Vous êtes sur la page 1sur 26

As expedies Bandeirantes proporcionaram a descoberta de jazidas de ouro e diamantes na regio das minas gerais dando incio a intensa explorao

mineradora ao mesmo tempo em que a produo canavieira entrava em decadncia, o que compensou a crise que atravessava a metrpole portuguesa.

Com a descoberta de ouro deslocaram-se para a regio no s os paulistas como imigrantes europeus atrados pela possibilidade de fazer riqueza fcil.
A situao colonial foi lentamente sendo transformada de uma economia rural para uma urbanizada, provocando o deslocamento do eixo econmico do nordeste para o centro-sul bem como a mudana da capital de Salvador para o Rio de Janeiro em 1763.

A Sociedade Aucareira que possua apenas duas grandes classes uma de Senhores de Escravos e a outra de Escravos diferenciava-se da Mineradora por ser composta de Senhores, Contratadores, uma numerosa Classe Mdia com homens livres: funcionrios reais, comerciantes tropeiros, artesos, religiosos, mascates, ferreiros e Escravos.

A principal funo da minerao era gerar riquezas para a metrpole garantindo o monoplio e o rgido sistema de arrecadao em virtude do alto valor e o pequeno tamanho do produto o que facilitava o contrabando.

Para evitar a sonegao do imposto a metrpole sempre recorreu ao sistema bsico de arrecadao que era o Quinto, ou seja, 20% de todo o ouro e diamantes encontrado deveria ser entregues as Casas de Fundio, todavia embora houvesse dificuldade na arrecadao para o fisco, foi adotado a finta, uma quantia fixa de 30 arrobas ou 450 quilos de ouro por ano ficando a cargo das Cmaras Municipais.

A explorao das minas de ouro e diamantes era feita atravs do sistema de datas ou lavras e a populao era mantida dentro do distrito Diamantino sob rgida fiscalizao do Regimento de Drages, nica tropa disciplinada e equipada onde ningum saa sem ser por ela inspecionada.

A medida em que a economia colonial se desenvolvia e se diversificava, a metrpole acentuava as cobranas sobre a colnia, por causa dessas exigncias em vrias capitanias ocorriam revoltas devido s medidas ficais e as arbitrariedades das autoridades portuguesas.

REVOLTA DE BECKMAN MA - 1684 GUERRA DOS EMBOABAS MG 1707 - 1709 GUERRA DOS MASCATES - PE - 1710 1711
REVOLTA FELIPE DOS SANTOS MG - 1720

INCONFIDNCIA MINEIRA - MG - 1789 CONJURAO BAIANA - BA - 1798

REVOLTA DE BECKMAN MA 1684 Fazendeiros x Administrao Colonial Fim do monoplio da Companhia de Comrcio do Maranho e da proibio de escravizar indgenas Extino da companhia Enforcamento dos lderes.

Ligue o som e Clique na balana

GUERRA DOS EMBOABAS MG 1707-1709 Bandeirantes Paulistas X Emboabas (estrangeiros) Disputa pela regio das minas controladas pelos paulistas Separao de So Paulo e Minas Gerais da Capitania do Rio de Janeiro

GUERRA DOS MASCATES PE 1710 1711 Comerciantes de Recife X Aristocracia Aucareira de Olinda
Vitria dos recifenses. Recife se tornou o centro administrativo da Capitania

REVOLTA FELIPE DOS SANTOS-MG-1720 Mineradores de diversas Camadas Sociais X Governo de Minas Gerais A no instalao das Casas de Fundio e o fim de diversos tributos cobrados dos mineradores Manuteno das casa de Fundio e dos tributos Os lderes foram presos e Filipe dos Santos enforcado

Foi um movimento que tinha por objetivo romper com os laos coloniais com Portugal. O clima de insatisfao surge, primeiro: devido o esgotamento das minas; segundo: pela cobrana do quinto no atingia as 100 arrobas e que eram cobradas pela derrama e terceiro: nasce do iderio do liberalismo europeu entre os proprietrios das lavras de ouro, visto que eram os filhos dos proprietrios que traziam estas idias da Europa ou da Amrica do Norte.

Os membros da inconfidncia eram da elite mineradora como militares de alta patente, grandes proprietrios, intelectuais, altos funcionrios e clrigos. Mas o principal foi o alferes Joaquim Jos da Silva Xavier, conhecido como Tiradentes, que estava mais prximo das classes populares, revelando-se grande agitador poltico.

Tratado de Methuem 1703 (dos Panos e Vinhos)

A revolta teria incio assim que fosse proclamada a derrama, porm esta no aconteceu porque um dos membros do movimento, Joaquim Silvrio dos Reis, delatou os planos da revolta e os nomes dos participantes.
Vila Rica Palacio do Governador

Apenas o Tiradentes, foi enforcado a 21 de abril de 1792, esquartejado e partes de seu corpo espalhadas entre Minas Gerais e Rio de Janeiro, sua casa foi queimada e salgada, seus descendentes deserdados e durante todo o Imprio Tiradentes foi tido como conspirador e traidor, sua imagem s foi resgatada quando da proclamao da Repblica, (1889) transformando-o em heri nacional.

Foi um dos movimentos mais populares ocorridos no Brasil e dele participaram; soldados Lucas Dantas de Amorim, Luiz Gonzaga das Virgens, e Romo Pinheiro, o padre Francisco Gomes, o farmacutico Joo Ladislau Figueiredo, o professor Francisco Barreto, o mdico Cipriano Barata e os alfaiates Joo de Deus e Manuel Faustino dos Santos Lira.

Independncia do Haiti

As principais idias que nortearam o levante, foram os mesmos da Mineira, acrescidas da rebelio de escravos nas Antilhas (1791) culminando com a independncia do Haiti em 1793, alm da Loja Manica os Cavaleiros da Luz que ajudava a difundir os ideais iluministas.

A revolta tinha um carter nitidamente popular, o que contrastava com os elementos da elite que dela participavam, tanto que os mesmos se afastavam quando reivindicavam o fim dos privilgios senhoriais como o fim da escravido e a proclamao de uma repblica democrtica.

A 12 de agosto de 1798, os rebeldes espalharam cartazes pelas igreja com Manifesto do Povo Bahiense contra a metrpole que dizia: Animai-vos, povo bahiense, que est para chegar o tempo em que seremos irmos, o tempo em que todos seremos iguais. Os rebeldes foram presos julgados, condenados e principalmente os pobres foram enforcados e esquartejados, mantendo a explorao do sistema colonial.

Os dois movimentos como vimos, visavam a emancipao poltica e almejavam a proclamao da repblica com um sistema poltico representativo pensando no estabelecimento de uma universidade e de indstrias.

Enquanto os baianos almejavam a libertao dos escravos, visto que os lderes eram membros das classes menos favorecidas os mineiros sequer cogitavam essa possibilidade pois pertenciam a elite da sociedade colonial.

O nico mineiro a ser executado foi Tiradentes, por pertencer camada popular. E a Revolta na Bahia tambm conhecida como Conjurao dos Alfaiates pelo fato da grande quantidade de populares que dela participaram pertencerem a esta categoria social.

Vous aimerez peut-être aussi