Vous êtes sur la page 1sur 60

AS PIRMIDES COLORIDAS DE

PFISTER
Centro Editor de Testes e Pesquisas em Psicologia CETEPP

HISTRICO Max Pfister (1889-1958) interessava-se por

artes, foi arquiteto, bailarino e coregrafo. Por problemas de sade afastou-se da dana e fez formao em Psicologia. Como trabalho de concluso de curso criou as tcnicas das pirmides coloridas para avaliao da personalidade. Impresses subjetivas que as cores produziam nas pessoas. A estrutura da pirmide facilita o aparecimento de grande variedade de configuraes. No Brasil, a primeira publicao foi em 1956.

FUNDAMENTAO TERICA
Cor

natural, simbolismo universais. Simbolismos. Ex: Paixo de Cristo uso da cor violeta ou roxa. Percepo visual: ondas eletromagnticas; Emoes definio: sensaes subjetivas que ocorrem em resposta a um fator estimulante. As cores como as emoes prestam-se mais a serem sentidas do que compreendidas.
Elemento

APLICAO
Material:

com quadrculos coloridos 10 cores, 24 tonalidades; 3 cartelas com esquema da pirmide; Folha de protocolo; Mostrurio de cores;
Jogos

APLICAO
Pode

ser utilizada com crianas desde os 7 anos at indivduos idosos. Excluir pessoas com deficincia em distinguir cores (ex. daltnicos). Aplicado de modo individual. Tempo de aplicao estimado em 15 minutos.

APLICAO Instrues:

Aqui temos uma grande quantidade de papeizinhos com cores e tonalidades diversas (nesse momento, abrir a caixa contendo os quadrculos e despej-los sobre a mesa, misturando levemente) e o esquema de uma pirmide (mostrar apenas o primeiro carto). Cobrindo-se os espaos da pirmide usando as cores que quiser, pode trocar ou substituir vontade, at que a pirmide fique do seu gosto, fique bonita para voc. Alguma dvida? Ento pode comear.

APLICAO Deve-se anotar tudo o que o examinado faz: comentrios, atitude, escolha da cor e o lugar em que est colocada no esquema. Cada cor e espao do esquema tem um cdigo. No caso de trocas, continua-se o registro normalmente, na seqncia, no se deve apagar a cor que foi substituda. Ao terminar a primeira pirmide, retira-se o trabalho com cuidado de no desmanch-lo, colocando-o de modo que o sujeito no mais possa v-lo, e apresenta-se o segundo esquema, dizendo: Agora gostaria que fizesse outra e depois h mais uma ser feita.

APLICAO as 3 pirmides, mostramos as 3 Terminado

alinhadas na frente do examinando na ordem que foram feitas, da esquerda para a direita, e perguntamos: Qual delas voc acha que ficou mais bonita, de qual voc mais gosta? Por qu? De qual delas menos gosta? Aqui no teste, qual a cor preferida? De qual cor do material voc menos gostou? Esse inqurito permite apreender impresses e reflexes do sujeito, bem como verificar a coerncia de seus comentrios e produes.

ANLISE DOS RESULTADOS


Transpor

o que foi registrado para as pirmides impressas na folha de correo. Contagem das cores utilizadas em cada pirmide para depois transformar tais valores em porcentagens. Classificar o processo de execuo, o modo de colocao e o aspecto formal de cada uma das 3 pirmides. Registrar as variaes cromticas e as variaes de matizes para cada pirmide. Realizar a frmula cromtica.

PROCESSO DE EXECUO E MODO DE COLOCAO


Processo de execuo = maneira como a pessoa aborda a tarefa Modo de colocao = o jeito como a pessoa dispes as cores sobre o esquema da pirmide. Definem boa parte do comportamento durante a prova. Execuo metdica ou sistemtica: executa as 3 pirmides usando o mesmo procedimento no que diz respeito ao modo de colocao dos quadrculos sobre o esquema. Atitude = bastante organizao, meticulosidade ou mesmo rigidez.

