Vous êtes sur la page 1sur 64

ARQUITETURA EM MADEIRA

CARACTERSTICAS E SISTEMAS CONSTRUTIVOS

INTRODUO

A madeira certamente o material pioneiro na construo devido a sua abundncia na natureza e sua fcil extrao. Hoje em dia a construo em madeira no segue mais esse processo extrativista, j que a madeira no mais vista como uma fonte inesgotvel de matria prima.

EXTRAO E OBTENO DA MADEIRA


O Projeto de Manejo Florestal aprovado pelo IBAMA. Para obter o selo verde, o projeto deve cumprir uma srie de exigncias ambientais que buscam a reduo do impacto durante a extrao protegendo assim a fauna, flora e as reas de preservao permanente. No Brasil esto disponveis o sistema do FSC Forest Stewardship Council (Conselho de Manejo Florestal) e o sistema de Certificao Florestal Brasileiro do Inmetro (Cerflor) que certifica a produo adequada ambientalmente.

MADEIRA SELO VERDE: Respeita os padres internacionais de exportao. Fazem rodzio de rea com intervalos de 25 anos.Derrubam 300 a 500 rvores por quilmetro quadrado. MADEIRA LEGAL: Manejo sustentvel, respeitam as leis brasileiras. S derrubam espcies autorizadas pelo IBAMA. Preservam rvores com risco de extino. Cortam 600 rvores por quilmetro quadrado. MADEIRA ILEGAL: Cortam qualquer rvore com valor comercial. Para retirar 900 rvores por quilmetro quadrado, derrubam outras 450.

Destino em porcentagem da explorao total da madeira amaznica

A MADEIRA NA PRODUO NACIONAL


A utilizao da madeira na construo civil no Brasil foi expressiva principalmente no oeste de So Paulo e norte do Paran, com a colonizao inglesa, e em todo o sul, com a colonizao italiana, alem e polonesa. Atualmente, apenas no sul do Brasil, nos Estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina a madeira empregada comumente em construes vernaculares, o que refora a tradio nesse tipo de sistema construtivo, fruto da colonizao alem e italiana. Apesar de ter uma grande rea plantada em seu territrio e de ser o maior produtor mundial de madeira de reflorestamento, esse material pouqussimo usado no setor de construo civil no Brasil. A madeira na construo civil utilizada predominantemente com um carter temporrio, para a construo de frmas, andaimes e escoramentos. O Brasil produz 500 mil m3 de madeira reflorestada por ano, mas somente 3% so aproveitados no setor da construo. Esse quadro tende a se alterar, visto que o mundo vem despertando para a necessidade de minimizar desperdcios e a madeira comea a ser sinnimo de obra limpa e rpida.

CARACTERSTICAS DO MATERIAL NA NATUREZA


A madeira material proveniente de um ser vivo composto de clulas, canais e capilares. Por causa de sua estrutura, ela interage constantemente com a umidade do meio ambiente no qual ela est inserida, sofrendo o processo de osmose, absorvendo e perdendo gua para adaptao do seu teor interno de umidade. Esta troca de gua com o meio ambiente provoca movimentos sucessivos de expanso e contrao que podem levar a rachaduras, empenamentos e micro fissuras; situao que se torna problemtica em peas de dimenses precisas. A quantidade de gua numa pea de madeira pode chegar a 30%. A rvore depois de se transformada em madeira, inicia-se outro ciclo. A madeira nunca fica totalmente seca, tendo sua gua residual denominada teor de umidade.

Corte de um tronco mostrando o cerne (no interior), o alburno (parte mais clara) e a medula (ponto escuro no centro).

Vantagens da utilizao da madeira:


-Densidades variadas possibilitando utilizaes variadas; -Boa resistncia trao e compresso; -Material Renovvel -Produo racionalizada; -Desde que tratada e aplicada corretamente mantm-se por muito tempo; - Baixo consumo de energia; - Isolamento trmico e acstico; - Fcil manuteno; - Prazo de execuo; - Fcil adequao topografia natural do terreno - Limpeza do canteiro de obras; - Racionalidade do material; - Possibilidade de mudanas ao longo da obra e possibilidade de reforma sem causar muitos transtornos.

