Vous êtes sur la page 1sur 11

CENTRO UNIVERSITRIO DO NORTE LAUREATE

PERCIA CONTBIL Profa. Ana Maria,Msc.

MANAUS 2013/1

PERCIA CONTBIL
PERITO CONTBIL- um profissional contbil, motivado

por uma questo (processo) judicial. Onde o contador far uma verificao na exatido dos registros contbeis. Obs. No trabalho pericial o que se busca sempre a apurao da verdade dos fatos e eventos, e no quem perdedor ou vencedor. A expresso PERITO prevista no cdigo de processo civil (CPC), em seus arts. 145 a 421 como segue: Art. 145. Quando a prova do fato depender de conhecimento tcnico ou cientifco, o juiz ser assistido por perito, segundo o disposto no art. 421. Art. 421. O juiz nomear o perito, fixando de imediato o prazo para entrega do laudo. A PERCIA CONTBIL prerrogativa do Contador, portanto o perito no tem que ter simpatia mas sim, COMPETNCIA e NEUTRALIDADE.

INTRODUO
RESUMO DE PERCIA CONTBIL CAPTULO I ABORDAGEM GERAL DA PERCIA

CONCEITO
PERCIA derivada do latin peritia que significa conhecimento adquirido pela

experincia. Significa, tambm, destreza; (exame ou diligncia), de que se serve o perito para elaborar seu laudo pericial.

CAPTULO II
QUALIDADE INERENTES AO PERITO
O perito um dos mais importantes auxiliares da

justia, pois do seu trabalho quase sempre emerge sentena judicial. O EXPERT, no desempenho de sua tarefa, deve ter a conduta ilibada, no podendo haver nenhuma mcula sobre o seu comportamento, pois, do contrrio, o seu trabalho pode sofrer impugnaes ou contestaes das partes ou mesmo desconfiana por parte do juiz. No momento em que o magistrado decide pelo substanciado em laudos periciais e at em pareceres tcnicos art. 427 do cdigo de processo civil , est o expert assumindo novas responsabilidades perante a profisso, o judicirio e a sociedade.

PERCIA CONTBIL
Para que possa desempenhar as respeitveis

atividades das funes, deve o expert ser portador de vrias qualidades. Algumas das que so tidas como imprescindveis sero abordadas a seguir. Porm, fica claro que no h uma qualidade que se sobressaia a outra, pois todas formam um conjunto, que, se violado em algum dos preceitos, proporcionar prejuzos a algum.

PERCIA CONTBIL
SO ELAS: A tica;(parte da filosofia que trata da conduta

humana, sob o ponto de vista do bem e do mal). A moral;(parte da filosofia que trata dos costumes ou dos deveres do homem). A honestidade; A justia;(virtude de dar a cada um o que seu) A imparcialidade;(aquele que tem retido, justia) A tolerncia; O respeito;(submisso, temor). A discrio; A perspiccia;(qualidade de perspicaz = sagaz, talentoso) A competncia

CAPTULO III

NECESSIDADE DA PERCIA Os juizes ou os tomadores de decises, ao nomearem peritos, quase sempre o fazem por no conhecerem os assuntos da discusso, pois, do contrrio no precisariam da ajuda desses profissionais. Ao decidirem pelo trabalho dos experts, importante notar que a necessidade de tais servios chega aos julgadores normalmente por dois motivos: necessidade de atendimento dos direitos dos litigantes e necessidade de justa sentena. // dever do expert COOPERAR com a sociedade por intermdio dos conhecimentos tcnicos e cientficos adquirido, para que o judicirio possa cumprir o seu dever de bem distribuir a justiaa e, por conseguinte, proporcionar a harmonia na sociedade.//(Gasol) CAPITULO IV Diferenca do perito e auditor(Ver a parte)..

PERICIA JUDICIAL, EXTRAJUDICIAL E ARBITRAL Percia Judicial Esta forma de percia envolve o

CAPTULO V

Estado, ou seja, o poder judicirio, quando as partes j esto em litigio (pendncia, questo judicial) e no conseguiram outra forma de entrar em acordo para resolver a lide.(trabalho de questo judicial).
PERCIA EXTRAJUDICIAL Esta forma de pericia no

envolve o Estado. Normalmente demandada em situao amigvel entre as partes, quando ainda no h litigio. escolhida de forma consensual e as partes se comprometem a aceitar os resultados apresentados pelo perito.

PERCIA CONTBIL
Obs. Na percia realizada sob estas condies o

perito, via de regra, uma pessoa amiga das partes, alm de gozar de confiana irrestrita de ambas. Essa forma de percia muito peculiar. As partes que resolvem um litigio=(disputa, pendncia, questo judicial) dessa forma no desejam dar publicidade aos fatos envolvidos e nem se interessam por resolues conflitantes; pelo contrrio, esto mais propensas ao acordo. Muitas vezes contratam o perito at por no entenderem a forma como poder ser realizada a diviso do patrimnio ou a resoluo do conflito envolvido na discusso.

PERCIA ARBITRRIA
PERCIA ARBITRAL Na percia arbitral o que

muda a forma de contratao. Nesse caso, o contratado o arbitro ou a cmara de arbitragem, que por sua vez contrata o perito. Vale ressaltar que o juiz arbitral, embora com este nome, justia privada, praticada nas cmaras de mediao e arbritagem, portanto, sem presena do estado ou do poder judicirio.

PERCIA CONTBIL
//Segundo a atual norma, s podem ser

submetidos ao juzo arbitral conflitos que envolvam direitos patrimoniais, como, por exemplo, rurais, agrrios, condominiais, trnsito de veculos automotores, transportes, consumidores, questes trabalhistas, entre outros. Dessa forma, o compromisso arbitral no pode versar sobre direitos indisponveis como questoes da famlia, processos alimentares de incapazes e outras que exigem participao do Ministerio Pblico.

Vous aimerez peut-être aussi