PROCESSO DE EXECUO Execuo ordenada: segue

um padro de colocao mais ou menos constante (organizao), mas permite alguma variao (flexibilidade). Execuo desordenada: variao constante no processo de elaborao das 3 pirmides, alterando-se o modo de colaborao para cada pirmide ou procedendo muitas trocas e alteraes no ritmo. Pode refletir uma atitude displicente ou ansiosa. Execuo relaxada: modo exageradamente desordenado de executar a tarefa, variando o modo de colocao nas 3 pirmides. Parece no haver preocupao com bom trabalho.

MODO DE COLOCAO
Maneira

como o indivduo dispes os quadrculos no esquema para cada pirmide. Colocao ascendente: preenche partindo da base em direo ao topo. Compatvel com o princpio lgico da construo de um pirmide. Colocao descendente: preenche partindo do topo para a base. Mais comum em crianas e pode indicar instabilidade e insegurana. Os outros tipos de colocao so identificados, combinando os modos ascendente e descendente.

MODO DE COLOCAO

Colocao direta: segue o sentido da esquerda para direita (sentido da escrita). Mais habitual. Colocao inversa: da direita para a esquerda. Pode denotar oposio, negao ou fechamento em si e introverso. Colocao alternada ou em ziguezague: alternam-se direita e esquerda, seguindo a composio de camadas de forma contnua, iniciando-se cada camada pela extremidade onde a anterior terminou. Aparece mais em crianas com dificuldade na orientao espao-temporal e em adultos com rebaixamento intelectual.

Colocao simtrica: MODO DE COLOCAO

preenche os espaos simtricos da pirmide, por ex: 5a e 5E; 4b e 4c; 1 e 3b. Faz uma pirmide dentro dela. Busca de equilbrio, que pode ser decorrente de insegurana e medo da perda do equilbrio. Colocao diagonal: pouco freqente, construo de escadas ou camadas tombadas. Colocao em manto: conduz as estruturas em manto. Colocao espacial: esquema que, a priori, parece desordenado para que aos poucos revela uma clara inteno de distribuir as cores em pontos especficos, configurando pirmides assimtricodinmicas.

ASPECTO FORMAL
Indica

controle racional sobre os afetos e a emoes. Est relacionado ao funcionamento cognitivo e as funes de ateno e concentrao. Pode ser classificado em 3 grandes categorias: Tapetes: arranjo de cores nos quais a forma no tem nenhuma participao no produto final.

Tapetes TAPETES

puros: disposio das cores de modo aleatrio, porm harmonioso. O conjunto agradvel, as cores conservam um certo equilbrio entre si. Menor grau de desenvolvimento emocional (imaturidade) ou intelectual, mas com adaptao emocional s situaes cotidianas. Tapetes desequilibrados: disposio das cores aleatria, mas com aglomerado de tons mais claros e escuros em determinadas reas, repeties de tons em espaos contguos, dando uma clara impresso de desequilbrio. Perturbaes emocionais grave, refletindo desequilbrio e desadaptao ao ambiente. Comum em esquizofrnicos.

TAPETES furados ou rasgados: uso do branco em Tapetes


uma nica reas do esquema ou em diversas reas, espalhado ou aglomerado. Idia de furos. Pode denotar perturbao grave proveniente de dissociaes no curso do pensamento. Pacientes esquizofrnicos. Tapetes com incio de ordem: tapetes puros com um ou mais tons repetidos em posies simtricas, mas no chegam a caracterizar uma formao simtrica. Melhores possibilidades de adaptao e busca de equilbrio emocional, embora no suficientemente desenvolvidas.

FORMAES Organizaes intermedirias disposio das cores por camadas. Funcionamento cognitivo e emocional intermedirios. Formao em camadas (ou formao estratificada): cada camada preenchida por uma cor ou tonalidade. Podem se monotonais (um tom), bastante raras. Monocromticas, uma cor e seus vrios tons (degrad). Multicromticas, quando cada camada feita de uma cor. As camadas representam um nvel no satisfatrio de trato com as emoes e manejos defensivo.

