Vous êtes sur la page 1sur 20

freitasdocente@gmail.

com Rio de Janeiro/2013

criao Deus chamou o homem de Adm, mas depois de dar-lhe a sua companheira, Ele o chamou Ish (esposo) e a ela Ish (esposa).

Na

O casamento judaico uma instituio divina, ato sagrado. O casamento passou a significar uma associao de interesses, em vez de uma fuso de virtudes. Os chefes da religio temendo ver o matrimnio degenerar em promiscuidade dos sexos, instituram uma consagrao religiosa particular e com prescries obrigatrias.

AFFECTIO MARITALIS: Diz-se da reciprocidade de tratamento entre marido e mulher, devendo existir entre eles compreenso, afeio e harmonia. HONOR MATRIMONII: Realizao digna da convivncia conjugal. Trato que o marido dispensava a mulher, proporcionando a dignidade de esposa. (Dic. Expresses Latinas)

O desejo mutuo, duradouro e continuativo de serem os conjuges marido e mulher (affectio maritalis). Torta de cevada dividida: simbolo da vida comum que se iniciava O novo status em que se investem os nubentes = a vida da affectio maritalis. Exteriormente se traduzia na coabitaao.

Manifestao exterior, ou seja, o modo como os cnjuges tratam, em todas as formas, um ao outro.

Perante a sociedade.
Conservando a mulher a posio social do marido y a dignidade deste.

ESPOSO = Dono, mestre. A frase "se casar com uma esposa" vem da raiz da palavra que significa "se tornar mestre" (Deuteronmio 21:13).

Esposa = posse. Deixava sua famlia e ia para o cl de seu esposo.


Filhos = posse. O pai tinha o direito de vender suas filhas (xodo 21:7), e at tinha o poder de deciso de vida ou morte sobre eles.

O casamento de Isaque foi merecido de muitos cuidados e muita orao. Os noivos estavam certos direo a direo de Deus. Isaque no se apenas porque indicada. ligou a era a Rebeca mulher

Isaque tambm a amou a Rebeca (Gn 24.67).

O Casamento no Antigo Egito era um ato do foro privado, a concretizao do desejo de viver em conjunto, sem qualquer tipo de enquadramento jurdico e sem necessidade de sano religiosa. Monogmico Concubinas.

Dois atos simblicos: 1- Duas peas de acar cristalizado, friccionadas em conjunto para a adoar a vida do casal. 2- Duas partes do mesmo tecido so costuradas em conjunto, simbolizando lbios juntos.

Riqueza. Poder. Obedincia aos desejos do marido Assuero no pensou com suficiente cuidado sobre as repercusses que tal exibio teria, nem como isso seria humilhante para a rainha Vasti decidiu no se expor aos olhos daquela audincia

A intenao de ser (affectio maritalis).

marido

mulher

A realizaao digna da convivencia conjugal (honor matrimonii). Morte do marido = Elevao condio de criatura sagrada. Mulheres: Se manter belas para seus maridos Culto Domstico Pater: Chefe poltico, sacerdote e juz

Excelentes obras crists e hospitalidade, no s para com as pessoas em geral, mas tambm para com a comunidade crist onde moravam. Dedicados ao ministrio Realizavam as reunies crists em sua casa, tanto em Roma como em
. feso. Mesmos objetivos Companhia.

Aspecto religioso. A deusa do casamento, (Hera) tinha como caracterstica a proteo das mulheres casadas. O objetivo principal: a procriao visando dar continuidade linhagem, proceder o funeral dos pais e da famlia. Casamento = Tambm era uma forma de reparao ofensas. o agressor oferecia uma filha vtima como forma de reparao.

Aliana Familiar. As esposas atenienses davam absoluta assistncia aos maridos e aos filhos. Do lar Os maridos espartenses davam treinamento militar para suas esposas. .

ENQUANTO A PROVA DA AFFECTIO MARITALIS, QUE O ELEMENTO SUBJETIVO SE DEMOSNTRA MEDIANTE AS DECLARAES DOS PRPRIOS CNJUGES, DE PARENTES E DE AMIGOS. O divrcio era a falta de Affectio Maritalis

Si

um homem e uma mulher casados mantm reciprocamente o Honor Matrimonii, o matrimnio existe.

Vous aimerez peut-être aussi