Vous êtes sur la page 1sur 55

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS

BACHARELADO INTERDISCIPLINAR EM CINCIA E TECNOLOGIA CAMPUS POOS DE CALDAS

Equipe:
Alessandra Fanger Ana Cludia Carvalho Dimas Neto Frederico Martins Henrique Garcia Jesa Rodrigues Leandro Alves Paula Volpe Willian Barbosa Silvio de Souza

Disciplina: Fundamentos de Biologia Prof :. Adriana Imperador

Pantanal uma regio de plancie pluvial, influenciada por rios, onde se desenvolve uma fauna e flora de rara beleza e abundncia.

Permite o intercambio de espcies entre a Mata Atlntica, o Cerrado e a Amaznia. equilbrio desse ecossistema depende, basicamente, do fluxo de entrada e sada de enchentes

rea com aproximadamente 140.000 km2 inundvel sazonalmente; Grande densidade e diversidade de fauna e flora; Exibe durante o ano duas estaes bem definidas: Chuvosa(Outubro a Maro): formao de grandes reas alagadas (aproximadamente 80% da plancie), possibilitando um ambiente timo para a proliferao de peixes e outras espcimes aquticas. Seca (Abril a Setembro): as guas voltam ao seu nvel normal, os campos so cobertos por gramneas e vegetao de Cerrado, identificando-se um mosaico de florestas baixas, cerrado e campos inundveis.

Funo

de corredor biogeogrfico:

Por ser uma transio entre Cerrado, Mata Atlntica e a Amaznia, o Pantanal permite a disperso e troca de espcies de fauna e flora entre esses biomas. Micro-regies : A plancie pode ser subdividida em

onze micro-regies, cada qual com suas especificidades quanto ao regime de inundaes, drenagem, vegetao e relevo.

Figura-1: Sub-regies da bacia do alto Paraguai.

CF (1988) promoveu o bioma a patrimnio nacional pela sua biodiversidade; ONU (2000) Elevou o bioma a patrimnio da humanidade e reserva da biodiversidade.

Figura- 2: Beleza e exuberncia da regio pantaneira.

Hidrografia:

Segundo maior sistema hdrico da Amrica do Sul; Elo entre a bacia Amaznica e a bacia do Prata; Est situado na parte alta da bacia do rio Paraguai com seus 1400km de extenso, sendo os seus principais efluentes os rios: So Loureno, Miranda, Taquari, Coxim, Cuiab e Aquidauana; Funciona como um reservatrio das guas que fluem das regies mais altas da bacia. Em termos de fisiografia a bacia do rio Paraguai dividida em trs regies: os planaltos; as depresses e as regies de plancie (pantanal).

(a)

(b) Figura-3: Hidrografia do Pantanal em (a) e regies fisiogrficas da bacia do Alto rio Paraguai em (b).

Geologia

e solo: uma extensa bacia de sedimentao; Os sedimentos oriundos do intemperismo das regies altas so depositados na plancie; Solos aluvionares de composio argiloarenosa e altamente permeveis.

Clima:

O clima predominantemente tropical semi-mido, com diferenas bem marcantes entre as estaes secas e chuvosas. A temperatura mdia anual varia de 17 a 23 C, podendo atingir mnimas de 0 C no inverno e mximas de 40 C no vero. A precipitao pluviomtrica anual est entre 1.000 e 1.400 mm, sendo dezembro e janeiro os meses mais chuvosos.

Paisagem

Natural:

Caracterizada por terrenos vastos e planos, onde se sobressaem elevaes como as serras, e depresses pouco profundas, a maioria preenchida durante grande parte do ano por gua dos rios, lagoas e banhados. Elementos da paisagem natural: Campos: So as formaes vegetais mais freqentes e podem ser: Campos cerrados Campinas

Campos cerrados: Aparecem nas regies no inundadas de solo arenoso e pobre, onde a vegetao pouco densa representada por arbustos e arvores de porte mdio, alm de vrias ervas e gramneas.

Figura-4: Regio de campo cerrado.

Campinas: Aparecem nas reas baixas sujeitas a alagaes, onde os capins formam vastos campos sem rvores e com rara presena de arbustos lenhosos.