FORMAES
Formao em camadas (ou formao estratificada): Mais graves monoatonais = inibio e retraimento. Monocromticas = estilo sensvel, mais reprimido na ao. Maior freqncia em adolescentes e crianas, personalidade ainda em formao. Formao simtrica: as cores distribuem-se em pares simtricos, em cada camada. As simetrias so horizontais. Sugerem insegurana, instabilidade interna e busca de equilbrio mediante comportamento cauteloso e prudente. Maior incidncia: TOC e transtorno de pnico.

FORMAES

Formao alternada: cores so dispostas alternadamente, uma sim, uma no, em toda a pirmide, como um tabuleiro de xadrez. Composta por apenas duas cores ou dois tons. Comuns em adolescentes. Presentes em indivduos com dificuldade de adaptao ao ambiente, conflitos acentuados.

ESTRUTURAS Mais sofisticada na forma. Envolve a noo da disposio horizontal das camadas, assim como uma interrelao entre elas, considerando o plano vertical. Nveis intelectuais superiores. Estrutura simtrica: camadas e colunas organizadas a partir da disposio simtrica das cores no plano horizontal e vertical. Capacidade cognitiva mais diferenciada associada a maior equilbrio emocional e maturidade.

ESTRUTURAS

Estrutura em escada: cores dispostas na diagonal, alternado-se duas cores ou dois tons. Estados conflitivos atuais que comprometem o equilbrio, apesar do esforo para aparentar estabilidade. H sentimento de perda de equilbrio emocional, esquemas defensivo frgeis. Considerar o modo de colocao, mais preocupante as escadas descendentes.

ESTRUTURAS Estruturas em manto: borda externa preenchida por um cor, aspecto de serem recobertas por um manto, e a parte interna preenchida por uma cor ou por uma variedade delas. Podem ser estruturas abertas ou fechadas, dependendo da base inteiramente preenchidas pela mesma cor das laterais ou pelas cores da parte interna. Defesas do tipo fechamento em si, ou represso e sufocamento dos impulsos, principalmente se o miolo for com cores neutras ou apenas uma cor. A parte interna com vrias cores vivas, esforos para conteno diante da turbulncia emocional.

ESTRUTURAS Estrutura assimtrica dinmica: distribuio das cores, que parece aleatria, mas num exame cuidadoso revela um alto grau de elaborao e forte intuio espacial e esttica. Formao de pelo menos 3 tringulos com vrtices de cores repetidas, que se entrelaam produzindo um efeito de equilbrio esttico. Vivacidade de expresso, produtividade, criatividade e sensibilidade artstica. Estrutura em mosaico: semelhante s assimtricas. Diferencia-se pela inteno explicita de representar algo como um vaso de flor.

TENDNCIA E MATIZAO
Quando o aspecto formal de difcil definio = recurso de indicarmos uma tendncia. Ex: estrutura simtrica com tendncia manto ou formao estratificada com tendncia estrutura em escada etc. Ajuda apontar o modo de colocao (colocao simtrica, diagonal, em manto). Matizao: uso marcante dos diversos tons de uma cor em uma escala crescente ou decrescente, seja em camadas, mosaicos ou mantos. Adaptao afetiva prudente, tmida e ansiosa.

DIVISO E CORTE
Diviso: emprego de tons claros em uma extremidade e tons mais escuros na outra, dividindo a pirmide em duas partes, no plano horizontal ou vertical. Raro de ocorrer, representa conflitos resultantes da dificuldade de integrao da personalidade indcio de dissociaes. Corte ou mutilao: uso do branco ou tons esbranquiados concentrados numa camada inteira (corte) ou no topo da pirmide, dando a impresso de uma pirmide decepada (cortada). Casos graves de esquizofrenia.

