Vous êtes sur la page 1sur 14

As relaes entre a Matemtica e a Informtica

As relaes entre a Matemtica e a Informtica desenvolvem-se nos dois sentidos. A Matemtica tem dado contributos decisivos para o surgimento e incessante aperfeioamento tanto dos computadores como das Cincias da Computao. Mas a Matemtica, como cincia dinmica e em constante evoluo, est tambm a ser fortemente influenciada pela Informtica, tanto no que respeita aos problemas que coloca como aos mtodos que usa na sua investigao. Estas relaes do importantes indicaes para a utilizao dos instrumentos computacionais no processo de ensino-aprendizagem.

A Matemtica, como todas as cincias, est em constante evoluo. Problemas deixados em aberto numa dada poca so resolvidos numa poca mais frente. Novos instrumentos e novas concepes fornecem novas maneiras de encarar problemas e resultados antigos, levando reformulao de teorias, notaes e modos de trabalho.

Uma parte importante da investigao em reas como a anlise numrica, a matemtica discreta, os sistemas dinmicos, a investigao operacional, a lgica e a cincia da computao faz-se hoje com forte recurso utilizao do computador.

O uso cada vez mais intensivo de computadores para o processamento e transmisso de informao est a levar ao surgimento de novos conceitos e novas prticas na investigao nesta cincia.

Teoria de Nmeros Uma das reas em que o computador tem sido muito utilizado a teoria de nmeros, domnio que estuda as propriedades do conjunto dos nmeros inteiros. Nesta rea da Matemtica merecem particular ateno, por exemplo, as propriedades de nmeros primos, de classes de congruncia, as solues inteiras de equaes de coeficientes inteiros, etc. A teoria de nmeros um dos domnios considerados mais difceis da Matemtica, sendo um dos seus teoremas mais conhecidos a clebre afirmao enunciada mas no demonstrada por Fermat: No existe um termo de nmeros naturais (x, y, z) que verifique a equao xn + yn = zn, para n > 2. Em 23 de Junho de 1993 foi anunciada uma demonstrao para este teorema pelo matemtico ingls Andrew Wiles .Verificou-se que esta demonstrao continha alguns erros, mas, depois de corrigida, ela hoje considerada correcta pela generalidade dos matemticos .

Um aspecto caracterstico desta rea da Matemtica que os seus problemas so muitas vezes fceis de enunciar mas extremamente difceis de resolver. Eis alguns exemplos de outros problemas em aberto nesta rea, todos eles envolvendo o conceito de nmero primo: Pode qualquer nmero par ser representado pela soma de dois nmeros primos? (conjectura de Goldbach), O nmero de primos emparelhados, isto , que diferem entre si de duas unidades (como 5 e 7, 11 e 13, 311 e 313, etc.) infinito? Haver um nmero infinito de primos da forma 2n-1 (nmeros de Mersenne)? Que nmeros da forma 22n+1 (nmeros de Fermat) so primos? Sabe-se, desde os tempos de Euclides, que o conjunto dos nmeros primos infinito. Mas ainda hoje h muitas coisas que no se sabe acerca destes nmeros . O facto de no se conhecer nenhuma frmula para obter nmeros primos, obriga a que a sua determinao seja feita um a um. Cada candidato tem de ser testado para ver se tem outros divisores para alm de si mesmo e da unidade. Para nmeros muito grandes isto implica um clculo substancialmente moroso. Por isso, tem-se recorrido ao computador para encontrar nmeros primos cada vez maiores. O quadro IV regista alguns marcos destas descobertas.

