Vous êtes sur la page 1sur 27

JURISDIO

AULA 03 01.02.2013

1. JURISDIO, AO E PROCESSO: A TRILOGIA ESTRUTURAL DO PROCESSO


Jurisdio, ao e processo so institutos que se interligam para formar o que em doutrina se denomina trilogia estrutural do processo. O Estado tem o poder e a obrigao de realizar o Direito, resolvendo os conflitos de interesses e preservando a paz social. A essa funo estatal d-se o nome de jurisdio. Ocorre que a jurisdio s age se provocada. O meio de se provocar a jurisdio a ao, direito pblico subjetivo a um pronunciamento estatal.

O resultado da atividade jurisdicional alcanado com a edio da norma reguladora do caso concreto, ou seja, com a sentena ou acrdo que vai reger o conflito de interesse. A outorga da prestao prestao jurisdional, isto , resposta provocao da parte cujo direito afirma ter sido ferido ou ameaado, deve seguir um mtodo previamente estabelecido, composto por regras e princpios frutos de um debate democrtico. A esse meio, mtodo ou sistema que deve ser observado para o exerccio da jurisdio d-se o nome de processo.

Em curtas palavras, pode-se afirmar que a jurisdio provocada mediante o direito de ao e ser exercida por meio daquele complexo de atos que o processo. Para a compreenso do fenmeno processual devemos estudar cada um dos institutos que o integram.

2. Conceito de Jurisdio
funo de compor os litgios, de declarar e realizar o Direito, d-se o nome de jurisdio. A jurisdio pode ser visualizada sob trs enfoques: -como poder -como funo -como atividade

PODER
A jurisdio emana da soberania do Estado, que assumiu o monoplio de dirimir os conflitos

FUNO
Porque constitui obrigao do Estado de prestar a tutela jurisdicional quando chamado

ATIVIDADE
Uma vez que a jurisdio atua por meio de uma sequencia de atos processuais.

Jurisdio portanto, o poder, a funo, e a atividade exercido e desenvolvidas, respectivamente, por rgos estatais previstos em lei, com a finalidade de tutelar direitos individuais ou coletivos.

A funo jurisdicional s atua diante de casos concretos de conflitos de interesse (lide ou litgio) e sempre na dependncia da invocao dos interessados. Lide e litgio so vocbulos sinnimos. Mas sua existencia constitui conditio sine qua non do processo. Para que haja a lide ou litgio necessrio que ocorra um conflito de interesses qualificado por uma pretenso resistida. (CARNELUTTI) Explica Carnelutti que interesse posio favorvel para a satisfao de uma necessidade; e pretenso, a exigncia de uma parte de subordinao de um interesse alheio a um interesse prprio.

3. CARACTERSTICAS DA JURISDIO
A) Secundariedade
A jurisdio o ltimo recurso na busca de soluo de conflitos. O normal e esperado que o direito seja realizado independentemente da atuao da jurisdio. Atravs da jurisdio o Estado realiza coativamente uma atividade que deveria ter sido primariamente exercida, de maneira pacfica e espontanea pelos prprios sujeitos da relao jurdica submetida deciso.

B) Substitutividade O Estado ao exercer a jurisdio estar substituindo, com atividade sua, a vontade daqueles diretamente envolvidos na relao de direito material, os quais obrigatoriamente se sujeitaro ao que restar decidido pelo Estadojuzo.

C) INSTRUMENTALIDADE
A jurisdio no tem outro objetivo seno o de dar atuao prtica s regras do direito, ou seja, ela o instrumento de que o prprio direito dispe para impor-se obediencia dos cidados.

D) ATIVIDADE DECLARATIVA OU EXECUTIVA


O rgo jurisdicional convocado para remover a incerteza ou para reparar a transgresso, quer declarando qual seja a regra do caso concreto, quer aplicando as ulteriores medidas de reparao ou sano previstas no direito.

E) DESINTERESSADA (inrcia)
A jurisdio atividade equidistante e desisteressada do conflito e, por isso, num primeiro momento, s age se provocada pelas partes por intermdio de seus advogados.
Nesse sentido, art. 2 do CPC: nenhum juiz prestar a tutela jurisdiconal, seno quando a parte ou o interessado a requerer, nos casos e formas legais.

Exceo regra da inrcia:


Mesmo sem provocao pode o juiz determinar que se inicie o inventrio se nenhum dos legitimidados o requerer no prazo legal (art. 989) e decretar falncia de empresa sob regime de recuperao judicial (arts. 73 e 74 da Lei 11.101/2005); a execuo trabalhista inicia-se por ato do juiz (art. 878, CLT), assim como a execuo penal (art. 105 da LEP), etc.

F)IMPARCIALIDADE
No exerccio da juridio deve predominar o interesse geral de administrao da justia, devendo os agentes estatais zelar para que as partes tenham igual tratamento e igual oportunidade de participar na formao do convencimento do juiz.

