Vous êtes sur la page 1sur 36

PROCESSO DE FABRICAO III

Prof. Jos Sebastio dos Reis Silva

SOLDAGEM OXIACETILNICA

Introduo
O princpio da soldagem com chama, consiste em efetuar uma unio entre as bordas a soldar por meio do calor de uma mistura oxicombustvel. Esta mistura formada por um gs combustvel e outro comburente. Os gases combustveis do origem a chama e o comburente promove a reao de

combusto.

Soldagem Oxiacetilnica

Soldagem Oxiacetilnica

a fuso de dois ou mais materiais metlicos com auxlio da chama oxicombustvel. Pode ser homognea (metais de base iguais) ou heterognea (metais de base diferentes), com ou sem material de adio.

Descrio do processo de soldagem


As tcnicas de soldagem do processo oxiacetilnico devem obedecer a uma limpeza previa do metal de base por meios qumicos ou mecnicos.

Para iniciar a soldagem, devemos iniciar um leve aquecimento na zona de juno


com movimentos circulares para obter uma boa distribuio de calor. Peas de grande espessura exigem um pr-aquecimento de rea maior, para garantir uma uniformidade de calor. Aps atingir a temperatura de ligao, adicionada a vareta, mantendo um ngulo de 45 graus em relao a pea.Durante a aplicao devemos manter o maarico com inclinao de 45 a 60 graus, depositando a liga de forma contnua.

Descrio do processo de soldagem


Os mtodos de soldagem utilizados neste processo so: Solda Branda, Fuso e

Brasagem.
Na solda branda a liga de adio possui um ponto de fuso inferior a 400 graus, no fundindo o metal base. Os materiais mais usados neste processo so as ligas a base de chumbo e estanho. No mtodo da soldagem por fuso, as peas a serem unidas so aquecidas at o ponto de fuso e ligadas com ou sem material de adio. A brasagem uma ligao superficial na qual se aquece o metal base

sem fundi-lo, at a temperatura de fluidez da vareta. Neste processo, o material de


adio quando fundido, corre sobre a regio de solda, unindo-se a ele. Pela baixa temperatura utilizada podemos efetuar soldas de tubos ou chapas com espessuras finas sem deformao do metal base.

Descrio do processo de soldagem

Processo de soldagem a gs
8

Procedimentos de soldagem
H duas maneiras diferentes de soldar, esquerda e direita conforme figura a seguir.

Comparao de soldagem direita e esquerda 9

Procedimentos de soldagem
A primeira (a mais usada) a chamada soldagem esquerda, onde o maarico segue a vareta. Neste mtodo, que geralmente aplicado em alumnio, cobre e ferro fundido e em aos at 3 mm de espessura, a vareta mergulha ritmicamente na poa de fuso e no se movimenta alm disso. Acima de 3 mm de espessura, aplica-se a soldagem direita, onde o maarico avana sem outros movimentos. A vareta segue ao maarico prescrevendo

pequenos movimentos circulares. Este procedimento apresenta diversas vantagens:


o soldador v melhor o seu trabalho e pode acompanhar bem a poa de fuso (o que fundamental para obter uma boa penetrao), o cordo de solda fica mais estreito.

10

Procedimentos de soldagem

Nomenclaturas de soldagem

11

Gases
Entre os gases normalmente utilizados por essa reao, verificamos que a queima do acetileno com o oxignio produz uma chama de maior temperatura, sendo assim os mais consumidos na atualidade.

Gases
Acetileno + Oxignio GLP + Oxignio Metano + Oxignio

Temperatura
3200 C 2400 C 2260 C
o o o

Hidrognio + Oxignio

2180 C

12

Oxignio (O2)

um gs incolor, inodoro, inspido e ligeiramente mais pesado que o ar.
Pode ser obtido por reao qumica, eletrlise da gua ou liquefao do ar. fornecido em cilindros de ao identificados com a cor preta.