ANLISE DO ASPECTO FORMAL NO CONJUNTO


DAS TRS PIRMIDES As 3 pirmides podes ter forma distintas. Importante analisar a seqncia. Hiptese = sob a estimulao das cores, algumas pessoas podem sofrer o impacto e demorar para se organizar ou mobilizar defesas eficazes (primeira pirmide pouco estruturada), mas aos poucos encontram recursos mais amadurecidos (terceira pirmide mais estruturada). Outras podem conseguir mobilizar inicialmente certas defesas, mas ao aumentarem a familiaridade com a tarefa, relaxam os esquema defensivos e acabam revelando dificuldades ou conflitos no to aparentes.

CORES Cores quentes vermelho, laranja e amarelo; Cores frias azul, verde e violeta; Acromticas cinza, preta e branca; Marrom uma cor intermediria. necessrio referncias do resultado das cores com os valores mdios, dados normativos, tabelas no final do manual. Alm do significado das cores, para anlise dos resultados necessrio integrar a forma, a frmula cromtica etc.

VERDE
Cor mais empregada. Quatro tonalidades. Relaciona-se esfera do contato e dos relacionamentos afetivos e sociais. Cor do insight e da empatia. Necessrio avaliar a tonalidade, sendo Vd1 mais clara, presena do branco e o Vd4, mais enegrecida. Excesso sobrecarga de estimulao, que pode gerar ansiedade e ruptura do equilbrio interno. Diminuio pode indicar certa insensibilidade emocional, com retraimento social. O verde costuma estar rebaixado em adolescentes.

AZUL
Quatro tonalidades. Capacidade de controle e de adaptao. O tom mais forte (Az4), tonalidade mais tpica, relaciona-se introverso, controle e adaptao. Excesso supresso da expresso dos sentimentos e afetos, supercontrole, compulsividade. Pode ser relacionar a sentimentos de inferioridade, de incapacidade e ambivalncia.

VERMELHO
Quatro tonalidades. Ligado extroverso, irritabilidade, impulsividade e agressividade. Rebaixamento pode levar a labilidade estrutural, enfraquecimento da possibilidade de descarga emocional, de realizao ou de retraimento defensivo como fuga do mundo exterior.

AMARELO
Duas tonalidades. Cor estimulante, extroverso mais moderada, mais canalizada e mais adaptada ao meio ambiente. Excesso exagero das manifestaes afetivas, mais estilizadas e superficiais, menos espontneas. Pode significar imaturidade, estrutura pouca slida e baixa tolerncia frustrao, instabilidade, egocentrismo e irritabilidade. Diminuio dificuldade de canalizar e expressar emoes de maneira adaptada.

LARANJA
Duas tonalidades. Cor intermediria vermelho e amarelo. Representa ambio, anseios de produo e desejo de fazer-se valer pela produtividade. Excesso excitabilidade, desejo de domnio, onipotncia, reduo do senso de autocrtica e arrogncia. Rebaixamento represses, inibies, influenciabilidade, passividade ou submisso.

MARROM
Duas tonalidades. Relaciona-se extroverso, porm vinculada esfera mais primitiva dos impulsos, com disposio para descargas intensas ou violentas. Energia, ao, dinamismo conduzindo a destruio ou produtividade. Excesso aparece em pessoas com dificuldades de adaptao, insegurana, tendncia a padres fixos: neurose obsessivo-compulsiva, respeito excessivo normas e convenes; fanatismo. Diminuio falta de energia, menor resistncia e baixa produtividade.

VIOLETA
Trs tonalidades. Tenso e ansiedade. Vi1 ansiedade difusa, medo do desamparo e insegurana. Vi2 ansiedade excitada, resultado de conflitos, ou uma inquietao que pode criatividade. Insatisfao, medo e imprevisibilidade. Vi3 melhor elaborao da ansiedade. Mas,o excesso comum nos quadros obsessivos. Ausncia negao dos impulsos e da ansiedade.

PRETO
Negao da cor represso ou inibio. Dentro do esperado tem uma funo estabilizadora e reguladora dos impulsos que visa adaptao. Ausncia rebaixamento ou ausncia das represses indispensveis ao homem socialmente adaptado.

