Vous êtes sur la page 1sur 9

O jornal um suporte pelo qual circulam vrios

gneros - os gneros jornalsticos.


Entre os gneros que caracterizam o jornal h

reportagem, notcia, charge, horscopo, receita, e tambm o editorial.


O editorial lida com ideias, argumentos e crticas,

marcando a posio do jornal sobre os principais fatos do momento. Assim, o leitor procurar, no editorial, assuntos de repercusso momentnea, sobre os quais o jornal ir se posicionar.

Texto jornalstico opinativo, escrito de maneira

impessoal e publicado sem assinatura, sobre os assuntos ou acontecimentos locais, nacionais ou internacionais de maior relevncia.
Define e expressa o ponto de vista do veculo ou

da empresa responsvel pela publicao (do jornal, revista, etc.) ou emisso (do programa de televiso ou rdio).

Estrutura
A pgina editorial tem um estilo que acompanha

as tendncias do jornal, o prprio estilo ou design do jornal. Esse estilo equilibrado, denso ou leve, conforme a linha do veculo.

Geralmente, grandes jornais reservam um

espao predeterminado para os editoriais em duas ou mais colunas, logo nas primeiras pginas internas.
Os boxes (quadros) dos editoriais so

normalmente demarcados com uma borda ou tipos diferentes, para marcar claramente que aquele texto opinativo, e no informativo.

Estratgia de construo de um Editorial


Como qualquer matria jornalstica, tem incio na captao de informaes concretas, que se d pelo acompanhamento do que acontece no nosso meio e no mundo, e por uma apurada percepo do que tema de relevncia no momento.

Pargrafo 1 - Apresentao do tema (situando o leitor) e j com um posicionamento pontuado. Usar linguagem objetiva e vocabulrio acessvel.

Pargrafo 2 - Contextualizao do tema, e indicativos concretos do problema, apresentando dados reais, verossmeis. Mais uma vez, posicionamento sobre o assunto.

Pargrafo 3 - Anlise das possveis motivaes que tornam o tema relevante, com argumentos de autoridade ( opinio de especialistas que reforcem credibilidade da matria), justificativas que reforcem o posicionamento apresentado e exemplos concretos que ilustrem a argumentao.

Pargrafo 4 Carter conclusivo, apresentando o posicionamento crtico final, sem ser impressionista. preciso extremo cuidado para no construir editoriais moralistas. Expor o que h de concreto, o que motiva essa afirmao, esse posicionamento.

A concluso do Editorial, principalmente, no deve esquecer o que motivou a opinio, o que se afirmou no incio, sem fugir do assunto. O bom arremate opinativo aquele que retoma o tema e traz uma projeo, aponta para uma soluo, indica um caminho

Caractersticas do Editorial
Editoriais maiores e mais analticos so chamados de artigos de fundo. O profissional da redao encarregado de redigir os editoriais chamado de

editorialista.

Na chamada "grande imprensa", os editoriais so apcrifos isto , nunca

so assinados por ningum em particular.

A linguagem formal, argumentativa, mantendo seu autor geralmente

annimo (embora se possa encontrar editoriais assinados). curtas e no muito complexas.

O vocabulrio do editorial costuma ser objetivo,

as frases empregadas so

Os articuladores discursivos esto sempre presentes e so responsveis

pela coeso do texto, dessa forma garantem o rigor lgico da argumentao e do encadeamento das idias. economia, meio-ambiente... e nem sempre todos entram em consenso sobre o tema, embora as discrepncias nunca sejam graves.

So produzidos por um grupo de editores, separados por assunto poltica,

Novo texto da Lei de Biossegurana um importante passo Dificilmente a Cmara dos Deputados conseguir aprovar a curto prazo a Lei de Biossegurana que precisar ser votada novamente por ter sido modificada no Senado. muito longa a pauta de projetos espera de apreciao: alm de outras importantes leis, h projetos de emendas constitucionais e uma srie de medidas provisrias, que trancam a pauta. Mas, com tudo isso, importante que os deputados tenham conscincia da necessidade de conceder aos cientistas brasileiros, o mais rapidamente possvel, a liberdade de que eles necessitam para desenvolver pesquisas na rea das clulas-tronco embrionrias. Embora seja este um novo campo de investigao, j est fazendo surgir aplicaes prticas concretas, que demonstram seu potencial curativo fantasticamente promissor. No por outro motivo que os eleitores da Califrnia aprovaram a emenda 71, que destina US$ 3 bilhes s pesquisas com clulas-tronco, causa defendida com veemncia por seu governador, o mais do que conservador Arnold Schwarzenegger. O caso chama a ateno porque o ex-ator, ao contrrio de outros republicanos (como Ron Reagan, cujo pai sofria do mal de Alzheimer), no tem interesse pessoal no desenvolvimento de tratamentos mdicos para doenas degenerativas hoje incurveis. Apenas o convvio com pessoas como o recentemente falecido Christopher Reeve, que ficou tetraplgico aps um acidente, ou Michael J. Fox, que sofre do mal de Parkinson, parece ter sido suficiente para convencer Schwarzenegger de que fundamental apoiar a pesquisa. O projeto que retornou do Senado ainda inclui graves restries cincia, como a limitao das pesquisas s clulas de embries congelados h pelo menos trs anos nas clnicas de fertilizao embries descartados que, com qualquer tempo de congelamento, vo acabar no lixo.

