Vous êtes sur la page 1sur 10

Faculdade Anhanguera de Rondonpolis

Ademir Beccegatto Junior

Diego da Silva Ferreira


Luiz Fernando Paulino Samuel Pinheiro de Andrade Vincius Pires de Oliveira

Contabilidade Gerencial Financeira

Rondonpolis 2012

Custeio Do Ciclo De Vida Total Do Produto


Os custos esto presentes em todas as atividades econmico-administrativas e so de grande importncia para uma boa gesto diante dos objetivos traados. Custo para tomada de decises considerado como um elemento estratgico que tem a finalidade em dar suporte aos gestores quanto forma de maximizao da riqueza dos investidores. Assim, o correto gerenciamento dos custos do ciclo de vida de um produto um fator de extrema importncia para saber como este produto est se comportando na indstria.

A idia de que existem fases na vida de um produto ou um servio considerada antiga, porm o que recente na gesto dos custos o uso desses para fins de avaliao de um sistema de custeio. As empresas j podero projetar, com antecedncia, nas primeiras fases (pr-operacionais) de formao do produto, os custos da fabricao deste produto. Este fato facilita a obteno de uma reduo de custos mais significativa, para as empresas que buscam uma maior competitividade. E, devido evoluo acelerada da tecnologia da informao, a gesto do ciclo de vida dos produtos passar a ser mais efetiva ou, pelo menos, dever receber uma forte influncia dessa grande competitividade.

Ciclo de vida do produto


O ciclo de vida do produto pode ser dividido em duas vises distintas: a do fabricante e a do consumidor. A do fabricante vai desde a idia inicial, onde analisada a questo do custo-benefcio para o cliente final, at o trmino da garantia da ltima unidade produzida. J a fase do consumidor que vai desde a deciso da compra at o trmino de sua vida til, que pode ser o descarte ou eventual repasse a terceiros.

Conceito de custeio
Para sintetizar o conceito de custeio do ciclo de vida, pode-se afirmar que necessrio separ-lo em dois estgios: o custeio do fabricante e o custeio do usurio ou consumidor final. O fabricante dever identificar e acumular todos os custos envolvidos com o produto, desde o incio (projeto e planejamento dos gastos que acontecer no trmino do ltimo produto ou servio). J o custeio do usurio dever computar os custos, desde a compra do produto ou servio at se desfazer do mesmo, que pode ser pela venda ou descarte.

Evoluo e Mudana na Contabilidade Gerencial


"O campo da atividade organizacional abarcado pela contabilidade gerencial foi desenvolvido atravs de quatro estgios reconhecveis.
Estgio 1 - antes de 1950, o foco era na determinao do custo e controle financeiro, atravs do uso das tecnologias de oramento e contabilidade de custos;

Estgio 2 - por volta de 1965, o foco foi mudado para o fornecimento de informao para o controle e planejamento gerencial, atravs do uso de tecnologias tais como anlise de deciso e contabilidade por responsabilidade;

Estgio 3 - por volta de 1985, a ateno foi focada na reduo do desperdcio de recursos usados nos processos de negcios, atravs do uso das tecnologias de anlise do processo e administrao estratgica de custos; Estgio 4 - por volta de 1995, a ateno foi mudada para a gerao ou criao de valor atravs do uso efetivo dos recursos, atravs do uso de tecnologias tais como exame dos direcionadores de valor ao cliente, valor para o acionista, e inovao organizacional."

Valor Econmico Adicionado (EVA Economic Value Added)


Na rea de finanas, mais ligado anlise de investimentos, surgiu o conceito de EVA/MVA - Valor Econmico Adicionado/Valor Adicionado de Mercado. Conforme Atkinson, Banker, Kaplan & Young, "recentemente, um nmero de analistas e consultores tem proposto o uso do valor econmico adicionado como ferramenta para avaliao do desempenho da organizao...o analista ajusta o lucro contbil, corrigindo-o com que os proponentes do valor econmico adicionado consideram para sua viso conservadora. Por exemplo, os ajustes incluem a capitalizao e amortizao de custos significativos de lanamento de produtos. A seguir o analista computa a importncia do investimento na organizao e deriva o valor econmico adicionado como segue:

A seguir o analista computa a importncia do investimento na organizao e deriva o valor econmico adicionado como segue: Valor Econmico Adicionado = Lucro Contbil Ajustado
(-) Custo de Capital x Nvel de Investimento. Na realidade pode-se dizer que o conceito do EVA nada mais do que uma aplicao do conceito de custo de oportunidade do capital e do conceito de manuteno do capital financeiro da empresa.

Obrigado pela Ateno. Fim

Vous aimerez peut-être aussi