Se comparada a concreto, ao e alumnio, que passam por processo industrial, a madeira demanda baixo consumo de energia de produo. Trata-se de um recurso renovvel, porm, o desmatamento tem ameaado inmeras espcies.
Material Concreto Ao Madeira 1.920 234.000 600 Energia (MJ/m) Proveniente Queima de leo Queima de carvo Energia solar

Fonte: Calil Jr e Dias [3].

Fatores restritivos ao material:


- Preconceitos culturais quanto origem do material; - Custo; - Variaes dimensionais originadas pela umidade; - Possibilidade de contaminao com fungos caso seja mal tratada; -Retrao alterao nas dimenses da pea provocada pela perda e ganho de umidade. A maior alterao ocorre na direo transversal s fibras, sendo praticamente desprezvel na direo longitudinal; -Dilatao trmica A madeira apresenta coeficientes de dilataes diferentes nas diversas direes. O coeficiente na direo perpendicular s fibras chega a ser da ordem de 20 vezes ao da direo longitudinal. Isto implica dizer que dilataes trmicas perpendiculares s fibras so bem maiores que aquelas paralelas s fibras.

A MADEIRA NA CONSTRUO
A madeira na construo utilizada como: Madeira serrada e aparelhada Principais dimenses comerciais (em cm):

- Prancho: 15,0 x 23 - Prancha: 5,0 x 20,0 / 4,0 x 30,0 - Viga: 6,0 x 16,0 - Barrote: 8,0 x 16,0 - Vigota: 5,0 x 15,0 - Caibro: 6,0 x 8,0 / 5,0 x 7,5 / 5,0 x 10,0 - Sarrafo: 2,5 x 5,0 - Tbua: 2,5 x 30,0 / 2,5 x 20,0 / 2,5 x 15,0 - Ripa: 2,0 x 5,0 - Cordo: 1,55 x 1,5 - Pontalete: 7,5 x 7,5 / 10,0 x 10,0 / 5,0 x 5,0

Madeira laminada colada


Aproveita as vantagens da madeira a partir de lminas de madeira coladas por sobreposio, possibilitando a escolha seletiva nas peas utilizadas. Nesse processo as vigas tornam-se mais homogneas, podendo obter elementos de grandes dimenses e formas variveis. Elementos criados com a laminao da madeira: - Arcos ou prticos curvos j que a laminao permite o vencimento de vos maiores (at 100m). -Vigas planas podendo ser simplesmente apoiadas, no ultrapassando vos de 25m; pequenas vigas associadas em trelias, formando grandes elementos; ou elementos secundrios, funcionando a trao ou a compresso simples. Modelos: Viga Duo; Viga Trio ;Viga Multi Cola utilizada: MUF Acabamentos: verniz, pintura ou autoclave. Principais dimenses comerciais: Espessuras: 66 mm a 200 mm Larguras: 80 mm a 810 mm Comprimentos: at 13m

Madeira rolia Material de alta densidade, a madeira rolia usada predominantemente para a estrutura. Os anis desenhados emparelhados na tora determinam a idade de uma rvore, sendo cada anel correspondente a um ano.