G) CRIATIVIDADE
Agindo em substituio vontade dos conflitantes, o Estado, ao final do processo, criar uma norma individual que passar a regular o caso concreto, inovando a ordem jurdica. O processo de criao exige do magistrado uma postura ativa, cabendo-lhe apreender as especificidades de cada caso, a fim de encontrar a soluo consentnea com os preceitos legais e constitucionais.

3. OBJETIVOS DA JURISDIO
- A atuao da vontade da lei, como instrumento de segurana jurdica e de manuteno da ordem jurdica (causa final) - O conflito de interesses, qualificado por pretenso resistida (causa material) - A provocao da parte, isto , a ao (causa imediata ou eficiente)

4. PRINCIPIOS DA JURISDIO
JUZO NATURAL Deve ser compreendido sob dois enfoques: a) Objetivo Desdobra-se em duas garantias bsicas: Pr-existncia do rgo jurisdicional ao fato, ou proibio de juzo ou tribunal de exceo (juzos ou tribunais criados para determinadas causas relacionadas a fatos j consumados) Competncia: juiz natural o juiz legalmente competente, aquele a quem a lei confere in abstrato o poder de julgar determinada causa, que deve ter sido definido previamente pelo legislador.

b) Subjetivo
Imparcialidade: O rgo Jurisdiconal abstrato. Ele composto por agentes e estes devem ser imparciais. Autor e ru tem, portanto, a garantia fundamental ao julgamento por rgo investido de jurisdio, competente e imparcial.

IMPRORROGABILIDADE
Os limites do poder jurisdiconal, para cada justia especializada e, por excluso, da justia comum, so os traados pela Constituio. No permitido ao legislador ordinrio alter-los, nem para reduzi-los nem para ampli-los. A improrrogabilidade traar, ento, os limites de atuao dos rgos jurisdicionais.

INDECLINABILIDADE
O rgo jurisdiconal, uma vez provocado, no pode recusar-se, a funo de dirimir os litigios, mesmo se houver lacunas na lei. Decorrencia deste principio, a impossibilidade de se delegar competencia entre rgos do Poder Judicrio. Costuma-se falar em exceo do principio nos casos de cartas precatrias ou de ordem. Na verdade, contudo, no se trata, na especie, de delegao voluntria, mas de simples caso de colaborao entre rgos judicirios.

5. Espcies de jurisdio: critrio: direito material lesado


Jurisdio Comum Especial

Civil

Penal

Trabalhista
Penal militar

Eleitoral

6. JURISDIO VOLUNTRIA E CONTENCIOSA


JURISDIO CONTENCIOSA: a jurisdio propriamente dita, i.e, aquela funo que o Estado desempenha na pacificao ou composio dos litgios. Litgio Processo judicial Partes processuais (autor e ru) Sentena de mrito Coisa julgada material (no podendo haver modificao da deciso)

JURISDIO VOLUNTRIA: aquela em que o juiz apenas realiza gesto pblica em torno de interesses privados. O carter predominante de atividade negocial, em que a interferncia do juiz de natureza constitutiva ou integrativa, com o objetivo de tornar eficaz o negcio desejado pelas partes.

No h partes, mas interessados No h processo, mas procedimento No h coisa julgada material (art. 1.111 do CPC) Interveno do Ministrio Pblico quando houver interesse pblico Casos de (art. 1.103 do CPC):Alienaes Judiciais Separao consensual Abertura, registro e cumprimento de testamentos Interdio Suprimento de outorga uxria

7. MEIOS ALTERNATIVOS DE PACIFICAO SOCIAL


Sendo a jurisdio atividade estatal provocada, e da qual a parte tem disponibilidade, pode a lide encontrar soluo por outros caminhos que no a prestao jurisdiconal. Todas essas formas de composio de litgios s podem ocorrer entre pessoas maiores e capazes e apenas quando a controvrsia gira em torno de direitos ou bens patrimoniais disponveis.

TRANSAO
o negcio jurdico em que os sujeitos da lide fazem concesses recprocas para afastar a controvrsia estabelcida entre as partes. Pode ocorrer antes da instaurao da relao processual ou na sua pendencia. CONCILIAO uma transao obtida em juzo, pela interveno do juiz s partes, antes de iniciar a instruo da causa. Um aefetivado o acordo, lavra-se termo e o juiz profere sentena homologatria, que extingue o processo com resoluo de mrito.

JUZO ARBITRAL (Lei 9.307/96)


Importa renncia via judiciria, confiando as partes a soluo da lide a pessoas desisteressadas, mas no integrantes do Poder Judicirio. A arbitragem instituda mediante negcio jurdico denominado conveno de arbitragem. O juiz do processo arbitral um particular ou uma instutio especializada. A sentena arbitral produz entre as partes e seus sucessores, os mesmo efeitos da sentena proferida pelos rgos do Poder Judicirio.

Vous aimerez peut-être aussi