Figura-5: regio de campina ou campo limpo.

Matas:
So formaes florestais que apresentam um conjunto muito diversificado de vegetais. rvores de grande porte, arbustos, vegetaes rasteiras e trepadeiras. Encontram-se margeando os rios e se estendendo por reas mantidas midas pelos cursos de gua e tambm em capes de vegetao de grande porte, formados nas pores elevadas do relevo.

Figura-6: rea de mata ciliar no pantanal.

Serras: So as elevaes de maior altitude da regio, chegando a at 1000 metros, como exemplo tem-se a Serra do Amolar e o Macio do Urucum.

(a) (b) Figura-7: Serra do Amolar em (a) e Macio do Urucum em (b).

Baas: So reas de relevo negativo de forma circular,


elptica ou irregulares, de tamanhos variados podendo ser perenes ou temporrias.

Figura-8: Vista de uma baa da plancie pantaneira.

Rios: So cursos de gua de leito definido, de volume


bastante varivel conforme a poca do ano, limitados por praias arenosas, barrancos, campos firmes ou alagadios.

Figura-9: Leito do rio Paraguai.

Corixos: Os corixos so cursos dgua que ligam uma baa a outra ou uma baa a um rio.

Figura-10: Feio de um corixo tpico do Pantanal.

Na grande depresso sub-andina da bacia do Prata, entre os paralelos 16 e 22 graus de latitude sul e os meridianos 55 e 58 graus de longitude oeste. Entre os estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, na regio Centro-Oeste do Brasil, englobando ainda uma parte do norte do Paraguai e leste da Bolvia. Formando nestes pases a regio doChaco Boliviano

Figura-11: Regio internacional do Pantanal.

A relao da populao pantaneira com o bioma est diretamente associada com o processo produtivo (economia /profisses). o crescimento do turismo de pesca esportiva, aumentou a procura por iscas adequadas levando parte dos pescadores a modificarem seu nicho de trabalho, incentivados pela oportunidade de aumentar a renda familiar, causando srios desequilbrios ambientais e criando novos plos de excluso social.

O ecoturismo, que uma modalidade de turismo sustentvel de pouco impacto e que respeita e valoriza o conhecimento e a cultura local e constitui uma importante alternativa de desenvolvimento econmico e social.

A caa do jacar bastante lucrativa, mas terminantemente proibida por lei. Atualmente, expees, sem trabalho, passaram a ver oportunidade de lucro nesta atividade e comearam a integrar verdadeiras quadrilhas de caadores destes animais.

Figura-12: Jacars vtimas da ao antrpica.

O projeto scio-ambiental Amor Peixe uma associao de mulheres ribeirinhas artess apoiadas pela WWF, tendo por objetivo promover a melhoria da qualidade de vida dos pescadores e de suas famlias, gerando renda e conservao ambiental. Estas mulheres transformam o couro do peixe, que antes ia para o lixo, em belos artigos artesanais (carteiras, bolsas, cintos e etc).

Figura-13: Logomarca do projeto Amor peixe.

Pecuria:

a mais significativa atividade econmica do Pantanal. desenvolvida de maneira extensiva, em grandes propriedades, predominando a cria, recria e engorda dos animais. Estende-se desde as reas do planalto at a plancie alagvel, com um rebanho aproximado de 3,2 milhes de cabeas de gado. O setor compem cerca de 65% da economia nos estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Os principais problemas relacionados pecuria na regio o desmatamento e as queimadas.

Figura-14: Rebanho de gado nas fazendas pantaneiras.

Pesca:

segunda maior atividade econmica do Pantanal. Trs modalidades principais: a de subsistncia, que constitui importante fonte de protena para as populaes ribeirinhas; a pesca esportiva, que se tornou o principal atrativo turstico; a pesca profissional. As espcies de peixes mais capturadas pelos pescadores so consideradas espcies nobres, como pintado, cachara, ja, dourado e pacu. A grande quantidade de peixes retiradas dos rios, o crescente desmatamento na plancie e no planalto e a substituio da vegetao nativa por pastagens e culturas de soja e cana, tm afetado negativamente as populaes de peixes, que esto ficando menores e cada vez mais escassos.