Principais Aplicaes: Indicado para todos os processos Oxicombustveis. Fatores que fazem Diferena: No corte Plasma proporciona excelente acabamento superficial e elevadas velocidades de corte. Nos processos Oxicombustveis faz parte da definio do processo propriamente dito.

13

Acetileno (C2H2)

Gs incolor a temperatura e presso normais; odor caracterstico de alho. geralmente obtido do ataque do carbureto de clcio (CaC2) por gua. fornecido em cilindros de ao identificados com a cor vermelha.

Principais Aplicaes: Indicado para os processos Oxicombustveis: Corte, Solda, Brasagem, Aquecimento, Tmpera Superficial, Metalizao com P, etc.
Fatores que Fazem Diferena: Gs combustvel de melhor desempenho, em funo da fcil regulagem, da alta temperatura e da grande intensidade de chama. Maior velocidade de corte. Menor distoro da pea cortada. Menor tempo de preaquecimento. Menor consumo de Oxignio.

14

Equipamento para Soldagem

15

Equipamento para Soldagem


O equipamento bsico para a soldagem oxigs consiste de cilindros de oxignio e de gs acetileno (gs combustvel), reguladores de presso, mangueiras e maarico (ou tocha de soldagem).

Cada cilindro conectado a uma vlvula para regular a sada do gs a uma presso de trabalho, as mangueiras conduzem o gs at a tocha de solda com vrios tipos

de bocais para a obteno de misturas de gases na quantidade e qualidade


desejada da chama para solda.

16

Equipamento para Soldagem

17

Cilindros de Gs Comprimido
Os cilindros para oxignio e outros gases armazenados a alta presso so feitos de tubos de ao sem costura, suportam presses internas de 150 a 200 kgf/mm2 e tm

capacidade de armazenamento entre 1 e 10m3, em geral.

Antes de serem usados, estes cilindros passam por testes hidrostticos a presses

maiores do que as de utilizao.

Por causa da alta presso nos cilindros de ao e a possibilidade de deteriorao das paredes do cilindro de gs comprimido necessrio que sejam testados em intervalos regulares de cinco anos.

18

Cilindros de Gs Comprimido - Oxignio

O oxignio o elemento comburente e, quando sob presso, pode reagir

violentamente com leo ou graxa. Assim, os cilindros, manmetros e outras peas


que entram em contato direto com o oxignio (e tambm outros gases) nunca devem ser lubrificados, devem ser mantidos e armazenados longe de combustveis. O contato com cabos e condutores eltricos tambm deve ser evitado.

19

Cilindros de Gs Comprimido Gs Acetileno


O acetileno geralmente acondicionado em cilindros preenchidos com uma massa porosa, base de carvo, cimento especial e asbesto, embebida em acetona. A massa porosa forma pequenas cavidades dentro do cilindro, onde pequenos volumes de acetona se alojam, evitando o choque excessivo entre as molculas e as consequentes detonao e exploso.

Os cilindros de acetileno possuem em suas extremidades pequenos selos de


uma liga Sn-Cd, (estanho e Cdmio) que se funde a uma temperatura aproximada de 80C. Assim, se os cilindros forem submetidos a um calor excessivo, ocorrer a fuso do selo e a liberao do acetileno, prevenindo exploso.

21

Cilindros de Gs Comprimido Gs Acetileno

O acetileno em contato com o cobre, mercrio ou prata pode formar compostos explosivos, que podem ser detonados por simples choques ou aplicao de calor. Por essa razo, as canalizaes usadas para o acetileno so feitas, geralmente, de ferro ou ao.

22

Cilindros de Gs comprimido
Quando a temperatura ambiente passa de 200 C, a presso dos cilindros aumenta correspondentemente. Ento, a presso pode aumentar demais podendo romper o cilindro. Um nipples de segurana ento colocado na vlvula.

23

Cilindros de Gs Comprimido - Cuidados

Todo cilindro deve ser armazenado em locais frescos, ventilados, limpos e secos.

