Vous êtes sur la page 1sur 18

DOENAS RELACIONADAS COM O TRABALHO

Doenas do Trabalho
Histria:
* Egito antigo (milhares de anos a.C.) descrio em papiros (condies de trabalho de pedreiro, em minas de cobre, dermatites, acidentes de trabalho).
* Textos judaicos normas de trabalho, trabalho x doena.

* Imprio Greco-Romano: Hipcrates (Grcia, 460-375 a.C.) montadores cavalo, pescadores, metalrgicos, mineiros, tintureiros, etc. Doena x ocupao.

Doenas do Trabalho
Histria:
* Imprio Greco-Romano: Plato (Grcia, 427-347 a.C.) atletas profissionais. Aristteles (Grcia, 384-322 a.C.) mineiros, montadores cavalo.

Plnio (Roma, 23-79 d.C.) De Historia Naturalis saturnismo, exposio a mercrio e poeiras, descrio de mscara (primeira descrio de EPI). Galeno (Roma, 129-201 d.C.) mineiros (minas de sulfato de cobre), lutadores, trabalhadores com gesso, uso excessivo da voz, estudantes e intelectuais, etc.

Doenas do Trabalho
Histria:

* Idade Mdia poucas descries.

* Sc. XV e XVI grande desenvolvimento tecnolgico, minerao e navegao. Ellenbog (1440-1499) livro dedicado ourivesaria e trabalho com metais (intoxicao, preveno, tratamento). Agricola (1494-1555) De Re Metallica captulo sobre acidentes de trabalho e doenas ocupacionais (minas, asma dos mineiros, ventilao). Paracelso (1493-1541) obra dedicada s doenas de mineiros e fundidores.

Doenas do Trabalho
Histria:
* Sc. XVII Bernardo Ramazzini (1633-1714) De Morbis Artificum Diatriba (Tratado sobre as Doenas dos Trabalhadores). Conceito de Anamnese Ocupacional e visitas ao trabalho. Pai da Medicina do Trabalho.
* Revoluo Industrial condies precrias de trabalho x reinvidicaes e perda da fora de trabalho Leis Trabalhistas (1833 e 1834). Leis: diminuio das hs de trabalho, idade mnima de trabalho, melhoria das condies nas fbricas, indenizao por acidentes, dentre outras.

Doenas do Trabalho
Histria: * 1904 Inaugurao da Clnica del Lavoro Milo. * 1906 I Congresso Internacional de Doenas do Trabalho Milo. * 1919 criao da Organizao Internacional do Trabalho (OIT). * 1925 criao da 1 lista de doenas profissionais (3 doenas saturnismo intoxicao pelo chumbo), carbnculo, hidrargirismo intoxicao pelo mercrio).
10 doenas (1934) 15 doenas (1964) 29 doenas (1980) > 70 doenas (1991)

O carbnculo ou antraz uma doena causada pela bactria Bacillus anthracis. uma doena infecto-contagiosa de origem animal. Ataca principalmente animais ruminantes herbvoros que pastam em reas com solo contaminado. O nome da doena faz referncia mancha negra formada na pele, em caso de contaminaes cutneas. A palavra anthrax vem do grego, que significa carvo.

Doenas do Trabalho
Histria no Brasil:
* 1919 1 Lei sobre Acidentes de Trabalho. * 1934 Criao do Ministrio do Trabalho, Indstria e Comrcio atuao em Higiene e Segurana do Trabalho inspetores-mdicos do trabalho. * 1949 RJ I Congresso Brasileiro de Higiene e Segurana do Trabalho. * 1966 Criao do FUNDACENTRO (Fundao Centro Nacional de Segurana, Higiene e Medicina do Trabalho) desenvolvimento e pesquisa em Sade Ocupacional.

Doenas do Trabalho
SADE:
... um estado caracterizado pela integridade anatmica, fisiolgica e psicolgica; pela capacidade de desempenhar pessoalmente funes familiares, profissionais e sociais; pela habilidade de tratar com tenses fsicas, biolgicas, psicolgicas ou sociais; com um sentimento de bem-estar e livre do risco de doena ou morte. um estado de equilbrio entre os seres humanos e o meio fsico, biolgico e social, compatvel com plena atividade funcional. (Rey, 1999)

Bem-estar fsico-psquico-social do indivduo.

