Vous êtes sur la page 1sur 22

Habilitao de Ajudante e Despachante Aduaneiro na Receita Federal

FASE 01

Sumrio Fase 01
SUMRIO FASE 01: Objetivo do Registro Legislao que envolve o Registro A carreira profissional Atividades do Ajudante de Despachante Aduaneiro Restries da profisso

Objetivo do Registro:
O registro tem a funo de habilitar o profissional para praticar em nome dos seus representados os atos relacionados com o despacho aduaneiro de bens ou de mercadorias, inclusive bagagem de viajante, transportados por qualquer via, na importao ou na exportao.

Legislao - Embasamento Legal:


IN RFB N 1209, de 7 de novembro de 2011 Decreto n 7213, de 15 de junho de 2010 Decreto N 6.759, de 5 de fevereiro de 2009 Regulamento Aduaneiro

A carreira profissional:
Ajudante de Despachante Aduaneiro Despachante Aduaneiro

Forma de promoo:
Comprovante de 2 (dois) anos de registro na qualidade de Ajudante de Despachante Aduaneiro, e Exame de qualificao tcnica, conforme discriminado na IN 1209/11.

Atividades do Ajudante Os ajudantes de Despachantes Aduaneiros SOMENTE tero competncia jurdica para exercer as seguintes atividades relacionadas ao despacho aduaneiro de mercadorias, na importao ou na exportao:
I - preparao, entrada e acompanhamento da tramitao e apresentao de documentos relativos ao despacho aduaneiro;

Atividades (continuao)
IV - acompanhamento da verificao da mercadoria na conferncia aduaneira, inclusive da retirada de amostras para assistncia tcnica e percia; V - recebimento de mercadorias desembaraadas; VI - solicitao e acompanhamento de vistoria aduaneira. Fonte: (IN 1209/11 Art. 14)

Atividades do Despachante Aduaneiro


Atividades do Ajudante de Despachante Aduaneiro II - subscrio de documentos relativos ao despacho aduaneiro, inclusive termos de responsabilidade; III - cincia e recebimento de intimaes, de notificaes, de autos de infrao, de despachos, de decises e de outros atos e termos processuais relacionados com o procedimento de despacho aduaneiro;; VII - desistncia de vistoria aduaneira. Fonte: (IN 1209/11 Art. 2)

Restries:
Cargo pblico vedado, a quem exerce cargo, emprego ou funo pblica, o exerccio da atividade de despachante ou de ajudante de despachante aduaneiro (IN 1209/11 Art. 17). Exportador ou Importador Realizao, por despachante aduaneiro ou ajudante, em nome prprio ou de terceiros, de exportao ou importao de quaisquer mercadorias, exceto para uso prprio, ou exerccio, por estes, de comrcio interno de mercadorias estrangeiras(Decreto 7213/10 Art 735, inciso II, alnea e)

Restries:
Maioridade Civil e Nacionalidade Estrangeira Podero ser inscritas no Registro de Despachantes Aduaneiros as pessoas fsicas que solicitarem formalmente e que atendam aos seguintes requisitos: maioridade civil e nacionalidade brasileira(IN 1209/11 Art. 10, inciso IV). Ausncia de Condenao Ausncia de condenao, por deciso transitada em julgado, a pena privativa de liberdade (IN 1209/11 Art. 10, inciso II). Obrigaes militares e/ou eleitorais em atraso Inexistncia de pendncias em relao a obrigaes eleitorais e, se for o caso, militares (IN 1209/11 Art. 10, inciso II).

Sumrio Fase 01
RESUMO FASE 01: Carreira: 2 anos na qualidade de Ajudante de Despachante e posterior promoo Restries: Atividades desempenhadas x registro

Atividades Fase 01
1 - Marque V se afirmativa for verdadeira ou F se afirmativa for falsa: permitido ao Despachante Aduaneiro importar em nome prprio desde que seja para REVENDER. ( ) Verdadeiro ( ) Falso 2 - De acordo com a IN 1209/11, qual das opes abaixo uma restrio/impeditivo para solicitar o registro de ajudante/Despachante Aduaneiro? A 2 grau completo (ensino mdio) B Ser solteiro / casado C Pendncias eleitorais e militares D Incluso do nome no SPC

