Vous êtes sur la page 1sur 25

Metodologia cientifica

Natureza da pesquisa cientifica

O que pesquisa?
Pesquisa no o mesmo que fazer cincia ou produzir conhecimento. Uma pesquisa pode se resumir ao ato de consultar determinadas fontes - elaborar um relatrio ou solucionar uma questo que aflige algum. (elenco de pesquisa que, cientificamente, no so capazes de se destacar no quesito produo de conhecimento).

A pesquisa cientifica, serve para o processo de aquisio e construo do conhecimento. No se presta, portanto, a encontrar aquilo que j senso comum. Realizamos uma pesquisa cientifica quando objetivamos contribuir para o crescimento da cincia, quando nos propomos a testar uma determinada tese ou a refutar outras j desenvolvidas, por meio do confronto de fatos e fenmenos da natureza que venham a validar ou invalidar assim teorias propostas.

Esse tipo de pesquisa se caracteriza tambm por um processo padronizado e metodologicamente pactuado pelos membros de uma comunidade cientifica, no sentido de se estabelecerem regras e passos aceitos para a validao de seus resultados, isto , segue um mtodo cientfico.

Formas de conhecimento: cincia x senso comum x ideologias


Senso comum - no deve ser discutido no momento em que a maioria dos membros de uma comunidade seja ela de leigos ou cientistas acredita que j detm a verdade sobre determinado fato. Assim sendo, ideias que vo de encontro ao que senso comum, chocando-se com ele, sero mal recebidas, ridicularizadas, menosprezadas.

Senso comum no significa o mesmo que conhecimento intil ou inferior. Aquilo em que determinado momento senso comum, pode tornar-se fato cientifico e depender de estudos metdicos que aprofundem o conhecimento.

O conhecimento cientifico - mais aprofundado em relao ao senso comum. Conhecimento cientifico conhecimento provado. As teorias cientificas so derivadas de maneira vigorosa da obteno dos dados da experincia adquiridos por observao e experimento.

Pode-se entender cincia, ento, como conhecimento adquirido com base na experincia e/ou experimentao. Conhecimento, resumido sob a forma de um conjunto de teorias que, em geral, tem a mesma origem na experincia, versando sobre uma gama de situaes e fatos, estabelecendo relaes entre eles, permitindo a compreenso de certos fenmenos relevantes. Tais teorias, ao explicarem os fundamentos de determinados fenmenos, podem permitir, tambm, previses e estar suscetveis verificao emprica.

A cincia, porm, nunca estar completamente livre de influencias. Contudo, deve-se evitar que a ideologia interfira no processo que leva descoberta.

As ideologias, entendidas como formas de pensar e agir, social e politicamente, dos indivduos ou mesmo de grupos inteiros de membros de uma comunidade. Forma de conhecimento que, no pode ser classificada como inferior ou superior cincia, mas apenas como uma forma diferente de conhecimento.

Ainda assim, uma pesquisa que tem inicio em uma exposio ideologia frequentemente perde a credibilidade. As ideologias no devem ser consideradas antagnicas s cincias, mas so formas de se pensar claramente diferentes. Em geral, as ideologias se frutificam de uma base social e de uma representao histrica ligada s classes sociais.

O mtodo das cincias naturais e o mtodo das cincias sociais

Diferena entre a cincia e a no cincia o fato de que a primeira procura entender a natureza a partir de um mtodo especifico, capaz de ser reproduzido por aqueles que se disponham a faz-lo e por ser capaz de pr prova as suas suposies.

As cincias que estudam os fenmenos naturais, que tratam dos objetos oriundos da fsica e da qumica, das partculas e das molculas elementares, dos movimentos e da composio dos planetas, so ditas naturais.

As cincias que estudam o ser humano enquanto individuo ou sociedade, seu comportamento em relao ao grupo e suas instituies ou natureza so ditas cincias sociais.

