Vous êtes sur la page 1sur 16

Auto da Compadecida

I. O auto de Gil Vicente a Joo Cabral Auto uma designao genrica para textos poticos (normalmente em redondilhas ) criados para representaes teatrais em fins da Idade Mdia. A maioria dos autos tem carter religioso, embora a obra de Gil Vicente nos oferea vrios exemplos de temtica profana e satrica - a farsa - sempre com preocupaes moralizantes. No Brasil, especialmente no Nordeste, em pleno Sc.XX encontramos textos notveis que revelam influncia medieval, entre eles o que estudaremos.

II - O estilo do autor linguagem atravs da qual o texto alcana sua forma final e definitiva. Teatro- representao por atores. O autor no prope nenhuma atitude de linguagem oral que seja regionalista. O autor busca encontrar uma expresso para todos as personagens: as diferenas nos registros da fala so estabelecidas pelos atores. O texto serve de caminho para uma via oral de expresso.

III- A obra e sua estrutura. escrito com base em romances e histrias populares do NE. A pea no se apresenta dividida em atos O ator d liberdade ao encenador e ao diretor. O autor concebe a pea como uma representao dentro de outra representao; bom deixar claro que seu teatro mais aproximado dos espetculos de circo e da tradio popular do que do teatro moderno. O cenrio fica a critrio do diretor: pode ser uma igreja, o cu, o inferno, etc...

IV- Personagens Todas as personagens do Auto da Compadecida revelam dimenses alegricas. A alegoria, grosso modo, pode ser entendida como a concretizao de qualidades ou entidades que so abstratas, por meio de imagens figuras e pessoas ou de idias. A alegoria funciona como uma maneira de materializar aspectos morais, ideais ou ficcionais. Cabe salientar que grande parte das personagens no apresenta nomes prprios, so tipos. Mesmo as que so nomeadas, como o padre, funcionam como figuras alegricas, por meio das quais so satirizadas e criticadas as diversas classes que compem os estratos sociais.

Joo Grilo Joo Grilo o protagonista: atua como criador/deflagrador de todas as situaes que se desenvolvem na pea. Representa a figura tpica do quengo nordestino sabido , embora analfabeto e amarelo (plido, desnutrido). Habituado a sobreviver e a viver a partir de artimanhas e pequenos golpes, trabalha na padaria. Sua grande queixa no ter tido tratamento adequado dos patres (o padeiro e sua mulher): quando adoeceu, fora ignorado por eles, que tratavam o cachorro com bife passado na manteiga. Joo Grilo no ladro, mas defende-se como pode. Por isso quer se vingar dos patres que o ignoraram durante a doena e quer enganar o padre, de quem no gosta. Porm, no planeja suas aes, age conforme a situao se lhe apresenta. No tem uma alma ruim, pois, na hora final, perdoa o mal que lhe fizeram.

Chic Companheiro constante de Joo Grilo, que o torna participante e cmplice de suas artimanhas. Chic, amigo leal, envolve-se nessas artimanhas do amigo mais por solidariedade do que por convico prpria. Chic um mentiroso incorrigvel. Entretanto, se mesmo Jesus (Manuel) afirma, na cena do julgamento, que est de olho nele por causa das histrias que conta, suas mentiras no prejudicam ningum. Padre Joo, o Bispo e o Sacristo Essas personagens encarnam a simonia corrupo clerical em oposio ao Frade, figura simples e bonachona, que no participa do crculo de cobia dos demais religiosos. Alm da simonia, ao padre, ao sacristo e ao bispo pairam vrias acusaes, como a soberba, a leviandade, a subservincia s autoridades, a arrogncia, a velhacaria, a preguia e o roubo igreja.

Antnio Morais Com foros de nobreza, orgulhoso de suas origens ibricas, representa a aristocracia dos senhores de terra resqucio do coronelismo nordestino. um fazendeiro s antigas, cnscio de sua ociosidade senhorial, por isso despreza aqueles proprietrios que trabalham. Sua autoridade decorre de seu poder econmico, que faz com que a ele se curvem os polticos, os sacerdotes e, claro, a ral. Padeiro e sua Mulher Essas personagens encarnam a explorao da burguesia aos desfavorecidos, como o caso de Joo Grilo. O casal satirizado pelo exagero de traos: a submisso do marido contrastando com a prepotncia da mulher; a dedicao da esposa aos animais, suas infidelidades conjugais at mesmo com desclassificados sociais, como Chic; a explorao dos empregados em oposio superproteo ao cachorro; e a evidncia de que o casal fica unido apenas por medo da solido.