O exemplo de So Paulo Quando o tema a segurana pblica, a cidade de So Paulo ainda lembrada por episdios sangrentos, como o massacre do Carandiru, em 1992, pelas freqentes chacinas promovidas por policiais na periferia e pela rebelio do Primeiro Comando da Capital (PCC), em 2006. So traumas estigmatizantes, que tiveram repercusso nacional e que vm tendo o contraponto de aes positivas, implementadas ao longo dos ltimos anos e aos poucos reconhecidas em todo o pas. A cidade dos massacres faz prosperar, desde o incio da dcada, uma srie de iniciativas adotadas no s pela capital, mas por todo o Estado, no sentido de reduzir a violncia e a criminalidade. So polticas de segurana implementadas pelo governo do Estado, com a participao das prefeituras, de ONGs, de estudiosos e das comunidades, que podem inspirar atitudes semelhantes em outros Estados. Estados com problemas crnicos de segurana e solues sempre adiadas com a desculpa da falta de recursos deveriam, no como simples cpia, mas como referncias adaptadas s suas realidades, implementar muitas das aes dos paulistas. Em uma dcada, So Paulo reduziu a grande maioria dos casos de violncia, com destaque para os homicdios. Caram tambm os ndices de assaltos e furtos de automveis, mesmo que em seis anos a frota em circulao no Estado tenha sido ampliada em cerca de 2,4 milhes de veculos. A melhoria no perfil da segurana fez-se, sim, com mais investimentos financeiros do Estado. O conjunto de iniciativas revela que os ganhos so resultantes da sinergia entre as polcias civil e militar e da vontade de superar traumas que vinham marcando as foras de segurana paulistas como ineficientes e violentas. O Estado contratou e ps mais 9 mil policiais nas ruas, informatizou e agilizou a circulao de informaes, estimulou iniciativas comunitrias, construiu presdios e tirou das operaes ostensivas o carter apenas de reprimir e intimidar. Tambm deve ser inspirador outro mrito dos programas. Implementados desde o incio da dcada, os projetos passaram de um governo para outro sem que se repetisse a lamentvel prtica de um sucessor depreciar e descartar idias do antecessor. Tanto que os pontos centrais das aes so mantidos at hoje. evidente que medidas de combate violncia devem levar em conta o contexto social e que no se deve ver o Estado como o melhor dos mundos na rea da segurana, at porque o confronto com o trfico de drogas ainda no obteve o xito esperado. O que importa que, alm das estatsticas, o sentimento de mudana est no cotidiano da populao e nas reaes das prprias comunidades ao que vem sendo feito. Os cidados confiam mais nas suas polcias. A

Exemplo a ser seguido Com determinao e presteza, o reitor da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Marcos Maca ri, resolveu em apenas uma semana o problema da invaso do prdio da Faculdade de Cincias e Letras, no campus de Araraquara. Depois de distribuir uma esclarecedora nota oficial comunidade acadmica, comunicando que no negociaria com os estudantes sob coao, exigindo do corpo discente respeito civilidade e afirmando que ocupaes de prdios pblicos so desrespeito ao Estado de Direito, Macari impetrou uma ao de reintegrao de posse. E, assim que ela foi deferida, solicitou Polcia Militar (PM) que promovesse a desocupao o mais depressa possvel A rapidez com que o reitor agiu pegou os 120 invasores de surpresa. Eles no reagiram ao da PM, realizada na madrugada de quarta-feira. Presos em flagrante, os estudantes passaram por exame de corpo de delito no Instituto Mdico Legal e foram levados para uma delegacia, onde foram fichados, prestaram depoimento e respondero a inqurito criminal. Segundo o advogado Jorge Bedran, indicado pela seccional da OAB para acompanhar a operao, a polcia procedeu de forma correta, dentro da legalidade e sem violncia. Aps colher os depoimentos, a Polcia Civil realizou uma percia na Faculdade de Cincias e Letras, para avaliar os prejuzos causados, e comeou a preparar as provas e a documentao que sero enviadas ao Ministrio Pblico estadual, encarregado de processar os estudantes por crime de invaso de patrimnio pblico e desobedincia a ordem judicial. A conduta do reitor Marcos Macari, que vem agindo com a mesma determinao para desocupar as unidades da Unesp que se encontram invadidas nas cidades de Ourinhos, Rio Claro, Assis e Franca, est servindo de exemplo para dirigentes de instituies estaduais e federais de ensino superior cujas instalaes foram ocupadas por motivos partidrios e ideolgicos. o caso do reitor da Unicamp, Jos Tadeu Jorge, que j obteve autorizao judicial para a reintegrao de posse do prdio da diretoria acadmica e

Vous aimerez peut-être aussi