Atividades Fase 01
3 - De acordo com a IN 1209/11, qual das opes abaixo uma restrio/impeditivo para solicitar o registro de ajudante/Despachante Aduaneiro? A 2 grau completo (ensino mdio) B Ser solteiro / casado C Pendncias eleitorais e militares D Incluso do nome no SPC 4 - Marque V se afirmativa for verdadeira ou F se afirmativa for falsa: vedado, a quem exerce cargo, emprego ou funo pblica, SOMENTE o exerccio da atividade de despachante aduaneiro. Verdadeiro () () Falso

Atividades Fase 01
5 - Marque V se afirmativa for verdadeira ou F se afirmativa for falsa: permitido ao estrangeiro solicitar o Registro de Ajudante de Despachante Aduaneiro apenas. ( ) Verdadeiro ( ) Falso

Pesquisa Fase 01
Pesquise no Regulamento Aduaneiro (Decreto 6759/09), Artigos 808 a 809, quais so as atividades referentes ao despacho aduaneiro e quem pode realizar o despacho aduaneiro. Pesquise tambm junto a um Despachante Aduaneiro se h outras atividades que tambm so realizadas por este profissional, alm das atividades descritas na legislao. Envie no formato de relatrio atravs do portal de ensino, postando suas dvidas e resultados no Frum visando debate do resultado.

Estudo de Caso Fase Estudo de caso - Fase 01 01


Pesquise no Regulamento Aduaneiro (Decreto 6759/09), Artigos 808 a 809, quais so as atividades referentes ao despacho aduaneiro e quem pode realizar o despacho aduaneiro. Pesquise tambm junto a um Despachante Aduaneiro se h outras atividades que tambm so realizadas por este profissional, alm das atividades descritas na legislao. Envie no formato de relatrio atravs do portal de ensino, postando suas dvidas e resultados no Frum visando debate do resultado.

Referncias Bibliogrficas - Fase 01


Links Receita Federal IN 1209/11 Sinopse: Estabelece requisitos e procedimentos para o exerccio das profisses de despachante aduaneiro e de ajudante de despachante aduaneiro. Regulamento Aduaneiro DECRETO 6759/09 Sinopse: Regulamenta a administrao das atividades aduaneiras, e a fiscalizao, o controle e a tributao das operaes de comrcio exterior.

Referncias Bibliogrficas - Fase 01


Vdeos A Importncia do Despachante Aduaneiro Sinopse: Vdeo produzido pela Federao Nacional dos Despachantes Aduaneiros, demonstra a importncia do despachante aduaneiro para o desempenho das atividades de exportao e importao. Atividades do Despachante Aduaneiro Sinopse: Vdeo produzido pela Abracomex, a respeito das atividades do despachante aduaneiro e aspectos legais. A profisso de Despachante Aduaneiro Sinopse: Vdeo produzido pela Abracomex, a respeito da profisso de Despachante Aduaneiro, perfil e aptides desejadas.

Referncias Bibliogrficas - Fase 01


Artigos Qualificao dos Despachantes http://www.comexblog.com.br/despacho-aduaneiro/qualificacao-dos-despachantes Sinopse: Comentrios a respeito da necessidade de profissionais qualificados, de Paulo Werneck.

Referncias Bibliogrficas - Fase 01


Livros ABC do Comrcio Exterior - Abrindo as Primeiras Pginas Autor: Samir Keedi Editora: Aduaneiras Sinopse: Esta nova edio apresenta, em linhas gerais, sem aprofundamento operacional, o que existe e como feito o comrcio exterior, tambm assuntos que os profissionais da rea precisam conhecer para obterem sucesso. O autor teve como principal objetivo inserir tanto o aluno quanto o profissional iniciante nos meandros do comrcio exterior. Assim, todos aqueles que convivem com o comrcio internacional podem contar com mais esta ferramenta para ajud-los nesta tarefa.

Rotinas do Comrcio Exterior Autor: Alcino J. Furtado Sinopse: Sntese das rotinas que dizem respeito aos procedimentos de exportao, importao e cmbio.

Canais de Comunicao
Contatos: Facebook: http://www.facebook.com/abracomexadm Twitter: http://twitter.com/abracomex Site: www.abracomex.org E-mail: atendimento@abracomex.org Skype: abracomex Portal de ensino: http://www.abracomexonline.org/ Telefones: 4062-0660 Ramal:0405 / (11) 2171-1528 / (27) 33457349

Vous aimerez peut-être aussi