BRANCO
Anulao ou diluio das cores. Sentido de vazio interior, de fragilidade estrutural e de estabilidade precria. Aumento perturbaes graves, como as psicoses. Vulnerabilidade e ausncia de mecanismos de controle, ou mesmo perda de contato com a realidade. O aumento tambm pode significar apatia, prostrao e o negativismo.

CINZA
Carncia afetiva e sentimento de vazio, assim como, ansiedade, insegurana e represso dos afetos. Aumento timidez, cautela e restrio nos contatos emocionais. Comum em pessoas oposicionistas e que criam conflitos no ambiente que os cercam.

AGRUPAMENTO DE CORES
Cores em dupla Az e Pr : a intoverso do azul com a represso do preto indicaria bloqueio e extrema dificuldade de elaborao, dificuldade no desenvolvimento emocional. Rigidez, pessimismo, negativismo e falta de energia. Az e Am : introverso x extroverso. Sinal de imaturidade. Indica disposio neurtica, se aparecerem em pirmides em camadas, escadas ou ladrilhos transtorno obsessivo. Az e Ci : fechamento em si e indisposio para contatos sociais.

CORES EM DUPLA
Vm e Vi : excitao e impulsividade. Pode indicar descargas explosivas e imprevisveis (Vm2 e Vi2). Vm e Ma : excitao e impulsividade, com relacionamento de carter mais primitivo, tm um significado de regresso e de descargas abruptas. Vm e Br : excitabilidade e impulsividade, com estrutura enfraquecida, descontrole das aes e atitudes desorganidas. Vd e Vd : fragilidade na estrutura da personalidade, descargas de impulsos e impossibilidade de elaborao psicose.

CORES EM DUPLA
Vd e Vi : violeta ansiedade e o verde sobrecarga de estmulos internos no elaborados. Combinao compromete o equilbrio emocional. Vd e SE : a SE ou sndrome de estmulo (Vm, La e Am). Sobrecarga interna e dificuldade de conteno, inconstncia e superficialismo nas relaes. Tratamento de desintoxio por consumo de drogas. Vd e La : sentimentos de culpa acentuados decorrentes de fantasias sexuais, ansiedade persecutria nos transtornos de abuso do lcool. Vd e Az : estabelecimento de relacionamentos profundos e autnticos, ainda que restritos.

CORES EM DUPLA
Vd e Vm : irritabilidade e impulsividade, sem elaborao. La e Vi : atitude morosa e produtividade rebaixada. La e Vi : agitao e produtividade ansiosa e excitada, dispersiva e incompleta. Ma e Br : agitao e inquietao, gerando produtividade ou atividade inconstante e inconsistente. Criadores de caso, queixosos etc. Ma e Pr : compulsividade, necessidade de seguir rituais e dificuldade de adaptao.

CORES EM DUPLA
Vm e Pr : impulsividade x represso. Conflitos acentuados, sentimentos de insatisfao. Pr e Ci : debilidade da estrutura da personalidade associada a regresses intensas atitudes de dissimulao, mentiras e intrigas. Pr e Am1 : imaturidade, aparece em adolescentes. Ci e Vm : pessoas irritveis, com tendncia a criar polmicas e confuses no seu entorno.

SNDROMES CROMTICAS

Sndrome de normalidade (Az + Vm + Vd): predominam nas pessoas em geral. A soma tende a ultrapassar 50%. Capacidade de manter a conduta adaptada. Necessrio avaliar a porcentagem de cada cor, individualmente. Aumento grande esforo para manter o equilbrio e aparentar pseudonormalidade, s vezes a custa de mecanismos constritivo-inibitrios. Sndrome de estmulo (Vm + Am + La): cores mais estimulantes, aumentadas em indivduos sob efeitos de drogas estimulantes. Capacidade de extroverso e contato afetivo e social. Aumento: egocentrismo e desaptao. Aumento + diminuio da sndrome de normalidade e da sndrome fria: excitabilidade e incontinncia afetiva.