Turismo:
Nos ltimos anos o turismo se desenvolveu muito no pantanal, principalmente o turismo ligado a pesca esportiva, que atrai vrios pescadores amadores durante as altas temporadas, que vo em busca de lazer e relaxamento. O Ecoturismo tambm vem ganhando significativo destaque, atraindo visitantes pela beleza da regio e pela tradio cultural.

Minerao:

Destaca-se a extrao de ferro e mangans na regio Sul, principalmente no macio do Urucum, onde se encontra uma das maiores jazidas de mangans da Amrica latina, com mais de 100 bilhes de toneladas. Na regio Norte explorado ouro e diamante das cabeceiras dos rios So Loureno e Paraguai, causando assoreamento e contaminao por mercrio.

Figura-15: Vista de mineraes no macio do Urucum.

Agricultura:

O alagamento sazonal da plancie e o solo pobre de caracterstica arenoso impossibilitam a agricultura de ser uma atividade econmica expressiva. Atualmente nas regies do planalto as culturas de soja vm se expandindo, utilizando uma grande gama de defensivos agrcolas que so carreados para os cursos de gua atingindo a plancie pantaneira.

Apresenta alta produtividade biolgica, grande densidade e diversidade de fauna por conta de suas caractersticas e das cheias anuais que proporcionam um ambiente timo para a proliferao da vida. uma das mais ricas e do planeta, contando com 355 espcies de peixes, 53 anfbios, 98 rpteis, 159 mamferos e 650 aves. Destacando-se a arara-azul, tuiuis (ave smbolo do Pantanal), onapintada, capivara, macaco-prego, piranhas, dourados, jacars e sucuris, que vivem em perfeita harmonia e equilbrio ecolgico. H poucas espcies endmicas, pelo fato da regio ser um corredor biogeogrfico que permite o intercmbio de biodiversidade com outros biomas. Existem mais espcies de aves no Pantanal (650 espcies) do que na Amrica do Norte (cerca de 500) e mais espcies de peixes do que na Europa (355 no Pantanal contra aproximadamente 200 em rios europeus).

Figura-16: Alguns animais da fauna pantaneira.

um mosaico que inclui o cerrado, floresta tropical e principalmente vegetaes de reas alagadas.

Esta heterogeneidade da vegetao se da por conta das condies do solo e da altitude. Nas reas baixas(passveis de inundao): as gramneas, vegetaes aquticas e semi-aquticas. Nas regies de alturas mdias: vegetao de cerrado, com rvores de porte mdio entremeadas de arbustos e plantas rasteiras. A poucos metros acima das reas inundveis, ficam os capes de mato, com rvores maiores como angico, aroeira, ip e palmeiras.

Nas regies elevadas (clima seco): flora xerfita, com fisionomia semelhante caatinga, exibindo espcies como o mandacaru e as bromeliceas. Acompanhando as margens dos cursos de gua esto s florestas em galeria ou matas ciliares. Os principais representantes da flora so: o jenipapo, figueiras, ingazeiros, as embabas, com suas folhas prateadas e o tucum, cujo fruto muito usado como isca de pacu, a palmeira acuri, cujos frutos so apreciados pelas araras azuis e o pau-de-novato, que no ms de outubro, enfeita as barrancas dos rios, com grandes cachos de flores rosas ou vermelhas.

Figura-17: Flora pantaneira: (a) aguap; (b) aroeira-piva; (c) capim; (d) tucum; (e) pau-de-novato; (f)vitria-rgia; (g) carand; (h) buriti; (i) figueira.

Uma srie de atividades impactantes sobre o Pantanal pode ser observada: Os garimpos ilegais de ouro e diamante, que causam assoreamento dos cursos de gua e contaminao do ecossistema pelo mercrio utilizado na bateagem do ouro.

Figura-17: rea degradada pelos garimpos ilegais.

