Vous êtes sur la page 1sur 22

www.cadmax.

net

Mecnica Tcnica
Dirceu Babinski

Cientistas criam alumnio transparente que seria "novo estado da matria"

www.cadmax.net

A criao de um novo estado da matria leva ao aparecimento do alumnio transparente, previsto em uma cena antolgica de Jornada nas Estrelas IV A volta para casa, pelo engenheiro Scotty. A equipe do Professor Justin Wark do departamento de fsica da Universidade de Oxford acaba de publicar um paper sobre uma tcnica revolucionria cujo efeito colateral, at agora, a produo de alumnio transparente. O paper, que ser publicado esta semana na revista Nature Physics relata que um pulso de laser arrancou um eltron interno de cada tomo de alumnio sem danificar a estrutura cristalina do metal tornando-o relativamente transparente a radiao ultravioleta.

Laser "flash" usado no experimento que deu novo estado a matria

O que ns criamos um estado da matria completamente novo disse o entusiasmado professor e continuou ressaltando que o alumnio transparente apenas o incio e que as implicaes desta tcnica podem levar ao entendimento da mecnica das estrelas e mesmo a viabilizar a fuso nuclear como fonte de energia. A descoberta s foi possvel graas ao descobrimento de uma nova fonte de radiao, 10 bilhes de vezes mais brilhante que a luz emitida pelos syncrotons o FLASH laser (Flash de Freeelectron LASer). Este acelerador de partculas produz pulsos extremamente curtos de Raio X de baixa intensidade (os soft x-ray ou, alguma coisa entre 0.12 to 12 keV). A equipe internacional liderada pelo bom professor focalizou esse feixe de energia em um ponto com dimetro menor que um vigsimo do dimetro de um fio de cabelo, concentrando a energia. Neste ponto, o alumnio tornou-se transparente. Transparente sim mas apenas por 40 femtosegundos (1 fs = 110-15s). No parece muito?

www.cadmax.net

www.cadmax.net

Fique tranqilo, este s o comeo e os novos estados da matria, todos, sofrem deste mal. Quando era garoto pequeno no Rio de Janeiro, o cara de pijama aprendeu que existiam trs estados da matria. A ltima vez que contou j eram 6, com esse so 7. A referncia trek bvia para os fs. Em uma das melhores cenas da histria do universo de Jornada nas Estrelas, Scotty, sugere a criao do alumnio transparente. Infelizmente, no possvel incluir o trecho original neste artigo, mas voc pode v-lo aqui.
Uma ltima palavra sobre alumnio transparente. Existe uma liga cermica chamada ALONtm, extremamente resistente, com alumnio em sua composio que h alguns anos chamada de alumnio transparente. Se analisarmos a cena de Scotty com cuidado, veremos que o que ele est propondo uma liga e no um novo estado da matria. Mas, o cara de pijama acha que alumnio, para ser transparente, tem que ser alumnio primeiro.

Sof-conceito Cloud flutua com fora magntica

www.cadmax.net

O sof-conceito Cloud pode proporcionar momentos de relaxamento em uma nuvem flutuante


Marcela Farrs

Foi dado o primeiro passo para que o sonho de dormir sobre nuvens fofas e aconchegantes se torne realidade. O designer de produtos chins David Koo acaba de sugerir um sof-conceito que imita uma nuvem, inclusive por flutuar no espao. Batizado de Sof Cloud, o item flutuaria graas fora magntica gerada por uma base que fica no cho. Trata-se apenas de um design-conceito uma ideia que ainda precisa ser desenvolvida. Resta ao pblico aguardar que a proposta saia do papel e chegue ao mercado.

Cientistas criam "madeira


lquida", que pode ser moldada
Artistas de todas as pocas fizeram e continuam fazendo esculturas e outros trabalhos em madeira. Obras de arte que podem ser duplicadas em diversos tipos de materiais, mas no na prpria madeira. Mas isto agora poder mudar. Cientistas alemes do Instituto Fraunhofer acabam de criar um novo tipo de composto a partir da madeira, que eles chamam de "madeira lquida". A madeira lquida permite que se construa virtualmente qualquer objeto a partir de tcnicas comuns de moldagem por injeo, a mesma utilizada para a fabricao de produtos plsticos. A foto mostra os personagens de um prespio moldados com o novo material.
www.cadmax.net

www.cadmax.net

J patenteado, o novo material recebeu o nome de Arboform. Mas como seria possvel criar uma madeira lquida, se a madeira no funde nem se dissolve em qualquer solvente conhecido? O segredo est na lignina, o polmero natural mais comum depois da celulose. a lignina que mantm unidas as fibras das plantas, formando um material altamente resistente e elstico. Na indstria do papel, a lignina separada da celulose por meio de um processo qumico. O que os cientistas fizeram foi misturar a lignina com fibras de sisal, cnhamo ou linho e adicionar um aditivo qumico - no revelado, devido a segredos industriais - para gerar um granulado que pode ser extrudado em equipamentos tradicionalmente utilizados na indstria. A madeira lquida j est sendo produzida pela empresa Tecnaro, em uma planta-piloto capaz de fabricar 10 toneladas mensais. Embora possa ser utilizada para fabricar qualquer tipo de produto, o que mais tem feito sucesso um suporte para bolas de golfe: como o material totalmente biodegradvel, no necessrio se preocupar em recolher os pequenos pinos, que se decompem juntamente com os restos de grama.

