliminar o CO e formar xido metlico. Por exemplo:

Ustulao: um tratamento trmico que provoca reaes qumicas entre os minrios e a atmosfera dos fornos. Um importante processo a oxidao dos sulfetos minerais, nos quais o metal convertido a xido. Por Exemplo: Fuso: o processo em que os materiais formados durante as reaes qumicas so separados em duas ou mais camadas. O metal fundido pode consistir quase inteiramente de um s metal ou pode ser uma soluo de dois ou mais metais.
UNIFEI - Universidade Federal de Itajub 08/27

Pirometalurgia do Ferro
A mais importante operao pirometalrgica a reduo do ferro, pois est presente em muitos materiais diferentes; As fontes mais utilizadas de ferro so os minerais de magnetita (FeO) e hematita (FeO); A reduo dos xidos de ferro pode ser realizada em um alto-forno, que basicamente um reator qumico; Um dos produtos da pirometalurgia a escria, que consiste principalmente em minerais de silicato fundido com aluminatos, fosfatos e outros compostos inicos; O outro produto o prprio metal, que no caso o ferro slido que poder ser utilizado na formao do ao.
Alto-Forno
UNIFEI - Universidade Federal de Itajub 09/27

Pirometalurgia do Ferro
Reaes:

UNIFEI - Universidade Federal de Itajub

10/27

Pirometalurgia do Ferro

UNIFEI - Universidade Federal de Itajub

11/27

Formao do Ao
O ao uma liga de ferro; A produo de ferro a partir de seu minrio um processo de reduo qumica que resulta em um ferro bruto contendo muitas impurezas indesejveis; Na produo do ao, essas impurezas so removidas atravs da oxidao em um recipiente chamado conversor;

Conversor de Refinamento de Ferro


UNIFEI - Universidade Federal de Itajub 12/27

Hidrometalurgia
O metal extrado do minrio atravs de reaes aquosas. A lixiviao o processo hidrometalrgico mais importante. utilizado para extrair um metal, por exemplo o ouro, do seu minrio. Outro mtodo, que bastante utilizado para extrao do alumnio da bauxita, o processo de Bayer.

Bauxita

Pepita de Ouro
UNIFEI - Universidade Federal de Itajub 13/27

Eletrometalurgia
Processo utilizado para reduzir minerais metlicos ou metais refinados, que baseado na eletrlise. Importante para obteno de metais mais ativos como sdio, magnsio e alumnio; Os metais obtidos a partir da eletrometalurgia no podem ser obtidos a partir de solues aquosas pois a gua se reduz mais facilmente que os ons metlicos; Para obter tais metais pela eletroqumica, usa-se como meio uma soluo adequada que depende do metal que se deseja.

Charles M. Hall (1863-1914)


14/27

UNIFEI - Universidade Federal de Itajub

Eletrometalurgia do Sdio

Clula de Downs

UNIFEI - Universidade Federal de Itajub

15/27

Eletrometalurgia do Alumnio

Clula de eletrolise do processo de Hall


UNIFEI - Universidade Federal de Itajub 16/27

Eletrorefinamento do Cobre

Clula eletroltica para refinamento do cobre


UNIFEI - Universidade Federal de Itajub 17/27

Ligao Metlica
Propriedades fsicas dos metais: Alta condutividade trmica Alta condutividade eltrica Lustre caracterstico Maleabilidade. 1) Modelo de mar de eltrons: O metal visualizado como uma rede de ctions em um mar de eltrons de valncia. Os eltrons so mveis e no esto confinados a qualquer on metlico.

2) Modelo de orbital molecular para os metais: Modelo no qual os orbitais atmicos de valncia em um tomo metlico superpe-se com os dos vrios vizinhos mais prximos, que por sua vez superpem-se com orbitais atmicos em outros tomos.

Modelo mar de eltrons


UNIFEI - Universidade Federal de Itajub 18/27

Ligas
Material que contm mais de um elemento e tem as propriedades caractersticas dos metais; Uma forma de modificar as propriedades dos elementos metlicos puros;

Classificao: Ligas de soluo; Liga heterognea; Compostos intermetlicos;

Liga de Ferro

UNIFEI - Universidade Federal de Itajub

19/27

Metais de Transio
Alguns dos metais mais importantes da sociedade moderna; So utilizados na tecnologia moderna como, por exemplo, em motores a jato de alto desempenho.