Severino do Aracaju e o Cangaceiro Embora seja um personagem cruel, sdico e violento, os atos de Severino e de seu comparsa so justificados. Severino se viu enlouquecido, quando a polcia matou-lhe a famlia. Tem fortes princpios, como o de no matar sem motivos, mas s para roubar, para garantir seu sustento. Alm disso, recrimina o assanhamento da mulher do padeiro: suas aes, portanto, ganham foro no plano moral. O Encourado e o Demnio Essas personagens simbolizam o instrumento da justia, representada por Manuel. Manuel o Cristo negro que tanta polmica causou na poca em que a pea fora escrita e, de certa forma ainda causa. A inteno mesmo de despertar comentrios, chamando a ateno para o fato de que, para ele, tanto faz um branco como um preto. Justo e onisciente, atua como julgador final dos vcios velhacaria, simonia, arrogncia, preguia , do preconceito e do falso testemunho.

A Compadecida A Nossa Senhora invocada por Joo Grilo, ser aquela que lhe dar a segunda oportunidade da vida. Funciona efetivamente como mediadora, plena de misericrdia, intervindo a favor de quem nela cr, como o protagonista. Nas palavras de Carlos Newton Jnior, Suassana constri um painel da sociedade rural nordestina, no qual membros de todas as classes sociais podem ser contemplados. Ao ter, como protagonista da trama, um homem do povo, o autor no s toma posio ao lado dos desfavorecidos, como se mostra coerente com o projeto esttico que vem desenvolvendo desde suas primeiras peas O Auto da Compadecida prioriza, portanto, a situao daqueles que se encontram em posio inferior na ordem social. Por isso o protagonista no se identifica com aqueles que detm posies de mando. Alinhada ideologia dos folhetos de cordel, a pea focaliza a sociedade do ponto de vista dos desprivilegiados

V - Enredo evidente a presena de Joo Grilo em todas as situaes, e mais importante, fundamental. A pea gira em torno dele, do ponto de vista estrutural. Quem Joo? uma figura tpica do nordestino sabido, analfabeto e amarelo. Habituado a sobreviver e a viver a partir de expedientes, trabalha na padaria, vive em desconforto e a misria sua companheira. Sua f nas artimanhas que cria, reflete, no fundo, uma forma de crena arraigada na proteo que recebe, embora sem saber, da Compadecida.

PERSONAGENS

SITUAO

EXPEDIENTE DE JOO

Joo Grilo, Chic, Pe. Joo Joo Grilo, Chic, Pe. Joo, Major Antnio

A beno do cachorro da O cachorro pertence ao Major mulher do padeiro Antnio Morais Chegada Antnio do Major O Pe. est maluco, benze todo mundo.
O cachorro encomendado em latim e tudo mais. Fonte: Padeiro e a Mulher

Joo Grilo, Pe. Joo, O testamento do Mulher, Padeiro, Chic, cachorro Sacristo, Bispo Joo Grilo, Chic, Mulher

A Mulher lamenta a perda Joo arranja-lhe um gato que do cachorro descome dinheiro A gaita que fecha o corpo e ressuscita (bexiga de sangue). Todos morrem, exceto Chic

Joo Grilo, Chic, Bispo, O assalto do Cangaceiro Padre, Sacristo, Mulher, Padeiro, Severino do Aracaju, Cangaceiro

Demnio, Manuel, Ressurreio Forar o julgamento, ouvindo Palhao, todas as no picadeiro. os pecadores personagens Julgamento pelo Diabo e por Manuel Todos, A Compadecida Condenao dos pecadores Apelo misericrdia Virgem Maria da

Joo Grilo - Ah isso comigo. Vou fazer um chamado especial, em verso. Garanto que ela vem, querem ver? (recitando) Valha-me Nossa Senhora, / Me de Deus de Nazar! A vaca mansa d leite, / A braba d quando quer. A mansa d sossegada, / A braba levanta o p. J fui barco, fui navio, / Mas hoje sou escaler. J fui menino, fui homem, / S me falta ser mulher. Encourado V vendo a falta de respeito, viu? Joo Grilo Falta de respeito nada, rapaz! Isso o versinho de Canrio Pardo que minha me cantava para eu dormir. Isso tem nada de falta de respeito! J fui barco, fui navio, / Mas hoje sou escaler. J fui menino, fui homem, / S me falta ser mulher. Valha-me Nossa Senhora, / Me de Deus de Nazar.

