Vous êtes sur la page 1sur 25

Cincias Naturais 9 ano 2010 - 2011

EBI CASTELO DO NEIVA


Prof. Alda Lima

So processos que permitem evitar uma gravidez no desejada e/ou doenas sexualmente transmissveis (DSTs). Qualquer pessoa que tenha iniciado a sua vida sexual e que no deseje engravidar no momento. O mtodo contraceptivo deve ser adequado situao (idade, frequncia de actividade sexual,...)

Mtodos contraceptivos
Reversveis Irreversveis

Naturais

No naturais

Mecnicos

Qumicos

Mtodos

naturais - so mtodos que se baseiam no conhecimento do perodo frtil da mulher (perodo durante o qual pode ocorrer a fecundao) e na absteno de relaes sexuais durante esse perodo. So menos eficazes que os mtodos no naturais. no naturais so mtodos que impedem a fecundao atravs da utilizao de dispositivos adequados, enquanto que outros se baseiam no uso de substncias.

Mtodos

Reversveis

mtodos que ao deixarem de ser utilizados permitem uma gravidez. destinam-se essencialmente a casais que no desejem ter mais filhos, uma vez que so praticamente irreversveis. A sua eficcia praticamente total. Exige uma interveno cirrgica que pode envolver uma anestesia geral ou local.

Irreversveis

Mtodo do calendrio ou de Ogino


Este mtodo tenta determinar o perodo frtil da mulher conhecendo a data da prxima menstruao. Este mtodo relativamente eficaz se a mulher for regular.

Mtodo

da temperatura

Este mtodo baseia-se na mediao da temperatura basal que deve ser avaliada antes de se levantar e em jejum (durante pelo menos seis meses). A temperatura sobe alguns dcimos de grau imediatamente a seguir ovulao e que se mantm nesse patamar durante alguns dias. A reduzida eficcia deste mtodo reside no facto de poderem existir oscilaes de temperatura sem serem devidas ovulao.

Mtodo de Billings ou do muco cervical


Este mtodo consiste numa observao regular do muco cervical. O muco cervical (secreo normal produzida pelo colo do tero) torna-se mais abundante, mais lquido e mais transparente na altura da ovulao

Coito

interrompido

Neste mtodo o Homem controla a ejaculao evitando que esta acontea no interior do corpo feminino. A sua eficcia baixa dado que nas gotas de lquido pr-ejaculatrio pode haver espermatozides que fiquem na vagina antes da interrupo da relao sexual.

Qumicos

so substncias qumicas que podem ser utilizadas para evitar uma gravidez.
so dispositivos que impedem a fecundao e a nidao.

Mecnicos

Plula

Comprimido feito base de hormonas sintticas que so similares s hormonas femininas produzidas naturalmente pelos ovrios (estrognios e progesterona). A plula impede a ovulao e, consequentemente, uma gravidez.

um mtodo bastante eficaz desde que no existam esquecimentos, a ingesto de outros medicamentos que possam anular o seu efeito e ocorrncia de episdios de vmitos ou diarreia.

Plula

do dia seguinte

Consiste na toma duma plula especial nas 72 horas seguintes ao acto sexual (duas tomas com um intervalo de 12 horas). Quanto mais cedo for o incio do tratamento, maiores sero as probabilidades de sucesso. Pode ter muitos e fortes efeitos secundrios.

No deve ser utilizada como mtodo contraceptivo mas apenas numa situao de emergncia, por causa da elevada concentrao de hormonas.

Injeces

hormonais injeces constitudas

por hormonas que se vo libertando de modo contnuo durante determinado tempo (geralmente so de trs meses).

Implante

uma pequena vareta do tamanho de um fsforo que colocada sob a pele, no lado interno da parte superior do brao. Vai libertando lentamente uma hormona que evita a libertao mensal de ovcitos do ovrio. A sua eficcia mantm-se por um perodo de trs anos.

Adesivo

Trata-se de um adesivo fino, bege, que pode ser usado em quatro reas do corpo: as ndegas, peito (excluindo os seios), costas ou parte externa do membro superior. Contm hormonas que so rapidamente libertadas atravs da pele para a corrente sangunea durante sete dias. Cada adesivo deve ser mudado semanalmente durante trs semanas, seguido por uma semana sem adesivo, quando aparece a menstruao.

Espermicidas

Produtos qumicos que podem ser apresentados sob a forma de espuma, creme ou vulos. Destroem ou imobilizam os espermatozides, inibindo a sua passagem para o tero. O espermicida deve ser introduzido na vagina antes das relaes sexuais. Usados sozinhos tm uma segurana baixa, mas se forem usados em conjunto com o preservativo oferecem uma proteco eficaz.

DIU (Dispositivo Intra Uterino) Pequeno aparelho em metal e/ou plstico, que introduzido no tero e que a permanecer at acabar a sua validade (3 a 5 anos). S pode ser colocado ou retirado numa consulta mdica. O DIU torna o muco da cavidade uterina menos propcio presena dos espermatozides e/ou impede a nidao, ou seja, a implantao do embrio nas paredes do tero.

Diafragma

Cpula de borracha fina, montada sobre um anel de metal flexvel recoberto de borracha.

introduzido na vagina, sobre o colo do tero, pela mulher, antes da relao sexual.
Este mtodo impede que os espermatozides atinjam o tero e cheguem s trompas de Falpio.

Preservativo

feminino

Invlucro de borracha que se coloca no interior da vagina. Estes preservativos impedem que os espermatozides possam chegar s trompas de Falpio.

No se encontram venda em Portugal.

Preservativo

masculino

Saco de borracha muito fino (ltex), descartvel, que desenrolado sobre o pnis erecto, antes da relao sexual. Pouco ou nada altera as sensaes.

o nico mtodo contraceptivo que evita o contgio das DST (Doenas Sexualmente Transmissveis), inclusive a SIDA.

Laqueao

das trompas (esterilizao feminina)


Operao cirrgica onde feito um pequeno corte ou interrupo nas trompas de Falpio para impedir o encontro entre os espermatozides e o ovcito.

Vasectomia

(esterilizao masculina)
Operao cirrgica onde feito um pequeno corte ou interrupo nos canais deferentes para evitar que o esperma expelido contenha espermatozides.

Vous aimerez peut-être aussi