SNDROMES CROMTICAS
Sndrome fria (Az + Vd + Vi): comportamento antagnico ao das cores quentes. Aumento quadros patolgicos, esquizides. Sndrome incolor (Pr + Br + Ci): negar, atenuar ou reprimir estmulos. Aumento fuga de situaes afetivas, busca de um equilbrio frgil. Ausncia pode significar falta de elementos estabilizadores. Sndrome de dinamismo (Vd + Am + Ma): Ao-realizao-produtividade. Pessoas dinmicas e realizadoras. Sndrome de excitao afetiva (La + Vd + VI): indivduos egocntricos, ansiosos, que no elaboraram as estimulaes recebidas.

SNDROMES CROMTICAS
Sndrome de labilidade afetiva (Vd+ Vm+Ma): reaes impulsivas, instabilidade, insegurana e influenciabilidde. Sndrome de histeria (Vd + Vm + Vi): semelhante sndrome de excitao, mais acentuada, sendo possveis maior violncia e explosividade nas descargas emocionais. Sndrome do conflito interno (Br + Vm + Ci): irritabilidade e impulsividade em pessoas com estrutura enfraquecida. Sndrome de agitao (La + Vi + Ma + Br): reaes irregulares de agitao e tumulto. Sndrome de regulao opressora (Az + Ci+ Pr): constrico acentuada e opresso.

SNDROMES CROMTICAS
Sndrome enegrecida (Vd4 + Vm4 + Vi3 + Ma2 + Pr): represses intensas e possvel depresso. Sndrome esbranquiada (Vm1 + Vi1 + Az1 + Br ou Ci): enfraquecimento estrutural, superficialismo afetivo personalidades esquizides ou psicticas. Sndrome de vivacidade (Vm2 + Am2 + La2 + Az2): afetividade viva e vibrante. Sndrome dos contrastes (Az4 + Am1 ou Vm2 + Pr ou Vm4 + Vm2): colocadas lado a lado na pirmide presena de conflitos e muita tenso decorrente de anseios contrrios.

FRMULAS CROMTICAS
Incidncia das cores na seqncia das trs pirmides. 4 algarismos: Quantidade de cores utilizadas nas 3 pirmides (Constncia Absoluta CA) Quantas cores empregadas em 2 pirmides, no importando quais (Constncia Relativa CR). Quantidade de cores usadas em apenas uma das pirmides (Variabilidade V). Quantidade de cores omitidas (Algarismo de ausncia AUS).

FRMULAS CROMTICAS
CA : CR : V : AUS 2 : 3 : 1: 4 Essa frmula demonstra que 2 cores foram utilizadas nas 3 pirmides, que 3 cores foram empregadas em 2 pirmides, que 1 cor apareceu em apenas 1 pirmide e que 4 cores no foram escolhidas. Essa frmula avalia a amplitude cromtica, dada pela soma dos 3 primeiros algarismos. Amplitude cromtica grau de abertura aos estmulos que uma pessoa apresenta. Valor elevado pessoa receptiva e acessvel, mas pode apontar tambm forte labilidade e instabilidade.

FRMULAS CROMTICAS
Aumento de cores omitidas diminuio da receptividade aos estmulos, constrio e retraimento. Amplitude cromtica costuma variar entre 4 e 8, sendo a mdia entre 6 a 8. Necessrio verificar tambm o grau de constncia do uso das cores. 9 categorias distintas. Para correta classificao: quantidade de cores utilizadas (amplitude) e sua maior ou menor constncia (grau de estabilidade.

TIPOS DE FRMULAS
Frmulas amplas e estveis: 8: 0: 1: 1 grande amplitude com predomnio do CA. Indicam grande receptividade e tendncia estabilidade nas escolhas, mas pela constncia das cores pode sugerir comodismo e indiferenciao. Frmulas amplas e flexveis: 4: 3: 2: 1 apresenta amplitude da anterior mas com mais equilbrio entre CA e CR. Capacidade de ao e realizao de modo mais enrgico e mais direcionado a objetivos. Flexibilidade e maturidade.

