Vous êtes sur la page 1sur 17

DIABETES MELLITUS

O que Diabetes Mellitus? Tipos de Diabetes Causas Sintomas Tratamento

O que Diabetes Mellitus?


Diabetes Mellitus ou simplesmente Diabetes uma doena metablica onde ocorre o aumento anormal do acar ou glicose no sangue. A glicose muito importante por ser a principal fonte de energia do organismo, mais em excesso por acarretar em vrias complicaes a nossa sade.

O Diabetes resultado de um defeito na secreo de insulina e/ou em sua recepo pelas clulas beta no pncreas.

Tipos de Diabetes
Diabetes tipo I - Esta aparece quando o Sistema Imunitrio do doente ataca as clulas beta do pncreas, levando a deficincia absoluta de insulina. A causa desta confuso ainda no foi definida, apesar de parecer estar associada a casos de constipaes e outras doenas. O tipo de alimentao, o estilo de vida, etc. no tm qualquer influncia no aparecimento deste tipo de diabetes.

Diabetes tipo 2 tambm chamado de diabetes no insulinodependente ou diabetes do adulto e corresponde a 90% dos casos de diabetes. Ocorre geralmente em pessoas obesas com mais de 40 anos de idade embora na atualidade se v com maior freqncia em jovens , em virtude de maus hbitos alimentares, sedentarismo e stress da vida urbana Neste tipo de diabetes encontra-se a presena de insulina porm sua ao dificultada pela obesidade, o que conhecido como resistncia insulnica, uma das causas de HIPERGLICEMIA.
Por ser pouco sintomtica o diabetes na maioria das vezes permanece por muitos anos sem diagnstico e sem tratamento o que favorece a ocorrncia de suas complicaes no corao e no crebro.

Diabetes Gestacional A presena de glicose elevada no sangue durante a gravidez denominada de Diabetes Gestacional. Geralmente a glicose no sangue se normaliza aps o parto. No entanto as mulheres que apresentam ou apresentaram diabetes gestacional, possuem maior risco de desenvolverem diabetes tipo 2 tardiamente, o mesmo ocorrendo com os filhos.

Causas
Existem inmeras causas para a Diabetes: defeitos genticos no funcionamento da clula (beta), defeitos genticos no processamento de insulina ou ao da insulina, defeitos do pncreas, endocrinopatias, infeces virais, drogas.
Entre as causas do diabetes tipo 1 esto; Hereditariedade. Fatores ambientais infeces causadas por vrus.

A principal causa do diabetes tipo 2 a hereditariedade. H tambm alguns fatores de risco que esto ligados doena, entre eles: Vida sedentria, Presso alta,Obesidade, Consumo excessivo de lcool, Dieta rica em gordura. Carnes, ovos e laticnios devem ser consumidos com moderao, pois possuem protenas que, em excesso, tambm alteram a glicemia e sobrecarregam os rins, alm de possurem muita gorduras saturadas e colesterol ruim.

Sintomas
Os sintomas do aumento da glicemia so: aumento do volume da urina, aumento do nmero de mices, surgimento do hbito de urinar noite, fadiga, fraqueza, tonturas, viso borrada, aumento de apetite e perda de peso.

Os sintomas das complicaes envolvem queixas visuais, cardacas, circulatrias, digestivas, renais, urinrias, neurolgicas, dermatolgicas e ortopdicas, entre outras.

No diabetes tipo 2 estes sintomas quando presentes se instalam de maneira gradativa e muitas vezes podem no ser percebidos pelas pessoas. Ao contrrio no diabetes tipo 1 os sintomas se instalam rapidamente, especialmente, urinar de maneira excessiva, sede excessiva e emagrecimento. Quando o diagnostico no feito aos primeiros sintomas os portadores de diabetes tipo 1, podem at entrarem em coma, ou seja perderem a conscincia, uma situao de emergncia e grave.
Quaisquer que sejam os sintomas, um mdico deve ser procurado imediatamente para realizao de exames que esclarecero o diagnostico.

Tratamento
O tratamento do paciente com DM envolve sempre pelos menos 4 aspectos importantes:
Plano alimentar: o ponto fundamental do tratamento de qualquer tipo de paciente diabtico. O objetivo geral o de auxiliar o indivduo a fazer mudanas em seus hbitos alimentares, permitindo um controle metablico adequado.

Atividade fsica: Todos os

pacientes devem ser incentivados pratica regular de atividade fsica, que pode ser uma caminhada de 30 a 40 minutos ou exerccios equivalentes. A orientao para o incio de atividade fsica deve incluir uma avaliao mdica adequada no sentido de avaliar a presena de neuropatias ou de alteraes cardiocirculatrias que possam contraindicar a atividade fsica ou provocar riscos adicionais ao paciente.

Medicamentos, Hipoglicemiantes orais: So medicamentos teis para o controle de pacientes com DM tipo II, estando contraindicados nos pacientes com DM tipo I. Em pacientes obesos e hiperglicmicos, em geral a medicao inicial pode ser a metformina, as sultonilurias ou as tiazolidinedionas. A insulina a medicao primordial para pacientes com DM tipo I, sendo tambm muito importante para os pacientes com DM tipo II que no responderam ao tratamento com hipoglicemiantes orais.

Como se previne?
A preveno do DM s pode ser realizada no tipo II e nas formas associadas a outras alteraes pancreticas. No DM tipo I, na medida em que o mesmo se desenvolve a partir de alteraes auto-imunes, essas podem ser at mesmo identificadas antes do estado de aumento do acar no sangue. Esse diagnstico precoce no pode ser confundido porm com preveno, que ainda no disponvel. No DM tipo II, na medida em que uma srie de fatores de risco so bem conhecidos, pacientes que sejam portadores dessas alteraes podem ser rastreados periodicamente e orientados a adotarem comportamentos e medidas que os retire do grupo de risco.

Assim que pacientes com histria familiar de DM, devem ser orientados a: manter peso normal e ter uma alimentao balanceada praticar atividade fsica regular no fumar controlar a presso arterial evitar medicamentos que potencialmente possam agredir o pncreas (cortisona, diurticos tiazdicos).
Essas medidas, sendo adotadas precocemente, podem resultar no no aparecimento do DM em pessoa geneticamente predisposta, ou levar a um retardo importante no seu aparecimento e na severidade de suas complicaes.

Dieta do Diabtico
Evite os acares; Diminua o consumo de gordura: Evite frituras; Use pouca quantidade de margarina, manteiga e requeijo. Evite os alimentos salgados. Eles podem aumentar a presso arterial: Diminua o sal de cozinha; Use temperos naturais; Evite alimentos industrializados. Prefira alimentos ricos em fibras: Frutas com Casca ou bagao; Verduras; Feijo (leguminosas);Arroz integral; Po integral, aveia em flocos,etc. Consuma variados tipos de frutas e verduras: use sempre aqueles de cor intensa, como os verde Escuros e amarelos; Evite bebida alcolica e beba bastante gua.

Uma alimentao saudvel e exerccios fsicos vo lhe proporcionar peso mais adequado, alm de ajudar no controle do diabetes.

Vous aimerez peut-être aussi