Vous êtes sur la page 1sur 32

Escola Profissional de Gaia

Estamos a realizar este trabalho para a rea curricular disciplinar de Educao Fsica no mbito do pedido do professor Daniel Duarte. O projeto curricular denomina-se por Aptido Fsica e Sade. Esperemos conseguir atingir todos os nossos objetivos de modo a ficarmos claramente esclarecidas em relao a todo este vasto tema.

Capacidade de realizar atividades do quotidiano com menor esforo e com tranquilidade.

Sade

Performance

Inclui os componentes de aptido fsica que esto associados com a promoo da sade ou a preveno de doenas e com um melhor desempenho nas suas atividades dirias.

Refere-se aptido para o desempenho de atividades desportivas que se associam agilidade, velocidade, equilbrio e coordenao motora.

Musculao

Nadar

Pedalar

Andar e correr

Capacidade Cardio- Respiratria Capacidade de trabalho muscular

Flexibilidade
Composio Corporal

a capacidade com que o corao bombeia o sangue oxigenado a todas as partes do corpo.

Capacidade para manter os nveis de fora e resistncia, isto conseguido atraves da prtica de exerccios de fora e resistncia muscular. Atravs desta prtica indivduos esto menos sujeitos s fadigas musculares e ao aumento da presso arterial.

a capacidade de movimentar / esticar as articulaes com amplitude e sem dor.

O peso que vai definir a composio corporal de cada um. Porm, h pessoas pesadas que no so gordas e o contrrio tambm se verifica, pessoas que no so gordas mas que tm nveis de massa gorda excessiva .
Abaixo do Normal

Normal 20 24,9 % 19 - 23,9 %

Obesidade > 25 % > 24%

Homens Mulheres

< 20 % < 19%

A atividade fsica tudo aquilo que


implica movimento, fora ou manuteno da postura corporal, que se traduza no consumo de energia.

Benefcios

Vantagens da atividade fsica regular

A atividade fsica traz os seguintes benefcios: Melhora o funcionamento e a resistncia cardiovascular; O exerccio fsico melhora a circulao sangunea; Aumenta o colesterol "bom", o HDL, que ajuda a reduzir o colesterol total; Diminui a presso arterial; Melhora a funo respiratria; Ajuda a aliviar o stress; Proporciona maior fora e flexibilidade dos msculos.

Reduz o risco de morte prematura; Reduz o risco de morte por doenas cardacas ou AVC; Reduz o risco de vir a desenvolver doenas cardacas; Ajuda a prevenir/reduzir a hipertenso; Ajuda a controlar o excesso de peso; Ajuda a prevenir/reduzir a osteoporose; Ajudar o tratamento de situaes dolorosas; Ajuda o crescimento e manuteno de ossos, msculos e articulaes saudveis; Promove o bem-estar;

Mito: msculos grandes so msculos fortes. Mito: ginstica localizada reduz a gordura localizada naquela rea Mito: no se pode entrar na gua fria com o corpo quente.

Mito: a obesidade hereditria.


Mito: comer carne torna a pessoas mais agressiva.

O lcool uma toxina, um veneno. O seu uso mesmo sendo em pequenas quantidades, produz vrias anormalidades fisiolgicas no corpo que diminuem vrias capacidades como a fora, resistncia, recuperao e a capacidade de metabolizar gordura para energia.

O fumo, atravs da nicotina aumenta o ritmo do corao e do monxido de carbono, que diminui a libertao de oxignio nos tecidos, pois um dos agentes mais importantes que causa arteriosclerose. uma doena que mata milhes de indivduos em todo o mundo.

Vous aimerez peut-être aussi