Data 1963 1985 1989 1992 1994 1996

Nmero primo 23217-1 2216091-1 391581 x 2216193-1 2756839-1 2859433-1 21257787-1

Nmero de dgitos 967

65087 227832 258716 378632

A teoria de nmeros era at h bem pouco tempo uma rea cultivada por um grupo muito restrito de matemticos. Os seus problemas tinham-se tornado de tal maneira difceis que poucos arriscavam dedicar-se ao assunto. O computador, permitindo abordagens de carcter experimental a muitos destes problemas, veio a proporcionar um novo lan a esta teoria. O computador tornou possvel a realizao de experincias, testando conjecturas que envolvem grande quantidade de clculos. Na verdade, a experimentao de casos particulares como estratgia de descoberta tem grande tradio na Matemtica. Por exemplo, Isaac Newton, Karl Gauss e Srinivasa Ramanujam so trs matemticos que se notabilizaram pela sua prtica de experimentao de casos especiais, procurando estabelecer proposies gerais a partir de exemplos. O computador vem dar um novo estmulo a este tipo de abordagem investigao matemtica (Stewart, 1995; Ulam, 1974). Outra estratgia proporcionada pelo computador a de decompor um problema num grande nmero de casos especiais, usando-o depois para verificar, um a um, esses casos todos. Um nmero to grande de casos seria impossvel de verificar pelos processos tradicionais, mas est perfeitamente ao alcance do computador. A teoria de nmeros considerada um dos domnio mais puros da Matemtica. A procura de nmeros primos cada vez maiores no tem sido feita com base em preocupaes de utilidade prtica. Mas o facto que os nmeros assim descobertos tm sido usados em criptografia, para codificar e descodificar mensagens enviadas atravs de sistemas pblicos de telecomunicaes.

A anlise combinatria surge com frequncia em problemas tericos e prticos ligados aos computadores. Por exemplo, ao planear uma busca numa estrutura de dados encontramos muitas vezes questes da forma De quantos modos...? A instalao de redes de computadores envolve problemas semelhantes. Na verdade, para ligar os computadores num edifcio temos de determinar, entre as diversas hipteses de ns e ligaes, quais as que envolvem maior eficincia no servio e menor custo. A anlise combinatria tem uma forte relao com a geometria. Na verdade, as figuras tm ao lado das suas propriedades mtricas (que se traduzem em relaes de congruncia e de semelhana), propriedades combinatrias que no se alteram por simples transformaes nos comprimentos e nos ngulos. Assim, por exemplo, o nmero de vrtices de um polgono no se altera se o esticarmos por um vrtice, mas as suas propriedades mtricas (rea, forma, etc.) so completamente alteradas.

Os fractais foram criados por Benoit Mandelbrot, um matemtico francs que trabalha no centro de investigao da IBM nos EUA. Este investigador interessavase pelo problema das linhas de costa martima cujo comprimento aparenta diferentes medidas, conforme a escala em que so medidas, usando o computador para fazer experincias. Podem ser encontrados na natureza, em estruturas vegetais ou animais (cristais, nuvens, sistemas radiculares, etc.) ou podem ser produzidos artificialmente atravs de um algoritmo matemtico; repetem-se exausto e parecem sempre diferentes. A geometria fractal sempre produziu formas e desenhos surpreendentes. H at quem se dedique a criar desenhos fractais com um intuito meramente esttico.

J em 1906, o matemtico Helge von Koch tinha mostrado como construir uma curva tipo floco de neve, que tem um permetro infinito mas limita uma rea finita. Esta curva constri-se comeando com um tringulo equiltero, e dividindo depois cada lado em trs partes. A parte do meio toma-se para base de um novo tringulo equiltero e continua-se indefinidamente o mesmo processo. Os exemplos poderiam multiplicar-se. J anteriormente vimos a grande importncia da utilizao do computador na anlise tensorial e na teoria da gravitao . Em teoria de grupos permitiu a classificao dos grupos finitos simples. tambm fcil de imaginar a tremenda importncia que ele tem na anlise numrica, quer como fonte de problemas quer como meio de simulao. O computador ajudou a trazer para primeiro plano reas da Matemtica j anteriormente estudadas mas entretanto postas de parte. Por exemplo, despertou a lgebra linear (em especial a teoria das matrizes) dum estado de letargia de mais de meio sculo. Relanou o estudo de mtodos iterativos j abordado por matemticos como Euler e Gauss. Conduziu a um grande desenvolvimento de certos domnios de investigao como a anlise numrica, a lgica e as estruturas discretas abstractas. Estimulou o desenvolvimento de novas reas como a teoria do caos, os fractais, a programao linear e no linear e o estudo da complexidade computacional.

