Vous êtes sur la page 1sur 20

INSTITUTO DE MEDICINA INTEGRAL PROFESSOR FERNANDO FIGUEIRA ESCOLA POLITCNICA DE SADE DO IMIP CURSO TCNICO EM RADIOLOGIA

Professora: Maria Carolina Granja E-mail: carolina.granja@hotmail.com

Aula 4

O termo behaviorismo foi inaugurado pelo americano John Watson. O termo ingls behavior significa comportamento.

Objeto de estudo: o comportamento


Objetivo: dar Psicologia a consistncia que os psiclogos da poca vinham buscando um objeto observvel, mensurvel, cujos experimentos poderiam ser reproduzidos em diferentes condies e sujeitos.

Resultado: a definitivamente filosfica.

Psicologia com a

rompe tradio

Watson buscava uma Psicologia sem alma e sem mente, livre de conceitos mentalistas e de mtodos subjetivos, e que tivesse a capacidade de prever e controlar.

Resposta no condicionada

Estmulos pareados

Resposta condicionada

O Behaviorismo estuda a relao entre os estmulos do meio e as respostas do indivduo: S - R

Comportamento respondente: so respostas no condicionadas. Por exemplo, contrao das pupilas diante da luz. Comportamento operante: resultado da aprendizagem (causada por necessidade). Por exemplo: ler um livro.

Reforo positivo: evento que aumenta as chances de uma determinada resposta acontecer.
Exemplo:

receber elogios aumenta a probabilidade da pessoa agir de modo a receber novos elogios.

Reforo negativo: evento que aumenta as chances de uma determinada resposta que o remova.
Exemplo: sentir fome aumenta a probabilidade da

pessoa comer para no mais sentir fome.

Punio: estmulo aversivo (indesejvel) ou remoo de um reforador positivo (retirada de algo desejvel) com objetivo de modificar uma determinada resposta. Punir leva supresso temporria da resposta sem, contudo, alterar a motivao.
Exemplo: cortar a mesada do filho (remoo de um

reforador positivo) para que ele melhore as notas escolares.

Durante a primeira metade do sculo XX, as abordagens psicanaltica e behaviorista eram dominantes na Psicologia. Em 1962, contudo, um grupo de psiclogos fundou a Associao de Psicologia Humanista. Eles viam o humanismo como a terceira fora da Psicologia, uma alternativa s outras duas abordagens.

Dentre os tericos humanistas, o que mais teve destaque pela sua obra foi Carl Rogers.

Ele acreditava que as pessoas possuem uma tendncia inata para o crescimento, maturidade e mudana positiva. Tal pressuposto foi denominado tendncia de realizao.

Self: termo que designa o eu ou o autoconceito. formado pelo conjunto de ideias, valores e percepes do sujeito sobre si mesmo. Self ideal: refere-se quilo que cada um gostaria de ser. Assim, quanto mais prxima do self ideal, mais feliz e realizada ser a pessoa.

Empatia: Refere-se tendncia de se colocar no lugar do outro sem, no entanto, se confundir com o outro. Congruncia: implica em estar aberto aos prprios sentimentos, podendo escut-los, elabor-los e express-los.

Considerao positiva incondicional: a considerao e o respeito ao paciente por tudo o que ele e escolhe, sem inteno de transform-lo.

O que personalidade? Cite os trs conceitos da teoria topogrfica da mente, criada por Freud. Cite os trs conceitos da teoria estrutural da mente, criada por Freud. Qual o objeto de estudo do Behaviorismo? Escolha um conceito behaviorista e crie um exemplo que o explique (e.g., a punio). Para Rogers, qual a diferena entre self e self ideal?

Cite os trs conceitos da teoria estrutural da mente, criada por Freud.


Id, ego e superego.

Qual o objeto de estudo do Behaviorismo?


O comportamento

O que personalidade?
So os padres relativamente consistentes e

duradouros de percepo, pensamentos, sentimentos e comportamento que do s pessoas identidades distintas.

Cite os trs conceitos da teoria topogrfica da mente, criada por Freud.


Consciente, pr-consciente e inconsciente.

Escolha um conceito behaviorista e crie um exemplo que o explique (e.g., a punio).


Condicionamento:

a propaganda apresenta estmulos pareados, como o produto e a sensao de conforto e bem estar que ele proporciona. Ao ver o produto na loja, uma pessoa condicionada automaticamente pensa nas sensaes apresentadas na propaganda. Punio: as greves por aumento de salrio.

Para Rogers, qual a diferena entre self e self ideal?


O self diz respeito a como a pessoa se percebe.

o seu auto-conceito. J o self ideal refere-se quilo que uma pessoa gostaria de ser. Quanto mais distante esses conceitos, mais a pessoa tender a ser menos realizada e congruente.

Segundo a teoria freudiana, qual a relao entre Jack e Tyler? Segundo a teoria rogeriana, qual a relao entre Jack e Tyler? Que cena do filme ilustra os conceitos behavioristas?

Em uma das cenas, orienta-se que cada pessoa na meditao entre em sua caverna e deslize. O que isso significa do ponto de vista psicanaltico? Jack no consegue chorar na frente de Marla. Por que isso ocorre?

Vous aimerez peut-être aussi