As atividades de minerao para a retirada de mangans afetam o regime das guas subterrneas que abastecem rios, crregos e poos, contaminando a gua e diminuindo seu volume. A remoo da cobertura vegetal para a implantao de pastagens artificiais na pecuria, gera desequilbrio ecolgico, destruio de habitats e assoreamentos de corpos de gua, tendo por conseqncia a intensificao das inundaes. O manejo agrcola inadequado das culturas de arroz e soja, que se desenvolvem no planalto, resultam, na eroso do solo, aumento da carga de sedimentos no fluxo do rio, alm da contaminao das guas por fertilizantes e agrotxicos.

As queimadas realizadas para a renovao das pastagens alm de liberar dixido de carbono, podem atingir reas de preservao, provocando destruio de habitat, desequilbrio do ecossistema e o afugentamento da fauna. A pesca predatria (uso de redes e tarrafas) que coloca em risco a biodiversidade do Pantanal e o sustento das famlias ribeirinhas. O trfico, caa e venda de peles de animais silvestres, colocam em risco vrias espcies que esto ficando cada vez mais raras e podem acabar sendo completamente dizimadas.

O turismo, que quando realizado sem planejamento, gera srios problemas como, por exemplo, o lixo deixado pelas embarcaes, a gerao de esgoto e tambm a perturbao a tranqilidade dos animais. A ocupao urbana e industrial das regies altas da bacia hidrogrfica do pantanal gera como conseqncia poluio dos recursos hdricos pelo lanamento das altas cargas de resduos slidos, comprometendo a biodiversidade e as populaes ribeirinhas, alm de causarem prejuzos a economia.

Reservas

particulares do patrimnio natural

(RPPN): So reas de conservao da natureza em terras privadas. O proprietrio da terra quem decide se quer fazer de sua propriedade uma reserva particular. Essa uma forma de contribuir para a preservao do meio ambiente. No h perda do direito de propriedade. O proprietrio precisa estar consciente de que est tomando uma deciso importante para o benefcio do meio ambiente que se estende para as geraes futuras. Uma vez criada, a reserva para sempre. 95% das terras do Pantanal pertencem a particulares.

Corredor

de Biodiversidade CuiabSo Loureno:

Com 10.091.600 hectares este corredor se estende por 25 municpios, divididos entre os estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. A regio possui dois importantes parques nacionais: o do Pantanal Mato-grossense e o da Chapada dos Guimares, alm de cinco parques estaduais. A Conservao Internacional e a Fundao Ecotrpica desenvolvem aes para a proteo desse patrimnio natural. No corredor h 26 reservas distribudas em 11 parques, duas estaes ecolgicas, duas reas de Proteo Ambiental (APA) e 11 RPPNs, totalizando 900 mil hectares de reas protegidas. So elas:

Parque Nacional do Pantanal Matogrossens (136.028 hectares); Parque Nacional da Chapada dos Guimares (32.776 hectares); Parque Estadual do Guir (114 mil hectares); Parque Estadual Dom Osrio Stffel (6.422 hectares ); Parque Estadual Encontro das guas (108.960 hectares); Parque Estadual guas Quentes (1.488 hectares); Parque Estadual da Serra de Sonora (7.913 hectares); rea de Proteo Ambiental da Chapada dos Guimares (251.847 hectares); rea de Proteo Ambiental do Pontal do Rio Itiquira com o Rio Correntes (200 mil hectares);

Reservas Particulares do Patrimnio Natural (RPPN):

Corredor Miranda-Serra da Bodoquena:


Cinco milhes de hectares; Ocupa uma rea privilegiada, na confluncia de trs biomas o Cerrado, o Pantanal e o Chaco. Abriga partes significativas das bacias dos rios Miranda, Apa e Nabileque, que esto entre os principais rios formadores da plancie pantaneira. A serra da Bodoquena (MS) uma importante zona de recarga do Aqfero Guarani. As 12 unidades de conservao do corredor contribuem para a proteo de mais de 85 mil hectares. Essas unidades esto distribudas em dois Monumentos Naturais, nove RPPNs e no Parque Nacional da Serra da Bodoquena (MS). So elas:

Parque Nacional da Serra da Bodoquena (77.231 hectares); Monumentos Naturais (grutas do Lago Azul e de Nossa Senhora Aparecida e Monumento Natural do Rio Formoso);