O computador constitui assim uma forte influncia no desenvolvimento da Matemtica actual, levando ao estabelecimento de um novo paradigma de investigao, a Matemtica experimental. Alm disso, valoriza sobretudo as reas da Matemtica que assentam em processos construtivos, relegando para plano secundrio os domnios que vivem sobretudo de demonstraes de existncia. A Matemtica tem uma longa tradio de aplicaes Engenharia e s cincias como a Fsica, a Qumica e a Biologia. Essas aplicaes fazem-se em regra atravs de equaes diferenciais ou sistemas de equaes diferenciais. Na maior parte dos casos chega-se a um ponto em que no possvel resolver estas equaes ou sistemas em termos exactos e necessrio recorrer a mtodos numricos. A importncia do computador na resoluo destes problemas mais do que evidente. Em resumo, desde h muito tempo que foram desenvolvidas abordagens numricas para numerosos problemas da cincia e da engenharia (como o clculo de zeros de funes, a determinao de valores prprios de matrizes, a resoluo de equaes diferenciais, etc.). No entanto, dado o volume de clculos necessrio, essas abordagens tinham, na maior parte dos casos, uma reduzida utilizao prtica. Com o surgimento do computador, o panorama mudou por completo, existindo hoje diversos domnios das cincias humanas e das cincias naturais cujas actividades de pesquisa se baseiam na construo e anlise de modelos computacionais, baseados em modelos matemticos que exploram justamente a sua extraordinria capacidade de clculo.

Tenhamos em ateno que os computadores tm potencialidades muito diversas para apoiar o trabalho de investigao. Eles servem como: Instrumentos de clculo numrico, quer em clculo numrico aproximado, quer em teoria de nmeros; Instrumentos de clculo simblico em numerosas teorias, executando tarefas de acordo com sistemas de regras bem definidas; Geradores de grficos, proporcionando a visualizao de figuras que obedecem a certas propriedades; Meios de comunicao, possibilitando o registo e transmisso de ideias matemticas, tanto em linguagem corrente como recorrendo a formas de expresso que possibilitam o uso de smbolos matemticos.

O computador tambm pode ser utilizado para realizar demonstraes. Ele capaz de operar com os smbolos correspondentes s operaes lgicas da lgebra de Boole (e, ou, no). Deste modo, com uma sequncia de instrues, o computador executa um conjunto pr-definido de passos, escolhendo entre todas as alternativas possveis aquelas que satisfazem, em cada momento, o resultado dos passos anteriores. Atravs deste processo, possvel programar um computador para demonstrar teoremas elementares de geometria.

O acesso informao e a possibilidade de troca de informaes so hoje aspectos essenciais da actividade de investigao nas mais diversas reas cientficas e, em particular, na Matemtica. O computador veio a dar origem constituio de redes de comunicaes em que informao de todo o tipo desde simples mensagens a textos, imagens e software circula a grande velocidade. Destas redes, a mais conhecida a INTERNET, que estabelece comunicao entre computadores escala mundial. Esta rede interliga outras redes j anteriormente existentes como a BITNET, EUNET, JANET etc. de modo a que os diversos computadores passaram a ser capazes de falar entre si, mesmo usando sistemas operativos muito diversos. Ela viabiliza a troca de ficheiros, o envio de mensagens, o acesso a informaes disponveis em bases de dados internacionais, etc. Torna-se possvel contactar com pessoas em lugares muito distantes e at quando ausente em viagem, se pode aceder ao seu prprio posto de trabalho.

Um dos fenmenos mais marcantes do mundo moderno a matematizao e informatizao geral da sociedade, com utilizao generalizada de modelos matemticos. Na sociedade de informao, a Matemtica passou a desempenhar um novo papel social, sendo cada vez mais extensivamente usada em todas as esferas da actividade humana, nomeadamente nas reas da gesto poltica e econmica, o que no deixa de trazer novos problemas de ordem filosfica, social e poltica. Existe uma ntima ligao entre o computador e a Matemtica que se pe tanto ao nvel das questes da estrutura e dos conceitos bsicos como ao das questes ligadas s aplicaes baseadas nos mais diversos modelos. As primeiras j so ensinadas correntemente no ensino universitrio, mas a sua natureza extremamente abstracta sugere que s de forma progressiva (e muitas vezes indirecta) viro a afectar os nveis de ensino mais elementares. As questes ligadas s suas aplicaes assumem no entanto j plena actualidade. O computador usado constantemente. No se trata apenas de tirar partido da sua existncia. Trata-se igualmente de compreend-lo, conhecendo as suas potencialidades e limitaes, no aceitando que ele seja usado para nos manipular e controlar.

Vous aimerez peut-être aussi