UNIFEI - Universidade Federal de Itajub

20/27

Metais de Transio: Propriedades Fsicas


A energia de ionizao e o raio atmico so caractersticas dos tomos isolados. Variam de modo similar. Normalmente, o raio diminui com o aumento da carga nuclear efetiva sofrido pelos eltrons de valncia, porm, os eltrons no-ligantes exercem efeitos repulsivos que fazem com que as distncias de ligao aumentem. Densidade e ponto de fuso so caractersticas do slido metlico como um todo.

Folha de ouro e fio de cobre, respectivamente


UNIFEI - Universidade Federal de Itajub 21/27

Metais de Transio: Configuraes Eletrnicas e Estados de Oxidao


Os metais de transio devem suas posies na tabela peridica ao preenchimento do subnvel d; Mas ao serem oxidados perdem eltrons do subnvel s antes de perder os do subnvel d; A existncia de eltrons no subnvel d parcialmente responsvel por vrias caractersticas dos metais de transio, como: 1. Exibio de mais de um estado de oxidao; 2. Cor; 3. Propriedades magnticas.

Estados de oxidao da primeira srie de transio

UNIFEI - Universidade Federal de Itajub

22/27

Metais de Transio: Magnetismo


As medidas das propriedades magnticas fornecem informaes sobre a ligao qumica; As propriedades magnticas so muito importantes para tecnologia moderna; Devido ao spin, o eltron se comporta como um im minsculo; Tipos de substncias: Diamagnticas; Paramagnticas; Ferromagnticas; (a) Diamagntico Im Permanente

(b) Paramagntico (c) Ferromagntico

UNIFEI - Universidade Federal de Itajub

23/27

Qumica de alguns Metais de Transio: Cromo

O cromo dissolve-se lentamente no cido clordrico ou sulfrico; Na presena do ar, o Cr2+ rapidamente oxidado por O2; O cromo frequentemente encontrado em solues aquosas no estado de oxidao +6; Os ons mais estveis em soluo bsica e cida so, respectivamente, o on cromato amarelo (CrO42-) e o on dicromato (Cr2O72-);

Da esquerda para direita: on hidratado [Cr(H2O6)]3+ , [(H2O)4Cr(OH)2Cr(H2O)4]4+, K2Cr2O7, Na2CrO4.


24/27

UNIFEI - Universidade Federal de Itajub

Qumica de alguns Metais de Transio: Ferro


Estados de oxidao do ferro em soluo aquosa: +2 (ferroso) e +3 (frrico); O Fe2+ dissolvido, com Ca2+ e Mg2+, contribui para dureza da gua; Na presena de ar o Fe2+(aq) tende a ser oxidado a Fe3+(aq), que pode ser visto como manchas marrons no gotejamento de torneiras, por exemplo (figura I). No estado de oxidao +3, o ferro solvel em solues cidas. Quando uma soluo cida de ferro (III) torna-se mais bsica, um precipitado marromavermelhado gelatinoso se forma (figura II).
UNIFEI - Universidade Federal de Itajub

II

25/27

Qumica de alguns Metais de Transio: Cobre

Exibe dois estados de oxidao: +1 (cuproso) e +2 (cprico); No estado de oxidao +1 ele possui configurao eletrnica 3d10, possui cor branca e geralmente so insolveis em gua; Por causa dessa reao e porque o cobre (I) facilmente oxidado para cobre (II), o estado de oxidao +2 o mais comum; Muitos sais de cobre (II) so solveis em gua; O sulfato de cobre pentahidratado um sal bastante usado em experincias (figura I);

As solues aquosas nas quais o on cobre (II) esta coordenado por molculas de gua so geralmente azuis; CuS um dos compostos de cobre (II) menos solveis; O Cu(OH) um dos compostos insolveis de cobre (II) (figura II).

I II
26/27

UNIFEI - Universidade Federal de Itajub

Referncias Bibliogrficas
Livro:
Qumica: a cincia central. Brown, Theodore L., 9 edio. Editora: Pearson. Captulo consultado: 23.

Sites:
http://www.youtube.com/watch?v=UtMy4ZY3jgc http://www.elcio.unifei.edu.br http://www.prenhall.com/brown_br

UNIFEI - Universidade Federal de Itajub

27/27

Vous aimerez peut-être aussi