VI- Problemtica da obra. Ao escrever esta pea, onde combate o mundanismo, praga de sua igreja, o autor quis ser representado por um palhao, para indicar que sabe, mais do que ningum, que sua alma um velho catre, cheio de insensatez e de solrcia. Ele no tinha o direito de tocar nesse tema, mas ousou faz-lo, baseado no esprito popular de sua gente, porque acredita que esse povo sofre, um povo salvo e tem direito a certas intimidades. Que bem precisada anda disso. Saia e v rezar l fora. Muito bem, com toda essa gente morta, o espetculo continua e tero oportunidade de assistir seu julgamento. Espero que todos os presentes aproveitem os ensinamentos desta pea e reformem suas vidas, se bem que eu tenha certeza de que todos os que esto aqui so uns verdadeiros santos, praticamente da virtude, do amor a Deus e ao prximo, sem maldade, sem mesquinhez, incapazes de julgar e de falar mal dos outros, generosos, sem avareza, timos patres, excelentes empregados, sbrios, castos e pacientes. E basta, se bem que seja pouco.

A funo cnica do Palhao porta voz do autor abrir e fechar o espetculo. O Palhao tem tambm a funo de descrever, de forma antecipada e didtica, o clima da pea, apresentar atores, assim como despertar a curiosidade da platia sobre o desfecho e adverti-la para que mantenha distanciamento crtico e conscincia crtica. O Palhao ir esboar, enfim, a finalidade primordial do espetculo que a inteno moralizante e crtica do autor, respaldada na religiosidade crist, catlica. No Auto da Compadecida, portanto, percebe-se uma funo metateatral (metalingstica), exercida pelo Palhao, que conduz o espetculo maneira circense: Ele se dirige ao pblico, anunciando o que est por vir e fazendo comentrios. Na sua qualidade, ele no se mistura ao da pea. Aparece, sim, no prlogo do incio de cada ato e no eplogo. Porm, em uma de suas intervenes torna-se tambm ator, ou melhor, curinga, pois participa da cena do enterro de Joo Grilo. Os personagens simbolizam pecados (maiores ou menores), que recebem o direito ao julgamento, que gozam do livre-arbtrio e que so ou no condenados.

VII- Concluso Como proposio esttica, o Auto da Compadecida procura corporificar as seguintes noes: A criao artstica, o teatro em particular, deve levar o povo, a cultura desse povo a ele mesmo. Da o circo, seu picadeiro e a representao dentro da representao. Menos que essa realidade regional e cultural de um povo, o que importa criar um projeto que defina idias e concepes universais (as da igreja, no caso) com o fim de conscientizar o pblico. Por esse motivo a realidade regional nordestina , no caso, instrumento de uma idia e no um fim em si mesma. Criar um texto teatral , antes de tudo, cri-lo para uma encenao, da a absoluta liberdade que o autor d para qualquer modalidade de encenao.

No Auto da Compadecida, enfim, Ariano reescreve e recontextualiza gneros medievos em produtos culturais populares nordestinos, questionando procedimentos de excluso social, poltica e religiosa, por meio de personagens de extrao popular. Dessa forma, poder-se-ia concluir que o autor trabalha dentro de um enfoque eminentemente regionalista. Entretanto, cabe observar que o prprio Ariano no prope, nas indicaes que servem de base para a representao, nenhuma atitude expressiva que seja amplamente regionalista, nordestina. Apenas quatro personagens ligam-se a determinantes regionais: Joo Grilo, Chico, Severino do Aracaju e o Encourado que, como justifica o prprio autor, segundo uma crena do serto do Nordeste, um homem muito moreno, que se veste como um vaqueiro.

Vous aimerez peut-être aussi