Mtodo dialtico
Para os gregos, a dialtica era a cincia dos contrrios. Caracterizada por discursos curtos, em oposio retrica (que se caracterizava por longos discursos), o papel do interlocutor na dialtica mais importante que na retrica. A dialtica antiga se caracteriza pela seguinte estrutura: Um orador / Um oponente Nesse sentido, diferente de como vemos a dialtica hoje, no que se refere dialtica grega, o que emergia como resultado do colquio dialtico era a aceitao ou a rejeio da tese originalmente proposta.

A sntese seria, na verdade, uma nova tese. Uma tese que surgiria do embate entre os contrrios e conservaria aquilo que havia de til em suas duas teses anteriores. Ela espelharia uma verdade mais apropriada do que a tese e a anttese, por ser fruto da transformao do conhecimento, em um mundo que estaria em movimento e em constante mutao. Com base nessa viso, no podemos acreditar que a sntese espelha uma verdade final sobre o mundo ou qualquer objeto. As verdades so passageiras como as realidades, que se apresentam em cada contexto e momento da histria.

Mtodo da deduo
aquele que tem por objetivo encontrar leis gerais em um ramo da cincia. A lgica dedutiva parte de uma proposio abrangente para se chegar a uma proposio especfica. Por exemplo: 1 Todos os seres vivos precisam de gua para viver. (premissa maior, geral). 2 O prisioneiro um ser vivo. (premissa menor especifica) 3 O prisioneiro precisa de gua para viver. (deduo)

O conhecimento do mtodo dedutivo pode nos auxiliar no s a entender as razes e causas que venham a se relacionar com um caso especifico, mas tambm a nos preparar para lidar com eles.

Mtodo da induo
Caminho inverso ao mtodo dedutivo. O mtodo indutivo procura, portanto, generalizar um caso especifico. A fim de no se obter resultados absurdos da aplicao desse mtodo, deve-se observar que o mtodo indutivo exige certo nmero de observaes de casos particulares para que, s ento, chegue-se a alguma concluso. Exemplo:

1 Mrio um adolescente que tem dificuldades para acordar antes das 7hrs. (premissa menor especifica) 2 Maria uma adolescente que tem dificuldades para acordar antes das 7hrs. (premissa menor especifica) N Todos os adolescentes tm dificuldades para acordar antes das 7hrs. (induo) O mtodo indutivo atacado na sua essncia por deixar algumas lacunas. No podemos confundir a proposio indutiva com uma hiptese. Uma hiptese no uma certeza, mas a proposio indutiva .

Mtodo hipottico-dedutivo
O cientista deve se ocupar em um processo contnuo de elaborao de hipteses cientificas e de submisso das mesmas a teses de validao. O mtodo hipottico dedutivo o que costumeiramente utilizamos em nossos trabalhos de concluso de curso.

Os passos bsicos do modelo hipotticodedutivo incluem a formulao de um problema de pesquisa, a confeco de uma hiptese e o teste de verificao da hiptese, que termina por sua comprovao ou negao.

Mtodo histrico
Consiste em investigar as causas histricas que conduziram a uma realidade presente, procurando entender como as instituies do passado moldaram a realidade, em cada estgio da histria. Subdivide o objeto de estudo em partes, a fim de estudar sua interao com as bases materiais no qual ele se insere, bem como nas relaes sociais, artsticas e culturais e em todas as suas inter-relaes.

Esse mtodo vale-se de instrumentos de pesquisa, como: Levantamento bibliogrfico Depoimentos.

Mtodo comparativo
aquele que parte da comparao entre duas realidades, a fim de obter a compreenso do que se passa em uma delas, tendo por base o que se passou ou se passa na outra. Nesse caso, a lgica nos leva a acreditar que aqueles que se apresentam como diferentes tenderiam a apresentar diferentes leituras de mundo a respeito de diversos fatos.

Vous aimerez peut-être aussi