Vous êtes sur la page 1sur 25

Expanso martima europeia

Conhecido como Mar Tenebroso, o oceano Atlntico aguava a imaginao dos europeus. Falava-se em monstros marinhos e homens deformados que comiam outros homens. As supersties entre os marujos eram as mais variadas: sereias, monstros de vrias cabeas, polvos gigantes, etc.

Os historiadores geralmente referem-se "era dos descobrimentos" como as exploraes martimas pioneiras realizadas por portugueses e espanhis entre os sculos XV e XVI, que estabeleceram relaes com frica, Amricas e sia, em busca de uma rota alternativa para as "ndias", movidos pelo comrcio de ouro, prata e especiarias.

Atravs das Grandes Navegaes, pela primeira vez na histria, o mundo seria totalmente interligado. Apenas os Estados efetivamente centralizados tinham condies de levar adiante tal empreendimento, dada a necessidade de um grande investimento e principalmente de uma figura que atuasse como coordenador no caso, o Rei.

- Centralizao Poltica: Estado Centralizado reuniu riquezas para financiar a navegao; - O Renascimento: Permitiu o surgimento de novas idias e uma evoluo tcnica; - Objetivo da Elite da Europa Ocidental em romper o monoplio rabe-Italiano sobre as mercadorias orientais; - A busca de terras e novas minas (ouro e prata) com o objetivo de superar a crise do sculo XIV; - Expandir a f;

A CONQUISTA DO MAR
As especiarias eram coletadas por comerciantes indianos e chineses em todo o Oriente e transportadas em grandes caravanas atravs do continente asitico at o litoral do Mediterrneo. Ali eram compradas por mercadores turcos ou italianos e depois redistribudas pelo interior da Europa. A viagem por mar, apesar de todos os perigos, era bem mais rpida - e menor o nmero de intermedirios. Por isso, cada travessia bemsucedida gerava lucros enormes, vindo da a tentao da conquista.

- Metais; - Mercados; - Especiarias (Noz Moscada, Cravo...) - Terras; - Fiis;

Precoce centralizao Poltica; - Domnio das Tcnicas de Navegao (Escola de Sagres) * - Participao da Rota de Comrcio que ligava o mediterrneo ao norte da Europa; - Capital (financiamento de Flandres); - Posio Geogrfica Favorvel;

Centro de Estudos Nuticos, fundado pelo infante Dom Henrique, o qual manteve at a sua morte, em 1460, o monoplio rgio do ultramar. O "Prncipe perfeito" Dom Joo II (1481-1495) continuou o aperfeioamento dos estudos nuticos com o auxlio da sua provvel Junta de Cartgrafos, que teria elaborado em detalhe o plano de pesquisa do caminho martimo para as ndias.

Bssola
A bssola constituda por uma agulha magntica na horizontal suspensa pelo centro de gravidade, e aponta sempre para o eixo norte-sul, ao seguir a direo do centro magntico da Terra, ou seja, indica o plo. No se sabe ao certo quem inventou a bssola mas atribui-se a descoberta da orientao natural dos manes aos chineses, por volta do ano 2000 a.C., e por consequncia, a inveno da bssola. Os rabes que a introduziram na Europa, e foi Flvio Gioia que inseriu o desenho da rosa-dos-ventos na bssola. Por volta do sculo XV foi descoberta a declinao magntica, ou seja, a diferena entre o Norte magntico, indicado pela agulha, e o Norte verdadeiro, possivelmente, esta declinao foi descoberta pelos portugueses. A declinao era verificada pela comparao da observao da Estrela Polar, quando no hemisfrio norte, ou do Cruzeiro do Sul, quando no hemisfrio sul, e a direo apontada pela bssola.

Astrolbio
O astrolbio, verso nutica, permitia saber a distncia que ia do ponto de partida at ao lugar onde a embarcao se encontrava, mas descobria-se isso medindo a altura do sol ao meio-dia. O que era difcil pois no havia relgios. Na poca mediase o tempo com ampulhetas, cujos resultados eram pouco rigorosos.

Quadrante
O quadrante um instrumento muito antigo. No ano de 1460, ano da morte do Infante D. Henrique, era utilizado pelos portugueses. O quadrante permitia determinar a distncia entre o ponto de partida e o lugar onde a embarcao se encontrava, o clculo baseava-se na altura da Estrela Polar.

Caravela
A partir de finais do sculo XV e incios do XVI sofre ajustamentos que deram caravela um maior porte e passa a poder transportar 50 homens. As velas latinas (triangulares) permitiam utilizar a tcnica de bolinar, pois eram duas vezes maiores que as das naus, o que lhes permitia ziguezaguear contra o vento e, consequentemente, explorar zonas cujo regime dos ventos era desconhecido. Devido a estes aperfeioamentos, a caravela tornou-se num fator da prioridade portuguesa na expanso. A caravela transformou-se mais tarde em navio mercante para o transporte de homens e mercadorias.

Nau
Nau um barco de grande porte destinado a longos percursos. Tem dois, trs ou quatro mastros, com duas ou trs ordens de velas sobrepostas, as naus eram imponentes e de armao arredondada e tinham velas latinas no mastro de r. Em 1492 Cristovo Colombo rumou ao descobrimento da Amrica com a nau Santa Maria. Em 1497 partiu Vasco da Gama para a ndia j com trs naus e uma caravela. A nau que fazia a "Carreira da ndia" permitia o transporte de maior tonelagem de mercadorias e tornarase vivel porque aumentara o conhecimento das rotas adequadas para o aproveitamento dos ventos mais favorveis progresso das naus.

Ao longo de toda a Baixa Idade Mdia, os reinos catlicos de Arago e Castela lutavam para estabelecer a expulso dos muulmanos da Pennsula Ibrica. No ano de 1492, a aliana matrimonial entre os herdeiros desses tronos asseguraram a vitria contra os muulmanos na chamada Guerra de Reconquista. A partir de ento, o recmformado governo espanhol decide contratar os servios de um navegador italiano chamado Cristvo Colombo.

Em princpio, a ideia era de que a circunavegao da Terra pudesse oferecer um novo acesso ao continente indiano. Contudo, os trs navios utilizados para esse fim acabaram batendo na ilha de Guanaani, no Caribe. Aps batizar a ilha de San Salvador, Colombo fez outras viagens onde encontrou as ilhas de Cuba, Bahamas e So Domingos. Ainda pensando estar nas ndias, Colombo batizou os moradores locais de ndios.

Em um projeto ainda mais ousado executado entre 1519 e 1521 a expedio de Ferno de Magalhes realizou a primeira circunavegao ao redor do mundo. Dos quinhentos e doze tripulantes dessa corajosa viagem, apenas dezoito sobreviveram no retorno Europa.

O Tratado de Tordesilhas foi assinado em junho de 1494. Nesse novo acerto ficava estabelecida a demarcao de um novo meridiano localizado a 370 lguas a oeste da ilha de Cabo Verde. Os territrios a oeste seriam explorados pelos espanhis; e as terras a leste deveriam ser controladas pelos lusitanos.

Vous aimerez peut-être aussi