OUTROS TIPOS

ENCAIXES Emenda de pilares

Emenda de vigas

Ligao de viga de madeira com viga de madeira

Ligao de viga de madeira com pilar de concreto

Ligao de viga de concreto com pilar de madeira

Encaixe dos pilares de madeira na fundao

Vedaes de alvenaria em estrutura de madeira

Vedao com painis de madeira

Outras formas de encaixe


Samblagem o termo dado a qualquer forma de juno entre as peas

TRATAMENTOS DADOS MADEIRA


A madeira precisa de tratamento devido a agentes externos e internos que causam seu apodrecimento, como animais xilogrficos e fungos. Para combat-los o tratamento d-se atravs de substancias venenosas impregnadas nos veios da madeira. necessrio tambm impedir o acmulo de gua da camada superficial da madeira atravs de pinturas que atendam essa condio. H tambm a ao dos raios solares, a radiao por ondas curtas que provoca uma agresso fotoqumica na madeira e a destruio da camada superficial por fotlise, causando descolorao, amaleramento e escurecimento, elevao da capacidade de absoro e do ataque dos fungos, ressecamento, modificaes nas dimenses devido restries e inchaos, e maiores solicitaes mecnicas da pea, causando estacamento, aparecimento de fendas e acumulao de umidade. Vento e chuva tambm apresentam formas de agresso, causando envelhecimento e degradao superficial da madeira. Tipos de tratamentos mais comuns: -Anti-sptico - Autoclavagem - Acabamentos

RESISTNCIA DA MADEIRA AO FOGO


A madeira, apesar de ser um material combustvel, apresenta melhor desempenho em situaes de altas temperaturas mediante o ao e o concreto. Em situao de chamas tem perda gradual de sua seco, enquanto que o ao perde a rigidez e a resistncia, e o concreto se despedaa. A madeira para iniciar o processo de combusto, precisa de uma temperatura de 250C em todo ar ao seu redor, enquanto que o concreto precisa de 80C e o ao de 500C. A madeira em chamas forma uma camada superficial de carvo que age como uma espcie de isolante, impedindo a rpida sada de gases inflamveis e a propagao do calor para o interior da seo. Da um ponto a ser considerado no dimensionamento do sistema, onde h um superdimensionamento prevendo a perda da seo em casos de combusto, trazendo mais tempo de estabilidade ao conjunto.

Comparao de resistncia chamas: ao e madeira

PRINCIPAIS ESPCIES UTILIZADAS


Na escolha da espcie da madeira a ser utilizada o primeiro (e mais importante) fator a ser considerado o ndice de densidade da madeira. No agrupamento destinado a construo civil pode-se encontrar peas serradas na forma de vigas, caibros, pranchas de tabuas e pontaletes, alm de ripas utilizadas em partes secundarias de estruturas de cobertura. Uma madeira muito utilizada para esta finalidade a Perba Rosa (aspidosperma Polyneuron). Para as divisrias leves para vedao tanto interna quanto externa rene-se peas de madeira serrada na forma de tbuas utilizada para forros, painis, lambris e guarnies.Uma das madeiras mais utilizadas para vedao com tbuas a madeira de Pinho do Par (araucria Angustiflia). A madeira utilizada em portas e janelas so madeiras leves ou mdias, sendo as mais usuais o Pinho-do-Paran, Cedrinho e Ip. Para tacos e assoalhos usam-se madeiras mdias ou densas como o Ip, Angelim, Amendoim entre outros. Para estrutura utilizam-se madeiras densas como o Argelim Pedra, Louro Vermelho, Sapucaia, Jatob entre outros.

VISITA AO ITA MADEREIRA DE HLIO OLGA

Utilizao de madeiras tropicais densas, serradas e aparelhadas, sem tratamento

Modelagem manual das peas

Sistemas de encaixe

Todas as sobras so utilizadas em outros sistemas. A madereira tem uma perda de apenas 3% a 5% de material

PROJETOS EM MADEIRA
Casa de Blumenau 1993 Marcos Acayaba Blumenau - SC

A casa do Nilo Zanine Caldas Rio do Ouro So Gonalo-RJ

Casa de Blumenau 1993 Marcos Acayaba Blumenau - SC

MALHA ESTRUTURAL

PILAR

PLANTA SUPERIOR

PILAR VIGAS PRINCIPAIS

MALHA ESTRUTURAL

MURO DE ARRIMO

PLANTA INFERIOR

A casa do Nilo - Zanine Caldas Rio do Ouro So Gonalo-RJ

Vous aimerez peut-être aussi