Vous êtes sur la page 1sur 16

Assistncia de Enfermagem na Sade do Trabalhador

Maria Snia da Silva Feitosa Oliveira

A sade dos trabalhadores

Implica em uma atuao multidisciplinar e interdisciplinar em que a enfermagem est inserida onde vrios profissionais especializados atuam na preservao e na promoo da sade de uma populao especfica, atravs de medidas de alcance coletivo.

Processo do trabalho

As formas de atividade laboral influem no desgaste da sade e no adoecimento profissional, dependendo do tipo de ocupao.

Processo de trabalho

Os fatores nocivos do ambiente so as condies fsicas organizacionais, administrativas ou tcnicas existentes nos locais de trabalho, que propiciam a ocorrncia de acidentes do trabalho e/ou adoecimento.

Classificao dos fatores nocivos:


Fsicos; Qumicos; Biolgicos; Ergonmicos ou mecnicos; Psicossociais.

Enfermeira(o) do Trabalho

a profissional portadora do certificado de concluso do curso de Especializao em Enfermagem do Trabalho.

A Enfermagem do Trabalho

Caracteriza-se por um conjunto de aes educativo-assistenciais, que visam interferir no processo trabalhosade-adoecimento no sentido de promover e valorizar o ser humano.

O Enfermeiro do Trabalho

Presta assistncia e cuidados de enfermagem a empregados, promovendo e zelando pela sua sade contra os riscos ocupacionais, atendendo os doentes e acidentados, visando o seu bem estar fsico e mental, como tambm planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia a atividade de assistncia de enfermagem, nos termos da legislao reguladora do exerccio profissional (Lei n. 7.498 de 25/06/86).

As atividades do enfermeiro do trabalho:

Constituem das atribuies relacionadas ao campo assistencial, administrativo, educativo, de integrao e de pesquisa.

Atividades assistenciais

Compreendem as aes relativas ao uso da metodologia assistencial prpria da enfermagem, desenvolvendo cuidados e aes que visam atender as necessidades de proteo e recuperao da sade dos trabalhadores.

Atividades administrativas

Compreendem as aes relativas ao planejamento, organizao, direo, coordenao e avaliao da atividade de enfermagem e de suas funes tcnicas e auxiliares.

Atividades educativas

Compreendem aes relacionadas com a educao para a sade dos trabalhadores, relativas a preveno do adoecimento no trabalho, acidentes de trabalho e orientao para estilos de vida saudveis, incluindo tambm a educao continuada dos integrantes da equipe de enfermagem.

Atividades de integrao

Compreendem aes de participao na elaborao e/ou desenvolvimento de trabalhos com reas afins (Segurana Industrial, Meio Ambiente e Social); intercmbio tcnico com instituies de classe e de sade; atividades de consultoria de enfermagem, cujo trabalho resulte na melhoria da sade dos trabalhadores.

Atividades de pesquisa

Compreendem estudos e pesquisas no mbito do processo trabalho-sadeadoecimento que contribuam para o aperfeioamento do conhecimento e da prtica profissional.

Fonte de pesquisa

Livro:

Muito obrigada!!!

Foi um prazer estar aqui. Meu e-mail: soniafeitosa_oliveira@hotmail.com

Vous aimerez peut-être aussi