Vous êtes sur la page 1sur 10

Baltasar e Blimunda

O amor verdadeiro

Disciplina de Portugus, 12 ano

Baltasar Sete-Sis Figura central no romance, articulador dos trs planos narrativos, com a sua morte que a narrativa se encerra. No difcil reconhecer em Baltasar o representante dos muitos annimos que participaram nas construes da Histria e foram marginalizados e apagados das suas pginas. Ele , igualmente, a metfora da mudana, da evoluo do ser humano, da perseguio do sonho, no sentido da sua plena reaIizao. Em Baltasar Sete-Sis, ex-soldado de aos 26 anos chega a Lisboa mutilado e pedinte, conhece o amor numa situao de excecional significado e vive e realiza-se como homem nesse amor pleno, transgressor, margem das normas sociais e religiosas. Baltasar ganha uma conscincia social, quando, aos 39 anos, vai trabalhar como operrio, participando na construo do convento. Baltasar, o ex-soldado de uma guerra que no compreendeu, sem prstimo nem lugar no tecido produtivo da sociedade, vagabundo e deficiente, , assim, uma personagem que vai crescendo como ser humano e como personagem, ao longo da narrativa. Encontra em Blimunda a harmonia e a com plementaridade dadas pelo amor verdadeiro; aprende com o Padre Bartolomeu Loureno de Gusmo o sonho de ir mais alm, alicerado na crena das capacidades humanas, no conhecimento, no questionamento dos dogmas; adquire em Mafra a conscincia da sua situao social, irmanado com outros trabalhadores que anonimamente trabalham para a fama do Rei e a glria de Deus.
2

Baltasar

Baltasar Mateus, de alcunha Sete-Sis, um dos protagonistas do romance. Foi soldado na Guerra da Sucesso espanhola, donde foi mandado embora por ter perdido a sua mo esquerda, Em vora, comeou a pedir esmola para fazer um gancho que lhe substituiria a mo. Surge como um marginal, na luta pela sobrevivncia no hesita em matar jovem, tem apenas 26 anos Conhece Blimunda em Lisboa, num auto-de-f e com ela partilha a vida e os sonhos. Blimunda caracteriza-o como tendo a cara escura e barbada, olhos cansados, boca que to triste De ex-soldado passa a aougueiro em Lisboa e, posteriormente, integra a legio de operrios das obras do convento. A sua tarefa mxima vai ser a construo da passarola, idealizada pelo padre Bartolomeu de Gusmo, passando a ser o garante da continuidade do projeto, quando o padre Bartolomeu desaparece em Espanha. Baltasar acaba por se constituir como a personagem principal do romance, sendo quase "divinizado" pela construo da passarola: "maneta Deus, e fez o universo. (...) Se Deus maneta e fez o universo, este homem sem mo pode atar a vela e o arame que ho de voar. " (p. 69 ou 87-89) - diz o padre Bartolomeu a 3 propsito do seu companheiro de sonhos.

. Blimunda Sete-Luas
fcil estabelecer um paralelismo entre as relaes rei/rainha e Baltasar/Blimunda. De facto, enquanto na relao contratual e sem amor do casal real, a mulher tem o nico papel de procriadora e se sente pecadora, na relao do casal popular, Blimunda tem um estatuto de plena igualdade e de partilha da felicidade. Ela , desde o primeiro momento, um ser de exceo: bela, de olhos misteriosos e poderosos, mgica e sibilina, o seu estranho nome surge primeiro, dito pela me, uma condenada pela Inquisio, o que logo a coloca numa situao marginal. por inspirao materna que, no dia do auto de f em que a me condenada, se liga a Baltasar, seduzido desde o primeiro momento. A partir de ento, ela que tem um papel decisivo na definio da relao entre os dois, nunca se submetendo a normas que no sejam as do amor, numa espcie de retorno a um tempo mtico, no qual est ausente a noo de pecado. A simbologia do apelido Sete-Luas, atribudo pelo padre Bartolomeu, num ritual misto de batismo e casamento vem acentuar ainda mais o carcter de complementaridade na sua relao com Baltasar. Blimunda a mulher apresentada sob mltiplas facetas: amante que se entrega sem culpa nem pecado a um amor total e para sempre vivido; mqica, v por dentro e capaz de recolher as vontades indispensveis realizao do voo/sonho; sbia, capaz de questionar, aconselhar, compreender, as suas palavras surpreendem muitas vezes os que as escutam; livre, na escolha da sua conduta de vida; forte na defesa da sua honra e na procura do seu amor; mulher do povo, executa as tarefas ancestrais das mulheres. a nica sobrevivente da trindade terrena, e guarda dentro de si a vontade que recolhe 5 de Baltasar.

As vivncias amorosas entre Baltasar e Blimunda, o rei e a rainha


Na poca (sculo XVIII)
O casamento era ainda sagrado. Existiam, ainda, casamentos contratuais, onde no existia amor.

O amor de Baltasar e Blimunda

A atualidade

Conheceram-se, As unies de facto so cada vez mais apaixonaram-se e foram comuns. Os casais no pensam tanto viver juntos, ou seja, esta no casamento. no foi uma unio contratual e no se casaram.

Apenas depois do casamento Tiveram relaes no dia em No h a preocupao com a aconteciam as primeiras relaes que se conheceram conservao da virgindade e esta j no fsicas. to importante. A virgindade era conservada at As relaes sexuais no primeiro ao dia do casamento encontro so consideradas normais A mulher era obrigada a obedecer ao homem e no tinha, praticamente, direitos. Existia uma grande diferenciao entre o marido e a mulher. Encontravam-se em p de igualdade, no havia distino por serem de sexos diferentes. A mulher e o homem so semelhantes e no casal no h diferena. O homem j realiza trabalhos em casa. Marido e mulher tm os mesmos direitos e deveres.

A mulher no trabalhava, Trabalham de igual forma na Homem e mulher podem desempenhar enquanto o homem ganhava o construo da passarola. os mesmos trabalhos (excetuando raras dinheiro para a famlia. excees). 8

Unio de lege
Par Rei - Rainha

Unio de facto
Par Baltazar - Blimunda transgresso
9

conveno

aco principal

aco secundria

construo do convento de Mafra

histria de amor

Par Rei - Rainha

Par Baltazar - Blimunda


aco secundria

construo da BALTAZAR Passarola

conveno

transgresso
10

Vous aimerez peut-être aussi