Doenas do Trabalho
Objetivos:
Estudo doenas x trabalho

sade

segurana do trabalhador.
- Sade do Trabalhador: ... o prolongamento da expectativa de vida e minimizao da incidncia de incapacidade, de doena, de dor e do desconforto, at o melhoramento das habilidades em relao a sexo e idade, incluindo a preservao das capacidades de reserva e dos mecanismos da adaptao, a proviso de realizao pessoal, fazendo com que as pessoas sejam sujeitos criativos; o melhoramento da capacidade mental e fsica e da adaptabilidade a situaes novas e mudanas das circunstncias de trabalho e de vida... (OMS, 1975)

Doenas do Trabalho
Mtodos:
- Abordagem multiprofissional trabalho sem doena ou morte transformao progressiva da produo.

Sade fsica e mental; Doenas Profissionais; Doenas do Trabalho.

Doenas do Trabalho
Classificao das Doenas Relacionadas com o Trabalho:
Definies na Lei 8213 / 91 da Previdncia Social (Lei dos Benefcios): Art. 20. Consideram-se acidente do trabalho, nos termos do artigo anterior, as seguintes entidades mrbidas: I - doena profissional, assim entendida a produzida ou desencadeada pelo exerccio do trabalho peculiar a determinada atividade e constante da respectiva relao elaborada pelo Ministrio do Trabalho e da Previdncia Social; II - doena do trabalho, assim entendida a adquirida ou desencadeada em funo de condies especiais em que o trabalho realizado e com ele se relacione diretamente, constante da relao mencionada no inciso I.

Doenas do Trabalho
Classificao Trabalho: das Doenas Relacionadas com o

Objetivo o estabelecimento de benefcios da Previdncia Social: Doenas profissionais (ou Tecnopatias) ex, silicose, saturnismo, etc;

Doena do trabalho (ou Mesopatias) Doenas causadas pelas condies especiais em que o trabalho realizado ex, alergias respiratrias, varizes, etc;
Acidentes de trabalho.

Tecnopatia x Mesopatia
Doenas Profissionais / TECNOPATIAS So inerentes exclusivamente profisso e no ao trabalho do segurado. So causadas por agentes fsicos, qumicos ou biolgicos inerentes a certas funes ou atividades. Possuem, tambm as seguintes denominaes: idiopatias, tecnopatiase e ergopatias.

Tecnopatia x Mesopatia
Doenas do Trabalho / MESOPATIAS Doenas de condies de trabalho, indiretamente profissionais no tem no trabalho sua causa nica, pois o ambiente de trabalho o fator que pe a causa mrbida em condies de produzir leses incapacitantes. So doenas tpicas de algumas atividades laborativas.

ACIDENTE DE TRABALHO
Acidente de trabalho o que ocorre pelo exerccio do trabalho a servio da empresa, ou ainda pelo exerccio do trabalho dos segurados especiais*, provocando leso corporal ou perturbao funcional que cause morte, a perda ou a reduo da capacidade para o trabalho, permanente ou temporria

Os segurados especiais so trabalhadores rurais que produzem em regime de economia familiar, sem utilizao de mo de obra assalariada. Esto includos nessa categoria os cnjuges, os companheiros e os filhos maiores de 16 anos que trabalham com a famlia em atividade rural. Tambm so considerados segurados especiais o pescador artesanal e o ndio que exerce atividade rural, e os familiares que participam da produo (regime de economia familiar).

No so consideradas doenas do trabalho:


Doena degenerativa; Inerente a grupo etrio; A que no produz incapacidade laborativa; Doena endmica adquirida por habitantes de regio em que ela se desenvolva.

ESTUDO DIRIGIDO
Texto: Doenas profissionais x Doenas do trabalho: Diferenas e semelhanas.

Responder no caderno. Visto: 22 de maro. (0,5 pt) para AV1


1 - Por que Bernardino Ramazzini foi considerado pai da Medicina do trabalho? 2 Quais so os aspectos importantes que podem se destacar na obra de Ramazzini? 3 Diferencie e exemplifique Tecnopatias de Mesopatias. 4 Diferencie doena aguda de doena crnica. 5 Qual a definio de doenas ocupacionais?

Vous aimerez peut-être aussi