Vous êtes sur la page 1sur 14

CALORIMETRIA

CALOR:
a energia transferida de um corpo para outro devido haver uma diferena de temperatura entre eles. o estado termodinmico de um corpo TEMPERATURA: que associamos ao nvel mdio de agitao de suas partculas

CALORIA:

a energia necessria para variar em 1C a temperatura de 1g de gua.


Logo: 1kcal = 103 cal 1 cal = 10-3 kcal

A unidade do Sistema Internacional que corresponde a quantidade de calor o Joule (J), e por razes histricas, existe outra unidade, a caloria (cal).

1cal 4,186J(Joules)

CAPACIDADE TRMICA (C) E CALOR ESPECFICO (c)


CAPACIDADE TRMICA (C): indica a quantidade de calor que um corpo precisa receber ou ceder para que sua temperatura varie uma unidade C = Capacidade Trmica C = Q Q = Quantidade de Calor Unidade usual: cal/C = Variao de Temperatura Suponha que um corpo precise receber 100 calorias de energia trmica para que sua temperatura aumente em 5,0C. Dividindo esses dados, vamos encontrar a capacidade trmica desse corpo o valor de 20cal/C. Isso significa que, para variar 1C, ele precisa receber ou ceder 20 calorias.

CALOR ESPECFICO (c): indica a quantidade de calor que cada unidade de massa do corpo precisa receber ou ceder para que sua temperatura varie uma unidade, ou seja, a capacidade trmica por unidade de massa do corpo. m = massa, c = calor especfico, C= capacidade trmica
Supondo que o corpo do exemplo anterior C=20cal/C tivesse c=C = Q m m. 100g de massa, seu calor especfico seria igual a 0,20cal/gC

Na tabela abaixo apresentamos valores do calor especfico de algumas substncias.


Substncia gua lcool Alumnio Chumbo Cobre Ferro Gelo Mercrio Prata Vidro vapor dgua Calor especfico (cal/gC) 1,00 0,58 0,219 0,031 0,093 0,110 0,55 0,033 0,056 0,20 0,48

A gua tem grande calor especfico, se comparada com outras substncias. Isso explica, por que pela manh, em regies litorneas, o mar est mais frio que a areia. Por ter calor especfico maior que o da areia, a gua demora mais para se aquecer, pois precisa de maior quantidade de calor para sofrer a mesma variao de temperatura, e tambm demora mais a resfriar.

CALOR SENSVEL E CALOR LATENTE


CALOR SENSVEL: o calor que, cedido ou recebido por um corpo, provoca nele
uma variao de temperatura. Equao Fundamental da Calorimetria: c= Q m

= - o Aumento de temperatura Calor recebido > o >0 => Q >0 (Positivo) Diminuio da temperatura Calor cedido < o < 0 => Q < 0 (Negativo)

CALOR LATENTE: energia trmica responsvel pelas mudanas de estado

EQUAO FUNDAMENTAL DA CALORIMETRIA

C c m
Q C
Logo:

C c.m

Q C.

Q m.c.
OBS.: A unidade usual de calor especfico cal / g.C (caloria por grama vezes grau Celsius.) A unidade de Calor pode ser em Caloria ou Joule;

1 cal 4,18 Joules

PRINCPIO DA IGUALDADE DAS TROCAS DE CALOR


Para estudar as trocas de calor entre os corpos, preciso utilizar recipientes especiais cujas paredes sejam isolantes de calor ou adiabticas (impenetrvel). O CALORMETRO: um recipiente metlico e isolado termicamente por um revestimento de isopor, mas que na realidade tambm participa das trocas de calor, cedendo calor para seu contedo ou recebendo calor dele. O CALORMETRO IDEAL: seria aquele que alm de impedir as trocas de calor entre seu contedo e o meio externo, no troca calor com os corpos nele contidos. existe apenas na teoria Em um sistema termicamente isolado:
No existe troca de calor entre seus componentes e o meio externo Qrecebida + Qcedida =0

Exemplo: 1. (UFRGS) Um corpo de 2 Kg recebe 8000 J de calor e sofre uma variao de temperatura de 100C. O valor do calor especfico desse corpo, em J/Kg.C, : Resoluo:

Q m.c.

8000( J ) 2(kg).c.100(C )

8000 ( J ) c 2(kg). 100 (C )

8000 ( J ) c 200 (kg.C )

J c 40 kg.C

MUDANAS DE ESTADO DE AGREGAO

Fuso e atinge um determinado valor, o slido comea sua Solidificao Quando a temperatura
mudana para o estado lquido, o que chamamos de temperatura de fuso e seu valor depende da substncia e da presso externa

A temperatura se mantm constante durante todo o processo de fuso


Isto , a temperatura s volta a subir depois que todo o slido tiver se

transformado em lquido, pois durante o processo de fuso, o calor usado no para aumentar a energia cintica das molculas, mas sim para tirar as molculas do arranjo cristalino.

