Vous êtes sur la page 1sur 15

O Egito uma ddiva do Nilo a dependncia que esta civilizao apresenta em relao ao Nilo e s suas cheias absolutas.

as.O rio corri pelo plat desrtico do norte da frica cerca de 1.200km por territrio egpcio. Suas cheias anuais,de julho a novembro,tornam agricultvel uma faixa de terra de no mais de 20km de largura,exceto em seus ltimos 150km quando se abre em sete braos que desemboca no Mediterrneo, formado o Delta.

Os primeiros grupos humanos, de origem hamita, fixaram-se no vale durante o Neoltico, organizando-se em comunidades autnomas denominadas nomos. A necessidade de melhorar executar as obras de irrigao levou a um processo de unificao poltica por volta de 3500 a.C. Alto Egito ( sul ) e Baixo Egito ( norte ). Unificao dos reinos primeiro fara Mens O Antigo Imprio ( 3200 -2300 a.C ) Mens, inicia-se com a capital do imprio em Tinis, e em depois em cerca de 2800 a.C., na cidade de Mnfis.

Os sucessores de Mens organizaram um sistema monrquico desptico e de carter teocrtico. Durante o Perodo Menfita, foram edificadas as grandes pirmides de Qufren, Quops, Miquerinos, na regio de Gise. Aps longa estabilidade poltica, o Egito, por volta de 2300 a.C., passou por um perodo de enfraquecimento do poder central e fortalecimento dos Nomarcas, que produziu constantes lutas internas, revoltas sociais e desorganizou a produo.

O Mdio Imprio ( 2000-1750 a.C. ) o fara recuperou seu poder, restabelecendo a unidade do imprio. A cidade de Tebas tornou-se a nova capital, e especialmente os faras da XII dinastia ordenaram a execuo de novas obras de irrigao, que ampliaram a rea agricultvel e devolveram a prosperidade ao imprio.

Por volta de 1800 a.C. o Egito sofreu a penetrao dos hebreus ( semitas ), e a invaso dos hicsos, originrios da sia Menor, passando pela primeira vez pela dominao estrangeira. Estabeleceram-se na regio do delta e controlaram o pas por quase dois sculos, isolando os faras em Tebas.

O Novo Imprio ( 1580-622 a.C. ) a dominao dos hicsos despertou entre os egpcios um sentimento nacionalista e militarista, que resultou na expulso dos invasores em 1580 a.C., sob a liderana do fara Amsis I, e na posterior escravizao dos hebreus, que s puderam deixar o pas em cerca de 1250 a.C., no episdio conhecido como xodo.

O Novo Imprio marcou o apogeu da civilizao egpcia. Tutms III, deu ao imprio sua maior expanso territorial ampliando-o at o rio Eufrates, na Mesopotmia. Ramss II, derrotou os hititas na batalha de Kadesh, assegurando o domnio sobre a Palestina e a Sria. Claramente militarista e expansionista. Digna de meno tambm foi a revoluo religiosa monotesta, realizada por Amenfis IV (1377-1358) a.C. o culto a Aton, simbolizado pelo disco solar, chegando a mudar seu nome para Akhenaton (aquele que agrada Aton). Anulada aps sua morte.

Aps 1100 a.C., o imprio conheceu um longo perodo de decadncia. O exrcito, composto em sua maioria por mercenrios estrangeiros, deixou de obedecer ao poder central. O pas acabou conquistado pelos assrios, sob Assurbanipal em 622 a.C. O Renascimento Sata ( 650- 525 a.C. ) Em 650 a.C., Psamtico I, governador da cidade de Sas, libertou o pas dos assrios, dando incio ao ltimo perodo de independncia poltica do Egito.

Em 525 a.C. o Egito foi conquistado pelo rei persa Cambises, transformando-se em uma mera provncia do Imprio Persa. Passou pela dominao de macednios, romanos, bizantinos, rabes, turcos e ingleses, recuperando sua autonomia poltica apenas no sculo XX.

146 metros

Vous aimerez peut-être aussi