Reserva (RPPN)

Particular

do

Patrimnio

Natural

Corredor

Maracaju-Negro: Localizado na regio central do Mato Grosso do Sul; rea de 3,6 milhes de hectares; Vegetao da regio constituda predominantemente por formaes de cerrado, alm de campos midos, veredas, florestas de encosta, matas ciliares e vegetao de afloramentos rochosos, alm de formaes secundrias e de terras cultivadas, com culturas temporrias e/ou perenes. O rio Negro, que o principal rio do corredor ; H dez unidades de conservao no corredor, distribudas em um Parque Estadual e nove Reservas Particulares do Patrimnio Natural (RPPNs), somando mais de 150 mil hectares de terras protegidas.

As unidades de conservao no corredor so as seguintes:

Parque Estadual do Pantanal do Rio Negro;

Reservas Particulares do Patrimnio Natural (RPPNs)

Projeto Arara-azul: Criado pela biloga Neiva Guedes para salvar a espcie da extino. O trabalho envolve: Monitoramento, recuperao e manejo dos ninhos naturais e artificiais; Instalao de ninhos artificiais; Observao do perodo de reproduo das aves e seus resultados; Acompanhamento dos filhotes, com pesagem e coleta de sangue para exames laboratoriais e identificao gentica; Aes de educao ambiental, com palestras nas escolas; Atividades com as crianas e visitantes sede do Projeto Arara Azul. Os resultados= nmero de indivduos subiu de 1.500 para 5.000 no Pantanal.

Projeto

Ona pantaneira: O objetivo do projeto, desenvolvido pelo bilogo Fernando Azevedo do Instituto PrCarnvoros usar o conhecimento cientfico para orientar os pecuaristas a usarem tcnicas de manejo que reduzam o ataque de onas aos rebanhos, uma das principais causas de atrito. Devido predao do gado, a ona acaba sendo vista pelos fazendeiros como uma ameaa

Quando se fala em Pantanal, a imagem que se tem de um santurio preservado e intocado, repleto de gua, com belas paisagens formadas por rios, lagoas e uma grande variedade de animais e plantas. Mas o Pantanal belo e diverso que conhecemos tambm uma regio sensvel e vulnervel a ameaas tanto de dentro quanto de fora e pode desaparecer se no for preservado. O Pantanal depende da manuteno do ciclo hidrolgico, que permite o subir e baixar das guas e a interrelao entre as espcies. Qualquer mudana nesse ciclo pode comprometer os ecossistemas e modificar toda essa paisagem.

BORGES,F.R. Aspectos sociais e econmicos dos pescadores do pantanal matogrossense.In: SIMPAN 20010. 2011. Disponvel em: < http://jaomeidaa.blogspot.com/2011/02/aspectos-sociais-e-economicos-dos.html>. Acesso em: 15 Nov. 2011. FARIA, A.;NICOLA,R. Pantanal. Disponvel em: < http://www.riosvivos.org.br/Canal/Pantanal/260>. Acesso em: 17 Nov. 2011. O PANTANAL DO MATO GROSSO. 2010. Disponvel em: < http://opantanalmt.blogspot.com/2010/12/pantanal.html>. Acesso em: 15 Nov. 2011. MACEDO,J. M.; BRASIL JNIOR, A. C. P. Representaes sociais do pantanal elementos para se pensar o desenvolvimento sustentvel. In: III SIMPSIO SOBRE RECURSOS NATURAIS E SCIO-ECONMICOS DO PANTANAL, 2000, Corumb. Disponvel em: < http://www.cpap.embrapa.br/agencia/congresso/Bioticos/MACEDO-042.pdf>. Acesso em: 20 Nov. 2011.

O BIOMA PANTANAL A PLANCIE MAIS IMPORTANTE EM REAS MIDAS DA AMRICA DO SUL. Disponvel em: < http://opantanalmt.blogspot.com/2010/12/pantanal.html>. Acesso em: 20 Nov. 2011.

OBRIGADO PELA ATENO !!!

Vous aimerez peut-être aussi