Durante o uso, os cilindros no devem ficar deitados.

Choques mecnicos violentos com os cilindros devem ser sempre evitados.

24

Vlvulas
Todas as vlvulas so constitudas e operadas no mesmo princpio. A funo delas fechar o ar comprimido no cilindro. Cada vlvula consiste de uma haste que pode ser movida para cima ou para baixo pela rotao de um disco que girado pode levantar ou abaixar a placa da vlvula abrindo ou fechando o cilindro.

25

Vlvulas Cilindros de Oxignio

Vlvulas para cilindros de oxignio so feitas de lato que no so corroda quando expostas ao oxignio. Reguladores de presso do oxignio so

conectados s vlvulas do cilindro. As vlvulas ajustadoras no cilindro de


oxignio devem ser mantidas limpas e livres de leo ou graxa.

26

Vlvulas Cilindros de Acetileno

Vlvulas para cilindros de acetileno so feitas de ao. Reguladores de presso so conectados s vlvulas do cilindro de acetileno, e a vlvula aberta e fechada com uma chave de boca especial.

27

Vlvulas
O maior dano causado s vlvulas pode ocorrer durante o transporte dos cilindros. Uma capa protetora ou uma capa de segurana deve ser colocada sobre a vlvula para evitar dano a mesma e, conseqentemente, evitar o vazamento de gs para a atmosfera.

28

Reguladores de Presso
O regulador de presso um dispositivo que permite diminuir a presso interna de armazenagem dos gases nos cilindros para a presso de trabalho, mantendo-a aproximadamente constante.

Um regulador de gs usado apenas para o gs para o qual ele designado. Para evitar confuso e perigos, a conexo para gases combustveis e tubos de

oxignio tm roscas diferentes e correspondentes ao filetes das vlvulas, um


tem rosca esquerda o outro com rosca direita, respectivamente.

29

Reguladores de Presso

30

Reguladores de Presso de um Estgio


Um regulador de um nico estgio
reduz a presso do gs no cilindro para a presso de trabalho em um nico passo. Os reguladores necessitam de calibrao de tempo em tempo para garantir a reduo de presso do gs de trabalho.

31

Reguladores de Presso de um Estgio

32

Reguladores de Presso de dois Estgios


Em reguladores de dois estgios a presso do cilindro reduzida para a presso de trabalho em dois passos. No primeiro passo o gs do cilindro reduzido a um valor intermedirio, e no segundo passo o gs a presso intermediria reduzida a presso de trabalho na tocha de solda. Reguladores de dois estgios garantem um exato controle de presso e evita a necessidade de reajustar o regulador com o decaimento da presso no cilindro.

33

Reguladores de Presso de dois Estgios

34

Mangueiras
O acetileno e o oxignio so levados do cilindro para tocha de solda
por meio de mangueiras feitas de borracha reforada, capazes de conduzir os gases em linhas com altas presses a uma temperatura moderada.

So geralmente de cores diferentes para se evitar a confuso quanto ao gs que devem transportar.

35

Mangueiras
Mangueiras vermelhas so usadas para levar gs combustvel com porca diferenciada com rosca a esquerda para conectar na sada do

regulador de presso e na conexo com a tocha.

Mangueiras verdes ou azuis so destinadas para o oxignio e as

conexes so feitas com nipples de rosca plana e a direita.

Na industria normalmente usa-se mangueiras pretas para transportar outro gs combustvel.

36

Mangueiras
Estas mangueiras so especificadas pelo dimetro interno. Os dimetros nominal interno mais comum so 3.2; 4.8; 6.4; 7.9; 9.5 e 12.7

mm e so comercializadas em comprimentos de 4,5 at 20 metros.


Mangueiras especiais podem ser utilizadas com comprimentos de at 40 metros.

Mangueiras para o acetileno so projetadas para trabalhar a uma presso de at 0,6 MPa e para o oxignio para uma presso de trabalho de at 1,5 MPa.

37

Vous aimerez peut-être aussi