Vous êtes sur la page 1sur 10

PROJETOS DE SUBSTITUIO E DE RENOVAO DE ATIVOS

EQUIPE: Camila Pires Gouveia Guedes Csar Pires Daniel Ferreira Fernandes Karenine Japiassu Lusa Zacarias Melo Paulo Pires Fernandes Neto Rairon Fernandes de Azevdo

RESUMO

A avaliao de projetos de renovao e substituio de ativos o tema central do presente trabalho. Abordamos a montagem do fluxo de caixa e as formas como so agregados os fluxos do financiamento para efeitos de avaliao do ponto de vista do capital prprio. Afim de ilustrar a teoria exposta, lanaremos mo de exemplos prticos ilustrativos das tcnicas utilizadas.

INTRODUO
Motivaes para substituio de um ativo: Obsolescncia: concerne situao em que a tecnologia de um ativo foi ultrapassada por tecnologias novas e/ou diferentes. Depleo: refere-se perda gradativa do valor de mercado de um bem, na medida em que este consumido ou exaurido. Na grande maioria dos casos, o ativo ser utilizado at esgotar-se, quando, ento, ser substitudo. Deteriorao devida ao envelhecimento: trata-se da condio geral de perda de valor de um ativo devido ao processo de envelhecimento. Visando a compensar a perda de eficincia devida ao processo de envelhecimento, incorre-se em despesas adicionais de operao e manuteno para manter o ativo em condies eficientes de operaes .

CLCULO DOS FLUXOS DE CAIXA RELEVANTES PARA UM PROJETO DE SUBSTITUIO


Os fluxos de caixa relevantes sero a diferena entre os fluxos de sada de caixa e as entradas de caixa que resultariam da substituio proposta. O investimento inicial a diferena entre o investimento inicial necessrio para adquirir o novo ativo e quaisquer fluxos de entrada aps o imposto de renda esperado da liquidao hoje do ativo velho (ativo sendo substitudo). Os fluxos de entrada de caixa operacionais so a diferena entre os fluxos de entrada de caixa operacionais do ativo novo e aqueles do ativo velho. O fluxo de caixa residual a diferena entre os fluxos de caixa aps o imposto de renda esperado com a liquidao dos ativos novos e velhos. Ou seja, a idia avaliar o incremento ou o diferencial entre a situao atual (mquina velha) e a situao proposta (mquina nova) em termos de viabilidade econmico-financeira. Veremos a seguir com um exemplo.

PROJETOS DE SUBSTITUIO IMEDIATA

O modelo assume que o equipamento novo apresenta caractersticas idnticas ao antigo e realiza as mesmas funes. Supe-se, ainda, que a deciso de substituir no afeta a receita da empresa, contribuindo apenas para a reduo de custos. A determinao da vida econmica feita pela comparao em uso durante n anos pode ser decomposto em custo de capital e custo de operao e manuteno. O custo de capital deve-se ao fato do valor de revenda, em termos reais, ser sempre inferior ao preo do equipamento novo. Representando-se por p o preo e por L o valor de revenda aps n anos, tem-se o seguinte fluxo de caixa.

PROJETOS DE SUBSTITUIO IMEDIATA

Em sntese, o problema consiste em determinar se a reduo de custos decorrente da substituio, compensa o investimento que se faz necessrio. O que se procura comparar os fluxos de caixa com e sem a substituio proposta, a fim de escolher a melhor soluo.

CONCLUSES

Os estudos de substituio de equipamentos apresentam relevncia na gesto de empresas, principalmente para aquelas que fazem uso intensivo de mquinas, equipamentos mveis e/ ou veculos. Tal relevncia est no impacto que os custos relacionados a tais ativos podem causar no resultado da firma. Estes estudos se fundamentam no fato de que os custos operacionais de manuteno e reparo so crescentes com o passar do tempo e, a partir de um levantamento, chega-se a um padro de crescimento de tais gastos. Obtido este padro de crescimento e de posse de outras variveis, como o preo de venda futuro, o preo de aquisio, os custos de instalao e a taxa de juros, a vida econmica do equipamento pode ser calculada por meio de uma equao. A equao j existente para o clculo da vida econmica dos equipamentos, conforme pode-se conferir em Neves (1982, p. 152), aborda o custo de oportunidade, mas no ainda como uma remunerao que poderia ser obtida ao se realizar um investimento alternativo.

CONCLUSES

Neste contexto, este artigo teve por objetivo comparar a vida econmica calculada pela equao j existente com a vida econmica resultante de uma nova formulao. Nesta nova formulao, o custo de oportunidade passou a figurar, em termos absolutos, da mesma maneira que diz o seu conceito: como a remunerao que poderia ser obtida em um investimento alternativo e disponvel empresa. Os resultados encontrados pela comparao sugerem que no existe diferena significativa entre a vida econmica calculada pela equao existente com a calculada pela equao proposta. A resposta para a questo apresentada na introduo deste trabalho no, ou seja, o resultado da equao para o clculo da vida econmica no sofre alterao significativa quando nela se inclui o custo de oportunidade do capital investido no equipamento. Consequentemente, no existe reflexo nos custos da empresa provocados pela utilizao de uma ou outra equao para a determinao do melhor momento de se substituir o equipamento.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

Gitman, Lawrence Jeffrey. Princpios de Administrao Financeira. 10 Edio. So Paulo: Pearson Education, 2004. 745 pginas. HIRSCHFELD, Henrique. (2002) Engenharia Econmica e Anlise de Custos. Atlas, 519 p. So Paulo. NEWMAN, Donald G. & LAVELLE, Jerome P. (2000) Fundamentos de Engenharia Econmica. LTC. Rio de Janeiro. MARIM, W. C. Anlise de Alternativas de Investimento: uma abordagem financeira. So Paulo: Atlas, 1978.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

MOTTA, R. R.; CALBA, G. M. Anlise de investimentos: tomada de deciso em projetos industriais. So Paulo: Atlas, 2002. NEVES, C. Anlise de investimentos: projetos industriais e engenharia econmica. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1982. PEREIRA, C. A.; OLIVEIRA, A. B. S. Avaliao de Resultados e Desempenhos. In: CATELLI, A. (Coord.) Controladoria: uma abordagem da gesto econmica Gecon. 2. ed. 5. reimp. So Paulo: Atlas, 2006. Cap. 14.

Vous aimerez peut-être aussi