TIPOS DE FRMULAS
Frmulas amplas e instveis: 2: 2: 5: 1 amplitude igual aos dois casos anteriores, mas com aumento do algarismos centrais, V > CA. Inconstncia nas escolhas instabilidade, ainda com esforo de adaptao. Frmulas moderadas e estveis: 4: 2: 1: 3 amplitude dentro dos valores mdios, predomina o CA. Frmula mais equilibrada mais estabilidade, segurana e capacidade de adaptao.

TIPOS DE FRMULAS
Frmulas moderadas e flexveis: 0: 3: 3: 4 amplitude moderada, aumento dos algarismos centrais e rebaixamento de CA. Instabilidade e vulnerabilidade, balanceada por leve restrio abertura aos estmulos. Moderao de atitudes e controle, com certa inconstncia de reaes. Frmulas moderadas e instveis: 1: 0: 5: 4 amplitude moderada e predominncia do algarismo de variabilidade - V. Instabilidade, menos acentuada do que nos casos em que o algarismo de ausncia est mais reduzido.

TIPOS DE FRMULAS
Frmulas restritas estveis: 5: 0: 0: 5 valor significativo do algarismo de ausncia, demonstrando restrio e menor abertura aos estmulos. Predomnio do CA ao bastante limitada e circunscrita, pessoa estvel, mas pouco criativa, com tendncia a reaes estereotipadas. Frmulas restritas flexveis: 0: 3: 0: 7 algarismo de ausncia muito elevado, pessoas cautelosas e inibidas, mas com adaptao ao ambiente, desde que longe de situaes emocionalmente carregadas.

TIPOS DE FRMULAS
Frmulas restritas instveis: 0: 0: 4: 6 predomnio de VariabiliadeV, sentimento de instabilidade controlado por mecanismos inibitrios que restringem a ao ou mesmo campo de interesse.

INTEGRAO DE CORES E FRMULAS

Analisar as cores que apresentam constncia e as cores que esto ausentes. Facilita a composio do quadro:

FORMLA CROMTICA CA Az Vi CR Am Vi La V Ma AUS Pr Br Ci

Vm
2 4 1 3

PSICODIAGNSTICO DIFERENCIAL
Dados de pesquisa dos autores com 208 sujeitos. As diferenas significativas entre os quadros esto descritas a seguir. Transtorno esquizofrnico: Aumento de tapetes desequilibrados e furados foram catica ou truncada de organizao. Rebaixamento de pirmides estratificadas multicromticas. Aumento de vermelho de tonalidade mais clara (Vm1) impulsos em estruturas enfraquecidas, desagregao da realidade. Constncia absoluta da cor marrom regresso e impulsividade.

PSICODIAGNSTICO DIFERENCIAL
Transtorno do pnico: Aumento das formaes simtricas tentativa de controle excessivo e constante busca de equilbrio, a fim de superar a instabilidade interna. Elevao significativa da porcentagem do azul constrio, sufocao ou simples supresso da expresso dos sentimentos e afetos. Transtorno alcoolista: Aumento da freqncia da cor vermelha voracidade, irritabilidade, agressividade e impulsividade. Constncia absoluta da cor violeta acompanhada da constncia absoluta de verde e azul personalidade inquieta e imatura.

PSICODIAGNSTICO DIFERENCIAL
Transtorno depressivo: Pirmides em formaes estratificadas tendendo a estruturas nvel mdio de maturidade emocional. Pirmides cortadas ou decepadas dificuldades de contato social. Aumento da cor verde ansiedade elevada. Presena constante da cor violeta excitao em paralelo introverso = desejo de alcanar algo que parece inacessvel.

PSICODIAGNSTICO DIFERENCIAL
Transtorno obsessivo compulsivo: Aumento da formao simtrica manuteno do controle sobre os pensamentos e atitudes. Diminuio das estruturas simtricas menor maturidade afetiva. Aumento da cor marrom dificuldade de adaptao. Transtorno somatoforme: Aumento da cor branca falta de contato com o mundo interior. Insegurana, fragilidade e intranqilidade, sem uma estrutura mental com capacidade de elaborao. Principal caracterstica dos distrbios psicossomticos falta de mentalizao.

Vous aimerez peut-être aussi