As leis de Newton:
- A Primeira lei de Newton, ou Princpio da Inrcia:
www.cadmax.net

"Todo corpo permanece em seu estado de repouso ou de movimento retilneo e uniforme, a menos que seja obrigado a mudar seu estado por foras a ele impressas." Podemos interpretar seu enunciado da seguinte maneira: todos os corpos so "preguiosos" e no desejam modificar seu estado de movimento: se esto em movimento, querem continuar em movimento; se esto parados, no desejam mover-se. Essa "preguia" chamada pelos fsicos de Inrcia e caracterstica de todos os corpos dotados de massa. O princpio da inrcia pode ser observado no movimento de um nibus. Quando o nibus "arranca" a partir do repouso, os passageiros tendem a deslocar-se para trs. Da mesma forma, quando o nibus j em movimento freia, os passageiros deslocam-se para a frente, tendendo a continuar com a velocidade que possuam.

www.cadmax.net

A inrcia refere-se resistncia que um corpo oferece alterao do seu estado de repouso ou de movimento varia de corpo para corpo e depende da massa dos corpos. Corpos com massa elevada (maior) inrcia Corpos com massa pequena (menor) inrcia - A Segunda lei de Newton, ou Princpio Fundamental da Dinmica: Este princpio consiste na afirmao de que um corpo em repouso necessita da aplicao de uma fora para que possa se movimentar, e para que um corpo em movimento pare necessria a aplicao de uma fora. Um corpo adquire velocidade e sentido de acordo com a intensidade da aplicao da fora. Ou seja, quanto maior for a fora maior ser a acelerao adquirida pelo corpo.

F=m.a

www.cadmax.net

F=m.a
Se F=0, existem duas opes: ou a massa do corpo zero ou sua acelerao. Obviamente como o corpo existe, ele tem massa, logo a sua acelerao que zero, e conseqentemente, a sua velocidade constante. Peso
Peso a fora gravitacional sofrida por um corpo nas vizinhanas de um planeta. uma grandeza vetorial e, portanto, possui mdulo, direo e sentido. Matematicamente temos:

P =m.g

www.cadmax.net
- A Terceira lei de Newton, ou Lei da Ao e Reao:

Quando dois corpos A e B interagem, se A aplica sobre B uma fora, esse ltimo corpo aplicar sobre A uma outra fora de mesma intensidade, mesma direo e sentido contrrio.
Um indivduo d um soco numa parede, a fora que o indivduo sente em sua mo a mesma fora que ele aplicou sobre a parede. Ou seja, a fora aplicada sobre a parede resultou em uma fora de mesma intensidade porm de sentido diferente a aplicada. Um nadador impele a gua para trs com auxlio das mos e dos ps. Neste caso a fora que o nadador aplica sobre a gua (quase) a mesma que o empurra para a frente, pois a fora aplicada sobre a gua gera uma fora de mesma intensidade e de sentido diferente.

Diagrama de foras:
www.cadmax.net

Composio de foras:
Polgono de foras
www.cadmax.net

Paralelogramo de foras
www.cadmax.net

Pela lei dos cossenos:


R2 = F12 + F22 + 2 . F1 . F2 . Cos Pela lei dos senos: sen(180 ) = sen = sen R F2 F1

Decomposio de foras:
www.cadmax.net

FX = F . Cos FY = F . Sen

Foras retangulares ou ortogonais (composio): www.cadmax.net

R2 = F12 + F22
F1 = R . Sen F2 = R . Sen =+

1) Duas foras retangulares tem mdulo 10N e 14N. Calcular: a) O mdulo de sua resultante.
www.cadmax.net

b) O nguo que faz a reta de ao da resultante com a reta de ao das componentes.

02) Duas foras concorrentes cujos mdulos so 4N e 8N tem uma resultante igual a 10N. Calcular:
www.cadmax.net

A) O nguo que faz a reta de ao da resultante com a reta de ao das componentes.

03) Um elevador est sendo projetado para elevar uma carga cuja massa igual a 150 kg. Pergunta-se:
www.cadmax.net

A) Qual a fora que o elevador necessita fazer para conseguir elevar a carga sendo que a fora da gravidade no local igual a 9,82 m/s.

Problemas propostos:
01-1) Duas foras retangulares tem mdulo 25N e 17,5N. Calcular: a) O mdulo de sua resultante. b) O nguo que faz a reta de ao da resultante com a reta de ao das componentes.

www.cadmax.net

02-1) Duas foras concorrentes F1 e F2 tem como resultante uma fora de mdulo igual a 10N. Sabe-se que o ngulo =33 e = 48. Calcular: o mdulo de F1 e F2.

www.cadmax.net

03-1) Sabe-se que as foras do desenho abaixo so retangulares. Calcular: a) O mdulo de sua resultante. b) O mdulo de F1 e o nguo que F1 faz a resultante.
www.cadmax.net

Vous aimerez peut-être aussi