Calor de Fuso: Quando uma substncia passa do estado slido para o estado

lquido, a quantidade de calor necessria (Q) proporcional a massa (m)

Q = Lf . m

Lf = Constante

O Calor de Fuso igual ao Calor de solidificao. Assim, no caso da gua,

os dois so iguais a 80cal/g, ou seja, Se so necessrias 80 calorias para fundir cada grama de gelo a 0C, cada grama de gua lquida a 0C precisa perder 80 calorias para se transformar em gelo.
Calcule a quantidade de calor necessria para que 200g de gelo a -20C sejam transformados em gua lquida a 30C, so dados: Calor de fuso do gelo: Lf=80cal/g Calor especfico do gelo: c=0,50cal/gC Calor especfico da gua lquida: c= 1.0cal/gC Na figura a seguir representamos as vrias etapas do processo e as quantidades de calor necessrias em cada etapa: Q1 = m.c. 1 = 200.0,5.20=2 000 Q2 = Lf.m = 80.200=16 000 Q3 = m.c. 3 = 200.1,0.30=6 000

Q = Q1 + Q2 + Q3 = 2 000 + 16 000 + 6 000 = 24 000cal

Vaporizao e Liquefao
A vaporizao pode ocorrer de dois modos: EVAPORAO: a passagem de uma substncia do estado lquido para o estado de vapor, pode ocorrer a qualquer temperatura. Ex: roupa no varal, devido ter molculas cuja velocidade maior do que o valor mdio (que est relacionado a temperatura do corpo), de modo que as molculas mais rpidas conseguem vencer a tenso superficial, escapando para a superfcie livre do lquido, transformando-se em vapor. ( um processo mais lento). EBULIO: quando a presso desse vapor fica ligeiramente superior presso atmosfrica, as bolhas se expandem, sobem e estouram na superfcie do lquido.
A temperatura se mantm constante durante a ebulio

Quando uma substncia passa do estado lquido para o estado de vapor, a

Calor de Vaporizao
Q = Lv.m

quantidade de calor necessria (Q) proporcional massa (m):

Lv = Constante

O Calor de vaporizao igual ao Calor de liquefao. Assim, no caso da

gua, temos o valor de 540cal/g para ambos, ou seja, se so necessrias 540 calorias para vaporizar 1grama de gua a 100C, cada grama de vapor dgua a 100C precisa perder 540 calorias para se transformar em gua lquida.
Calcule a quantidade de calor necessria para transformar 200g de gua lquida a 70C em vapor de gua a 120C (sob presso de 1atm). So dados: c=calor especfico da gua lquida=1,0cal/gC No diagrama a seguir, representamos as c=calor especfico do vapor dgua=0,48cal/gC etapas do processo: Lv=calor de vaporizao da gua=540cal/g Q1 = m.c. =200.1,0.30=6 000cal Q2 = Lv.m =200.540=108 000cal Q3 = m.c. =200.0,48.20=1 920cal Q = Q1 + Q2 + Q3 = 6 000cal+108 000cal+1 920cal=115 920cal

Superfuso
Quando retiramos calor de um lquido de modo bastante lento, s vezes

possvel lev-lo a uma temperatura inferior temperatura de solidificao, isto , a substncia est a uma temperatura em que normalmente estaria no estado slido. Essa situao no estvel. Uma pequena agitao far com que seja imediatamente solidificada, como por exemplo, quando colocamos uma garrafa de vidro com lquido no congelador, ao retirarmos a garrafa do congelador, ocorre uma pequena agitao e o lquido congela rapidamente.

O experimento de Joule
Dentro de um calormetro foi colocada certa quantidade de gua. Dois corpos suspensos, ao serem libertos, caam, fazendo girar um conjunto de ps dentro do calormetro, agitando a gua e fazendo sua temperatura variar. Conhecidos os valores das massas dos corpos, da altura de queda e da acelerao da gravidade, Joule calculou o trabalho realizado pelos pesos dos corpos. Por meio do termmetro, ele observou a elevao da temperatura da gua e, assim, calculou o valor gerado. Realizando o experimento inmeras vezes, ele notou uma proporcionalidade entre o calor gerado e o trabalho realizado.

(quantidade de calor) = k (trabalho realizado) K= constante Na poca, Joule usou unidades inglesas: libras, ps, graus Fahrenheit, etc. Transformando para outras unidades, ele obteve: 1cal 4,186 Newton . metro Em homenagem a Joule, a unidade de energia do SI o Joule(J). Assim: 1cal 4,186 Joules = 4,186 J

Vous aimerez peut-être aussi